A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Andre.Dorigueto 08/11/2023

Divertido e envolvente!
Escrito muito rápido e baseado em uma história real, misturando realidade e fantasia, Jorge Amado nos presenteia com um retrato da Bahia e do Brasil, e com incontáveis aspectos do que é ser humano. Um protagonista digno de protagonismo, e um desenrolar cômico e cheio de detalhes, envolvendo diversos personagens, cujas personalidades se fazem claras, como se todos fossem velhos conhecidos, em tão curto texto. Aliás, o livro todo, apesar de pequeno, pode, e merece, ter uma resenha completa ou um estudo ou uma rodada de opiniões em um clube do livro. É muito conteúdo literário, social, filosófico e cultural. Muito bom!

EduardaCGP 08/11/2023

Delícia
Que sensacional é ler Jorge Amado, leitura sem esforço, divertida, tiradas sarcásticas e de um poder de escrita fora do comum.
Quincas Berro D?água é exatamente isso, nos envolve, nos tira boas risadas e nos faz ver os verdadeiros amigos, que família é a que a gente escolhe.

julia 06/11/2023

Jorge amado é um gênio
Essa literatura carnavalizada que mistura vida e morte é uma delícia de ler. ela traz um tom irônico que deixa a leitura leve e rápida.
agr uma das minhas metas de vida é visitar o túmulo do cara, obg jorge amado

duca nascente 02/11/2023

Eu não acredito
Eu não consigo acreditar que o livro terminou dessa forma, simplesmente inacreditável, como que esses bandos de festeiros tiveram a coragem de fazer isso com o morto? não é possível.

Carla.Parreira 25/10/2023

A morte e a morte de Quincas Berro D?Agua
A história parece uma piada. Quincas é um sujeito que resolveu abandonar a vida certinha, saiu de casa deixando para trás a esposa e filha, e foi ?curtir a vida? como um boêmio mulherengo. Quando ele morre, é motivo de vergonha para os familiares e seu corpo acaba sendo levado pelos amigos dos bares e das ruas. No final ele, ou melhor, seu corpo falecido, é tragado pelo mar. Eis alguns trechos: ?...Era o cadáver de Quincas Berro D?água, cachaceiro, debochado e jogador, sem família, sem lar, sem flores e sem rezas. Não era Joaquim Soares da Cunha, correto funcionário da mesa de Rendas Estadual, aposentado após vinte e cinco anos de bons e leais serviços, esposo modelar a quem todos tiravam o chapéu e apertavam a mão. Como pode um homem, aos cinquenta anos, abandonar a família, a casa, os hábitos de toda uma vida, os conhecidos antigos, para vagabundear pelas ruas, beber nos botequins baratos, frequentar o meretrício, viver sujo e barbado, morar em infame pocilga, dormir em um catre miserável?... Vanda pensara levar o cadáver para casa, realizar o velório na sala, oferecendo café, licor e bolinhos aos presentes, durante a noite. Chamar padre Roque para a encomendação do corpo. Realizar o enterro pela manhã cedo, de tal maneira que pudesse vir muita gente, colegas de Repartição, velhos conhecidos, amigos da família. Leonardo opusera-se. Para quê levar o defunto para casa? Para quê convidar vizinhos e amigos, incomodar um bocado de gente? Só para que todos eles ficassem recordando as loucuras do finado, sua vida inconfessável dos últimos anos, para expor a vergonha da família ante todo mundo?... Só ia dar trabalho, despesa e aborrecimento. O melhor era enterrar Quincas o mais discretamente possível, comunicar depois o fato aos amigos, convidá-los para a missa de sétimo dia. Assim ficou acertado...?

milton_rocha 10/10/2023

Belíssima obra para um ler rapidamente em um dia ensolarado
Apesar de parecer contraintuitivo e até sem noção da minha parte, julgo que essa obra possa ser aproveitada em um dia ensolarado no qual o leitor deseje uma breve novela (como Affonso deixa claro que o é) sobre uma história bem humorada, supostamente irreal, mas que traz o fundo de realidade através da análise do que de fato ocorreu para dar origem à Quincas Berro D'água.

Em pouquíssimas páginas Jorge Amado consegue criar um personagem que navega facilmente extremos, sendo primeiramente um homem de família, que era amado justamente por ser um cidadão exemplar e que vivia uma vida perfeita, aos olhos de sua família, que, posteriormente, se perdeu na vida e passou a viver a boemia com a mesma intensidade.

"Me enterro como entender
Na hora que eu resolver.
Podem guardar seu caixão
Pra melhor ocasião.
Não vou deixar me prender
Em cova rasa no chão"
Natane3 19/10/2023minha estante
E eu li mesmo em um dia BEM ensolarado

Jasmim214 06/10/2023

A morte e a morte de Quincas
Após ter assistido o filme eu fiquei tão ansiosa para ler o livro e fui uma experiência (surpreendendo um total de 0 pessoas).
Porém, ver uma perspectiva diferente, ainda mais divertida, mesmo sem tantas piadas quanto o filme, podemos ter um contato direto com a elite e a classe mais baixa de Salvador, o livro carrega uma critica social pesadíssima, algumas frases parecia que era você sentindo aquelas dores. Um grupo socialmente renegado que enxergava um "amigo de bar" como uma figura paterna e uma filha que não dava valor a vida fora da caixa que foi criada e m'
mesmo depois de seu pai morrer ela conseguiria sentir um mínimo de tristeza ou saudades pela situação (a menos que considerem ela sentir falta do pai quando ele era "respeitável" conta). De qualquer forma, um livro curtinho e um padrão Jorge Amado nunca decepciona!

