A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

viconde 16/09/2023

Diferente.
Diferente de tudo que já li, uma leitura super interessante, jorge amado conseguiu transmitir o sentimentalismo que era sua intenção. Não entendi algumas partes, mas aí a culpa eh minha KKKKKKKKK. Recomendo!

Beto 12/09/2023

Que leitura agradável. Jorge Amado nunca decepciona. Um dos nossos tesouros brasileiros. Há mto tempo não gargalhava com um livro :)

Liza 09/09/2023

A morte da forma mais cômica é verdadeira
Meu segundo livro de Jorge Amado. E novamente cinco estrelas. E mesmo sendo apenas o segundo, digo que é um dos melhores escritores brasileiros (e do mundo). A sua forma de contar histórias é simplesmente única, especial e incrível.

A morte e a morte de Quincas Berro D'água é um daqueles livros que você ri e reflete ao mesmo tempo. É umas leitura rápida e boa.

Não tenho muito o que dizer da história em si, pois esse é um daqueles livros que a graça é ler pra entender o título e a história, e quando entende... Meu Deus do céu.

Essa edição é incrível justamente por ter coisas extras que enchem o coração do leitor e fã de Jorge Amado.

Esse romance foi mais um acerto do artista que eu recomendo muito!

Dango Yoshio 08/09/2023

A morte bem vivida
Que livro gostoso de ler! As frases vão se encaixando e fluindo muito fácil, não dá vontade de parar!

Quincas foi um homem que viveu duas vidas e morreu duas mortes, em ambos os casos de formas distintas: nas primeiras da forma como queriam que ele fosse e nas segundas sendo ele por inteiro.

Foi uma leitura extremamente divertida! Recomendo muito!

Clebinhu 07/09/2023

Um livro
Gostaria muito de passar pano para os livros clássicos e autores nacionais, porém o livre é normal. O livro não tem nada de atrativo ou algo do gênero. Isso não faz com que o livro seja ruim, ele simplesmente não se destaca. Ele faz umas críticas interessantes, mas isso não muda muito a respeito do livro como todo. Classificaria como bom, pois ele simplesmente não teve nada de ruim que me fizesse largar e nada de bom que me prendesse na leitura.

Marina516 06/09/2023

O realismo magico de Jorge
O mestre baiano do realismo magico, ler Jorge Amado sempre me lembra profundamente de Garcia Marques. O livro quincas berro d agua conta sobre um beberrão que morre duas vezes, um leitura leve, espirituosa, divertida, com um humor crítico.

Michelle 28/08/2023

A morte e a morte de Quincas Berro D'água
Um livro divertido, com uma história inusitada, em uma edição bonita e com complementos interessantes.
Gostei muito de ler e descobrir sobre a morte e a morte desse beberrão feliz!

Tali41 26/08/2023

Uma das histórias mais divertidas da literatura brasileiro, consegui visualizar bem os cenários, as reações, os mínimos detalhes, parecia que estava lá vivenciando a história ao vivo, ou que pelo menos ouvi contarem pessoalmente, melhor sensação!

nandazevdo 24/08/2023

Mais um de Amado
Não sou fã de Jorge mas sou fã do que posso extrair de suas obras e de como elas me levam ao passado da cidade onde nasci e transcreve um pouco da resistência do meu povo.

quando criança ganhei Capitães da Areia e me apaixonei pela Bahia na escrita de Jorge Amado. um livro inapropriado pra uma criança de 10 anos, mas que abriu as portas da literatura brasileira pra mim, que naquele tempo mal tinha o costume de ler e só gostava dos internacionais que não me acrescentavam em nada sobre minha cultura, nacionalidade e história.

depois de ler Pedro Bala inúmeras vezes, decidi explorar minha região por Jorge Amado em todas as suas obras ao longo da minha vida. este é o terceiro livro
Vinícius Tyrone 24/08/2023minha estante
O que já leu de problemático sobre ele? Nunca vi nada, e sim que era uma pessoa querida e queria o bem para o povo em geral.

