Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Emerz 26/08/2021

Me surpreendeu assim como o primeiro volume de uma forma positiva é claro, não esperava que o autor tomaria um rumo assim, coisas que pareciam definidas no primeiro volume fora reabordadas de uma maneira mais profunda sempre seguindo a mesma direção que o autor tinha ditado no primeiro volume. Assim tive total satisfação tanto com esse volume, tanto com o seu desenrolar e final, tanto como a obra em si. Que sem sombra de dúvidas é a melhor do autor.

Nathalia184 01/08/2021

"Adeus, eu vou sobreviver de alguma forma, também."
Que mangá lindooo.

Em Solanin acompanhamos um casal que anda meio "estagnado" com o rumo que suas vidas tomaram, apenas empurrando as coisas com a barriga e vivendo como dá.
Até que surge essa ideia de sair do emprego que possuem e focar na banda.

Existe algo em histórias sobre crescer que sempre mexe comigo e eu amei esse mangá.

Meiko é uma fofa, está numa fase da vida em que as incertezas tem um peso sob os ombros e precisa aprender a viver com isso.
Conforme as coisas acontecem, ela precisa encontrar uma forma de "estar bem" e é tocante nesse sentido também.

Os traços do mangá são lindíssimas, enfim, amei ?

Beatrizaag 06/07/2021

Solanin
"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo."

Os 20 e poucos talvez seja o momento mais confuso da vida. Você já é adulto, mas não faz muito tempo que deixou a adolescência. Não fica claro o momento em que a chavinha da vida adulta vira, e isso nem sempre é tão natural assim. Quando se dá conta, você precisa decidir um caminho que muitos já decidiram e, pelo menos ao que parece, só você ainda não. Solanin é sobre esse limbo entre duas fases que acreditam-se serem bem definidas e separadas, mas que na prática, são ecos da anterior.

Na história, Meiko e Taneda são um jovem casal de namorados que, assim como seus amigos, estão ainda decidindo o que fazer com suas vidas. A dúvida entre trabalhar pra viver ou viver pra trabalhar permeia todo o enredo de forma bastante delicada.

Acredito que estar passando por esse período faça diferença na experiência da leitura, uma vez que, apesar da melancolia da narrativa, ela provoca diversas emoções quando você sabe o quão sufocante é estar nesse contexto.

Essa foi a minha primeira leitura de Inio Asano e foi uma experiência maravilhosa. A peculiaridade da arte do mangaká, que mistura realismo com traços delicados e até mesmo caricatos, cria momentos agridoces que me fizeram rir enquanto chorava (espero que isso aconteça com você também).

Solanin é sem dúvida um mangá que precisa ser lido por quem está passando, já passou ou ainda vai passar pelos 20 e pouco. Boa sorte para todos nós.

***Obs: Eu estava há anos querendo ler Solanin, mas estava esgotado em todos os lugares (e em outros, estava a preços exorbitantes). Agora com a reimpressão, o meu namorado foi lá e comprou pra mim. Então, Victor, sério, muito obrigada. Você não sabe o quanto me faz feliz.***
Victor 06/07/2021minha estante
Achei extremamente singela a sua resenha, delicada e instigante. Obs: fico extremamente feliz que o mangá tenha proporcionado isso em vc. Eu te amo.

Kishpu 05/07/2021

LEIA, LEIA IMEDIATAMENTE!
Que manga perfeito... em apenas dois volumes me fez, rir, chorar, ficar puto, ansioso, e acima de tudo me fez escreve um review, coisa que não faço, mas merece, porque isso é uma leitura necessária pra todo mundo.
O manga aborda o cotidiano de 2 jovens adultos que acabaram de sair da faculdade e estão descobrindo a vida adulta, a forma como a história é construída pelo Inio é maravilhosa, eu não conhecia ele ainda, mas agora eu simplesmente quero devorar tudo que ele já escreveu, conforme o manga vai passando você se apega aos personagens, sofre os sofrimentos deles, se vê na pele deles... mas é tudo tão natural, em 1 volume você está rendido, eles são parte de você, seus "amigos", e conforme a história desenrole e os problemas acontecem acaba sendo tudo sentido da forma que os próprios personagens sentem, e no fim, a cena vai ser você chorando igual uma criancinha que perdeu a mãe no shopping. FAV DA VIDA PQP LEIA É MUITO BÃO!!!1!!11!!

RickBragaHQ 12/06/2021

Assim como em Punpun, Asano acerta de novo.
Único defeito da história é que ela termina. Simples e maravilhosa!
Agora é esperar What a wonderful world sair.

