A Preparação do Ator

A Preparação do Ator Constantin Stanislavski

Resenhas - A Preparação do Ator

Bruna3810 06/04/2024

Leitura obrigatória para atores
Papai Stan traz nesse primeiro livro de sua trilogia o B-A-BA de como é ser um ator no palco. Para atores iniciantes, é uma leitura excelente porque ele fala beeem detalhadamente sobre a preparação do ator, e para atores mais experientes, também é interessante para tirar a atuação do campo mais subjetivo e intuitivo e colocar num campo mais concreto.

Buggas 07/03/2024

O livro aborda os mecanismo de atuação do método Stanislavski, Constantin Stanislavski foi um ator e diretor russo, um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou.
Por mais que seja extremamente técnico e de uma formalidade tremenda, foi interessante o formato em que foi escrito, pois abordou o método de uma maneira literária, com uma história chamativa.
O protagonista (velho aluno de teatro mas novo no método) entra no seu primeiro dia de aula e caminha para um trajeto cheio de informação, autoconhecimento , evolução e aprende a viajar pelo seu subconsciente para dar a vida a um personagem que irá interpretar.
Confesso que me esforcei bastante pra terminar a leitura, pois é um livro para adquirir conhecimento e não para se entreter com uma história. Logo eu, mero iniciante ?
Usei as habilidades que ele proporciona para atuação e estou colocando em prática na hora de interpretar letras musicais em uma apresentação tanto solo quanto canto coral, por mais que aparenta ser algo ?superficialmente? inofensivo, é super importante saber o que está cantando, passar a mensagem que a música transmite da maneira certa e viva.
Talvez não seja o livro exato para se ler quando se trata de interesses musicais, mas como ele estava parado e colecionando poeira na escrivaninha, fiz o útil ao agradável :)

GiihZagatto 08/02/2024

A Preparação do Ator
Leitura essencial para quem quer entender melhor o sistema que o Stanislavski criou. Cada capítulo traz uma lição importante aos atores iniciantes e, com o acompanhamento que tive em aula, pude ver quão rico é desde que você saiba fazer um diálogo com os dias atuais.

Com certeza irei reler em algum momento.

iza.ft 14/01/2024

Li esse livro por causa do teatro e ele foi incrível, aprendi muitas coisas novas e técnicas, mesmo sendo um livro teórico ele é muito fluído e fácil de ler

Pedro3906 11/10/2023

"Não é bem assim" e cuidado com paranóias
A preparação do ator é obra incontornável no estudo das artes cênicas e, diferentemente das leituras acadêmicas densas, monótonas (por necessidade e licença poética mundana) ou grossas de casca até entregarem o conteúdo, os pequenos causos escritos por Stanislavski numa prosa certeira aguça os sentidos. Como o próprio verso sugere, ficamos intrinsecamente ligados, iniciante e mapa para o novo mundo.

Estudante de teatro, vejo-me na missão de entregar não só a mim como ao coletivo o melhor desenvolvimento, aperfeiçoamento das técnicas, eu que sofro de dificuldades emotivas e concentração pouco genuína. É sempre uma luta e desafio não despencar na sabotagem, na crítica dura de si desencadeando enrijecimento, e aí paro a experimentação, a emancipação tão bonita e encorajada. Adorei as ideias e enriquecimento que esse livro me proporcionou mas não posso beber absoluto dele pois seria me entregar ao estático.

Ou é só eu que sofro medo crônico.

Enfim, não faço a mínima ideia de quando começarei A construção da personagem: deveria lê-lo junto porém queria degustar alguma literatura alternativa. E o terceiro volume? Nem Deus responderia o milagre.

Miriamarela 18/09/2023

Sai do fake, Ivana Chubbuck!
Como era de se esperar, o método Stanislavksi influenciou o método Chubbuck na preparação de atores. Eu ainda acho o do Stanislavski melhor, mas isso se deve mais ao fato de o método Chubbuck ser horroroso.
Eu discordo fortemente de algumas coisas que o autor diz, como quando ele fala que um ator está sempre interpretando a si mesmo ou quando ele afirma que um artista não pode representar certos papéis por causa de sua natureza.
Mas é um livro fácil de ler, é gostosinho, e dá pra tirar e adaptar muita coisa interessante dele. Estou usando o que aprendi com ele para formular meu plano de aulas.

JP Scofield 23/08/2023

Sobre ser ator
A Preparação do Ator é um livro estilo romance que trata as técnicas essenciais para se tornar um ator de verdade.

Li esse livro por pedido do meu professor de teatro, e a ideia era ter acabado a leitura em julho, mas o livro é muito denso.

Com informações e técnicas que explodem a sua cabeça, engana-se quem acha que ser ator é algo simples.