nandazevdo 24/08/2023minha estante
foi bastante superficial, na verdade, eu nunca parei pra investigar direito, mas li algumas pessoas problematizando algumas coisas escritas por ele em suas obras, como o estupro descrito em Capitães da Areia, por exemplo. coisas da internet de hoje em dia mesmo. pessoalmente eu gosto do autor, consigo entender o contexto da época - tanto a de quando foi escrito, quanto a que se passa nas histórias. acho que isso enriquece a leitura, inclusive. mas, por nunca ter parado pra investigar quem foi Jorge, não saio dizendo que sou fã dele

Vinícius Tyrone 25/08/2023minha estante
Entendi. Eu admiro muito ele principalmente por conta de sua posição política que sempre foi muito clara. Mas as pessoas problematizarem a violência que ocorre no Brasil todos os dias e que ele só está adaptando, chega a ser engraçado

Gabibis 23/08/2023

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água
"quanto pode uma filha sofrer no mundo quando o destino lhe reserva a cruz de um pai sem consciência de seus deveres."

ThAmis.Pinheiro 21/08/2023

Divertido e fácil de ler
Li no início de 2023, a leitura inaugural do ano.
Bem no estilo tradicional de Jorge Amado.
Super divertido e empolgante.
Quinca Berro D?água larga a vida tradicional para viver na boêmia, para desespero de sua família conservadora.
Ri alto diversas vezes e deu até vontade de sair por aí na vagabundagem também ?
Indico muito!

Dayane.Farinacio 16/08/2023

Me ajudou a sair da ressaca literária
Tava numa ressaca braba depois de ler um monte de livro pesado, então queria uma coisa leve, curtinha e despretensiosa. E é isso que Quincas Berro D'água oferece.
Pra mim, pessoalmente, não foi melhor por questões pessoais mesmo (gatilhos com alcoolismo no caso, então aproveito para deixar o alerta).
Mas super entendo que é uma parada pessoal e o livro cumpre o propõe. É uma doidera, com muito realismo mágico, o que eu amo.
Enfim, também é um clássico nacional de leitura beeem acessível. Se você tem medo, pode ser um bom começo.

Derick.Kacurin 16/08/2023

Sutileza e poesia das palavras.
Passei todo o período de escola me esquivando desse livro, pra ser sincero eu nunca tinha lido nenhum livro de Jorge Amado.

Que parando pra pensar, pode parecer meio presunçoso alguém se intitular de "amado", mas depois de ler um, apenas um único livro seu, me pareceu justo o nome.

Não é um livro de poesia, mas contém poesia em pouquíssimos momentos, mas escritos de maneira indescritivelmente, na verdade nem sei descrever ao certo.

Dois momentos me encantaram:

O primeiro foi quando o próprio Quincas colocou a mão no mar e "abriu-se um sorriso no mar". Isso é de uma sutileza, de uma poesia, simplesmente sutil e inesquecível.

O outro momento é a poesia, mas essa é poesia mesmo, que Quincas declama em formato de oração na sua segunda morte. Me desculpem a curiosidade, mas essa não dá pra citar, pois é puro spoiler.

Como demorei tanto tempo pra me aproximar de Jorge Amado?

Nem sei.

Ah, é certo de que o roteirista de Dexter leu A morte e a morte de Quincas Berro D'água.
aline203 23/08/2023minha estante
Ele não se intitulou de nada, "Amado" é o sobrenome dele rsrsrs

Jade8 13/08/2023

Grande Jorge Amado
Um ótimo conto, leve e fluído. Amo a escrita do Jorge Amado, é tão fácil de imaginar as cenas. Simplesmente incrível!

Gabrielle 12/08/2023

Livro super curtinho que li bem rápido. Amo ler livros de Jorge Amado porque consigo visualizar bem os lugares.

Gostei muito da reflexão sobre a morte da reputação do Quincas e de como os bêbados foram as pessoas que mais prezaram pela honra dele, enquanto a família mal conseguia se sentir triste lor conta da vergonha.