A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Julia 05/06/2023

Berro d'água
Não sei muito oq falar desse livro, mas adoro a retratação do alcoolismo. É uma história engraçada, rápida, e um pouco complicada de se ler.
Mostra como a família sente desgosto pelo outro familiar alcoólatra, o ódio que eles levam é enorme, tanto por não se doer na sua morte.

Maria.Adalicia 04/06/2023

Li esse livro para um trabalho na escola, foi meu primeiro contato com livros de Jorge Amado, e gostei muito. É uma leitura bem rápido, engraçada, até me deixou reflexiva e confusa?
Pretendo ler outros livros do autor

pedroalvesgu 30/05/2023

Delicado e complicado
Eu amei a escrita dele mas infelizmente não li com toda atenção, terei que revisitar futuramente para ler com a atenção devida porque eu achei meio complicadinho algumas palavras usadas e interessante as formações de ideias e contextos, ansioso pra ler todos dele um dia.

Robert 30/05/2023

No livro, são três as mortes vividas por Quincas. A primeira é a morte moral decretada pela família, humilhada perante a sociedade quando ele abandona a mulher, a filha e a carreira de funcionário público. A segunda, a “morte de fato”, acontece na cama de seu quarto sujo.

Fábio Ave 03/06/2023minha estante
Li já faz bastante tempo. Bom poder relembrar um pouco da obra

Jonatasinho 23/05/2023

Um episódio de grande família
Meu primeiro contato com jorge amado é gostei muito, livro bem rapidinho de ler e me senti lendo o roteiro de um episódio de grande família

Jackson.Wallece 22/05/2023

Esse livro me surpreendeu, me peguei pensando sobre questões que antes nunca tinha realmente parado para refletir. Enquanto lia, fiquei me perguntando o que aconteceu pra o Quincas abandonar tudo dessa forma? Descobrimos ao longo do livro e isso traz muitas discussões, a pessoa que ele é e quem os outros imaginam que ele seja. Para alguns, o atual Quincas é visto como um grande amigo e homem bom (apesar da bebedeira e farra), para outros é visto como um vagabundo que se perdeu.

Já sabia que por ser Jorge amado traria essa profundidade e complexidade pros personagens da obra, como se estivessem vivos mesmo. Nunca pensei que leria uma história em que o grupo principal são todos "mal vistos" pela sociedade no geral.

Côrtes 19/05/2023

O pai da gente
Gostei do livro, livro bem descontraído, engraçado e curto. Foi meu primeiro contato com Jorge Amado e provavelmente meu próximo será capitães da areia. Livro muito interessante com ideia ótimo oq me incomodou um pouco foi q na minha visão dava pro livro ser maior e trabalhar mais algumas aventuras do querido pai da gente. Enfim, aconselho a todos a leitura desse clássico!
Brenda 19/05/2023minha estante
Do autor só li capitães de areia e detestei. Talvez deva dar uma chance para outra obra de Jorge Amado

Côrtes 19/05/2023minha estante
Vale a pena tentar outra obra dele sem dúvida

Nat 09/05/2023

O pai da gente
A morte e a morte de Quincas Berro D'água, foi minha primeira leitura de Jorge Amado. Para aqueles que não estão acostumados com uma leitura mais extensa, pode ser bem cansativo no início, assim como foi para mim, mas com o meio pro final do livro peguei gosto e o terminei. Detalhes e pensamentos que ele aborda que não pensamos facilmente a não ser por outra perspectiva. Gostei do livro e posso até dizer que foi divertido, leria novamente daqui alguns anos e quero conhecer suas outras obras.

Brunorodma 07/05/2023

Confuso
Na maioria do livro acontecia coisas que não coseguia compreender acho que não foi uma boa escolha para começar a ler Jorge Amado.

romancejunkie 03/05/2023

A morte e a morte de quincas berro d'água
Um dos livros mais doidos e cômicos da literatura brasileira, e tenho dito. E que final aleatório essa história tem.

Gysselle.Almeida 29/04/2023

Delírio ou fato real ?
Quincas Berro D'água um cachaceiro farrista, dono das noites embriagantes da Bahia já foi um dia Joaquim Soares da Cunha. Pai de família, conceituado funcionário público um homem de "bons costumes".
Abandona tudo para virar um fanfarrão adorado por prostitutas e malandros.
Morre em um quarto imundo r aí começa o desenrolar de um enredo louco e bem delirante de um morto pelas ruas de Salvador.

Mesmo morto Quincas "morreu " a morte digna de um boêmio apaixonado pela noite.

Maria Clara 17/04/2023

O velho marinheiro
De leitura rápida, sagaz e divertidíssima, Jorge Amado dá mais uma vez a voz a periferia, aos arruaceiros, aos beberrões, as prostitutas. Quincas Berro D?água é uma figura dessa povo, um ídolo. São obras como essa que me lembram como a literatura brasileira é incrível e tenho o dever de me voltar mais a esse resgate.

Patrícia.Bilibio 15/04/2023

Quincas é cativante, à exemplo de todas as personagem desta obra de arte oriunda das extraordinárias mãos literárias do gênio Jorge Amado.

Wallace.Randal 09/04/2023

Morto feat enterrado
A forma narrativa de Jorge Amado já está tatuada no nosso cérebro: novelística e altamente pautada nos causos de seus personagens. Esta história foi uma delicia de se ler, foi como se Pedro Páramo se encontrasse no universo de Ópera do Malandro.

Outro ponto positivo foi a edição: os textos de apoio são muito caprichados.