Ga 03/04/2021

A vida é difícil, existir não é uma tarefa fácil
Sempre tive muita curiosidade em ler esse tal Inio Asano, lembro de muitos anos atrás o Leo Kitsune do falecido canal vídeo Quest recomendar incansavelmente esse mangá solanin, ele ficou muito tempo fora de estoque e por uma total cagada vi um vídeo dizendo que ele foi reimpresso, na hora fui na loja da editora e peguei minhas cópias
Lembro que o Kitsune dizia que era um mangá sobre "ser adulto", o eu adolescente pensava que eu era muito maduro e queria ler, hoje, até agradeço que demorei esse tempo pra ler, pois agora eu tenho bagagem para entender essa história, não de conhecimento comum, mas de bagagem de vida.
Solanin conta a história de um grupo de jovens infelizes com suas vidas, a maior protagonista Meiko, não suporta o trabalho monótono e sem graça e todos os amigos de faculdade estão na mesma, é impossível não ver amigos reais nos arquétipos dos personagens, a pessoa cética que diz que você deve esquecer esses pormenores, o despreocupado que sequer está formado, o que se nega a "crescer" e o herdeiro
A história é crua, mostra como nossas expectativas se encontram com a realidade, uma falta de perspectiva do que fazer, conflito de identidade em o que fazer no meio dessa chatice adulta e por mais que a história corra seu fluxo do rio, ela não quer te dar soluções, mas propor que você pense, e questione tudo que você julga loucura
Adorei, quero mais Inio Asano

Giuliano.Behring 02/04/2021

A vida adulta e os sonhos que enterramos
Essa resenha nesse último volume de "Solanin" escrevo sobre o mangá como um todo (2 volumes).
Solanin é mais uma obra incrível do Asano, a arte dele pra quem já leu "Boa noite punpun" sabe que é surrealmente bem feita e as histórias então melhores ainda.
Esse mangá aborda muito os conceitos de inserção dos jovens em uma sociedade adulta e monótona que mata os seus sonhos os deixando asfixiados, isso tudo é contado através da vida de um casal de namorados, com seus sonhos e suas limitações de liberdade, ao mesmo tempo que não querem ter um trabalho que odeiem querem conseguir viver felizes.
Mesmo se eu escrevesse mais 1000 páginas, eu não conseguiria expressar a pedra que agora eu sinto no meu peito após ler Solanin.

A unica coisa que eu posso recomendar é que você leia e sinta essa obra na integra.

Bruna3558 16/07/2020

Solanin 2
Uma historinha muito lindinha e bastante melancólica. Vale muito a leitura.

Gleiciany.Florencio 15/07/2020

Neste volume temos a conclusão da história, as consequências na vidas do grupo de amigos após um acontecimento inesperado. Novas posturas são tomadas e um novo olhar ressurge.

Rose 18/02/2020

Improvisar é a única saída
Solanin 2, a segunda e última parte da aclamada história de Inio Asano, mostra que, frente ao abismo entre os sonhos e a vida, às vezes improvisar é a única saída possível.

As ilustrações, são extremamente fofinhas e cheias de humor. Resumindo o mangá em apenas duas palavras
1° incerteza
2° superação.
Pois é isso que move as nossas vidas.

Geórgea 15/08/2018

Solanin 1 e 2
Meiko Inove está quase completando 24 anos. Ela vive em Tóquio com o namorado Naruo Taneda. Eles estão juntos há 6 anos e vivem um relacionamento normal e rotineiro. O casal mora junto por necessidade, já que Taneda não tem condições de pagar o aluguel sozinho, ele é ilustrador em uma empresa e, assim como a namorada, não está satisfeito com sua vida profissional. Meiko é auxiliar de escritório, emprego que odeia, e vive sempre irritada e de mal com a vida. Ela tem grande pavor dessa vida adulta e sente-se completamente insatisfeita com os rumos que ela tomou.

Os dois vieram do interior, ela do norte e ele do sul do país. E ficaram abismados ao chegar na cidade grande e se depararem com tantas pessoas e opções. Eles acabam buscando refúgio um no outro até que várias mudanças chegam nas suas vidas. Meiko decide tomar uma importante decisão: largar o emprego e partir em busca de algo novo. Taneda a apoia nessa empreitada, mas também possui uma vontade secreta de dar novos rumos à sua vida. E não tarda para que tudo mude na vida dos dois.

