As Bruxas

As Bruxas Roald Dahl
Quentin Blake

Resenhas - As Bruxas

Yuri 24/10/2020

Uma bruxa pode estar morando na sua rua nesse exato momento
Quando começaram a sair os primeiros trailers sobre o novo remake de A Convenção das Bruxas na mídia, me vi enfeitiçado novamente por essa história. Na ansiedade pelo novo filme e saudosismo pelo antigo, percebi que nunca tinha lido o livro. Na verdade, fiquei sabendo a pouco tempo que existia um livro derivado. Descobri também que o autor, Roald Dahl, era também o responsável por outras histórias igualmente icônicas como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate. Decidi que meu primeiro contato com esse autor seria com esse livro, pois sempre sou atraído magneticamente pela figura de bruxas.

Deixando de divagar, foi uma grata surpresa acompanhar de perto a história de um garotinho inglês que ansiava por passar as férias na Noruega, junto de sua amada avó e que teve sua vida mudada drasticamente de uma hora pra outra logo no ínicio do livro. A escrita de Roald é muito agradável de ler e o texto flui muito bem com suas frases curtas e simples. As bruxas, as antagonistas, são divertíssimas de acompanhar, sempre ameaçadoras, prontas para trucidar uma criança, mas tão atrapalhadas e obtusas.

A Grã-Bruxa é um show à parte, enquanto lia não podia deixar de associá-la à performance primorosa da Anjelica Huston no filme de 90. Com seu sotaque pesadíssimo, carregado de erres e esses alongados, ela impõe o medo não apenas às crianças, como também às outras bruxas, que jamais ousam questionar a palavra da grande líder.

O livro é infantil, mas nada impede de ser aproveitado por adultos que encontram uma história leve e bem manejada sobre as aventuras de um garoto corajoso e de sua avó "bruxóloga", num hotel famoso à beira-mar, na importante missão e responsabilidade de salvar todas as crianças da Inglaterra.

A grande lição que pode se tomar é principalmente ter coragem frente os desafios da vida e preservar os laços com quem amamos. Além da autoaceitação, não importa se você é um humano ou um rato, não importa se você tem mãos ou patas e rabo, tudo vale a pena se estivermos com quem amamos, fazendo o que gostamos.

Recomendo a leitura a todos.

Cho 06/10/2020

Uma leitura maravilhosa!
"Quando temos alguém que nos ama, não importa quem somos ou qual nossa aparência."

Meu único arrependimento é não ter lido esse livro quando criança. Assim, levando em consideração o público alvo, eu não poderia exigir nada mais desse livro, foi uma leitura agradável.

O livro conta a história de uma avó, seu neto e a jornada deles para livrar o mundo das bruxas de "verdade'' e salvar o mundo para as crianças, ao mesmo tempo em que trata de temas difíceis como a morte.

Duda 04/10/2020

Eu quero mais!
Uma leitura fluída, engraçada e intrigante. Queria que tivesse uma continuação para ver o desenrolar da história. Adorei a mensagem que o livro quis passar!!!
Bergson 17/10/2020minha estante
Como que faz pra ler o livro?

Duda 17/10/2020minha estante
Eu baixei...

Karla Beatriz 03/10/2020

Quando temos alguém que nos ama, não importa quem somos ou qual nossa aparência, o livro está recheado de frases assim, ele fala bastante sobre aceitar o que você tem e o que você é, fora que é super fofo. Eu amei acompanhar a aventura da avó e o menino, queria mais. Quase no final, devo admitir que caiu uma lágrima, me afeiçoei muito ao menino. Leiam, e um livro para qualquer idade.

Gabi Souza 30/09/2020

Diferente
Bem doido, a releitura que o autor faz das bruxas foi bem interessante, mas acho que muitas crianças devem ter tido pesadelos ao ler essa história kkkk

Ana 07/06/2020

Um livro bom para o publico infantil.
Tem um ponto alto típico de livros infantis que foi a resignificada de algo tido "normalmente" como algo ruim.

T 09/04/2020

Ok
Livro bacana mas acho que não teria gostado de ler qua do criança

etsilvio 21/01/2020

Legalzinho!
Aquela história que estamos acostumados a assistir na TV (A Convenção das Bruxas), mas com uma pegada mais infanto juvenil, e com lindas ilustrações.

Josivaldo 15/06/2019

As bruxas, Roald Dahl
Disfarçadas de boas senhoras de uma irmandade que ajudam crianças carentes, bruxas feias e perversas, sob a ordem da Grã-bruxa, planejam um ato grandioso: acabar com todas as crianças do mundo. Contudo, um garotinho, que , escondido, ouve toda a conversa das bruxas, acaba sendo um grande empecilho para a realização do ato.

O livro é incrível, a narrativa é fantástica e os personagens são encantadores!

Kelvia 31/05/2019

As bruxas
As bruxas é um livro infantojuvenil muito gostoso e leve de ler, pois conta as aventuras de um menino e sua avó para combater a maldade de um clã de bruxas que desejam exterminar as crianças da face da terra.
JP 16/04/2020minha estante
É mesmo muito agradável e ñ chega a ser tão ingênuo quanto possa parecer. Às vezes é até docemente cruel. Rss

Carla 11/04/2019

Leitura excelente! As crianças adoram.

Aventura de aprender 10/02/2019

Esse é outro livro que já tinha lido no período de escola e resolvi reler. Entretanto, gostei da mesma forma.

Identifiquei-me em alguns momentos por já ter sofrido ataque de uma bruxa e ver que as características são bem parecidas (e de alguns satanistas e ocultistas). Minha única discordância é que acredito que bruxas são pessoas normais que escolhem servir ao diabo, mas a narrativa do livro coloca como seres não humanos.

Além disso, achei extremamente triste para uma história infantil. No livro é relatado o mal, mas não o bem. Entretanto, acerta ao dizer que as bruxas odeiam crianças porque aos olhos de Deus são inocentes.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46337894-livros-lidos-em-2018-parte-1

Thiago Valença 04/05/2018

RSPCC
O filme "A Convenção das Bruxas" é uma adaptação deste livro e quem gosta de um vai adorar o outro. A obra original traz muito mais informações, como a existência de Lobisomens, a origem das Bruxas e as piores, as bruxas inglesas. Também traz mais características de como reconhecê-las e mais casos de desaparecimento de crianças. Vai além do filme, alcança o que propõe: ser um livro infantil. Felizmente é um livro infantil prazeroso, bem escrito e com lições de vida bem naturais. Não é à toa que Roald Dahl teve seu livro adaptado para filme. A esperteza da criança principal é bem representada neste livro e muitas vezes mais inteligente do que a das bruxas. As ilustrações dão um ar de infantilidade que a princípio eu estranhei, mas acabei me acostumando e esperando por elas nas páginas seguintes. Recomendo esse livro aos amantes do filme e àqueles que desejam um história bem escrita e infantil, que não carrega o peso de ser um livro tolo.