Não vou mentir que a partir dos 70% eu mesmo comecei a me embolar nos ensinamentos, sinal que terei que reler de novo esse livro no futuro.

Se você deseja se tornar um ator profissional, é essencial que você estude esse livro de cabo a rabo.

Eu super indico!

nenos 25/06/2023

Quanto mais vidas diferentes ele viveu, com mais facilidade se separa delas.
Temos pressa, ansiamos por tudo o que poderíamos ser. Que síntese mais reveladora poderíamos desejar? O melhor simulacro que temos hoje para representar a multiplicação de almas, a intemperança de emoções e as pretensões de viver mais de um destino que se precipita em todos os excessos, jaz no espetáculo. E com o espetáculo escolhemos, nas palavras de Camus: “A glória efêmera, traduzida em carne, capaz de criar e destruir personagens em poucos metros de tablado que nos oferece diversos destinos sem amargura que poderíamos sentir.”
Escrita em 1936 pelo diretor russo Constantin Stanislavski, no auge da censura de Stalin, a coletânea é considerada um clássico e divisor de águas com suas técnicas “modernas” de atuação. Com sua ideia de “realismo emocional”, o diretor acredita que há utilidade em seus métodos apenas quando se transformam em uma segunda natureza do ator. Sendo assim, as seções do livro são divididas em três esforços necessários para atingir uma performance autêntica: a preparação mental, emocional e física.
Entende-se pelos artistas de Coquelin que o Teatro não deve evitar as convenções, sendo o palco muito pobre de recursos para criar uma ilusão da vida real. Dentro dessa mesma convenção, em contrapartida, cria-se expressões admiráveis desde as luzes no ambiente que ditam o foco até a concentração incomparável do personagem, que necessita internalizar o caráter, costumes, movimentos, dicção, entonações e relaxamento dos músculos. Sem tudo isso, não há arte.
Proteger-se com o máximo de consciência também exige uma grande dose de atenção concentrada, técnica e disciplina artística. Como diz Salvini: “O ator vive, chora e ri em cena, mas o tempo todo está vigiando suas próprias lágrimas e sorrisos”. O equilíbrio entre a vida e a atuação, portanto, é essencial para evitar as privações da alma criada e pleno discernimento com seus próprios sentimentos que podem causar uma histeria teatral e um êxtase doentio totalmente desprovido de conteúdo.

Link com meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1R5K47ebfRSEl7WmdOulz52r1dDLrfR8l/view?usp=sharing

caio.lobo. 23/06/2023

Um método fundamentalmente essencial e perigoso.
A grande técnica de Stanislavski é um marco para o teatro e quem sabe para o cinema, apesar dos excessivos cortes de cenas. É uma forma de fazer teatro que ajuda a se tornar outra pessoa e se aprende a sentir o que o personagem sente, a pensar como ele pensa e a agir como ele age, e desse modo consegue ?enganar? ou fazer o público acreditar que você é mesmo o personagem e não está só atuando. Se a ?verdade na cena? e para isso Stanislavski ensina uma técnica perigosa, a meu ver. Para emular sentimentos e sensações o ator deve trabalhar com seu conteúdo interno e o utilizando para gerar a emoção requerida, ou seja, na cena em que o personagem dá uma gargalhada o ator deve trazer da memória algo que o fez rir, como uma situação engraça, e se deve chorar a morte de alguém numa tragédia se deve trazer na memória a morte de um membro querido. Aqui eu vejo o perigo de dois modos:
1) Trazer constantemente sofrimentos que podem ser traumáticos ou ainda não tão bem cicatrizados poderia gerar uma mania ou um ressentimento constante, ou até uma ansiedade em relembrar aquela dor em cada encenação. Em pessoas não preparadas poderia gerar angústia, depressão e até o suicídio, como já ocorreu realmente com atores;
2) Uma coisa pior é ocorrer de sentimentos sinceros e verdadeiros, mesmos que tristes ou melancólicos, acabem se ?desgastando?, ou seja, ficam banais e a pessoa pode se tornar apática aos próprios sentimentos.

Stanislavski percebeu estes perigos e diz a lenda que ele mesmo abandonou esta técnica e focou na imaginação, tentando emular sentimentos a partir do texto dado, se colocando no lugar do personagem e trazendo da memória apenas a vaga lembrança do sentimento. Assim se deve estudar a psicologia da personagem, se inspirando em referências externas, como as boas atuações de outros atores no papel e até as más para que se evitem os mesmos erros. O ator pode criar uma situação pessoal imaginária onde ele se coloca numa dada situação e pensando como agiria naquele caso. O corpo aqui tem papel importante, pois se o personagem está com raiva, o ator pode respirar de forma rápida e intensa e tensionar os músculos do rosto e do corpo. Essas ações ajudam a produzir as reações fisiológicas associadas à raiva. Mas de certa forma tudo isso se resume em realmente ?incorporar? a personagem, esquecer-se de si e ser outro.

