Utopia

Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Lucas 09/05/2022

Adorei esse livro!
Por mais que eu saiba que, na prática, não seria possível criar uma comunidade perfeita como a descrita no livro, mesmo seguindo os exemplos do autor, é maravilhoso ver a corrente de pensamento para criação dessa comunidade!

Adorei as explicações acerca do trabalho, das guerras, dos ofícios. Uma história muito interessante que, para quem leu "A república" de Plantão, certamente irá gostar!

Leia meus livros no link abaixo!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Layla.Ribeiro 02/05/2022

Leitura obrigatória.
Primeiro é importante saber o contexto em que esta obra foi publicada, na Europa, a expansão marítima era um sucesso e os europeus tinham ?descoberto? novos lugares, o autor da obra era chanceler do rei Henrique VIII, se afastou após não concordar com o rei em alguns aspectos, principalmente religiosos, há várias críticas indireta ao rei neste livro.O livro é dividido em duas partes, a primeira nos apresenta o explorador português Rafael que vai contar a um grupo sobre a ilha de Utopia e faz um paralelo com a Europa, criticando os sistema jurídico, político e social, um debate muito interessante entre o grupo, nessa parte deu para ver que infelizmente pouquíssimas coisas mudaram atualmente. Na segunda parte que vem a narração de como surgiu a ilha de Utopia, como desenvolveu a sociedade e como ela era organizada, realmente faz muito sentido tudo relacionado a perfeição ser sinônimo de utópico, termo este criado por esse livro, claro que por ter sido escrito no século XVI, algumas coisas são absurdas para nós leitores deste século , como o machismo e utilização de mão de obra escrava, mas muitas coisas desta sociedade seria muito maravilhoso se colocasse em prática, creio que muitos autores socialistas beberam desta fonte literária para construir o conceito do socialismo. A linguagem desse livro achei nível médio de compreender, recomendo ler aos poucos, agora entendo a importância desta obra. Separe algum momento da sua vida para esta leitura

Ozzy 01/05/2022

Citação
...enquanto honestos cultivadores são expulsos de suas casas, uns por fraude, outros pela violência... Então vedem a baixo preço o que puderam carregar de seus trastes... Esgotados esses fracos recursos, o que lhes resta? O roubo é depois o enforcamento segundo as regras.

Geovana 17/04/2022

Demorei para terminar, mas no fim eu gostei
O livro é muito bom e tem vários ensinamentos deixados para o leitor, a fim de mostrar as verdadeiras riquezas da vida e o que realmente deveria importar para cada um de nós. A única coisa que penso que poderia ser diferente é o desenrolar dos capítulos mais extensos, suas descrições da vida em Utopia acabam deixando a leitura muito exaustiva, mas tirando isso, o livro é perfeito!

Pri 08/04/2022

Obviamente, toda história carrega traços dos pensamentos que circulam em sua época, sendo assim, é natural encontrar em Utopia ideias contrárias a algo que defendemos hoje. Com isso em mente, as questões que surgiram durante a leitura tratam mais do projeto de sociedade como um todo do que de particularidades ali existentes.

More acreditava realmente na ideia de sociedade construída em Utopia ou apenas criou uma história considerando o que achava ser ideal? Porque seria preciso ter muita fé na humanidade para confiar que o sistema da ilha poderia ser replicado.

Vejo ali uma superficialidade em relação as emoções e sentimentos inerentes ao ser humano. A cobiça, o ódio, a inveja, o egoísmo, a individualidade que muitas vezes se sobrepõe ao coletivo, características que poderiam arruinar Utopia, parecem quase não existir.

Rafael, personagem que nos apresenta a ilha, morou por lá tempo suficiente para perceber qualquer movimento que provocasse distúrbios, mas, ainda que fale sobre as punições, indicando que os utopianos cometem erros, em sua narrativa a ordem e a obediência prevalecem.

