Othello

Othello William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Sergio.Vianna 19/12/2020

A Semente do Mal
Me impressiona o fato que em 1603, o grande dramaturgo William Shakespeare, já falava sobre racismo em uma estória extremamente pesada. Otelo é vítima e vilão, acaba cedendo à mentiras contatadas por seu próprio amigo, Iago.

Shakespeare consegue contar uma estória que permanece atual mesmo centenas de anos após sua escrita, pois a felicidade alheia continua incomodando aqueles que nutrem inveja e destilam o ódio.

Ananda 13/12/2020

Trágico
Foi o primeiro livro de Shakespeare que eu li e gostei bastante. Já conhecia um pouco da fama do autor quanto ao tom trágico de suas histórias, mas mesmo assim fiquei surpreendida. A leitura foi fácil e bem interessante.

Lais544 11/12/2020

Em Otelo, vemos a transição de um personagem nobre, honrado,digno a um homem cego pelos ciúmes, violento, perturbado?
O final é trágico, mas é uma história que consegue apresentar personagens tão diferentes e complexos em poucas páginas, sendo impulsionados pelos sentimentos que os domina, sejam eles bons ou ruins.

@bookss505 06/12/2020

iago entenda
gostei da leitura, passei a maior parte com raiva do iago. Pelo amor de Deus homem, ninguém gosta de você.

Martinha.Souza 27/11/2020

Trágico
Mais uma grande obra de Shakespeare
Um drama cercado por inveja, cobiça, ciúmes e um desfecho impressionante.
Otelo se embebeda da inveja e cobiça de
Iago e passa a desconfiar e desprezar sua amada e doce Desdêmona. O ciúmes o corrói e ele passa a acreditar nas palavras venenosas de Iago, provocando um desfecho trágico digno de Shakespeare

CrisIngrid 03/11/2020

Minha opinião
Você já ouviu dizer que Dom Casmurro é o Otelo brasileiro? Não? Pois então, a pesquisadora Hellen Caldwell disse isso. Quer saber o motivo? Eu te conto.

Otelo é um respeitável veterano de guerra que se casa escondido com Desdêmona, para sua desgraça. Primeiro porque o pai da moça não aceita o casamento, basicamente por Otelo ser negro. E, segundo, porque Iago fica louco de inveja de Otelo e começa a traçar um plano que levará o mouro de Veneza à ruína.

Se aproveitando do fato de que Otelo é recém-casado e precisa viajar a negócios e deixar sua esposa, Iago começa a lançar insinuações sobre a deslealdade de Desdêmona, levando Otelo à loucura e ao delírio por causa disso. Louco de ciúmes e manipulado até às tampas por Iago, vemos a derrocada de um homem que era, acima de tudo, justo e amoroso.

Otelo enquanto obra não tem defeitos. A peça é viciante, cumpre seu papel de retratar a sociedade em que seu autor estava incluído e prende o leitor a si. Já o Otelo personagem é decepcionante. Ele passa de alguém carinhoso para um homem bruto e agressivo, tudo porque acha que sua esposa o traiu com Cássio (outro pobre coitado que não tinha nada a ver com nada).

Iago é um capeta. Totalmente manipulador, ele cria uma rede de intrigas e leva todos, ao seu redor, na palma da mão. Sem caráter e sem escrúpulos, ele é o primeiro culpado pelo fim trágico dessa história, um final que traz revolta.

Sobre a comparação: em ambas as histórias temos um marido enciumado e incapaz de acreditar na inocência de sua esposa, embora Bentinho pareça um santo perto de Otelo. Tanto Dom Casmurro como Otelo são obras poderosas, em que o ciúme é retratado como o principal causador da ruína dos protagonistas. E, claro, ambas são brilhantemente bem escritas.

Matheus945 23/10/2020

Das peças de Shakespeare que li até agora, essa foi a mais interessante. Iago é um dos vilões mais tenebrosos que já li, justamente por fazer ações que são possíveis de acontecer na nossa realidade, uma mente bem fria. Uma tragédia de qualidade que mostra muito como o racismo e a intolerância religiosa também estão tão escancarados em pequenas ações.

