Há dois mil anos...

Há dois mil anos... Chico Xavier

Resenhas - Há Dois Mil Anos

Dani 16/01/2022

" - Jesus de Nazaré!- disse com voz súplice e dolorosa - foi preciso perdesse eu o melhor e o mais querido de todos os meus tesouros, para recordar a concisão e a doçura de tuas palavras!... Não sei compreender a tua cruz e ainda não sei aceitar a tua humildade dentro da minha sinceridade de homem, mas, se podes ver a enormidade de minhas chagas, vem socorrer, ainda uma vez, meu coração miserável e infeliz!...p.267.

A obra narra a história/estória de Publius Lentulus/Emmanuel, no cenário do Cristianismo - Século 1.
O que o orgulho, arrogância e se deixar levar por fofocas é capaz de fazer.
O quanto a inveja e ambição pode nos destruir.
Enquanto a abnegação, aceitação, humildade e fé nos eleva.
A sedução, o seduzir, o assassinatos, mediunidade mal conduzida, nos leva a fins nefastos.
E quando se encontra a fé e se entrega, nos trás o consolo necessário.
Nesta obra encontramos relatos histórico, nunca esquecidos porém que nos faz compreender tanto o início do Cristianismo, às palestras do Mestre Jesus, sua crucificação, e amor para com todos.
Publius sofreu as perdas necessárias, para um dia enxergar onde se encontrava sua maior riqueza.

Sara 14/01/2022

As arenas da atualidade
Uma história linda e intensa, com vários momentos emocionantes que realmente me fizeram chorar. Só resolvi ler esse livro depois do EMEES e de Arenas, então foi ainda mais especial, porque várias partes me deram uma nostalgia tão gostosa lembrando de Manu, de falas e falas/partes da peça com referência ao livro.

trebeca 13/01/2022

Há Dois Mil Anos
Depois de muitos e muitos anos finalmente me rendi a, possivelmente, uma das obras mais conhecidas no meio espírita.

A leitura é densa e cansativa, a escrita do Emmanuel não é fácil, então é um pouco demorado de ler. Mas vale muito a pena! Livia e Ana são exemplos, mas a experiência retificadora de Publius é mais tangível, ainda mais por ter conhecido o Cristo em pessoa, mas foi orgulhoso demais pra aceitar suas palavras, mesmo vivendo experiências que não poderia negar.

Me emocionei muito com o livro, é triste como as vezes nossas vidas se perdem em ciclos quase idênticos de ódio e vingança. Um simples perdão evitaria muito sofrimento.

Recomento muito a leitura! 4,5 estrelas!!

Tha_Reis 07/01/2022

"A felicidade é o determinismo do céu para todas as almas"
"Amor é laço de luz eterna que une todos os mundos e todos os seres da imensidade."

Depois das leituras sobre Chico Xavier foi interessante saber mais sobre seu mentor espiritual, o Emmanuel. Lendo sobre sua trajetória encarnatória entendo o porquê de sua postura rigorosamente disciplinar, severa e justa. Existem poucas histórias ambientadas nos tempos de Jesus, nos anos finais do Império Romano e na tragédia de Pompéia - além daquelas que conhecemos através da Bíblia, é claro - por isso ler um relato de um nativo desses tempos me chamou a atenção.

Kassi 18/12/2021

Leitura leve e esclarevedora
Como todos os livros de Emmanuel, não deixa a desejar, esclarecedor. Recomendo para quem procura saber sobre acontecimentos narrados por livros espíritas.

KarlaTavares 10/12/2021

Há dois mil anos
O livro traz a história de Publio Lentulus, encarnação do autor espiritual, Emmanuel.

Linda história onde o amor e a vingança andam lado a lado. Refletimos sobre os desígnios de Deus nas nossas próprias vidas.

mariaeugeniaantello 06/12/2021

?Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho,
Chegaste, devagarinho,
E encheste-me o coração.?

O livro conta a história de uma das encarnações de Emmanuel, como
Publius Lentulus, orgulhoso senador e sua amada Livia, cristã que nos ensina a cada linha do livro como um verdadeiro Cristão deve ser.
Maravilhoso!

Patricia 04/11/2021

Nos leva para tempos distantes
Embora seja um livro espírita, mas recomendo leitura, mesmo que o leitor não siga a doutrina.

De conteúdo forte e intenso, somos guiados através das palavras à época de Jesus, numa realidade e estilo de vida tão distantes quanto os dias desconhecidos do futuro. Em muitos momentos, sentimos dúvidas se evoluímos tanto nesses dois mil anos que nos separam do período do livro -- algumas coisas acontecem até hoje, e até aconteceriam, se a lei assim permitisse. É perturbador perceber, de camarote, como nosso julgamento, nossa vaidade, e nosso ego, podem nos destruir com o tempo.

Enfim, uma leitura densa, necessária, que traz uma reflexão profunda sobre o ser humano, e a pergunta que nos alfineta: vale a pena nos deixarmos levar pelo orgulho?