Em alguns momentos o método Stanislavski é quase uma meditação, com concentração no corpo e concentração numa emoção. Deve também estabelecer uma relação com os outros atores na cena, ouvindo-os e reagindo a eles de forma natural e espontânea. O subconsciente tem importante papel na construção da personagem, pois daí surge muitas ideias criativas, mas não se deve tentar controlá-lo, pois se o subconsciente se torna consciente já não é mais subconsciente e então se esgota uma fonte imaginativa. Por isso a intuição é o caminho não de acesso ao subconsciente, mas a maneira do subconsciente acessa a nossa consciência. É um ?deixar fluir? aproveitando as oportunidades de espontaneidade e inspiração que veem à mente.

Sobre o livro em si, ele tem uma estrutura interessante para este tipo de assunto técnico, pois está escrito em como uma história e com diálogos, com personagens fictícios que pensamos como reais. A narrativa é um curso de teatro e as personagens são pessoas que querem atuar tendo aulas com um renomado diretor, e se aprende mais através dos erros destes atores que são corrigidos pelo diretor, em alguns momentos dramáticos. Claro que não chega a ser uma literatura potente como a de um Machado de Assis, mas como ensino de método é uma escrita potente.
Carolina 23/06/2023minha estante
Lembrei do Jack Nicholson comentando que o Coringa era um personagem perigoso de se interpretar, por ocasião do falecimento do Heath Ledger

caio.lobo. 23/06/2023minha estante
Sim, esse é um exemplo clássico. Outro exemplo é Robin Williams, que o longo tempo de atuação fez ele sofrer a típica tragédia do comediante

Luana 23/02/2023

Tecnicamente esse livro é impecavel. Achei super interessante a forma que o conteúdo foi abordado, como se fosse ficção. Obvio que tem umas partes maçantes e que fica dificil de entender por não estar fazendo na prática mas vale a pena de qualquer jeito! Gostei bastante e quero ver logo os outros dois!

Sergio.Silva 03/02/2023

O método Stanislavsky é um guia excelente para todo estudante de teatro, contempla diversas dimensões da interpretação, o livro ao utilizar uma história de ficção para tratar do método torna a leitura instigante. Mesmo para quem não tem a intenção de ser ator pode obter vários insights para se tornar mais empático nas relações.
O livro é organizado em três partes: "A Preparação Interna", "A Preparação Externa" e "A Ação Física". Na primeira parte, Stanislavski discute a importância da imaginação, da memória afetiva e da concentração no processo de criação do personagem. Na segunda parte, ele aborda a importância do corpo e da voz na criação de uma performance autêntica e convincente. Na terceira e última parte, ele detalha técnicas de improvisação e de criação de cenas, enfatizando a importância da ação física para o sucesso da performance.
É um livro fundamental para quem deseja compreender as técnicas de atuação desenvolvidas por Stanislavski e sua contribuição para a evolução do teatro moderno. Seus ensinamentos são considerados atemporais e ainda são amplamente utilizados por atores e diretores em todo o mundo. É uma leitura obrigatória para todos que desejam aprimorar suas habilidades e técnicas teatrais.

agatha 18/01/2023

querido diário
ótimo para iniciantes, pra quem já estuda teatro a um tempo fica repetitivo de mais, porém esse formato dele narrando os dias e interessante queria ter feito as aulas c meu querido stanis

Bruno Meneghello 26/08/2022

Essencial
Uau!! Que leitura estonteante!!
Que livro!! Quantos ensinamentos. Por que não li antes!??
Leitura essencial pra quem quer seguir carreira de ator ou fazer teatro como hobby.

Nele, Stanislavski nos ensina a importância de se ativar o subconsciente para interpretar uma personagem, através da criação dos sentimentos internos da personagem, para que a atuação não se torne mecânica ou falsa. Nossos sentimentos acabam se confundindo com as da personagem.
A importância dos sentimentos, da mente e da vontade de fazer nesse processo todo, para que o trabalho do ator seja bem feito e o mais genuíno possível, além da importância de entender qual o objetivo principal de um texto e como isso interfere na criação dos sentimentos internos de cada personagem.

É simplesmente incrível e fascinante a forma como os ensinamentos são passados, e de forma muito simples. Estou ansiosíssimo pasta ler os outros dois livros dele!! Super recomendo!!

Isabela1771 11/04/2022

O óbvio, as vezes, precisa ser dito
Gostaria de ter lido este livro assim que entrei na universidade de teatro.
Lendo-o, consigo compreender os entendimentos básicos de que eu sempre necessitei para realizar e entender cada atuação.
Antes tarde do que nunca.
O óbvio, as vezes, precisa ser dito.