A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Luiz 31/07/2023

Quincas?
O que Jorge amado nos quer mostrar com essa obra ? Quem realmente está morto? Quincas morreu ? Ou Joaquim quem morreu quando abandonou tudo e virou quincas, Vanda e Leonardo estão realmente vivos? Vivendo na mesmice do dia a dia. Que linda obra, que história cativante, faz refletir sobre vários aspectos da vida. Obrigado Jorge amado por tão bela obra.

Leticia2510 29/07/2023

Segundo livro que leio dele e só quero continuar poorq a escrita é muito gostosa, o humor nesse livro foi na medida certa

Júlia Silveira 28/07/2023

Jorge Amado é milenar!
Toda escrita de Jorge Amado, para mim, é incrível e atemporal em termos de conquistar leitores de qualquer idade e gostos.
Leitura fluída, instigante e marcante em toda a sua conjuntura!
Viva Jorge Amado!! ??

Mai.lendo 22/07/2023

Divertido
Leitura rápida, fácil, leve e divertidíssima.
Na Novela de Jorge Amado acompanhamos Quincas (ou seria Joaquim?), após a sua morte, e os desdobramentos desse acontecimento? a reação da família, dos amigos de esbórnia, e o mistério envolvendo suas várias mortes, sem esquecer de pontuar de forma leve os problemas sociais de Salvador.
Vale a leitura.

Isabella1264 22/07/2023

Excelente
Jorge Amado gênio! Incrível como ele nos transporta para a Bahia (mesmo que eu nunca tenha estado lá). Livro rápido, de fácil leitura e envolvente.

RaquelSales17 15/07/2023

Quincas chegou num
Momento da vida que sabia quem queria ser e como queria viver. Contudo, na hora de sua morte a família queria que ele fosse aquele que idealizavam.
Quem o amava de verdade sabia quem ele era, restabeleceu a dignidade e a personalidade do amigo, amante, do paizinho.

FERES. D. 12/07/2023

Uma novela divertidíssima
Ao maior estilo Balzaquiano, Jorge Amado traduz nesse texto a essência etérea da Bahia; o sincretismo religioso, a véia cômica, não só dos baianos, mas do brasileiro e a relação do do homem e o mar.

Ba Lima 10/07/2023

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água
Narrando a vida de Quincas Berro d'água, um vagabundo bêbado de Salvador, que anos antes, havia sido o Joaquim Soares da Cunha, o personagem relembra acontecimentos seus na cidade, afirma que logo após de aposentar, abandonou a família e foi viver nas ruas.

Tal acontecimento é uma vergonha para a filha Vanda, o genro Leonardo e os irmãos de Quincas, que admiravam o homem que era Joaquim, um bom pai de família, responsável trabalhador e sujeito honesto.

O livro crítica muito bem a elite baiana (família de Quincas), onde deixa explicito como esse grupo da sociedade repudia as camadas mais desfavorecidas, tratando os bêbados, mendigos, prostitutas, vagabundos, barqueiros e marinheiros como um ''câncer'' da metrópole.

É nítida a causa pela qual Joaquim abandona sua casa e começa uma nova vida nas ruas, ele se mostra (timidamente) um homem cansado de toda burocracia familiar, ele se mostra entediado da elite que a todo momento quer transmitir superioridade em relação as classes mais desfavorecidas.

Além da crítica, é um livro fantástico, rápido e engraçado, é possível ler apenas em um dia e eu recomendarei muito, principalmente para pessoas que nunca foram, assim como eu, a Salvador, é uma boa oportunidade de conhecer um pouco da cidade.

Que livro sensacional, melhor dizendo, que novela incrível é essa, confesso que durante muito tempo tive receio de ler Jorge Amado, temendo a escrita complicada do autor; mas notei que estava errada quando li essa obra genial.

Marcelo761 05/07/2023

Livro de Jorge Amado que aborda tragédia de forma cômica.
Jorge Amado em mais uma obra consegue entregar, em pouquíssimas páginas, uma epopéia pos morten de Quincas, lendário entre amigos e colegas de bebedeira porém detestado e excluído da família.
Leitura rápida e excelente para uma tarde de domingo.

lubschi 03/07/2023

Um bom começo
Uma leitura leve, rápida e engraçada, com o devido humor. Esse é meu primeiro contato com Jorge Amado (talvez o segundo, pois tenho uma leve lembrança de ter lido "O gato malhado e a andorinha sinhá", mas não tenho certeza), e acho que foi uma boa escolha ter começado por esse, para me "familiarizar" com o mesmo. Espero, em breve, ler mais livros do autor para conseguir saborear e prestigiar ainda mais histórias baianas, da minha terra ?

Obs: obrigada, Amanda, pelo presente de aniversário

lila 29/06/2023

Sobre muito se reflete a imagem que passamos e iremos passar quando já não estivermos mais aqui. A maquiagem no corpo e alma do defunto, dos erros, tudo se é perdoada desde que já se tenha ido.

O que deixamos para trás, quem fomos nós e como gostaríamos de ser lembrados. O que seremos para não ser mais o que fomos de repugnante no passado. Muito sobre ser.

Cris 21/06/2023

O desejo de se sentir vivo
Sempre quis ler, pois já conhecia a prosa de Jorge Amado em "Mar Morto", e havia gostado. Assim que assisti a uma defesa de doutorado que uma das obras estudadas foi essa, fiquei muito ansiosa para ler.

A ideia de alguém que abandona a vida regrada e confortável para viver na esbórnia me atraía muito, antes mesmo de ler, só tendo contato com um breve resumo.

E, durante a leitura, continuou a atrair. Acho fascinante que viver a vida pulsante com os seus altos e baixos, sem anestesia, fosse o desejo empreendido por Quincas.

Foi curiosa a construção de um livro que tem como título a morte, na verdade, foi, sobretudo, a vida e as relações que tecemos.

Nem sempre um livro literário ensina, todavia esse certamente me ensinou.

legolas_ 13/06/2023

Chega ser engraçado esse livro em questão ser tao famoso, mas no brasil nao receber tanta atenção assim.

é uma história bem engraçada, leve e às vezes reflexiva.

Mell 10/06/2023

Ruim
Se eu pudesse dar estrelas negativas daria, Jorge Amado vc me decepcionou nesse, que livrinho ruim viu. Escrito em uma semana e o tempo que demorei pra ler mesmo sendo pequeno. Não gostei e não recomendo.

Contudo, a linguagem é ótima super tranquila para ler, não gostei mesmo da história, mas com certeza lerei outros livros de Jorge Amado.
Maria11862 10/06/2023minha estante
??