Um antigo hobby que Taneda praticava na faculdade pode estar tomando conta dos seus pensamentos novamente. A banda que ele tinha com amigos volta a tona, Billy e Kato, que são amigos do casal desde a faculdade são os outros componentes que chegam para completar a situação e tem importante destaque nessa narrativa. É nesse momento que Taneda passa a escrever uma nova canção para a banda.

Tudo isso acontece no volume 1. Não posso falar da continuação sem entregar alguns spoilers, por isso vou me limitar a falar apenas que: grandes mudanças acontecem, decisões precisam ser tomadas e um recomeço é inevitável. E o melhor é observar esse recomeço, as superações dos obstáculos, no quanto nossas vidas têm que seguir em frente (e sempre seguem!).

Essa é uma daquelas história que aquecem o coração. Encontraremos de forma leve e direta as dificuldades enfrentadas quando saímos da faculdade e mergulhamos nesse mar turvo e cheio de perigos e incertezas que é a vida adulta. Também observamos os problemas enfrentados em um relacionamento, principalmente quando as duas pessoas decidem dar um passo tão importante: morarem juntas. A autora mostra todos os dilemas que existem neste momento de transição, na hora que o que temos já não é mais suficiente e estamos dispostos a buscar mais.

“Não nasci para ser uma adulta responsável”.

Essa frase proferida por Meiko fez eu me sentir completamente em sintonia com ela. Me identifiquei muito com a jovem. Com suas dúvidas, seus pensamentos, suas frustrações e seus acessos de raiva com as injustiças da vida. Ela é muito rebelde e impetuosa, o oposto de Taneda que é a calma em pessoa. Meiko passa a se questionar e aos outros sobre o que é felicidade. Se eles são felizes. Ela está em busca dessa felicidade, de algo que ela não sabe explicar, mas que sabe estar lá.

Fiquei completamente encantada com Taneda. Ele é muito fofo e compreensivo com a namorada. Quando eu ficava com raiva de certas atitudes dela e pensava “agora ele te larga!”, ele me surpreendia ao aparecer todo preocupado e segurando as mãos dela para não deixá-la cair. É isso que difere uma relação promissora de uma sem futuro: um servir de suporte para o outro, em estar presente em todos momentos, sejam eles bons ou ruins.

A história deles é muito bonita. Segurei as lágrimas em vários momentos. Eles se conhecem muito bem e é inevitável não fazermos uma ligação com alguma pessoa especial nas nossas vidas também. Mesmo assim, nos é apresentado um relacionamento real. Com altos e baixos. Nem tudo são flores e os dois passam por diversas brigas, incertezas e dificuldades o tempo inteiro. Isso nos gera certa apreensão. No segundo mangá, nos é apresentado um pouco da história de quando eles se conheceram e em como essa conexão foi firmada entre eles.

Não consigo expressar em palavras o quanto eu amei essa história. Leve, bem humorada e cheia de ações que são corriqueiras na nossa vida. É possível identificarmos diversas situações que ocorrem no nosso dia a dia. E aqui temos tudo isso de uma maneira encantadora e cheia de sentimentos. Retratando de maneira fiel nossos medos e incertezas perante novas decisões, por sabermos que não podemos voltar atrás.

As ilustrações, que foram feitas pela própria autora, são todas em preto e branco. E extremamente fofinhas e cheias de humor, servindo como toque final para essa história tão envolvente. Se eu pudesse resumir os mangás em apenas duas palavras a primeira seria incertezas e a segunda superação. Pois é isso que move as nossas vidas.

site: http://resenhandosonhos.com/solanin-vol-1-e-2-inio-asano/

Paulo 29/07/2018

O segundo volume tem uma mudança na dinâmica da história. A Meiko ainda é a protagonista, mas dá espaço para o Taneda, o Billy e o Kato. A maior temática neste segundo volume são as rasteiras dadas pela vida. Nem sempre nossos sonhos podem ser realizados. É a percepção de que a vida é dura e a gente está nela em uma efemeridade absoluta. Se não somos capazes de crescer, a vida nos prega peças, nos traz para baixo, nos coloca em uma posição de humildade perante o destino. Claro que isso não significa que devemos desistir de nossos sonhos. Só vamos entender o nosso valor ao lutar por eles. A vida não é um filme hollywoodiano onde vamos atravessar todos os obstáculos, na eterna jornada do herói, e alcançar o final feliz onde iremos alcançar o ápice de nossas vidas. O mundo não funciona assim. Mas, é bobagem desistir. Somos grandiosos apenas por tentar alcançar nossos sonhos. Às vezes a vitória não está em alcançá-los, mas em tentar, falhar e construir algo melhor a partir disso.

