Os Três Estigmas de Palmer Eldritch

Resenhas - Os Três Estigmas de Palmer Eldritch

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alessandra @euamolivrosnovos 01/07/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Quando a vida na Terra se tornou inviável, os seres humanos foram enviados para as colônias marcianas e passaram a depender da Can-D, uma droga alucinógena que viabiliza a vivência momentânea em uma realidade alternativa.
Entretanto, uma concorrente chamada Chew-Z surge com a promessa de vida eterna e ninguém menos do que Palmer Eldritch é o responsável pela nova droga, gerando desconfiança e muita especulação, já que ele supostamente teve contato com seres alienígenas sencientes.
Uma grande disputa entre duas grandes corporações surge e a linha entre o que é real ou não acaba se perdendo ao longo do tempo. Estariam todos anestesiados pelos efeitos do narcótico ou não?
Um livro que exige atenção do leitor e bastante suspensão de descrença, mas que carrega uma narrativa cheia de momentos de virada.
Como primeiro contato com o autor, me senti um pouco confusa durante o enredo, mas isso não durou muito. A trama acaba se explicando melhor ao longo da história e eu terminei o livro querendo conhecer mais coisas da obra de K. Dick, que me surpreendeu com sua criatividade.
Achei brilhante a jogada do autor de brincar com a sanidade dos personagens, apresentando essa dúvida perversa de eles estarem ou não sofrendo os efeitos da Chew-Z, algo que acaba sendo solucionado quando os estigmas, que dão título ao livro, aparecem para sanar a questão.
Outra abordagem interessante é o debate religioso que o uso do entorpecente gera nos colonos. A frase da contracapa do livro já faz um convite a esse debate, em forma de um slogan de campanha: "Deus promete vida eterna. Nós cumprimos a promessa."
Uma ficção científica de peso, que vai agradar os fãs do gênero e deixar aquela sensação de quero mais.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Camila0831 04/09/2021

Profunda e rica narrativa... ainda que terrivelmente sombria.
Termino a leitura e é natural que mídias como A Origem e A Maldição da Mansão Bly me venham a mente. Mas, ao mesmo tempo, percebo o quão mais profunda e ricamente a narrativa de K. Dick é apresentada. E terrivelmente mais sombria...
Sempre acho uma lástima como um autor tão incrível trabalha personagens femininas de modo tão raso e negativo, esse é provavelmente o único senão que encontro nessa obra. De resto, o livro que inicia com conspirações comerciais e luta de vaidades nos escritórios, ganha dimensões épicas e teológicas terminando por nos fazer questionar a realidade, nós mesmo, o uno e o múltiplo e como uma possível divindade pode vir e interferir em tudo isso. Nada que se diga sobre a obra a esgotaria e, certamente, ela será uma experiência pessoa muito rica dependendo que quem e em que momento de sua vida for lida. Apenas...
Continuo em choque que a maça e a Chew-Z humana continue repercutindo eternamente.

Claudia 09/02/2022

A condição humana é o ponto que une toda a obra de P.K.Dick. Acabei de ler e ainda estou digerindo o seu significado, tentando entender se gostei ou se apenas estou confusa. Gosto de livros assim pq eles nós acompanham por um bom tempo, me leva a reflexão.

Maikel.Rosa 11/03/2022

O escritor é um tirano queJunte a experiência religiosa de compartilhar de uma mesma ilusão (Androides sonham com ovelhas elétricas?), a presença de indivíduos capazes de prever o futuro (O relatório minoritário), o determinismo imposto por uma droga à consciência humana (O homem duplo) e o assombro de uma onipresença incompreensível (Ubik), e voilá: temos um romance com o sumo da problemática explorada por PKD!

Em boa parte da leitura fiquei me perguntando por que, com tanta riqueza de camadas, essa história não foi tão unânime quanto as que citei acima, mas acabei entendendo. Além de ter sido escrita antes de quase todas elas e de não ganhar uma versão cinematográfica, é uma obra que traz ideias pras quais Philip ainda precisava de resolução. Ele estava construindo seu próprio universo.

