A Sombra da Lua John Sandford

Resenhas - A Sombra da Lua

Silvia 15/06/2012

A sombra da Lua
O livro é bom. Um incêndio e um corpo encontrado, alguns dias antes um casal foi morto dentro de casa, ambos tinham uma ligação todos eram idosos; quando a investigação começa a avançar acontece outro assassinato mais um casal. Qual a ligação dessas pessoas e o que elas presenciaram no passado? E o que uma foto antiga de uma mulher morta pode ilucidar sobre este caso?
Para solucionar os crimes Virgil Flowers deverá desvendar o passado da pequena cidade de Bluestem.

MILA 08/05/2012

Este livro é recheado de ação e suspense, já no primeiro capítulo nos deparamos com um assassinato em ação, o que nos coloca frente a frente com o criminoso e seus pensamentos obscuros e toda sua maldade.
Conhecemos nosso protagonista, Virgil Flowes que me conquistou logo no primeiro momento, com a astúcia de sua mente ele nos faz ver e sentir o que se passa em por sua cabeça enquanto tenta desvendar os mistérios das mortes e tenta trilhar uma ligação entre elas e em cada vítima.
Virgil é um investigador de Minessota, trabalha para a DDC (Departamento de Detenção Criminal) , ele é chamado a cidade de Bluestem para investigar o assassinato de dois idosos e lá chegando ele se depara com o incêndio na casa de um amigo.
Posso dizer que amei o estilo de Virgil, com suas tiradas de humor e seu estilo carismático, ele nos conquista a todo o momento. Adorei quando ele saía do hotel para uma de suas investigações e a cada dia ele colocava uma de suas camisas de banda de rock preferidas, o legal é que sempre tinha um que caçoava das suas camisas.

"Chegaram bem a tempo para o filme - E dirigiu-se para os agentes: - Este de chapéu é Jim Stryker, xerife do condado de Stark, e Virgil Flowers, do Departamento de Detenção Criminal, é o que está com...que camiseta é essa, Virgil?
Virgil abriu o blazer para mostrar a camiseta do Arcade Fire.
- Que diabo é Arcade Fire? - perguntou um sujeito de aparência latina.
- A melhor banda de sanfona do mundo - respondeu Virgil."

Na trama também temos Joan irmã do delegado a quem Virgil tem um caso amoroso, adorei!! Tem uma passagem muito legal entre ele e a Joan mas é muito pesada para ser colocada aqui.
A cada página vamos conhecendo outros personagens que são adoráveis e nos conquistam com sua maneira de ser, tem outros que não simpatizei muito.
Os crimes são muito bem elaborados e com detalhes que você se pega juntando todos os pontos e tenta decifrar o enigma mais no final você acaba se surpreendendo ou não...
A capa me deixou intrigada, é linda! E o nome do livro tem tudo a ver com a história, mais isso você só vai descobrir lendo o livro.

Recomendo A Sombra da Lua, você só tem a se surpreender lendo esse livro.
Isabel 23/06/2012minha estante
Mila, seria legal se você avaliasse o livro dando estrelas. Deixar sem avaliação puxa a nota para baixo.

MILA 28/06/2012minha estante
Desculpe o lapso Isabel, falha minha..

bjss

Li 01/05/2012

Esperava muito pouco d'A Sombra da Lua, mas me surpreendi com o autor e com a habilidade de nos prender aos personagens. O assassino é quem nós menos esperamos, pegando a todos de surpresa. Só desgostei da ultima página, talvez se houvesse mais um capítulo eu estivesse mais contente.

Rafa 28/04/2012

Resenha - A Sombra da Lua - John Sandford
O livro é cheio de personagens por isso se interessarão àqueles que gostam de guardar nomes um pouco complexo.

Virgil Flowers é o investigador de Minessota, em toda parte presente no livro, quando mandado para Bluestem, no interior para solucionar um caso impossível, um caso que assustou a população local, um casal de idosos mortos em suas casas com cenas de brutalidade.

Depois disso é surpreendido com outro incidente na madrugada em que estava viajando para a cidade de Bluestem. A casa de Bill Judd pegava fogo e logo mais descobre que o corpo dele já estava todo carbonizado.

Ainda que Bill fora um homem muito odiado por causa de seus atos ilícitos, a lista de suspeitos para o mesmo é infinita o que acarreta a demora na descoberta do autor.

Diante de tantas evidências, Virgil começa a desconfiar de que o assassino possa ser só um, pois depois de tanto tempo sem a cidade parecer com um homicídio, aparece 3 de uma vez e na mesma cidade.

Ele começa a investigar, a buscar o passado, e logo se vê entrando numa fria. O final é muito bom.

A Sombra da Lua traz uma versão de um caso impossível de se solucionar, mas não tão impossível para Virgil, um investigador que sabe o que faz e o que tem de fazer, com certeza senti firmeza que ele encontraria uma solução para o caso.

Senti muita emoção, como adrenalina, e às vezes uma forte vontade de rir em certas cenas por parte de Virgil.

Suspense é a palavra certa para descrever o livro, como foi a primeira vez que li um livro de John Sandford, não esperava por tanta qualidade na obra, o que de fato me fez acreditar na história dele. O livro está perfeito, diagramação, capa, revisão, como sempre, a Editora é merecedora dos elogios. Leiam, leiam.

E como se trata de uma série, quero ler logo os 4 livros próximos da saga A Sombra da Lua.

Brilho 18/04/2012

A Sombra da Lua
Adoro um bom suspense policial e desde que vi a sinopse e o enredo deste livro eu fiquei louca pra te-lo em mãos e não me arrependi pois este livro me prendeu do incio que já é eletrizante até o final.
Apesar de desgostar do protagonista do livro em diversos pontos, principalmente no trato e no modo de falar e pensar das mulheres achei que o autor do livro foi feliz na criação do personagem pois o desenrolar do livro compensa um pouco esta parte devido a ambientação da estória ser muito boa e a descrição dos crimes tão incrível que levou minha imaginação longe, como quando assisto a filmes nesse gênero ou a séries boas neste estilo e tema.
Os personagens são diferentes a ponto de não conseguirmos nos decidir por quem é o provável assassino pois todos tem um motivo pra praticar o crime, apesar de desde o inicio ele ser apresentado a nós de maneira obscura.
Virgil é um ótimo investigador e vai a fundo investigar os crimes que estão ocorrendo separando inclusive as amizades do que faz pois neste caso todo mundo se torna suspeito, recebendo ajuda do xerife e sua irmã Virgil se lança numa corrida alucinante para desvendar os assassinatos.
Adorei a leitura e recomendo pra quem curti muita investigação e Thriller alucinante com reviravoltas no que e quando menos se espera e sem nunca perder as pontas da trama pois é uma leitura rápida e precisa com um protagonista inteligentíssimo.
A Arqueiro esta de parabéns em trazer aos leitores livros que estimulam a mente com investigações tão boas e irreverentes. Este livro faz parte de uma série que já tem 5 livros lançados e como disse a editora foi feliz em traze-la aos leitores brasileiros.

Gabi 23/03/2012

Suspense e corrupção!
Virgil Flowers é investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota e parte para a cidade de Bluestem com a missão de desvendar um duplo homicídio envolvendo um casal de idosos. O crime apresenta requintes de crueldade e até mesmo traços de loucura do executor! Virgil é um investigador experiente, dono de certo charme, possuidor de um humor incrível, amante de várias bandas de rock e escritor nas horas vagas.

Ao chegar a Bluestem o investigador Virgil se depara com um incêndio de proporções gigantescas na casa do fazendeiro Bill Judd. Bill Judd também era idoso, rico e odiado por muitos na cidade por causa de um golpe milionário nos fazendeiros da região!

Virgil parte do princípio que o incêndio foi criminoso e que deve ter alguma ligação com o crime de duplo homicídio para o qual foi enviado.

O assassino, Lunar (Homem da Lua), é apresentado ao leitor logo no início da trama, mas não de forma direta, o que deixa o leitor curioso e apreensivo.

Ao longo da trama novos assassinatos ocorrem. Mas nada faz sentido e Virgil precisa usar muito tato e inteligência para conseguir pistas concretas!

Todos os personagens secundários merecem certo destaque na trama e os que eu mais gostei foram Jim Stryker e sua irmã Joan! Joan e Virgil acabam se envolvendo e garantindo a trama um pouco de romance.

A narrativa é em 3º pessoa e bastante ágil e detalhista! A trama de A Sombra da Lua é regada a suspense, mortes sinistras, ação, diálogos envolventes, corrupção, fraudes e um pouco de romance. John Sandford consegue prender o leitor do início ao fim e faz com que os detalhes da trama sejam entrelaçados de maneira inteligente! As cenas de ação são de tirar o fôlego e garantem que o livro possa ter uma adaptação cinematográfica se algum estúdio se interessar.

Um suspense policial super indicado para quem gosta do gênero. O final é surpreendente e garante ao leitor mais de uma surpresa.

A Editora Arqueiro que é a responsável pelo lançamento do livro está de parabéns! Uma capa bem condizente com o enredo do livro e uma diagramação simples e de qualidade. A revisão está de parabéns, pois não identifiquei nenhum erro ortográfico.

Vale acrescentar que A Sombra da Lua faz parte de uma série de livros de suspense policial intitulada Virgil Flowers e que lá fora já conta com 5 volumes lançados!

Conheça você também o charme e a inteligência de Virgil! Garanto-lhe que não haverá arrependimento de nenhum tipo!

Yasmin 09/03/2012

Boa trama, mas algumas coisas incomodam

Recebi "A Sombra da Lua" através da parceria com a editora e estava curiosa sobre o que poderia vir por ai. Seria apenas mais um autor de série policial cujo nome é o próprio detetive? Não conhecia John Sandford, mas pesquisando para essa resenha descobri que essa série é um spin-off de outra série policial do autor. Virgil Flowers aparece pela primeira vez na série “Lucas Davenport”, personagem que aqui faz o papel de chefe de Virgil. O detetive de John Sandford é diferente do tudo que já li no gênero. Além de não ter o estereótipo padrão possui uma personalidade no mínimo curiosa.

Virgil Flowers é investigador do departamento de detenção criminal do estado de Minnesota faz três anos. Essa agência existe mesmo, o DDC trabalha em parceria com as polícias locais, cuida de análises de provas para cidades que não possuem laboratórios e investiga casos complicados e casos que chamam atenção da mídia. Virgil é enviado a Bluestem para investigar há morte dos Gleasons quando chegando à cidade presencia o incêndio reduz as cinzas à velha mansão de Bill Judd. Um rico fazendeiro que se envolveu em um esquema ilegal no passado que tirou o dinheiro e as terras de quase todos da cidade. O xerife acredita que os casos estão interligados, cabe a Virgil encontrar a ligação. Muitas pessoas teriam motivo para matar Judd, afinal ele roubou muitos deles, mas e os Gleasons? Quem teria motivo para matar o médico aposentado e sua esposa? Virgil percorre a cidade atrás de pessoas que conheceram Judd no passado a procura de algum segredo que possa ter desencadeado as mortes. A cidade é pequena, todo mundo conhece todo mundo e fofocas correm rápidas. Virgil usa isso a seu favor e as perguntas que andou fazendo começam a surtir efeito. Logo ele descobre uma pista importante e a partir daí o mistério começa a se revelar. O antigo médico, o antigo xerife e o agente funerário. O que eles têm em comum com Bill Judd?

A narrativa, as viradas na trama e a ambientação do livro são muito boas. Todas as descrições são rápidas, mas precisas e por vezes é possível sentir o clima árido, o sol a pino e a vista de fazendas intermináveis. A forma como o autor desencadeia os acontecimentos tem seu diferencial e apenas com interrogatórios Virgil consegue juntar as peças do caso. Parte de um segredo aqui parte de uma notícia antiga ali e ele descobre qual é o grande podre da vida de Judd. Virgil conseguiu informações que o levaram direto a um emaranhado de dois casos. A intenção do assassino de desviar o foco de si acabou rendendo pouco. A ideia foi boa, o problema é que em momento nenhum consegui acreditar que aquele era o caminho. Eu não adivinhei o nome do assassino, mas quem ele era ficou claro assim que Virgil descobriu a principal pista. A surpresa do final fica por conta da “responsável” por tudo isso. Jamais poderia ter pensado que o assassino só apareceu por causa daquilo.

O que mais me incomodou no livro foi a personalidade de alguns personagens. Virgil com seus cabelos longos e camisas de banda de rock não é o típico investigador, parece mais um caubói. Até ai tudo bem, nada contra o que as pessoas usam ou deixam de usar. O problema é que (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/03/resenha-sombra-da-lua.html

Fabiane Ribeiro 28/02/2012

Resenha - A Sombra da Lua
Uma boa leitura policial para os amantes do gênero!
Sou super fã de livros de suspense e investigação criminal, por isso, sempre fico de olho nos lançamentos da Editora Arqueiro, eles sempre trazem ótimos títulos com essas temáticas.
A Sombra da Lua não decepciona, pelo contrário, foi mais um livro que me prendeu até o fim e me fez viajar a cada nova reviravolta da trama.
A história começa quando Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal do estado de Minnesota, vai até uma cidadezinha do interior investigar o homicídio de um casal de idosos. Entretanto, assim que ele chega à cidade, um novo crime surge diante de sua visão: a mansão de Bill Judd está em chamas e, ao que tudo indica, o homem estava no local.
A missão de Virgil aumenta conforme os dias transcorrem, e não apenas os corpos do casal de idosos e de Bill Judd são encontrados. Há mais vítimas na cidade e os crimes estão interligados, principalmente porque as vítimas são da mesma faixa etária e partilham um passado de segredos e mistérios; sem contar que o fazendeiro Bill Judd possuía muitos inimigos e estivera envolvido com escândalos diversos no passado.
Como a capa do livro já nos antecipa com relação aos crimes na pequena cidade: “Não pode ser coincidência”.
Com a ajuda do xerife Stryker e de sua irmã Joan (que acaba sendo mais que uma amiga para Virgil), o investigador busca provas em todos os cantos da cidade e conversa com todos que estão direta ou indiretamente relacionados às vítimas, até descobrir que há muito por trás desses crimes...
Uma leitura excelente para quem compartilha meu gosto por literatura policial e para quem está procurando por um livro capaz de prendê-lo do início ao fim, com direito a personagens carismáticos, um bem sinalizado clima interiorano norte-americano e segredos ocultos.

Trecho: “Tarde de segunda-feira. As nuvens estavam compactas como chumaços de algodão, algumas com a parte inferior azulada: sinônimo de tempestade se aproximando. Stryker estava sentado à sua mesa (...). Virgil estava na cadeira diante dele, calado. O xerife bocejou, se espreguiçou e disse:
- Isso está parecendo novela!
- Há alguma conexão aí. Tem de haver! – disse Virgil, elevando a voz – Aposto 100 dólares que ele é o cara!” (Pág. 180).

Informações:
Título: A Sombra da Lua
Autor: John Sandford
Gênero: Ficção, romance policial
Editora no Brasil: Arqueiro
Páginas: 272

Babih Bolseiro 09/02/2012

A Sombra da Lua
"[...] revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro."

Virgil Flowers. Que nome curioso, não? Charmoso, irônico, três vezes divorciado (e nada inclinado a aumentar este número para quatro), fã de botas de caubói e escritor nas horas vagas, o protagonista de "A Sombra Da Lua", chega na cidadezinha de Bluestem em pleno ritmo quente: incêndio na casa de Bill Jud, um dos homens mais odiados da região.

O objetivo de Virgil ao ser mandado para Bluestem é investigar o cruel assassinato de um casal de idosos. Entretanto, quanto mais se envolve, Flowers começa a procurar por uma ligação entre os incidentes.

"[...]
- Marcou hora?
- Não.
- Então pode voltar outra hora. Ele está muito ocupado.
- Prefiro conversar agora. Se tiver que marcar hora, volto com um mandado de busca, cinco policiais e viro isto aqui pelo avesso [...]"

Nesse ínterim, outros assassinatos ocorrem, deixando os moradores preocupados e cada vez mais assustados. Quem não trancava as portas de casa, passa a atender a porta com uma arma no bolso.

Será que o investigador charmoso, adorador de camisetas de bandas, com seu jeito peculiar de lidar com casos complexos, obterá êxito em sua busca?

Virgil abriu o blazer para mostrar a camiseta do Arcade Fire.
- Que diabo é Arcade Fire? - perguntou um sujeito de aparência latina.
- A melhor banda de sanfona do mundo - respondeu Virgil."

O que a primeira vista parece ser um mero crime assinado por um psicopata, após um longo caminho com direito a paradas em negócios ilícitos, fraudes, problemas com o governo e uma pitada de fanatismo religioso, chega-se a conclusão de que nada é o que parece.

Revolucionários! O livro "A Sombra Da Lua", de John Sandford, trás a tona um enredo, daqueles que encontra-se em qualquer obra. Você acaba rendido nas primeiras páginas, preso na metade da história e completamente viciado ao final da mesma.

Com uma linguagem simples e prática, uma história sem pontas soltas, Sandford conquista novos leitores como um passe de mágica.

Interessante observar que o protagonista levanta questionamentos a respeito da realidade nua e crua que faz parte da vida dos mais diversos personagens do enredo, com os quais interage, conduzindo o leitor, de uma forma implícita, a perguntar-se sobre os objetivos que uma pessoa tem na vida, quais são seus medos, seus segredos, seus "podres"...

Outro ponto que chama atenção é que Virgil além de ser um investigador muito cuidadoso, é também um escritor, e no desenrolar da história trechos fictícios reforçam ainda mais as hipóteses formuladas e os pequenos detalhes gritantes que não querem se encaixar.

Em meio a tantas suspeitas, ódio, ganancia, mentiras, pequenos romances com muita sedução podem vir a calhar para aliviar Virgil de tanta responsabilidade... ou será que não?
Juliana Pires 10/02/2012minha estante
Já estava com muita vontade de ler esse livro, agora preciso dele urgente. Ótima resenha.

Pâm 09/02/2012

Bom, tudo começa com alguns assassinatos numa cidade muito pequena, daquelas que todo mundo conhece todo mundo, onde as pessoas sabe qual o seu carro, o lugar que você costuma frequentar e por ai vai. E a coisa interessante dos assassinatos, é que todas as vítimas são pessoas velhas; uma com quase 80 - se não me engano. Isso faz com que Virgil Flowers, investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota volte a muito no tempo e procure saber as ligações que esses assassinatos tem a ver, por que três mortes numa cidade no fim do mundo não pode ser mera coincidência, tem que ter a ver algo por traz.
Mas claro, no meio da investigação, todo mundo sempre é suspeito - isso claro, por ser uma cidade pequena - então Virgil terá que ter muito cuidado em quem confiar, nas coisas pra quem diz, até cuidado com a sua "namorada-passa-tempo", com seu parceiro de investigação - que por sinal, são conhecidos de infância - e com todo o resto do pessoal que aparenta ser suspeito.
Uma coisa gente que posso dizer, é que a forma como o autor elaboro todo o enredo, lembra muito o Harlan Coben, gostei muito mesmo! E o legal do livro, é que os capítulos - mesmo sendo grandinhos - tem muitas pausas, e pra quem costuma para bastante pra ler, ou costuma ler de noite e o sono ta forte e não vai conseguir terminar todo o capítulo, é uma excelente pedida!