Otelo (eBook)

Otelo (eBook) William Shakespeare




Resenhas - Otelo


474 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Felipe1297 15/06/2023

Otelo conta como o ciúme mata
Otelo foi minha primeira experiência com as escritas de Shakespeare, faço teatro dês de novo e já apresentei um monólogo dessa peça.

A escrita não é muito complexa mas é um pouquinho difícil pra quem está começando com textos assim, e o estilo como se fosse um roteiro não ajuda muito, mas isso é mais de opinião pra opinião.

A história é muito bem construída e os personagens são cativantes, me lembro perfeitamente dos nomes e a importância da maioria dos personagens, isso é até surpreendente pra uma história tão curta, então só pelos personagens a história já vale totalmente a pena.
comentários(0)comente



Bianca.- 14/06/2023

Otelo
O famoso Shakespeare tem uma mente realmente brilhante, ele consegue transmitir os sentimentos dos personagens e suas características de uma maneira que me faz sentir um próprio personagem da sua obra, querendo interagir e ajudar ou até mesmo brigar com os protagonistas da história. Ele nos faz imaginar seu mundo descrito ali no papel como se tivéssemos assistindo ele ao vivo e em cores, e isso nós faz querer assistir a uma peça da obra.
O famoso Otelo, aquele que ficou cego pelo ciúme e consequentemente arruinou sua vida por causa de um ?amigo?, o William escreve sobre a sua história envolvendo várias tramas, uma delas sendo a vingança, a manipulação e principalmente o ciúme.
Eu facilmente recomendo esse livro para um bom apreciador de uma leitura clássica.
comentários(0)comente



stephanie169 13/06/2023

They think she did it, but they just can't prove it
Os personagens do núcleo principal são muito intrigantes e interessantes. E devo dizer que o principal antagonista é um deleite da vilania (meu jeito educado de dizer que Iago foi a primeira passiva tóxica patética e invejosa da literatura e do teatro), fiquei genuinamente chocada no que uma fofoquinha levou.

Otelo foi horrível, sim, mas o tanto de estudo comportamental que dá pra tirar dele. Essa obra em si trouxe temas bem diferentes, creio também que foi uma das maneiras mais adultas e maduras que Shakespeare tenha retratado a temática "paixão".

(Fica aqui o questionamento de: meu deus, Bentinho viu a peça de Otelo com a bunda pra depois de toda a tragédia ele ter concluído que a Capitu, sim, traiu?)

Enfim, adendo breve pra dizer que as últimas frases de Otelo foram uma das despedidas mais legais que já li.

"Let heaven and men and devils, let them all,
All, all, cry shame against me, yet I'll speak.
I kissed thee ere I killed thee: no way but this,
Killing myself, to die upon a kiss."
comentários(0)comente



Jady 11/06/2023

É engraçado como mesmo sem grandes descrições de cenário, ações ou sentimentos, dá pra entrar completamente na história e entender até o que está acontecendo em volta das cenas. Não é pra menos que Shakespeare é tão aclamado.
comentários(0)comente



André Vedder 11/06/2023

A cada livro que leio de Shakespeare melhor compreendo toda a aclamação por sua obra. Ao lê-lo sou envolvido por uma áurea que me desconecta completamente de tudo, ficando apenas compenetrado em toda sua beleza lírica e em seus personagens que através de diálogos inteligentes e profundos, nos levam ao âmago da psicologia humana.

"Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariada sem mérito e perdida sem um real motivo".

"Nossos corpos são jardins, dos quais nossas vontades são os jardineiros."

"Lamentar um infortúnio que está morto e enterrado é dar passo certo na direção de atrair para si novo infortúnio."
comentários(0)comente



Leio, logo existo 08/06/2023

Meu primeiro shakespeare !
A peça ”Otelo” de William Shakespeare, com certeza, narra um dos episódios de feminicídio mais conhecidos da literatura.

Eu conhecia vagamente a história, principalmente o final trágico, mas nunca havia chegado perto da leitura completa do texto.

Essa é minha primeira investida no mundo literário shakespeariano. Achei que a linguagem rebuscada transformaria a leitura maçante, porém - para minha surpresa - todo o processo de leitura transcorreu tranquilamente.

A questão racial é latente nessa narrativa. Há expressões - que para o leitor letrado nos debates raciais - ativa um grande incômodo.