Uma interpretação que coloque os habitantes de Utopia como inteligências artificiais superdesenvolvidas, que existem sobretudo para seguir o que é considerado correto naquele meio, não seria nada absurdo. A manutenção de um sistema social sem grandes conflitos seria possível somente nesse caso.

A sociedade criada por More se mostra intrigante e suas ideias trazem reflexões realmente interessantes, mesmo que o todo tenha provocado muito mais desconfianças e suposições do que aceitação. Afinal, utopia (a palavra) não ganhou o significado que tem à toa.

Gigi 15/03/2022

Leitura necessária
"Abandonados milhões de crianças aos estragos de uma educação viciosa e imoral"
" Não seria melhor garantir a existência a todos os membros da sociedade, a fim de que ninguém se visse na necessidade de roubar, primeiro, e de morrer, depois ? "
Utopia é um clássico para os futuros historiadores, escrito de um jeito um tanto quanto filosófico e claro com a mentalidade da época, o livro traz grandes questionamentos que até hoje nos dias atuais ainda estamos tentando responder.....

triz 11/03/2022

um dos meus preferidos livros sobre política, para alguns pode ser uma leitura bem complicada mas é bem pequeno o livro e é uma delícia.

Placido.Sousa 04/03/2022

Utopia
Um livro acadêmico interessante que mostra o relato de um politico do seculo 14 sobre uma sociedade ideal.

Nat 28/02/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Utopia é uma obra de filosofia política de Thomas More que relata sua visita a uma ilha com sistemas político e religioso perfeitos. O livro é realmente uma grande utopia e saí da leitura sem concluir se ele falava a sério ou satiricamente, para causar o debate. Muitos pontos interessantes são abordados, no entanto.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Bru 26/02/2022

Utopia é, em resumo, a transcrição do relato de Rafael Hitlodeu, um viajante que conheceu uma ilha na qual existe uma sociedade socialmente justa. O livro é divido em duas partes: na primeira o autor relata o encontro com seu amigo Pedro, o qual apresentou-lhe ao velho viajante. Durante o diálogo entre eles, há a discussão sobre diversos aspectos sociais da época: pena de morte, classe religiosa, riqueza e pobreza. Na segunda parte, o autor reproduz o relato de Hitlodeu sobre a sociedade de Utopia.

Ale 20/02/2022

Resenha Utopia
Uma das minhas leituras de fevereiro e é leitura coletiva com o pessoal do Lendo Clássicos. Que livro sensacional, acho que todo jurista deveria ler...

O livro foi escrito em 1516, as transformações sociais, econômicas "bombando", então devemos imaginar esse contexto, a época em que foi escrito para entender melhor essa história, embora seja um livro com poucas páginas, não é uma leitura fácil...Desagradável em alguns momentos, com certeza surgirão várias reflexões...

Esta claro (pelo menos para mim) que o livro é uma critica ao regime politico da época (mas, podemos encarar como uma critica ao nosso sistema também)

Na história vamos ter um dialogo entre Rafael e outro personagem onde irão travar discussões calorosas sobre religião, pena de morte, politica, riqueza, pobreza...

Rafael foi ou é (não me lembro agora), morador de uma cidade chamada Utopia onde o senso de justiça prevalece...

Lá todos vestem-se iguais, comem a mesma comida, não existe dinheiro mas sim um mercadão onde tem de tudo e você pode pegar o que for necessários, só não pode ter desperdício...

Cada capitulo do livro Rafael fala sobre um determinado núcleo da cidade...

"Um governante que vive solitariamente no luxo e nos prazeres, enquanto à sua volta todos vivem em meio ao sofrimento e lamentações, estará atuando antes como carcereiro do que como um rei. Tal como um médico incapaz, que não sabe tratar de um mal senão por um mal maior, o soberano que só sabe governar seus súditos privando-os de todas as comodidades da existência, reconhece abertamente que é incapaz de comandar homens livres..."
Utópico???