Aliás, essa é uma boa analogia a respeito do personagem cujo nome compõe o título. Palmer Eldritch — a “entidade” Palmer Eldritch — não é um muito diferente do que representa um escritor de ficção. A urgência em se multiplicar como um meme (na concepção original de Richard Dawkins), a capacidade de se fazer presente mesmo depois da morte, a permissão pra controlar destinos e invadir os sonhos das pessoas… são todos desejos latentes de quem constrói seu mundo particular através da literatura.

O escritor é um tirano que nunca se eximirá de sua intenção.

Como Eldritch, tudo o que queremos é perpetuar nossa consciência através do outro, garantir que nossas marcas — os nossos estigmas — garantam que as pessoas se lembrem de que existimos um dia.

Dessa droga acho que, também eu, nunca poderei me abster. nunca se eximirá de sua intenção.

Barreto 13/03/2022

O que são estigmas, estigmas, estigmas, estigmas...
Sabe um livro que lhe deixa perdido em um looping científico, daqueles refletidos em espelhos que se olham até o infinito?
E você? Já parou para se olhar no espelho hoje? Conversou com sua imagem, e ela lhe indagou sobre a vida?
Saia da monotonia e de suas caixinhas exatas! Venha para esse novo mundo ficcional, enquanto ele não se torna real!

Cary Gonçalves 26/03/2022

Li por causa do Geek Freak
Eu vi o Geefe falando sobre esse livro, e ele falou o quanto esse livro era uma viagem, mas genteeee eu não pensei que fosse tão viajadooo, esse livro é uma loucura kkkkkkk!

A leitura é muito fluída, quanto mais maluquice acontece mais você quer ler e isso é bom, gostei disso! É o tipo de livro que você termina e fica tentando juntar as peças (e boa sorte viu, pq é babado tentar entender tudo)

Sem dúvidas o livro mais louco que eu já li!

@maarianaraamos 03/04/2022

Então? kkk eu acho que não sou muito desse tipo de ficção-científica sabe? Achei o livro com um pique bem parecido com Neuromancer, mas esse ainda consegui entender melhor e algumas partes realmente me fizeram refletir bastante. Mas acho que é uma complexidade um pouco acima e por isso vou ter que ler algumas coisas pra entender melhor o livro (tô sendo bem sincera ta?) e é isso, não foi uma leitura ruim, mas foi bem viajada, aquele tipo de história maluca que você fica confusa do que é real e o que é alucinação.

Giulia143 08/04/2022

Que brisa... kkk
Esse é um livro que traz muuitas reflexões. Nunca tinha lido nada dele e me surpreendi bastante, e positivamente.
O único ponto que deixou a desejar, na minha opinião, foi a construção das personagens femininas. Mas fora isso é um livro incrível e doido, muito doido. Fiquei com muita vontade de reler ele para pegar todos os detalhes que me escaparam.

@ruthlunang 19/04/2022

Que viagem é essa vei
Que livro complicadamente maravilhoso!!

Nem posso dizer que entendi ele completamente, mas me vi investida nessa leitura e pensando na história a todo momento. Definitivamente um dos livros de ficção científica mais interessantes que eu já li, e o melhor se PKD até o momento (só li outros três dele).

Bibi 01/05/2022

Você está preparado para entrar na viagem mais psicodélica de sua vida? ⁣
Talvez ninguém esteja tão preparado quanto acha que está. É esse o efeito que Philip K. Dick tem sobre mim. ⁣

PKD inicia sua narrativa nos contextualizando ao novo momento da Terra. Não sabemos ao certo em que ano isso se passa, mas sabemos que a moeda em voga são as peles, que os graus são medidos em Wagners, que as pessoas moram em condaptos que necessitam de aparelhos de resfriamento, que a viagem interplanetária é uma realidade e que outros planetas servem de moradia para muitos “Terranos”.⁣

Os Três Estigmas de Palmer Eldritch é a ficção científica mais religiosa que já li. É no meio dos viciados (baludos e escolhedores — uma tradução que não achei tão fidedigna ao original, diga-se de passagem) que vemos a essência do que é Deus ganhar força. É ali, no meio do nada que é Marte, que vemos o ócio dar espaço aos vícios, já tão comuns na Terra na década de 60, quando o livro foi escrito. Nessa obra, PKD coloca o universo, Deus, o desenvolvimento tecnológico e as drogas em um só pacote e vai tirando com a mão , de um pequeno buraquinho, um pouquinho da mistura de cada vez, nos surpreendendo a cada página com suas brilhantes invenções e excelente escrita, de forma que a nossa imaginação consiga captar tudo o que está sendo dito.⁣

