A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Bê Nunes 09/03/2024

É uma obra que mergulha nas complexidades da vida e da morte, explorando temas universais com um toque regional marcante.

Amado utiliza a narrativa para explorar as contradições da sociedade baiana da época, destacando as diferenças entre as classes sociais e as relações interpessoais. A escolha de abordar a morte de forma irreverente e cômica adiciona uma camada única à trama, desafiando as convenções literárias tradicionais. Ao mesmo tempo, a história também oferece uma reflexão profunda sobre a existência, a liberdade e as escolhas que moldam nossas vidas.

É uma leitura leve e rápida, para os dias densos onde precisamos dar um descanso pra cabeça.

JAlia 09/03/2024

"Águuuuuuuuaaaaaaaa"
O livro é sobre a morte de Quincas Berro D'água e como as pessoas ao seu redor reagiram. Enquanto sua família sanguínea encarava sua morte como um alívio, o fim da "desgraça" que as ações de Berro D'água traziam para eles, a rua (seu verdadeiro lar) encarava com um ar de luto e tristeza. É impressionante que o livro, apesar de cômico, mostra uma mensagem e crítica linda. A filha lembrando dos momentos de glória do pai e a boa imagem que ele trazia para a casa e não de momentos íntimos e aconchegantes com ele, mostrando para a gente como os sentimentos pelo pai eram tão supérfluos, e o resto da família encarando aquele homem como um peso. Por outro lado, os amigos que Quincas fez depois de sair de sua casa, admiravam aquele homem pelo o quê ele era. Minha parte favorita é quando eles vão para as ruas com cadáver do Quincas e tá tudo vazio por conta do luto dos cidadãos e quando as pessoas vêem ele, a alegria retorna, mostrando o quê Quincas representava para eles.
Amei o livro, de rápida leitura, fluído e bem humorado. Super recomendo.?

abacaxeira 08/03/2024

Jorge Amado escreveu o livro quando tinha seus 45-47 anos. Pelo que pesquisei, um editor de uma revista/jornal A qual ele escrevia pediu para que Jorge fizesse em pouco tempo uma história curta, engraçada e rápido de ser entendida para ser publicada, daí surgiu "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água", uma novela cômica com pitadas de poesia.
Quincas pertencia à burguesia, mas em dado momento decidiu abandonar a vida de aristocrata, percebendo toda a hipocrisia que existia na "alta sociedade", especialmente a da sua família. Foi então que decidiu se juntar aos pobres e viver a vida de fanfarra que ele sempre quis. Repentinamente a dormir, Quincas vai à óbito. Enquanto sua família só estava preocupada com dinheiro, seus amigos não querem aceitar por nada em sua morte, então decidem acreditar que Quincas está vivo, apenas pregando mais uma de suas peças neles.
A partir daí acontecem várias desventuras em séries que faz nos questionar do início ao fim se Quincas de fato estaria morto. Como já é comum de se observar nas obras de Jorge amado, existe a presença forte de uma crítica social, tanto à burguesia quanto às classes mais abastardas socialmente.
Uma frase que me chamou atenção é quando nosso narrador fala que a vida dele de morto era muito mais animada do que a vida de muitos vivo por aí, o que me levou a refletir sobre minha rotina, sonhos, projetos... e o que tenho feito para que isso aconteça antes que eu morra e morra novamente, como nosso amigo Quincas.
Mas será que ele estava morto mesmo? E de onde veio esse nome curioso? Só lendo a obra para você desvendar por conta própria todos esses mistério.

Aqui me permita fazer um parênteses; a tese de doutorado da minha professora de literatura é de que a visão que a sociedade brasileira tem da Bahia está muito embasada nas obras de Jorge Amado, visto que o autor escreve sobre suas experiências e vivências. O autor nasceu em 1912, ou seja, a visão que a nossa sociedade tem sobre a Bahia é uma visão de cerca de 100 anos atrás. Isso é bom ou ruim? Leia Jorge Amado, tire suas próprias conclusões e venha compartilhar comigo ?

maalumedeiros 08/03/2024

Gostei !! a história da morte de quincas berro d?água é leitura rápida e fluida, boa pra passar o tempo. jorge amado sabe muito

Thiago275 04/03/2024

Como sempre, uma graça
Em 1959, enquanto escrevia a história que viria a se tornar o livro O Capitão de Longo Curso, Jorge Amado foi convidado pelo editor da revista Senhor para escrever um conto que iria aparecer em um dos primeiros números. Assim nascia a novela A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, uma história curta, porém reveladora do estilo que o autor adotou após o sucesso de Gabriela, Cravo e Canela, de 1958.