Trechos legais:

"-/Morreu o pai da gente...
- Jesus Cristo ou o gonvernador?"
Página 56 a 58, apenas direi isso
"No meio da confusão
ouviu-se Quincas dizer:
Me enterro como bem entender
Na hora que resolver.
E foi impossível
O resto da oração"

Renata.Mendonza 04/10/2023

Que leitura gostosa
Jorge Amado é um dos meus autores favoritos, apesar daquelas leituras obrigatórias no ensino médio, que muito pouco me agradavam. Lê-lo já podendo entender e perceber o talento para escrever que ele tem, é um entusiasmo. Quincas Berro D?gua é um daqueles personagens carimbados do autor. A leitura é fácil, um livro curto que tranquilamente se conclui de uma só vez. Para alguns vai ser um tédio, para quem aprecia, é mais um conto para enaltecer o primor que é Jorge Amado.

blun_nanda 03/10/2023

Eu sou suspeita pra falar
Eu sou suspeita para falar, porque sou apaixonada em Jorge Amado, mas simplesmente amo como ele escreve, e essa história não fica de fora. O livro traz 2 histórias dele e tive a mesma dificuldade dos outros, a escrita. Tive que ler com calma para entender tudo o que ele queria passar, mas isso só o tornou mais gostoso. Amei a história do Joaquim e os sentimentos que afloraram em mim. A história do gato malhado, fez eu me sentir como se lesse nos jornais diários que traziam os contos e novelas da época.
Eu tenho me tornado apaixonada pela Bahia com essas histórias do Jorge Amado e não poderia dar uma nota melhor ah não ser 5!

eileen.achinelli 03/10/2023

Típico de romance brasileiro
O livro é pequeno, a leitura é bem rápida, a linguagem é fácil de entender. Gostei também porque tem conteúdo adicional com mais informações sobre o livro e sobre a vida e obra de Jorge Amado.
Poreeemmm, na minha humilde opinião, a história é um pouco confusa. Eu demorei muuuuuuito pra entender a mensagem que tava querendo passar. Cheguei até a pesquisar resumos e relatos de outras pessoas que leram pra ter certeza que o que eu entendi era realmente verdadeiro.
E pelo fato de ser um pouco confusa, na minha experiência, não foi um livro que me fez devora-lo porque acontecia uma sucessão de acontecimentos que te instigavam a não parar de ler. Fiquei até surpresa, porque entendi mais uma história de José de Alencar do que esse livro que foi dos anos 1960.
No mais, dou 4 estrelas mesmo assim porque a linguagem é fácil de entender e tem bastante descrição dos lugares e personagens.

Cinthia135 23/09/2023

Já tinha esse livro em casa faz algum tempo, só não li antes pq pensei que fosse chato.
Até que comecei a ler esse livro para fazer o Enem e me apaixonei kkkk
A história é bem interessante e leve - chega a ser engraçada
Se passa na Bahia, os personagens são bem diferentes uns dos outros em questão de personalidade e são pessoas bem "gente como a gente" , com problemas familiares, etc.

Além de ser bem pequena a leitura.

Marquim 20/09/2023

#12 - A morte e a morte de Quincas Berro D'Água
“Quando um homem morre, ele se reintegra em sua respeitabilidade a mais autêntica, mesmo tendo cometido loucuras em sua vida. A morte apaga, com sua mão de ausência, as manchas do passado e a memória do morto fulge como diamante.” (pos. 75).

Que poder redentor tem a morte! Olha, esta é a segunda obra que eu leio de Jorge Amado. Sinceramente, gostei demais da conta! Um livro divertido, leve e bastante profundo em vários momentos. Mais uma vez fui surpreendido pelo autor.

Joaquim Soares da Cunha, o Quincas Berro D’Água, morreu pelo menos duas vezes. Uma primeira morte foi moral e a segunda, a “de fato”. Diante desse acontecimento, é impressionante ver como a reação das personagens aparece em sua forma mais genuína. Vanda, por exemplo, sua filha, é uma interesseira, por se preocupara de imediato com o “destino da aposentadoria do pai.” (pos. 145).

Isso mostra o que realmente ela possuía em seu coração. Um dos capítulos de que mais gostei foi o VI, em que Vanda se vê frente a frente com seu pai, apenas os dois. Impressionante a maneira como o Jorge Amado escreveu esse capítulo!

Enquanto ela se preocupa com essa pequena ninharia, Quincas segue “vivo” mesmo morto. Seus amigos maltrapilhos o consideram assim. Creio que, a partir do encontro entre Quincas e sua banda, temos os momentos mais divertidos do livro. Eu, pelo menos, ri bastante. Recomendo muito a leitura!

Vamos ler, galera!

Clarissa130 17/09/2023

?Assim quero partir?
?Quando um homem morre, ele se reintegra em sua respeitabilidade a mais autêntica, mesmo tendo cometido loucuras em sua vida.?

A história da morte e a morte de Quincas Berro Dágua é o mais perfeito caos que se esperaria de um ?vagabundo? ?cachaceiro? baiano. Com uma linguagem satírica, Jorge Amado narra a história da morte de Quincas, um ex funcionário público respeitável que larga tudo pra viver a vadiagem no pelourinho. São diversas as versões espalhadas da morte de Quincas, numa fantasia risível típica do mundo dos bêbados e vadios. ?Na prosa inebriante de Jorge Amado, a situação ganha uma atmosfera onírica, sem que se consiga distinguir o que é fato e o que é delírio etílico.?

Leitura rápida, gostosinha demais! Super recomendo! ?