Leandro.Pereira 10/10/2021

Há 2000 anos
Leia tentando ter a mentalidade que o ser humano tinha na época da história deste livro (mais de 2000 anos atrás) onde não havia uma evolução do pensamento com relação a igualdade no geral..
Este livros nós ensina muitas coisas explícitas e implícitas ! Vale muito a pena... Já li "nosso lar" e percebo muita diferença na obra de Emmanuel e André Luiz mesmo tendo sido psicografada pelo nosso querido Chico Xavier.
O Livro em si é triste em muitos momentos devido Lei de causa e efeito porém o aprendizado é grande ... 5 estrelas.

Tabita.Larissa 08/10/2021

Um dos livros mais lindos e tocantes que já li. Sonhei com os personagens, me apeguei muito a eles. Ver a descrição de Jesus e emocionante! ??

Michelle 27/09/2021

Há Dois Mil Anos
Há 2000 anos, de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier, um dos maiores best-sellers da literatura espiritualista, narra a saga de Publio Lentulus, nobre romano, cuja esposa Livia renuncia ao luxo, à obstentação e às antigas crenças para entregar seu espírito a uma nova fé e lutar intensamente pela causa de Jesus, o Cristo de Deus.

Gabriela 15/09/2021

Leitura muito interessante
Gostei muito do livro! Inicialmente não acreditei que iria gostar tanto. Mas a parte histórica, vista por outros olhos, me encantou bastante. Muito coerente com os ensinamentos da doutrina espírita, além de ser uma história muito delicada, de fácil entendimento, leitura muito boa e edificante. Recomendo a todos.
Complementando: é muito importante que tenhamos diálogo e compreensão em nossas vidas, tanto em relação à nós mesmos (autoconhecimento), como em relação aos outros (caridade). O livro ensina que NUNCA É TARDE PARA APRENDER e que se voltar para a espiritualidae pura sempre será uma boa escolha.
Interessante notar que cada pessoa tem seu tempo. Não é possível obrigar ninguém a aceitar nada, mas aos poucos, com amor e conversa, sempre podemos indicar um caminho melhor a quem gostamos.
O livro fala muito sobre perdão também e, apesar de ocorrer em uma época muito diferente da nossa, os sentimentos humanos são sempre os mesmos. A dificuldade em perdoar, ouvir, o orgulho, vaidade, violência, desejos dos mais diversos... Só muda a época, mas os sentimentos permanecem muito similares.
Por isso é importante sempre trabalhar nossos sentimentos, uma vez que isso nos trará boas recompensas.
Os espíritos do bem sempre estão dispostos a nos auxiliar na jornada, basta que a gente também se coloque como voluntário para os que estão à nossa volta e solicitemos esse auxílio do alto.
Pretendo ler os outros livros da série, mas achei interessante complementar a resenha. Geralmente eu esqueço algumas coisas que li depois de um tempo, então daqui uns anos virei aqui novamente para ver o quanto é importante realizar leituras de alto nível espiritual, como são as obras de Chico Xavier e Emmanuel.

Pri e Zed 04/09/2021

Um livro denso, mas muito bonito.
"Há dois mil anos" conta a história de um senador que foi designado à Palestina na época em que Jesus pregava lá. Muitos são os desenrolares desse encontro para o senador e toda sua família.

Esse não é o tipo de livro com um clássico final feliz, ou que vai simplesmente falar dos milagres de Jesus. Ele vai te tocar de formas muito além. Ele vai te passar uma mensagem muito profunda.

O livro é denso e detalhista (tanto que demorei um tempão para terminar a leitura). As paisagens, vestimentas, festas e situações são minuciosamente descritas. Não é o tipo de característica que eu amo em um livro, mas até que cai para para ajudar a ilustrar uma época que não vivemos. Fora isso, cenas de morte não fogem desse estilo de descrição, então pode ser meio pesado para algumas pessoas.

A leitura vale a pena para espíritas (e até outros cristãos)? Sim! Eu gostei muito mesmo do livro e recomendo sem dúvidas.

livia 31/08/2021

Foi uma das minhas melhores leituras do ano. Mesmo sendo um livro com um vocabulário um pouco rebuscado, muito drama e sofrimento, e de caráter religioso, a história me prendeu bastante. Foi um bom passeio pela Roma de dois mil anos atrás e pela história de vida e redenção de Públio e seus amigos.
Apesar de tudo, não gostaria de reler porque particularmente me angustiei muito, mas para a leitura vale muito a pena!

lucianaraujo 04/07/2021

Meu Deus, o que é esse livro!? Me apeguei às personagens, principalmente à Lívia. Que paciência, que amor, que resignação, que fé dessa mulher! Tomei todas as dores dela.
Esse livro me deixou ansiosa para cada próxima página, para cada lição! Chorei muito em várias partes, são cenas tristes e lindíssimas!
É uma história linda, cheia de cenas transcendentais que me deixaram arrepiada, e o final foi épico!
É o tipo de livro que acaba com você de tanta agonia e lágrimas, mas que fica numa parte especial do coração!
Lindo!