Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Luiz 27/08/2021

Shakespeare transcende as eras.
Livro: Otelo
Autor: William Shakespeare

O enredo se baseia na busca de Iago em tentar destruir a reputação e vida de Otelo, seu superior e a quem deveria ser leal, tanto na sua vida profissional como também por meio da desconfiança implantada por Iago em Desdêmona, sua recém esposa.

Shakespeare vai trabalhar diversos temas nesta obra como por exemplo a confiança que o casal deveria ter, relações de amizades, inveja, ciúmes, casamentos que desagradam terceiros, ética, poder, autoconhecimento e a falta dele, manipulação, jogo político, discriminação e etc... sem dúvidas, uma obra que merece ser lida, e com certeza é uma das melhores obras do autor. De fato Shakespeare captura, nesta obra, um dos lados mais terríveis da natureza humana.

Dificilmente alguém não terá sensações de verossimilhança com sua própria vida ao ler esta obra [experiência própria, rs].

"Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariados sem mérito e perdida sem um real motivo."
(Iago, p. 69)

"Oh, e pensar que os homens põem um inimigo em suas bocas para lhes roubar os cérebros! E pensar que, com alegria, prazer, deleite e aplauso, transformamo-nos em bestas!"
(Cássio, p. 70)

"[...] em tais casos, a natureza dos homens entra em luta com coisas inferiores, muito embora as coisas nobres sejam o seu objetivo. É sempre assim: basta um dedo a nos incomodar, e ele encarrega-se de acometer os outros membros saudáveis de uma sensação de dor. Não, devemos lembrar que homens não são deuses, e não se deve esperar sempre comportamento de noivos apaixonados."
(Desdêmona, p. 106)

Pitty 09/08/2021

Livro interessante
Precisei ler este livro para realizar uma prova escolar, mas eu acabei realmente gostando da história.
O final foi bem trágico e confesso que fiquei com raiva por causa de várias cenas.
Mesmo assim, é um bom livro e é bem fácil de ler?

Maria11360 08/08/2021

Pobre Desdêmona!
O gentil Mouro, Otelo, tranforma - se em um cruel ciumento para com a pobre Desdêmona após as artimanhas do vil Iago.
Primeira peça que leio e estou completamente impressionada com a genialidade de Shakespeare. No entremeado da peça o autor desdobra sobre a vingança, a honra, o ciúme e principalmente sobre como injúrias podem acarretar em tragédias. Construiu um vilão sorrateiro e terrível, uma serpente ardilosa que sussurra aos ouvidos mentiras travestidas de verdades. Obra prima!

Love9 01/08/2021

OBRA MARAVILHOSA!
Shakespeare apresenta personagens interessantíssimos: um vilão que revolta qualquer leitor (asqueroso Iago); um protagonista que de início nos conquista, mas no decorrer da história nos enraivece (tolo e insano Otelo) e uma mocinha realmente encantadora (pobre e querida Desdêmona), sem falar em personagens secundários muito bem construídos que também nos conquistam, como Emília, que foi crucial na história. O desenrolar dos acontecimentos nos prende a cada página e nos faz refletir sobre situações (infelizmente) muito atuais. Recomendo DEMAIS a leitura!!!

Ana Carolina 25/07/2021

Mais uma trama sensacional de Shakespeare!
Otelo foi a segunda obra de Shakespeare que eu li, e assim como Hamlet, é uma trama maravilhosa! A história fala sobre ciúme, traição, vingança e inveja. A leitura é rápida e envolvente. Vale muito a pena a leitura!

irys. 06/07/2021

Romance Trágico.
- Nunca li nada tão angustiante!
Infelizmente, essa trama não pode ser considerada fictícia. Vivemos em um mundo manipulável...

Leitura fluída e que ensina demais.
Confesso que quero ler muito mais de Shakespeare agora.

Brenda 03/07/2021

Posso ser um bom vilão para outros assuntos, não para este.
Shakespeare traz nas linhas de suas obras uma densidade filosófica muito grande, mesmo que permeada por comédia e ironia. Acho que é isso que eu mais gosto nele ? a capacidade de filosofar através do riso, da figura de linguagem, das travessuras. E apesar de Otelo ser uma tragédia, por várias vezes se ri com as desventuras de Iago, o personagem do Bobo, e fica embasbacado com a ironia de Emília e dos próprios destinos dos personagens. É uma grande peça sobre ciúme e honestidade.

Nunca fui ciumenta com as pessoas, porque gosto de deixá-las livres e de confiar nelas. Isso é a base para uma relação saudável. Mas é visível que, quando alguém começa a despejar veneno através de palavras e inverdades que parecem verdades, a paranóia começa a tomar conta da mente oura e sã. Shakespeare nos ensina a tragédia da falta de diálogo, do equívoco, do próprio ciúme e da desconfiança. Às vezes a gente acha que o "amigo" que fofoca no nosso ouvido alguma coisa quer ajudar, mas, na verdade... Ele é a serpente escondida abaixo da figura de uma flor.

Paulo1378 02/07/2021

uma história trágica. otelo era um homem honrado, um guerreiro fiel. foi movido por um ciúmes doentio. teve um triste fim... shakespeare é sempre uma boa leitura, recomendo.

Julio.Argibay 21/06/2021

Otelo
Otelo de Shakespeare, essa obra conta a estória de um casal, um mouro e uma aristocrata, que sucumbem as artimanhas de um amigo, chamado Iago, um ser abjeto que engana o casal, por pura ganância. O cenário é a Ilha de Chipre, no mar Mediterrâneo e se trata de uma trama bem laborada e dramática, cheia de mal entendidos e interesses escusos.

mh 17/06/2021

?Que nossos sentimentos e prazeres cresçam sempre e mais, à medida que vão se somando os dias de nossas vidas!?

Monalisa.Costa 16/06/2021

Estou em extase!!! Que delícia!
Só consigo me perguntar o porquê de ter demorado tanto pra ler Shakespeare!!!

Meu Deus, que sensação maravilhosa! Que saudades que eu tinha de sentir isso.

A estória de Otelo, se contada por qualquer outra pessoa, tenho certeza, não me deixaria assim! O amor, a renúncia, a vilania, o engodo, o egoísmo, o ciúme, a cólera... tudo perfeitamente contado da forma mais envolvente!

Eu, definitivamente, amei! 5 estrelas, sem dúvidas!!!!

P.S. tive a sorte de uma tradução fantástica!
Carolina.Gomes 16/06/2021minha estante
Leia! Leia mais! Leia tudo! WS arrebata a alma! ??

Monalisa.Costa 16/06/2021minha estante
Meu Deus, tô em extase!!!

Carolina.Gomes 16/06/2021minha estante

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Mais uma maravilha de Shakespeare...
Em "Otelo" temos a história do rapaz que dá nome a trama, o mouro de Veneza, um general que decide se casar com a bela Desdêmona. Após conflitos iniciais com o pai da jovem que não aceita a união, muito por conta de um preconceito racial, tendo em vista que Otelo é um homem negro, o casamento finalmente ocorre. Porém, a confusão está apenas começando... Ocorre que Iago, um dos homens de confiança de Otelo, na verdade é um impostor com sede de vingança, criando toda uma trama envolvendo Cássio, o tenente, e Desdêmona, dando a entender que os dois estariam tendo um caso pelas costas do general. A partir das insinuações e de perversas situações criadas por Iago, vamos entendendo porque estamos diante de uma peça categorizada como um drama shakespeariano, pois como se diz: Não fica pedra sobre pedra. Numa obra extremamente atual, mesmo tendo sido criada por volta de 1606. No livro temos o autor abordando preconceito racial, traição, amor e ciúme. Eu gostei demais da leitura, tendo em vista que foi uma das peças mais fluidas e envolventes dentre as obras do Bardo que conheci até aqui. Uma experiência fantástica que recomendo a cada um de vocês.

natalya 14/06/2021

Otelo
as tragédias de Shakespeare são uma loucura total, eu fico agoniada lendo tanta maldade, manipulação e inveja... realmente, existem muitos Iago's nesse mundo... ?