Billy e Kato estão presos em sua própria inércia. Vai ser preciso acontecer algo drástico para que eles comecem a se mover. Billy herdou a farmácia de seu pai e vai trabalhar lá mesmo depois de seu pai falecer. Kato é a criança grande que ainda não terminou a faculdade porque curte o ambiente em que está. Quando ele sair de lá, significa que sua vida mudou. A inércia nos prejudica, nos faz permanecer no mesmo lugar. A situação de conforto nos dá segurança; mesmo que ela não nos leve a lugar algum. Não é que a gente precisa dar a louca e arriscar tudo como um kamikaze. Significa perseguir o que você deseja mesmo que isso não te leve a lugar algum. Lutar pelos nossos objetivos, sejam eles impossíveis ou não. Isso porque esse vai e vem da vida é que vai nos tornar melhores.

Já o Taneda neste segundo volume busca estabelecer o que é importante de verdade para ele: seus sonhos ou sua vida real. Tem uma conversa muito legal que ele tem com um personagem chamado Saeki em que este dá uma frase final para ele que o faz pensar em como ele leva a vida com Meiko. Nessa relação do casal, a Meiko é o alicerce dos dois. Por mais que o Taneda não admita, a Meiko é quem está lá no final do dia para dar apoio aos sonhos tresloucados do Taneda. E essa complementaridade entre o sonhar e o agir é que torna o casal belíssimo.

O destaque artístico deste segundo volume vai para a composição de cenas feitas por Asano. Algumas páginas duplas são belíssimas. Algumas mais para o final em que a Meiko está reflexiva diante do que fazer a seguir em que há uma sequência com quatro quadros (um desenho, um preto, um desenho, um preto) são maravilhosos. E conseguem passar toda a emoção por trás da cena. Outras cenas são quadros simples, mas que são capazes de te fazer sorrir ou chorar. A banda levantando as mãos para o alto após uma situação difícil me levou às lágrimas. "A música acabou... a música acabou..." É de uma poesia e um simbolismo contextualizado a partir da história que, meu deus. Não tenho palavras para comentar esse momento.

Apesar da edição horrenda da L&PM que prejudicou a arte de Asano, Solanin é um mangá maravilhoso. O traço do Asano é algo de fazer brilhar os olhos. Os personagens que ele criou para essa gentil e emocionante história de passagem da vida se tornam quase nossos amigos. E eles são identificáveis com pessoas nessa faixa etária de chegada para a vida adulta. Já me falaram que Solanin possui efeitos distintos em cada pessoa que os lê: alguns se emocionam por estarem por esse momento, outros não gostam porque a série não consegue passar uma emoção que já foi ultrapassada por eles. A mim me deu uma sensação nostálgica dos meus dezoito anos quando eu fiz algo semelhante à Meiko. Abandonei o estágio que eu tinha e passei dois anos sem fazer nada, me decidindo o que eu era e o que eu queria. Por essa razão, considero Solanin uma leitura para todos, jovens ou velhos.

site: www.ficcoeshumanas.com

Jaqueline.Rocha 03/07/2018

Tô no chão
Um manga nunca fez tanto sentindo.
Singelo e visceral.

Carlão 26/04/2018

Um desfecho emocionante!
Se o volume um tratava apenas das dúvidas em relação a vida adulta dos personagens, nesse segundo volume a maturidade neles sãom notáveis!
Com um trágico acontecimento envolvendo um dos personagens, a história muda de um Slice Of Life dramático e reflexivo para uma história de superação e redenção.
Enfim, amei cada página e o desfecho da história, uma leitura agradável, emocionante, reflexiva e marcante.

Aline164 06/02/2017

Para jovens de coração
"Solanin" mostra a vida e os sentimentos de um grupo de jovens na casa dos 20 anos, formados, que se perguntam constantemente se a vida é "só" aquilo mesmo: se formar, trabalhar num emprego sem sentido qualquer para ter dinheiro para pagar as contas, encontrar amigos de vez em quando e tentar aproveitar os breves momentos de felicidade.

Tive a sensação de que jovens de grandes cidades (a história se passa em Tóquio) se assemelham; as inquietações são as mesmas.

Depois de um tempo, os amigos decidem investir em música e voltam a formar uma banda - já haviam tocado juntos durante toda a vida universitária e isso era algo que gostavam muito de fazer juntos. Isso dá um sopro de vitalidade em suas vidas até então previsíveis.

Apesar de algumas passagens inverossímeis (como o fato do produtor de uma gravadora famosa gostar do CD demo logo de cara e propor um contrato para eles), para mim a leitura valeu a pena.