E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com

Paloma.Ferreira 29/01/2022

Lugar nenhum
Utopia significa "lugar nenhum", ou seja, um espaço que está além das espectativas humanas, morando no imaginário de cada ser.
Este livro, de base comunista, nos apresenta uma formidável ilha. Pessoas felizes, que se vestem com roupas do mesmo tecido, moram em casas iguais, tem rotinas iguais e são submetidas a diversas igualdades... O ouro não tem valor, as prisões são quase que desnecessárias, todas as pessoas conseguem aceitar w conviver com sistema que norteia Utopía. Pessoas pacíficas,sem queixas..
Não acredito no comunismo como sistema político, acho que é um quadro lindo, de um paraíso idealizado, mas que na realidade, não funciona. E, na minha opinião, a Utopia não passa de uma alienação. Toda a homogeneidade que permeia em utopia, me leva a contar carneirinhos noturnamente.
Sim, o livro tem uma ótima crítica social, precisamos olhar para as classes menos favorecidas, precisamos mudar nosso sistema político para que mais pessoas sejam beneficiadas e... Ok. Mas não é uma utopia que vai nos salvar, como dizia Maquiavel "o homem é mau por natureza..." e isso leva a corrupção, maldade e toda e qualquer tipo de contrariedades. Até em Utopia há classes: príncipes, cientistas... Até em Utopia há uso da mão escrava. Então, na realidade, nada mudou.

alntbr 21/01/2022

Utopus
Meu primeiro contato com a obra foi com um político presenteando - a para o presidente Bolsonaro, porém já tinha escutado menções dela durante minhas pesquisas na net.
E a leitura me surpreendeu positivamente, muito fluído e esclarecedor de uma maneira.
Vemos um lugar ideal "Utopia" e o seu povo, utopianos.
E o Moore caprichou em tudo, nas questões sociais, econômicas, religiosas e etc, é como se estivéssemos vendo uma civilização avançada (mais avançada que o povo europeu, inclusive) fazendo parte de nossa história.
Mesmo nos dias atuais, a ilha de Utopia venceria todas as nossas nações mesmo não tendo uma moeda ou ambições referentes à outros e pedras preciosas.
Contudo, é triste pois não poderíamos simular, não seríamos capazes. Conseguiríamos pegar certas coisas, mas não ficaria completo.
Uma leitura recomendada para quem se interessa por política e críticas pertinentes aos Estados, a riqueza, a desigualdade, entre outras.

Pries 09/01/2022

UMA HISTÓRIA RAZOÁVEL
Por mais que o livro se trate de uma ficção, fico com uma mistura de medo/ receio enorme sempre quando alguém conta alguma história colocando todas as pessoas como "iguais".

E porque eu falo isso? Bom... Você já conheceu duas pessoas exatamente iguais? Eu nunca. Até mesmo no caso de gêmeos univitelinos a ciência já consegue distinguir um do outro pelo seu DNA.

O fato é que todos somos indivíduos e acredito que dentro de uma utopia deveríamos ser tratados como tal.

Não foi perda de tempo ler este livro. Ele com certeza me trouxe ensinamentos e clareza em algumas situações que até consegui assimilar com o nosso século XXl.

Houveram vários pontos que me chamaram bastante a atenção, como por exemplo a parte em que o autor diz que em Utopia não existe pena de morte. Não existe, exceto se você falar sobre política no lugar errado. E qual lugar é errado para falar de política em Utopia? Em qualquer lugar do mundo, exceto dentro do local definido pelo príncipe. Todos são instruídos a denunciarem quem fala de política em lugar impróprio. Bom... Daí a gente já vê que não existe a tal da liberdade, certo? O que existe é mais um Big Brother no melhor estilo George Orwell.

Fica aqui a minha crítica e para os curiosos eu recomendaria este livro, lembrando sempre que é uma ficção e que deve ser tratado como tal.