Socrates in Love

Socrates in Love Kyoichi Katayama

Resenhas - Socrates in Love

Rosana Miyata 10/06/2024

No começo é uma história bem divertida, mas depois fica triste demais...a história não se aprofunda muito, mas mesmo assim é possível se conectar com os personagens. Só para variar, eu chorei..rsrsrs...

Jose 03/06/2024

Aki e Sakutaro são dois adolescentes japoneses que se conheceram no ensino fundamental e foram estreitando laços até o ensino médios. Eles se apaixonam e vivem as alegrias e inseguranças desse amor, até que uma tragédia acontece e eles precisam aprender sobre perda, vida e dor.

Esse mangá é, na verdade, a adaptação de um romance. O autor Kyoichi Katayama escreveu “Sekai no Chuushin de Ai wo Sakebu” (Gritando por amor no centro do mundo) em 2001. Esse foi o título decidido pelo editor da obra, mas Socrates in Love era o título original. O romance foi um sucesso estrondoso e se tornou um dos maiores best sellers da literatura japonesa. Já o mangá foi adaptado e desenhado pela Kazumi Kazui em 2004, e saiu com o título inicial, Socrates in Love. Saiu no Brasil pela JBC.

Sendo bem sincero, a história não me pegou. É um romance água com açúcar e, talvez por ter lido em 2024, o enredo me pareceu batido e clichê, mas é capaz que na época tenha sido uma história bem mais original. Também por motivos de como enxergo relações interpessoais, em especial a romântica, não me senti apegado aos personagens e seus dramas. Ao contrário da história, o desenho é bastante competente. O traço da desenhista vai por uma vibe de shoujo clássico e é muito agradável aos olhos.

Se você gosta de romances água com açúcar, como os livros do John Green por exemplo, pode ser uma boa dar uma olhada nisso aqui.

Mari Mirandinha 23/03/2024

Indicação da bibliotecária. Achei fofinho, um bom entretenimento enquanto meu kindle carregava, mas nada extraordinário.

Mari Oliveira 20/06/2023

Socrates in love ?
?O amor sobrevive ao tempo?, sim.

Meu primeiro mangá me marcou de uma forma tão grandiosamente tocável.

Lembranças e fazer história deve ser algo que devemos sempre tratar com prioridade, pois de repente, um vento pode nos tomar de tal forma, que nossa história não será contada por nós, e sim por aqueles que participaram dela conosco.

O amor é o mais lindo dos sentimentos e resistir à ele é inevitável.

O amor? ah, o amor? ele tem o mesmo peso da morte de alguém: dói, machuca, mas ainda prevalece.

?Esse mundo é tão amplo que temos facilidade de perder as pessoas especiais que encontramos com tanta dificuldade?.

Andre 16/02/2023

Um bom romance dramático
Eu gostei muito dessa história. Eu tinha ficado curioso com a sinopse e por conta disso tentei arranjar o quadrinho no skoob, valeu a pena.

Andre 16/02/2023

Um bom romance dramático

Tatiane.Moscardi 16/01/2023

?Aquele mangá perfeito para quem gosta de terminar a leitura aos prantos rsrs. Esse mangá é tão comovente que até a desenhista chorou durante a criação das artes.

Eu me apaixonei com a história do casal, o crescimento dos personagens e o amadurecimento do amor, vida e o enfrentamento da morte é perfeito para quem ama amores trágicos e choros no final.

O que tbm me encantou foi a relação do menino com seu avô, nos faz refletir sobre algumas coisas da história.

Sínopse: Em Sócrates in Love conheceremos os adolescentes Aki e Sakutarô, que se apaixonaram e ambos foram o primeiro amor um do outro. Juntos eles viveram todos os sentimentos, ansiedades, alegrias, coisas que todo primeiro amor causa em todos nós.

Mas tudo começa a mudar quando uma tragédia acontece na vida desse jovem casal, trazendo uma lição sobre desilusão, dor e perda.

Leiliane R. Falcão 03/10/2022

Uma delícia de releitura
Melhor do que descobrir uma obra nova, é ter a oportunidade de reler algo que te marcou em algum momento da vida, e reviver de forma intensa todas as emoções que aquela leitura te proporcionou.
Assim foi para mim a releitura de Socrates in Love. Minha primeira leitura foi com 16 anos. Hoje com 33, tendo acumulado algumas leituras neste meio tempo, achei que a construção da narrativa perdeu um pouco do brilho pra mim. Mas por outro lado, o enredo continua sendo aquele chute no estômago. Quando os neurônios espelho começam a trabalhar e a gente faz aquele exercício de empatia com os protagonistas, fica impossível não se emocionar com a leitura.
Fiquei feliz por saber que o romance original que deu origem a este mangá (um grito de amor do centro do mundo) já está disponível em português, pois na época que fiz a primeira leitura não havia tradução ainda.
Joao 03/10/2022minha estante
Nossa... Lembro muito desse mangá, mas li faz uns dez anos.

@shaneingrado 30/01/2022

Um linda história de amor
Li este mangá pela primeira vez logo que ele lançou no Brasil. A primeira leitura me marcou profundamente, lembro de ler com os olhos embotados de lágrimas. Mas eu acabei emprestando pra uma amiga, namorada de um amigo meu, e, quando o namoro deles acabou, nunca mais vi o mangá novamente.
Hoje, depois de vários anos eu me lembrei dessa história e senti vontade de a ler novamente. Infelizmente as edições estão esgotadas, mas no estante virtual encontrei uma cópia por um bom preço.
Após terminar a releitura, posso dizer que a história não perdeu nenhum pouco a força com o passar dos anos. Na verdade, ganhou até mais significado pra mim. Sinto vontade de ler o romance Um Grito de Amor no Centro do Mundo, que deu origem a este mangá.
Recomendo muito a leitura, a história de amor de Aki e Sakutaro é muito linda e comovente e, provavelmente, vai arrancar algumas lágrimas do leitor.

Vicky 03/08/2021

Emocionante!
Uma história de amor, o primeiro amor, entre dois adolescentes? quem já não sentiu, ou não desejou ter sentido, algo assim? A história entre Aki e Sakutaro é cativante, carinhosa e também muito tocante. Porque apesar de trágica, é bela. Vale a leitura.

davalentim 15/06/2021

Eu juro que comecei esse mangá pensando que seria uma história bestinha, mas não foi...
e acabei chorando.

Bruna 09/05/2021

Eu li bem rápido como costumo fazer com quadrinhos mas essa é uma história que leva mais tempo de processo que de leitura. Uma linda porém muito triste história sobre perder alguém que amamos muito. Agora estou curiosa para saver mais sobre o livro no qual foi baseado para fazer esse mangá.

Lis Ariel 23/03/2021

Incrível, me fez chorar horrores... O traço dos desenhos me agradou muito, assim como a história.