Stella F.. 15/10/2020

Ciúmes!
Foi muito interessante conhecer os personagens através desse leitura. Eu já os conhecia de longa data, mas só de ouvir falar.
O Mouro, Desdêmona, Iago, Rodrigo, Cássio, Emília.
A mola mestra dessa tragédia é o ciúme mas também podemos falar do jogo do poder, da inveja, da ambição.
O Mouro casa-se com sua amada Desdêmona sem o consentimento do pai dela. Ele é um grande guerreiro mas é um estrangeiro e vê-se que não tem a educação da amada. Todos ficam abismados quando ela o escolhe como marido porque recusou vários pretendentes.
Então, Iago, esse grande vilão de Shakespeare, começa a sua vingança, pelas beiradas. Fazendo uma intriga aqui, outra ali, coloca uma desconfiança na cabeça de cada pessoa com quem fala. Fica um leva e traz.
Ele com sua astúcia, inteligência e por ser considerado honesto, consegue tudo que quer. A cada um Iago vai dando ordens, soltando algum veneno, montando armadilhas que no geral funcionam. Suas intrigas fazem com que pessoas sejam depostas de seus cargos, um dos desejos dele é subir de patente, mas outro desejo também é acabar com o Mouro ao qual todos reconhecem com bom militar.
Tanto fez que conseguiu que o Mouro duvidasse do amor sincero de Desdêmoma e no final todos têm um final trágico.
"Mas os ciumentos não atendem a isso; não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce."
Eu fiquei com a impressão de que Iago gostava de ser ruim. Tão ardiloso e tão eficiente em suas estratégias.
"Disse-lhe o que pensava, sem que houvesse contado nada além do que ele próprio julgara natural e verdadeiro."
A leitura é prazerosa!
Joandesori 17/10/2020minha estante
Bom gosto. Terei que ler.

Stella F.. 17/10/2020minha estante
Sim. É bem interessante!

Hanns 14/10/2020

Indescritível
Shakespeare brinca com a situação mas aos mesmo tempo pontua diversas pautas dentro da narrativa, apesar da situação em determinados momentos ser absurda ela acaba por retratar um cenário muito provável na vida real.

Pedin; Peter 13/10/2020

Muito bom mesmo!
Esse livro me impactou enormemente e adorei cada segundo da leitura, a história se desenrola perfeitamente bem e tudo tem um porque, até aquilo que o leitor possa não concordar, afinal acho que essa é a magia de Shakespeare pra quem lê nos dias de hoje, você consegue ver humanidade nos personagens de uma forma que não se encontra nos livros de autores contemporâneos, a veracidade com que as cenas se passaram na minha cabeça enquanto lia chegou a me assustar. Só não é 5 estrelas e favorito pois li "Hamlet" e não consigo não comparar obras do mesmo autor. Mas recomendo fortemente o livro.

Liliane 12/10/2020

A história de "um homem que não amou com bom-senso, em verdade, mas que amou muito, em demasia..."

Lara 09/10/2020

Relação de amor e ódio
Todavia, palavras são palavras. Até o dia de hoje jamais ouvi dizer que um coração machucado se consertasse pelo ouvido. - Otelo (William Shakespeare)

Leitura envolvente, nem tem como enumerar o tanto de vezes que fechei o livro, respirei bem fundo e contei até 10.

Shakespeare é Shakespeare né ??

Fer 06/10/2020

Instigante
Nem acredito que li Shakespeare !!! Rsrs poxa, se soubesse que era tão instigante, a ponto de não ver o final do livro, com um vocabulário de facílima compreensão teria me aventurado antes...

Thiago.Struzani 30/09/2020

Um clássico Shakespeareano
A tragédia de Otelo me lembrou muito uma outra história, a do Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, em que uma pessoa invejosa trama a destruição de seu inocente adversário.
Tive o prazer de assistir essa peça teatral no Teatro Amazonas, em viagem à Manaus, com minha preciosa amada.

Santos 23/09/2020

Me surpreendi
O livro fala de temas atuais e envolvem, de forma implícita ou não , temas como o ciúmes obcecado e o racismo. Livro referência até hoje na cultura pop