Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Sefaustino 29/10/2021

Ah sla
Eu enrolei anos para ler e gostei até, não seria minha primeira escolha para ler normalmente, mas ele é bommm

Alana.Leitao 20/10/2021

Sério, Otelo?
Otelo, um general muito bem reconhecido e admirado em Veneza, foge com Desdêmona sua amada, que abandona sua casa para ficar com o mouro de Veneza. Otelo é de personalidade forte e imperativo, características admiradas por muitos, mas perigosas para si mesmo quando se tem um inimigo secreto como Iago. Este, enciumado com o casamento do casal, investe de todas as formas para acabar com a sua paz.
Já falei sobre a linguagem poética de Shakespeare em uma resenha minha, mas nessa tragédia o inimigo de Otelo conversa com o público o que deixa a história mais envolvente, é interessante olhar para o herói da peça de outra visão.
Uma obra pra nos deixar indignados com a vilania de um homem e sobre a capacidade que um homem tem de confiar cegamente em outro, somente pelo seu julgamento.

Maria 11/10/2021

os únicos dramas que eu suporto (e gosto kkk) na vida são os que esse homem escreve, affff, tudo
ps: desdêmona injustiçada

Dora 10/10/2021

O mais divertido das tragédias de Shakespeare
Dei 5 estrelas não pelo fato de ser um livro brilhante ou a melhor obra de Shakespeare, mas por ser a mais acessível. Acho que qualuqer amador conseguiria ler esse livro super bem. Entre as tragédias de Shakespeare, achei essa a mais fluída, então se você pensa em começar a ler esse autor, recomendaria Oteli 100% para uma leitura inicial!

Braga 05/10/2021

Extraordinário!
Decidi começar a ler Shakespeare por essa obra e ela é maravilhosa. Para mim Shakespeare consegue expor a verdadeira face do ser humano. Recomendo muito a leitura, você fica ansioso para saber o que irá acontecer na história e é muito difícil parar de ler.

annnnnnnnnnnnna 30/09/2021

"OTELO ? pensa nos teus pecados.
DESDÊMONA ? só consistem no amor que vos dedico.
OTELO ? pois por ele vais agora morrer."

love will tear us apart
ghost cookies 03/12/2022minha estante
chocada que ja tem um ano... precisamos retomar o book club urgente!!

Cris609 23/09/2021

É clássico que exemplifica como é possível ser profundo em tão poucas palavras. Ao mesmo tempo é simples e forte. Muitos sentimentos humanos estão envolvidos de maneira extrema. A inveja e o ciúme selam o destino trágico de um grupo. Além disso, a história retrata o quão perigosa é a guerra psicológica, sobretudo quando é orquestrada dentro da própria casa. É uma leitura da qual não se esquece, cujos aprendizados ressoam na memória como um alerta de perigo em situações não tão dramáticas, mas com um quê de semelhança.

Nai 19/09/2021

Queria ter uma noção do que esse clássico falava para então ler Dom Casmurro, daí peguei essa versão adaptada pra ler e gostei bastante. A história é super trágica, mas - como nunca li nenhuma comédia de Shakespeare - não esperava nada menos do que isso vindo do autor de Romeu e Julieta :P

diangelostrange 19/09/2021

otelo, o mouro de veneza
gostei mais desse livro do que achei que fosse (principalmente pq foi um livro que tive que ler pra escola, inclusive fiz a prova ser ter lido o livro inteiro e ainda fui bem KKKKKKKKKKKKK )
o Iago é um vilão muito bom e inteligente, e eu adorei q a personagem Emília questiona bastante o jeito q as mulheres são tratadas, imagino como as pessoas encararam isso na época q o livro foi escrito.
tbm houveram algumas partes com teor meio racista, e otelo era bastante julgado por ser negro.
acho que por conta da época q o livro foi escrito, em alguns momentos achei a escrita meio difícil tbm, mas isso não me atrapalhou.
enfim, é um livro bom, mas nada q me fez ficar tipo: ?uau?.

Marcos 17/09/2021

Qual sentimento humano te domina?
Creio que essa obra debate os pecados capitais através da inveja e ganância de Iago, o orgulho e ira de Otelo, a luxúria ou falsa luxúria de Desdêmona, a gula de Cássio e vai além. A preguiça, talvez, poderia ser associada aos próprios personagens que se tornaram vítimas de Iago ao terceirizar para ele ações que poderiam ser feitos por eles mesmos e que os vitimou ao bel-prazer desse vilão. Mas, claro, o foco não são os sete pecados mas, assim como os sete, a discussão sobre as fraquezas humanas. Iago é vítima de seu próprio ciúme e desejo de vingança e, fazendo uso destes, envenena Otelo contra Cássio e Desdêmona. Além de trazer esses pontos, ainda tece reflexões sobre o ciúme, a castidade, a mentira, a honra, etc. É simplesmente singular e único como essa obra trás tanto a se pensar em tão poucas páginas. Shakespeare é único!

Tatiane 05/09/2021

De leitura rápida, essa adaptação, embora tenha ilustrações belíssimas, conta-nos a história resumidamente, sem nenhum traço do gênero textual Teatro. Nesse sentido, considero a proposta muito aquém do que poderia ser.

Marjorie Luiza 28/08/2021

Crítica baseada 100% em uma memória
Li essa peça há muitos anos e a única coisa que lembro com propriedade foi que amei muito, só isso mesmo, então não dá pra fazer uma crítica decente kkkkk (mas vamos de 5 estrelas)
Pelo menos isso despertou meu interesse em ler mais obras do Shakespeare e já coloquei algumas na minha lista.

Luiz 27/08/2021

Shakespeare transcende as eras.
Livro: Otelo
Autor: William Shakespeare

O enredo se baseia na busca de Iago em tentar destruir a reputação e vida de Otelo, seu superior e a quem deveria ser leal, tanto na sua vida profissional como também por meio da desconfiança implantada por Iago em Desdêmona, sua recém esposa.

Shakespeare vai trabalhar diversos temas nesta obra como por exemplo a confiança que o casal deveria ter, relações de amizades, inveja, ciúmes, casamentos que desagradam terceiros, ética, poder, autoconhecimento e a falta dele, manipulação, jogo político, discriminação e etc... sem dúvidas, uma obra que merece ser lida, e com certeza é uma das melhores obras do autor. De fato Shakespeare captura, nesta obra, um dos lados mais terríveis da natureza humana.

Dificilmente alguém não terá sensações de verossimilhança com sua própria vida ao ler esta obra [experiência própria, rs].

"Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariados sem mérito e perdida sem um real motivo."
(Iago, p. 69)

"Oh, e pensar que os homens põem um inimigo em suas bocas para lhes roubar os cérebros! E pensar que, com alegria, prazer, deleite e aplauso, transformamo-nos em bestas!"
(Cássio, p. 70)

"[...] em tais casos, a natureza dos homens entra em luta com coisas inferiores, muito embora as coisas nobres sejam o seu objetivo. É sempre assim: basta um dedo a nos incomodar, e ele encarrega-se de acometer os outros membros saudáveis de uma sensação de dor. Não, devemos lembrar que homens não são deuses, e não se deve esperar sempre comportamento de noivos apaixonados."
(Desdêmona, p. 106)