A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Mauricio 28/04/2024

Um morto muito louco
Achei muito divertida a história de Joaquim Soares da Cunha que depois vira Quincas Berro d'Agua.
Casado, pai de família, funcionário exemplar, deixa tudo de lado pra viver uma vida libertina ao lado das putas e dos companheiros Cabo Martin, Pé de Vento, Pastinha e Curió, pelas ruas de Salvador que é um personagem a parte.
O livro é curto, quase um conto, Jorge Amado de início faz uma abordagem da vida de Joaquim, a relação com a família, a filha Vanda e o enteado Leonardo e revela a difícil relação que tinha com a falecida esposa Dona Otacilia, exposta na casa numa moldura "de olhar acusador, e a boca dura, num vestido de renda preto".
É um tratado sobre o matrimônio na visão e nos desejos do homem.

juliasstupid 24/04/2024

"Quincas Berro Dágua acabara."
É engraçado como o título pode parecer confuso. O substantivo "morte" se repete duas vezes, de modo a parecer até mesmo um erro de digitação. Não se pode ter certeza do porquê ele se repete, até o final da obra. E que final!

Em minha opinião, o livro deveria chamar-se "A morte, a morte e a morte de Quincas Berro Dágua", porque são três as mortes que acontecem na obra.

A primeira foi a morte social de Quincas, antes Joaquim. O típico bom homem, que trabalha e é um bom pai e marido. Quando ele nega essas coisas, porém, o maior impacto é sobre sua família. Eles pensavam que sua honra e legado haviam sido manchados por Quincas. Mas a sua filha foi a que mais sofreu com isso.

O livro demonstra, de maneira sutil, como filhos lidam com a saída do pai. Sua não-presença, causadora de tanta raiva para Vanda, ainda teve força suficiente para deixá-la magoada, até mesmo depois da morte do homem. Sentia saudades do pai, e começara a cultivar rancor do homem que o substituiu. E esse rancor não cessou nem depois de seu óbito.

Após anos de vagabundagem, acontece a segunda morte de Quincas. Não sei se ele morreu realmente, ou se fora apenas uma de suas brincadeiras. Mas ali foi a morte do corpo do homem. Morreu o Quincas que vivia no corpo de Joaquim. Ele acabara.

Mas somos apresentados a seus amigos íntimos, personagens que me geraram até afeto, e é possível perceber que Quincas não está morto de verdade. Os cinco amigos saem para comemorar sua "volta dos mortos" e há alegria por todos os lugares.

Porém, finalmente, ocorre a terceira e última morte de Quincas. A morte de sua alma. Que ele queria que fosse por conta dele. Não por conta de Joaquim, que seria enterrado pelos familiares rancorosos e não por Quincas, parasita que ainda dividia território com Joaquim. Sua morte deveria ser por conta de Quincas Berro Dágua.

Ana 24/04/2024

Delícia de leitura
Como é gostoso ler Jorge Amado! Mais gostoso ainda saber que ele escreveu esse em menos de uma semana. Gênio demais mesmo. Passei o livro todo assim ? e assim ?. Sem defeitos!

Di Morais 22/04/2024

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua
Publicado pela primeira vez em 1959, a obra de Jorge Amado narra com bom humor o mistério em torno do falecimento do protagonista, morto por duas causas distintas: a morte natural e a morte em alto- mar. As duas causas são confirmadas por duas visões contrastantes: a da família e a dos amigos recentes.

Steffani5 18/04/2024

É Jorge Amado, não tem como ser ruim
Mais um livro desse meu autor preferido. Incrível, simples, envolvente, inteligente, perspicaz, selo de qualidade de Jorge.

É desse tipo de livro que me puxa, me envolve e onde os personagens me interessam que eu gosto.

Esporcatte 18/04/2024

A morte e a morte?
Sinceramente não gostei do livro, tanto que li ele por obrigação-para fazer uma avaliação escolar-.
Achei bem confuso, pois o autor não deixa claro o que realmente aconteceu, assim pôde-se ter diferente interpretações para diferentes pessoas.
Mas no geral não foi uma leitura que prendeu, não achei interessante, li empurrado. :/

bonatte 17/04/2024

Quincas berro d'água é uma história emocionante, gosto como quincas teve em sua vida 3 mortes, a morte moral onde abandona sua vida e responsabilidade de pai, marido e irmão, sua morte literal, e sua morte da alma, onde é a mais conhecida e memorável das mortes. quincas consegue divergir os sentimentos que outros possuem dele, sua família o vê como um vagabundo irresponsável, principalmente sua filha, que tenta ao máximo transparecer sua formalidade e de figura responsável, de caráter parecido com o de sua mãe, mas também não esconde a sua falta da figura paterna, pra mim ela não o odeia por ser o maior vagabundo da bahia, mas sim porque preferiu ser o maior 🤬 #$%!& da bahia e deixou de ser o maior pai para ela.

quincas se deixa levar pela vagabundagem, pela boemia entre ladeira, bares e cais na bahia. cada noite de bebedeira é uma historia muito bem ouvida por outros vagabundos e bebedeiros. sua morte da alma é o ponto final, onde teve que morrer no mar, depois de uma ultima noite muito bem vivida ao lado dos que realmente gostavam do quincas e não o joaquim, ao lado de amigos e da amada.

um livro que me fez soltar boas risadas, uma figura encantadora
eusouvampira 17/04/2024minha estante
oi amo caras que gostam de ler sabia rs te amo

dani ð¦ 16/04/2024

Rápido e divertido! li em uma tarde e me encantei pela escrita de Jorge Amado, pela qual tinha curiosidade de conhecer há muito tempo, e agora pretendo ler mais obras do autor!

Maiza63 13/04/2024

"Quando um homem morre, ele se reintegra em sua respeitabilidade a mais autêntica, mesmo tendo cometido loucuras em sua vida."

Bcoralli 12/04/2024

Não sei pq a nota dele é tão baixa. Livro nacional sempre me cativa. O li em um dia, curtinho e que te prende.
Muito bem escrito a forma que a morte de uma pessoa afeta tão distintamemre os outros em seu redor.
Com uma pitada de humor, o autor descreve belíssimamente como o álcool e os maus hábitos podem destruir a imagem e a forma de se relacionar deste com sua família e quando chega o falecimento o questionamento da vida aparece e amena as péssimas memórias, porém, para seus companheiros com esse mesmo "estilo de vida" o sujeito é outro, bem quisto e extremamente querido da sua maneira e sua morte é algo até para ser negado.
Recomendo fortemente

Thiago Narciso 10/04/2024

Jorge Amado
Uma novela curta e deliciosa de Jorge Amado. Uma obra extremamente carregada de regionalismos, questões culturais e uma identidade que só consegue ser impressa por Amado. A criação dos personagens e como eles são cativantes é uma coisa fantástica.
Jamais me imaginei envolvido com um morto que não fala e só é carregado de lá pra cá. Além disso o pósfacio alimenta a mítica do beberão Quincas e enriquece demais a experiência narrativa

Pedro murangu 09/04/2024

Quincas
Amei os toques de humor e regionalidade que o Jorge Amado traz nessa obra, desde o bêbado morto vivo até as frases e ditos populares. Bom demais ter a experiência de ler esse conto maravilhoso, recomendo que leiam

Paulo Augusto 07/04/2024

Dois livros lidos e...
Continuo gostando da escrita do autor. Vamos ver até quando vou curtir mas Capitães da areia e A morte e a morte de Quincas Berro d'água me agradaram.