Para mim, quando penso nessa obra, tudo o que consigo imaginar é uma galera hippie sentada com seus tambores em roda no meio do deserto em cores muito vívidas e misturadas que piscam e rodam na minha mente sem que eu entenda a real forma que têm e, de repente, tudo está meio travado. ⁣

📖 Páginas: 248 // Gênero: Ficção Científica; Ficção Norte-Americana; Literatura Norte-Americana // Ano Publicação Original: 1964⁣
Para mais resenhas e dicas de livros, acesse 👇🏻

site: https://medium.com/@BiancaBolonhezi

bardo 11/05/2022

Creio que esse seja de todos os que já li do Dick o que ele embarca mais fundo na questão religiosa, metafísica e espiritual. Inclusive dá para dizer que esse talvez incomode muito mais os fundamentalistas do que o A Invasão Divina que não é tão conhecido. Numa narrativa vertiginosa o que o autor propõe aqui é um questionamento profundo sobre a relação entre crença e realidade, passando por um debate sobre o uso de substâncias psicoativas, inclusive incentivadas ou "ignoradas" pelo governo. No terço final o autor entra num quase terreno minado e talvez seja o trecho mais difícil de ler e entender, ainda que desconfio, a edição que li tenha problemas nesse sentido, precisaria pegar a edição física para confirmar se as transições abruptas são do próprio texto ou da diagramação. Aliás falando na edição, me parece que esse livro sofreu um pouco com a tradução, precisaria ler no original para confirmar. A despeito desses problemas eu diria que é um dos melhores livros do Philip K Dick que vale uma releitura futura já que suscita questões que não se esgotam numa primeira leitura.

Marcos Carvalho 19/06/2010

CAN-D ou MASCAR-Z
Os Três Estigmas de Palmer Eldritch é um dos melhores romances de Philip Dick que utiliza muitos elementos da FC (viagem no tempo, evolução humana, space opera, alien, colonização do sistema solar) e inicia um tema de sua obra: a religião gnóstica, ou seja Deus existe, porém imperfeito e corruptível. Não é necessariamente mau, mas não é de todo benevolente. Em vez de um ser implacável, misterioso e afastado das perspectivas dos homens, gosta de compartilhar e se interessa pelos conhecimentos, frustações e peculiaridades humanas.
O livro mostra uma loucura desorientação das personagens que passeiam entre a natureza da fé e da existência, mas ao mesmo tempo é perturbador e cômico. Dezenas de idéias inventivas são lançadas ao longo da narrativa, há especulações e em seguida, rapidamente abandonadas. O leitor nunca estar certo de exatamente o que constitui um terreno firme.
O livro transcende qualquer tipo de sutileza literária. Exerce uma frenética viagem e vertigens na cabeça, modificando a realidade, enfim Philip Dick convence o suficiente para que você tenha se aplicado ou ingerido uma dose de Mascar-Z e assim como os personagens deste livro, você espera que os Três Estigmas de Palmer Eldritch começar a aparecer as redor em sua própria realidade.

Dhalila 21/06/2022

Comecei entendendo nada e terminei como comecei
Para ser sincera me sentí perdida em 80% do livro. Interessante que o enredo é um pouco diferente do que o resumo falava.
Não estou dizendo que não gostei até pq dei 4 estrelas. Mas não é um livro tão fácil de se entender.
Ao término da leitura me sento desconsolada, confusa e com uma sensação bem estranha no corpo pensando ?que foi que eu li?? Não recomendo ser uma leitura de iniciação a Dick, caso vc conheça um pouco sobre o auto vale a pena desbravar o livro.

Kals 30/06/2022

Não entendi nada ?
Vi falando que esse livro era muito viajado, quis dar uma chance para entrar no mundo da ficção científica mas olha..

Demorou pra pegar o piqque da leitura tudo muito confuso, eu arrastei bastante essa leitura fui empurrando só pra não abandonar, vou ir ver umas resenhas pra ver se realmente entendi hdisjaisj

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6