Mesmo entendendo as limitações impostas pelo texto teatral, fiquei apoquentada com a superficialidade das motivações dos personagens, todos muito “emocionados” (kkk). Mesmo assim, gostei da experiência.
comentários(0)comente



toriaaa 07/06/2023

Me perdi no que era real e no que eu inventei...
"As pessoas em geral têm muita dificuldade para aceitar o que é diferente delas. Se parassem para pensar em que consiste essa diferença, descobririam que na essência todos somos iguais e buscam a felicidade - o resto são aparências."

Recomendo a qualquer pessoa que leia Otelo por esta tradução, muito simplória, mas não perde a essência da obra.
A primeira tragédia shekesperiana que leio, ótimo começo!

V.J 23
comentários(0)comente



Isis159 30/05/2023

O melhor de Shakespeare
Meu fav de Shakespeare tbm é o de mais fácil leitura e o mais excitante, uma trama de leitura beeem mais fácil do que as outras obras dele. Personagens super interessantes, relacionamentos confusos e um final tão incrível que motivou Machado de Assis em Dom Casmurro. Vale a dobradinha pra analisar as concordâncias dos 2 classicos.
comentários(0)comente



Monica Quintal 29/05/2023

"Em Veneza, Otelo, um general mouro a serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la "enfeitiçado", ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu."

Gente, que obra de arte. Que personagens marcantes. Que uso inigualável das palavras. É o auge da manipulação, do ciúme, do ódio. AMEI a leitura!

"Ela me amou porque passei perigos e eu a amei pela piedade que mostrou por eles. Foi esta a única feitiçaria que usei."

"Quando os remédios são inúteis, os pesares que se ligavam a nossas esperanças acabam, pela própria inutilidade dos remédios. Chorar um mal que passou é o meio mais seguro para pedir um novo mal. Quando não pode ser salvo o que carrega a fortuna, a paciência torna a injúria derrisória. O roubado que ri rouba o ladrão. Rouba-se a si mesmo quem lamenta em vão."

"Que o céu me ensine a não pagar o mal com o mal, mas servir-me do mal para melhorar."

?
comentários(0)comente



Lua 20/05/2023

Otelo
Apesar de ter lido para a escola, gosto bastante de outras obras de Shakespeare e estava bem empolgada para ler esse. Infelizmente, a história não me cativou.
comentários(0)comente



skuser02844 19/05/2023

Mais uma vez, Shakespeare descreve a alma humana de força maravilhosa. E legal perceber como durante a peça, Shakespeare te coloca como cúmplice de Iago, afinal de contas, só os honestos sabem que Iago somos nós. Não leia Otelo pra saber o que acontece no final, leia pra saber que tu és.
comentários(0)comente



Beatriz.... 13/05/2023

Segundo livro esse ano tive que ler obrigada pela escola, apesar de não ser um livro tão ruim, é muito rápido e sem sentido, então não é um livro muito bom
comentários(0)comente



Alemão 12/05/2023

Otelo
Mais uma obra prima de William Shakespeare!!! Neste clássico da literatura universal, Shakespeare descreve de maneira magistral o ciúme, através de seus personagens que ilustram esta tragédia!!! Indico a todos esta agradável leitura!!!
comentários(0)comente



Jonatha8 06/05/2023

Bela obra.
Dentre os vários temas que o texto aborda, o que mais me impressionou foi o da falsidade. Shakespeare nos mostra como as pessoas são capazes de serem dissimuladas.
comentários(0)comente



Jessica.Soares 05/05/2023

Cuidado com quem você chama de honesto
Dizem que essa peça tem o vilão mais interessante de Shakespeare, Iago, o honesto, visto por todos como um homem de guerra exemplar e altamente confiante, o enredo é basicamente Iago tentando ocupar um cargo mais alto, o estranho é ele não mostrar nenhuma preocupação realmente genuína quanto a isso, parece que o que ele quer na verdade é se aproveitar de todos, abusar da confiança, explorar os medos e inseguranças de cada um de modo inteligente e astuto. A insegurança de Otelo é ser mouro e bárbaro, por isso não se achava digno de representar Veneza, muito menos de ter a mão de Desdêmona, e aí que entra o ciúme, muito presente na trama, o que explica a citação de Otelo em Dom Casmurro, por exemplo.
comentários(0)comente



474 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |