Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare




Resenhas - Otelo


481 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ilza.Carla 19/06/2022

Bem Shakespeare!
Apesar de ser escrito em versos e em formato de peça com diálogos, o livro é muito bom. Faz o leitor refletir sobre a verdadeira forma das pessoas ao seu redor. Vemos Otelo, um homem que ao ter uma certeza de vida questionada por Iago age de forma impulsiva. Iago um típico homem invejoso e manipulador que tem o desfecho que merece. No final o livro me apresentou o q eu esperava, tragédia e falta de diálogo; o q resolveria todos os problemas da trama
comentários(0)comente



Giovana.Pazzetti 15/06/2022

Primeiro livro que li de Shakespeare
Otelo é um texto teatral interessante, por tratar de um casamento inter-racial em uma sociedade extremamente racista e ser um bom texto para analisar muitas questões psicológicas (é como se o livro falasse o quanto um homem honesto consegue se tornar alguém completamente amargurado por conta de um sentimento, que no fim, não tem causa concreta, é construído, em tão pouco tempo).

Conseguimos ver um Otelo, ao longo da narrativa, completamente diferente do início do texto. No ato III, principalmente, sedento por provas e completamente cego (no sentido figurado da palavra), Otelo aceitou qualquer tipo de prova que comprovasse uma possível traição, até mesmo que apenas falada por Iago, nada concreto, sem pensar em nada, apenas com raiva, de uma construção que foi feita única e exclusivamente em sua cabeça (apenas com o empurrãozinho de Iago, que aliás, era incrível na manipulação, ficava besta de ver).

"Mas os ciumentos não atendem a isso; não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce."

Uma frase de Emilia para Desdêmona que reflete muito a ideia de que o ciúme nasce na pessoa, ele não tem causa. Justamente porque, na situação, Otelo não tinha nenhuma prova concreta, ele apenas admitiu algo que fazia sentido para ele e fez com que isso se tornasse uma verdade absoluta, em uma situação onde, qualquer outra coisa que aconteça fora do esperado, alimentará ainda mais esse sentimento, que nasceu nele e na cabeça dele.

??SPOILER??

Mano, a morte da Desdêmona??? MEU DEUS??? O Otelo literalmente matou ela porque criou uma construção na cabeça dele e acreditava fielmente ser verdade, tanto que ele tava aceitando provas ridículas como verdadeiras, e simplesmente matou?? Tão fácil assim?? Em choque até agora com o que a mente humana é capaz de fazer, sinceramente

Avisando que li para a escola, só estou fazendo essa resenha para o skoob contar como livro lido no desafio (dei essa nota mais pela linguagem bem arrastada, mas a construção é interessante)
comentários(0)comente



Mila 13/06/2022

Uma experiência como nem uma outra que eu tive na vida!
Deus obrigada por eu poder ler essa obra! Que obra mais perfeita, dramática, pungente, que escrita maravilhosa... Estou encantada com tudo. Foi um excelente primeiro contato com o autor, valeu a pena cada segundo investido, essa história é tão bem construída, tão sofrida, com tantas injustiças, não tem como ficar parado lendo... Dá vontade de se mover, de tentar impedir certos acontecimentos... Dá uma energia avassaladora, é uma ficção tão verdadeira, com personagens tão humanos... Não tem como não ser tocado por essa obra de mais bela arte. A linguagem é linda, poética e rebuscada, mas não é difícil de compreender, tudo que dizem sobre o talento desse autor, eu assino em baixo! Que peça emocionante!!!
comentários(0)comente



Michele Boroh 08/06/2022

Quantos Iagos encontramos pela vida?
Para além do óbvio, Iago é a figura que representa talvez o pior tipo de criatura do que hoje se diria - com eufemismo! - abusiva/tóxica: um santo dissimulado, fofo venenoso, fala manso ardiloso, compadecido oportunista, vítima chorosa do mundo. Mente que nem sente.

O manipulador good vibes, zen-rial killer, um muy amigo, a boneca da Xuxa com uma faca escondida no estofo. Vai te jogar no buraco e ligar pro socorro.

Junto com o enjoo, é inevitável não fazer duas contas durante a leitura: 1. Quantos Iagos encontramos ao longo de uma vida; 2. Quantos males terríveis essas criaturas conseguem realizar sem que jamais (ou que demore demais para que) sejam descobertas.

Depois de Shakespeare, quase nada sobre a natureza humana ainda precisava ser escrito.
Thamiris.Treigher 08/06/2022minha estante
Amei a resenha!!


Michele Boroh 09/06/2022minha estante
Que bom! Obrigada, Thamis! ??




Mirnda 07/06/2022

Interessante
Não vou dizer que gostei, até porque que quase que não entendi, mas gostei da forma com que relata o problema que uma informação dada pela metade pode gerar , ou por outro ponto de vista, uma pessoa que deseja arruinar sua vida pode seja capaz de fazer
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rebeca 30/05/2022

MEU MARAVILHOSO PRIMEIRO CONTATO COM SHAKESPEARE
"A drama é feita com os heróis certos nos lugares errados" - só Deus sabe onde ouvi.

Amigo da onça deveria ser chamado amigo de otelo, só isso que digo.
comentários(0)comente



Adriana 23/05/2022

Esse livro é muito bom, eu gosto muito dele, com certeza é um dos meus favoritos. Em Otelo a gente vê como o ciúmes, o complexo pode cegar uma pessoa ou fazer ela ver aquilo que não existe na realidade e só existe na mente da pessoa, como um sentimento pode ser destrutivo se não for controlado e moderado ou tratado e também como a mente humana pode ser contaminada a ponto de se tornar mortal.
comentários(0)comente



Pires 21/05/2022

Clássico shakespeariano sobre o ciúme e seu poder destruidor sobre as relações humanas.
Personagens (propositalmente?) caricatos, mas que funcionam bem como arquétipos das características que representam.
comentários(0)comente



Lia Earnshaw 21/05/2022

Pesado
A história é um pouco tensa e o final é trágico. Não é um livro bom, mas é bem sombrio e pesado, especialmente por se tratar de um assunto tão delicado nos relacionamentos: o ciúmes e até onde a pessoa que está com ciúmes é capaz de ir.
comentários(0)comente



Aly 15/05/2022

Como qualquer um de Shakespeare, é ótimo! O personagem me irritou muitas vezes, e o livro tem uma ótima abordagem de tudo, um ótimo clássico.
comentários(0)comente



Indy 13/05/2022

Otelo - Shakespeare
Eu li esse livro porque em Dom Casmurro tem referência dele e eu só fui saber depois de ler, sinceramente Otelo e Bentinho seriam melhores amigos. Esse livro diz muito sobre racismo, ciúme, inveja, é bem dramático como tudo é retratado, é muito interessante. O final é trágico (Shakespeare né), o que torna tudo mais dramático ainda, achei muito bom. A linguagem é chatinha, mas foi bem rápido de ler, essa edição da Martin Claret tem notas de rodapé e ajuda muito na compreensão da leitura, tem várias explicações de palavras e frases, recomendo muito ela.
comentários(0)comente



481 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR