A Vida Quer É Coragem

A Vida Quer É Coragem Batista Amaral...

Resenhas - A Vida Quer É Coragem

allanpatrick 03/06/2012

Faltou um algo mais
A biografia escrita por Ricardo Batista Amaral já se paga só por ter trazido a público a foto de Dilma, em pleno período ditatorial, altiva e dona de si na Audiência Militar, enquanto os oficiais auditores encobriam suas caras com vergonha do julgamento da história.

Isto posto, minha principal crítica é quanto a uma certa superficialidade do texto do autor, que evita, por exemplo, entrar em bolas divididas e dissecar controvérsias contemporâneas.

Talvez a obra atinja um público maior ou diferente do que aquele que se auto-define como de esquerda, pois o autor se mostra um personagem político conservador, ao definir, numa passagem (pág. 63, 1ª edição) a ditadura militar como "Revolução Democrática" (sem aspas!) ou comprar sem pestanejar a versão do patronato sobre o Conselho Nacional de Jornalismo (Pág. 260).

Os pontos fortes da obra são, na minha opinião, os capítulos que narram a pré-história de Dilma (antes da redemocratização) e o trecho com os bastidores da Conferência sobre Mudanças do Clima em Copenhague, realizada em 2009, e que poderia ter ganho um capítulo próprio, não só pelo interesse que o assunto desperta, como pela pobreza da cobertura noticiosa a que o público teve acesso à época.

alex 19/04/2013

Extraordinário!
Comovente e envolvente. Misturando emoção e racionalidade e lidando com muita inteligência com a linha de tempo, o autor nos faz conhecer a vida de Dilma Roussef de forma cativante. Peca por alguns erros históricos, felizmente de pouca relevância para os propósitos do livro. Imperdível!

Bruno T. 24/04/2017minha estante
E deu no que deu: a pior recessão da história, 13 milhões de desempregados, inflação de dois dígitos. Resultado da incompetência, da incapacidade, do despreparo, da irresponsabilidade fiscal, da teimosia e da arrogância de uma mulher que nunca poderia ter sido eleita.

Ana Beatriz 11/07/2017

Precisamos conversar sobre este livro.
Muito bom. Antes de começar a ler essa biografia precisa ter em mente que não está lendo um livro político ou sobre partido, e sim um livro de uma pessoa, uma mulher que enfrentou dificuldades que eu não consigo nem descrever durante o Regime (ditadura) Militar, que enfrentou o machismo, e medos e dores como qualquer outro ser humano. Antes de ser a biografia da Presidenta Dilma, é uma biografia sobre a Mulher (com M maiúsculo) Dilma. Um livro humanamente necessário.