Nessa pequena história, conhecemos Joaquim Soares da Cunha, “de boa família, exemplar funcionário da mesa de rendas estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, jamais visto num botequim, de cachaça caseira e comedida”.

Após se aposentar, o pacato e submisso Joaquim resolve mandar às favas a mulher, a filha e o genro, (jararacas e um palerma, em sua opinião) e se torna “o cachaceiro-mor de Salvador, o filósofo esfarrapado da Rampa do Mercado, o senador das gafieiras. Nascia Quincas Berro Dágua (e a história desse apelido é de rolar de rir).

Depois de dez anos como “patriarca da zona do baixo meretrício”, Quincas morre e sua família finalmente respira aliviada. A morte física de Quincas vai restabelecer o respeito de seu nome, que a morte moral tinha jogado na lama.

Porém, o que a família não esperava é que os amigos de Quincas aparecessem no velório e levassem o cadáver para os lugares que mais gostava, bares, casas de jogo, camas de mulheres da vida. Pra que tristeza se a sua vida foi pura alegria? Afinal, Quincas morreu mesmo?

Essa pequena história me lembrou uma frase que li em Caim, de José Saramago: “Ninguém é uma só pessoa”. Todos nós temos uma dualidade interior, e frequentemente sacrificamos o nosso Quincas em nome de um respeito que somente o Joaquim submisso pode conquistar. Será que vale a pena? Jorge Amado certamente diria que não.

Taly 01/03/2024

Um livro pra rir e filosofar
Sou suspeita na avaliação dos livros de Jorge... foi o primeiro livro curto que li dele, mas como os outros romances mais densos, carregado de cultura, questionamentos... como dito pela Zélia "Se a história é leve e engraçada, eu cá tenho minhas dúvidas..."

kau 28/02/2024

Coitado do gato
Esse na minha opinião é um dos melhor livros do jorge, so perde pra capitães da areia. É tão fluído e é simplesmente um livro muito agradável de se ler. é perfeito pra matar tempo.

Vanessa 28/02/2024

Que livro mais engraçado de uma história de morte! Jorge Amado escreveu essa história se divertindo!

Thamis 27/02/2024

Uma novela muito legal de acompanhar
Tem um final surpreendente, possui uma crítica social velada e é bem engraçadinho também

Geh 25/02/2024

Quincas
Leitura do clube requilias literárias, e eu amei muito. É um livro curtinho e super engraçando! Teve uma hora que senti medo.

Malu 16/02/2024

Somos sempre ensinados a preservar os laços familiares sanguíneos acima de qualquer coisa, mas e quando aqueles que deveriam se portar como sua família o despreza como alguém qualquer?

Quincas era anteriormente conhecido como Joaquim. Um homem de respeito com um trabalho fixo, uma família exemplar e uma vida confortável. O questionamento que fica é: Confortável para quem?
É evidente que a vida boêmia foi muito mais gratificante para o protagonista do que aquela que ele construiu. Por essa razão, é inegável afirmar que sua verdadeira família eram os amigos, o quais se preocupavam com a essência de Quincas.

Maria20567 15/02/2024

"Me enterro como entender"
Um livro tão pequeno mas tão completo, que com uma incrível narrativa em poucas páginas já nos faz criar um vínculo intimo com os personagens, além de ter uma ambientação impecável de Salvador com gírias que nós baianos amamos e nos sentimos representados.
Uma morte moral, outra física e a última tinha de ser do seu agrado.
Ele só descansou em paz quando fizeram jus a seus desejos e a vida que levava.