Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Ray 06/11/2022

Gosto do jeito de pensar dos utopianos.. é o que deveria ser óbvio mas acabou sendo subvertido pela sociedade atual.

eduarda 27/10/2022

Escrito tem 500 anos e ainda não estamos nem perto de Utopia
Queria que todos que como eu ocupam a classe trabalhadora tivessem a oportunidade de ler esse livro antes desse segundo turno. Chocante como tudo isso foi escrito 500 anos atrás e ainda hoje passamos por todas as situações aqui no Brasil

Darkzumo 29/09/2022

A ideia de uma sociedade perfeita
Thomas Morus nos apresenta por meio de um divertido diálogo a concepção de como funcionaria uma sociedade perfeita, onde não há propriedade privada e todos trabalham. Algumas partes do livro podem parecer longe da nossa visão de sociedade ideal, como a escravidão, mas, no geral é bem agradável.

Côrtes 17/09/2022

Muito melhor do que pensei
O livro conta a história de um país ?perfeito/utópico?, é incrível a análise e a criação tão bem feita, obviamente o livro é velho então tem muitos conceitos errados, principalmente os que se referem a mulher na sociedade, porém tirando isso o mundo utópico aqui escrito é muito bom, e desejaria muito ter alguns de seus pontos em nosso Brasil.

Nat.Rizzo 07/09/2022

Um ótimo livro que faz jus a fama
Sempre ouvi de utopia e as obras nas quais foi usada de inspiração, então decidi experimentar e ler, não me arrependo!!
O início foi, realmente, arrastado, para ser mais exata, toda a primeira parte foi. Entretanto, não se pode dizer isso do segundo livro que foi, além de imersivo, detalhado na medida certa!!
A sociedade ideal de utopia possui pontos a se concordar e a discordar e outros, irrealizaveis, utópicos até (hehehe) todavia a sua base é admirável!!
Uma leitura ótima, aproveitei o feriado para terminar e não me arrependo!!

Maria 07/09/2022

uma ótima arma para o enem
Após longos, loongos meses enrolando para terminar, eu finalmente concluí A Utopia.
Não é um livro de leitura difícil, inclusive eu (surpreendentemente) achei bem fluido em alguns momentos, mas como é só a descrição monótona e detalhada de uma sociedade às vezes fica bem chatinho de ler.
Mesmo assim, esse texto é um clássico e eu acho que todos deveriam ler. Principalmente se você for fazer o enem, esse livro é um repertório que vale a pena ler porque ele se encaixa em vários temas. Além disso é legal ver uma história tão antiga que já falava do fim da propriedade privada e tal... será que ela inspirou Marx?

Louis 26/08/2022

Genial
O livro é apenas um simples diálogo entre dois pensadores refletindo sobre o que seria a "sociedade perfeita". Este livro reflete quais são os problemas políticos, religiosos, sociais e culturais da nossa sociedade e traz questões muito interessantes que, na minha opinião, são atemporais

Rhana 19/08/2022

Uma experiência diferente
A leitura foi uma experiência diferente do que eu costumo ler, além de que eu demorei muito para terminar. O livro consegue transmitir a ideia muito bem, e te faz compreender melhor o pensamento da época, mas não consideraria ele um clássico, pois para mim um clássico tem ultrapassar as barreiras do tempo, mas esse livro não fez isso, já que essa "Utopia" nos dias de hoje parece mais uma distopia.
Achei interessante, não sei se recomendo, mas tirem suas próprias conclusões.
Ps: +12

LittleStressedGirl 07/08/2022

Utopia
Se eu não tivesse sido obrigada a ler por causa da faculdade, tenho certeza que iria gostar mais.
Mas não gostava do professor e isso pode ter influenciado... provavelmente volte a ler de novo.

isa 03/08/2022

por mais que seja um livro curto, eu achei a leitura muito complicada pra mim. fica mais um livro que eu espero ler daqui a alguns anos pra conseguir ter um entendimento melhor ! mas não deixa de ser bom, eu consegui entender a maioria do livro (apesar de ler e reler diversas vezes as mesmas paginas) e eu gostei. apesar de ser um livro bastante antigo conseguiu apresentar várias características a frente de seu tempo.

silbreiemo 17/07/2022

Filosofia política
Genial! Extremamente a frente do seu tempo. Um livro de filosofia política com uma ficção embalada, mas extremamente denso em suas reflexões e argumentos levantados. Apesar de ser do século XVI é absurdamente atual em muitos níveis, o que é bizarro e triste. Me arrependi de ter demorado tanto pra ler e de ter comprado essa edição (bem ruim!). Vale muito!

Aline 02/07/2022

Intrigante... seria esta a palavra?
Ouvi falar sobre Thomas More em um romance histórico da Phillippa Gregory, que menciona sua obra, Utopia. O personagem me chamou atenção pelo seu caráter humanitário, sua suposta traição a Henrique VIII e execução. Evidentemente, eu precisava ler Utopia, livro escrito à mão em 1516 por um dos maiores conselheiros de Henrique VIII.

Em suma, o livro tenta trazer a ideia fo que seria realmente uma comunidade (a ideia de tudo ser de todos). Ele é dividido em duas partes: a primeira apresenta Rafael Hitlodeu, que viveu em Utopia, e demonstra suas ideias a partir do que viu lá.

De um lado: "[...] estou persuadido que enquanto não for abolida a posse individual de propriedade, não haverá distribuição justa e igualitária de bens, nem haverá governo que guie a humanidade à felicidade."

E, de outro: "A mim, parece que os homens não podem gostar dos confortos da vida em um lugar em que tudo é comum entre todos. Como poderia haver o bastante para usufruto de toda uma sociedade em uma nação cujos homens se liberam do trabalho? Pois se a esperança pelo lucro não lhes é motivadora, estarão confiados no trabalho dos outros e tornar-se-ão preguiçosos."

A segunda parte consiste em uma narração de Rafael sobre como Utopia funciona.

"Os utopianos dispões de poucas leis [...] consideram pouco razoável obrigar os homens a obedecer leis tão numerosas e obscuras a ponto de não serem lidas ou compreendidas."

Mas, além do funcionamento daquela sociedade e seus métodos (sua narração sobre o casamento é realmente intrigante!), ele relata os pensamentos comuns dos utopianos.
Eles discutem, por exemplo, o que é "felicidade" e afirmam encontrá-la no prazer: "Pensam ser a maior das loucuras perseguir a virtude, pois essa é uma tarefa amarga e laboriosa, não somente renunciar os prazeres da vidas, mas submeter-se a angústias e dores, quando não há perspectiva de recompensa para tal, pois que recompensa haveria de existir para aquele que passou toda a vida não somente sem prazer, mas acorrentado às dores, se nada nos aguardar após a morte?"

Intrigante, não?!

"Assim descrevi para vós, tão detalhadamente quanto pude, a organização daquela comunidade, a qual não julgo ser a melhor do mundo, mas, de fato, a única comunidade que verdadeiramente merece esse nome."

Sem dúvida alguma, é um livro bem curtinho que realmente vale a pena ser lido.

woocisco 21/06/2022

More, Moro ou Morus?
Li para a aula de sociologia.
A primeira parte do livro eu acho que é totalmente dispensável, muito chata e borocochô. Na segunda é uma coisa mais legal, descrevendo a ilha.
O livro foi escrito na época do Humanismo, crítica governos absolutistas e a sociedade da época. Como todo mundo lê todo mundo, dá para ver qué Marx e Engels devem ter se baseado um pouco nessa obra, ela relembra bem a sociedade socialista.
Obviamente apresenta suas filhas, como escravidão e misoginia, mas vale a leitura para ter pelo menos um conhecimento de ciências políticas.

Kamilla 02/06/2022

Tem um pouco de distopia nessa utopia
Finalmente li o livro que deu origem a ideia de uma sociedade perfeita vivendo sobre a terra. Pela descrição das normas e dos valores da ilha consegui ver que Thomas More era um homem com uma missão. O livro é um ataque aos privilégios e ao ócio da nobreza da época, a corrupção do clero e a toda a burocracia que era praticada na corte real.

O autor então combate esses males da sua época idealizando uma sociedade igualitária, não contaminada por ideias de nobreza, realeza, acumulo de capital e classes sociais.

Mas o que eu pude enxergar é uma sociedade extremamente engessada, com pouco espaço para o desenvolvimento da individualidade e das diferenças, que são a característica mais prevalente da raça humana. Mesmo em uma comunidade fechada, que compartilhe os mesmos hábitos e costumes, pessoas ainda terão ideias e projetos diferentes, vão querer se dedicar a coisas diferentes e vão alcançar resultados diferentes.

A ilha não precisaria ter uma população extremamente pacífica, e sim uma população extremamente obediente. A sociedade idealizada por More não abre muito espaço para mobilidade e independência, e segue regras de hierarquia rígidas e pouco práticas. A interferência do estado utópico na fida familiar chega a ser bizarra e o nível de doutrinação na formação do cidadão utópico é sufocante.

Sem contar que a ilha também estabelece comportamentos problemáticos, como loby político, colonialismo, guerras e escravidão. Sem contar o machismo - mas eu já esperava isso pela época em que o livro foi escrito.

Foi bom me familiarizar com um clássico tão famoso, mas a ilha de Utopia definitivamente não é o lugar onde eu gostaria de morar.

Lena 18/05/2022

Utopia
É interessante como o autor caracteriza o lugar (inexistente e idealizado) chamado Utopia. Lendo a história do autor, vemos que foi uma forma irônica de criticar a sociedade "perfeita". É uma leitura interessante.