31 Profissão Solteira

31 Profissão Solteira Claudia Aldana

Resenhas - 31 Profissão Solteira

Rafaele 19/06/2013

Diário de uma 'Solteira procura'
O livro é engraçado, a princípio, depois de um tempo a gente acaba se cansando da repetitividade das histórias. São várias crônicas, no entanto, o livro parece um romance dividido em mini-capítulos.
Consuelo é uma trintona que quer encontrar um namorado a todo custo e acaba aceitando uns não tão 'príncipes encantados' pra não ficar só. Ela é muito, muito, muito paranóica, do tipo que disseca cada frase, que tenta prever o futuro da relação, que acho todos os homens perfeitos enquanto eles só existem em sua cabeça, mas aí, o relacionamento se aprofunda e ela conhece a pessoa, enxerga os defeitos e pronto, adeus perfeição, é meio egoísta e machista também. Mas é engraçado, ela passa por umas situações bem estranhas rsrsrs Dá pra se divertir, dar umas risadas.

Meus Livros, Meu Mundo 18/03/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
“31 - Profissão Solteira” foi escrito com originalidade pela Jornalista Claudia Aldana, e nada mais era, do que suas colunas escritas para um jornal. Ela criou a personagem para tratar do assunto sobre ser solteira aos 30 anos. E a história é tão boa que virou um livro.
E acreditem, foi a decisão mais acertada, assim não só o povo do Chile, mas também o mundo todo pode ter acesso a essa maravilha.

Gente, o livro é hilário, e ela trata a solteirice depois dos trinta como um bom humor sem igual.

A solteira aos 30 é a Consuelo Adulnate, pra ela ser solteira nessa idade já é um caso de desespero, ela acha que tá encalhado, que vai ficar pra titia, que nunca vai conseguir ser mãe e constituir família, pois acha que já está fora do “mercado” se tratando de homens.
Mas com a ajuda dos amigos, Camila e Fred, entre baladas, drinques, encontros as escuras e muita confusão Consuelo descobre que é até divertido ser solteira e que não é tão difícil assim encontrar um “espécime” que ela goste e possa ter.

Cada página do livro me fez gargalhar, mas gargalhar de verdade, até chorar de tanto rir.
Eu até comentei com uma amiga blogueira, a Flávia do blog Livros e Chocolate, que a escrita da autora, o jeito de retratar os fatos da personagem (O livro é todo narrado pela própria Consuelo) é igual o da Flávia. E eu me diverti horrores com a Consuelo.

Ela, digamos que ri da própria “desgraça”, de seus encontros fracassados, dos abandonos que ela sofre, da maneira como os homens se comportam e da abstinência sexual em que ela se encontra. Ou seja, ela está à beira de um ataque, subindo pelas paredes, mas precisa não parecer tão desesperada, e o fato de que podemos "ver" a maneira real como ela se sente torna tudo hilariante.

Foi realmente uma tacada de mestre a maneira como a Claudia expôs a vida das solteiras modernas, nos tempos atuais. A gente se dá conta de que realmente é complicado ser solteira nos tempos de hoje, principalmente quando você descobre que não quer estar mais sozinha.

Quando o livro vai chegando ao fim, as solteiras e os homens são classificados por tipos, como:

Solteiras: A papa-homens, A Compradora Compulsiva, A militante, A Filha do Namorado e por aí vai.
Solteiros: O Bom de Marketing, O Solteiro Sanzonal, O Príncipe Encantado reloaded, entre outros.
Outros: Cinco erros que nos mantêm solteiras, O que os homens querem, Diga-me onde você malha e eu lhe direi quem você é e por último O Machômetro.

E cada capítulo desse é de rolar de rir.
Outra coisa que amei, os capítulos são curtíssimos, cada um tem duas, no máximo quatro páginas, acredito que pelo fato de que eram colunas em um jornal, então é muito gostosa a leitura.

A capa do livro eu não achei muito atrativa, mas a sinopse me chamou a atenção.
O livro contém alguns erros de revisão, por exemplo, alguns “que” a mais na mesma frase ou aonde não deveriam existir. Erros desse tipo são facilmente encontrados ao longo da história, isso me incomodou um pouco. Mas acredito que a Editora possa rever numa próxima edição, e acredite, esse livro merece uma próxima edição.

A história é original, divertida, leve, única e atual.
Todos deveriam ler esse livro, principalmente as solteiras, de qualquer idade.

QUOTES:
Marquei muitos, se desse colocaria tudo que gostei, mas ai seria como por o livro em pdf aqui.

“Quando ele foi gentilmente puxar a cadeira pra mim, achei que ele fosse se sentar naquela cadeira, e continuei dando voltas ao redor da mesa para me sentar em frente a ele. Parei a dança das cadeiras, e quando entendi a mensagem fiquei quieta, evitando seu olhar, surpreso e divertido, por essa minha performance inicial.”

“...Me neguei a compartilhar um táxi com um gato, dizendo que seguramente Diego estaria acampado no aeroporto há dias, esperando pela minha chegada. E quis morrer quando nos despedimos e ele viu que eu estava sozinha. Quase agarrei e beijei o taxista que veio me ajudar com as malas, para que ele pensasse que era Diego.”

“...Alfonso, amigo de Fred, não é de se jogar fora. No começo pensei que fosse uma brincadeira de mau gosto, porque o vi de longe e parecia ser o pai do Fred. Uns cinquenta anos, no mínimo. Enquanto pensava como me jogar no chão e me arrastar em direção a porta, eles se aproximaram a passo rápido – cheguei a me preocupar com a possibilidade de que aquele senhor enfartasse – e eu não sabia se o cumprimentava com um aperto de mãos ou com uma reverência, porque não tenho experiência de conquistar velhos. Chamei-o de “senhor” e ele não gostou quando expliquei que era porque trato assim o meu pai.”

“De cara, não nasci com a coisa sexual muito incorporada. Ou fui castrada na minha formação...”

“...se vou comprar alguma peça de langerie bonita, inevitavelmente viro warrior e saio com um fio-dental com penas e lantejoulas...”

“Assim vão as coisas. O romance ficou devagar e não sei se dará um avanço. Porque entre a gentileza e a falta de libido do sujeito em questão, vejo uma linha tênue... O que fazer?... Aparecer num look de cartaz de filme pornô, com as partes pudicas cobertas de chantili, e cruzar os dedos para que ele entenda a mensagem?”

Michel 11/01/2013

Repetitivo
No começo a gente se diverte com as aventuras da Consuelo, mas depois de certo tempo as coisas começam a ficar repetitivas. Ela passa cerca de 250 páginas tentando, tentando e tentando arranjar um namorado e nada. E o pior é que logo no começo do relacionamento a gente já começa a imaginar como ele vai terminar, apenas pela descrição dos caras que ela arranja. Geralmente, os piores tipos. Dá até uma certa depressão por ela.

Além disso, em várias ocasiões há citações a personalidades chilenas e a gente, pra não ficar perdido, tem que dar um Google pra descobrir de quem se trata. As passagens realmente hilárias do livro são poucas. De comédia, às vezes pensei que o livro iria mudar para um drama.

O que achei interessante são as descrições dos points e dos restaurantes da capital chilena, Santiago. A vida noturna nos bares da cidade também chama a atenção. A parte em que Consuelo narra sua viagem ao Brasil é particularmente interessante. Adorei a maneira como ela vê a nossa terrinha e a nossa gente.

Enfim, é um bom livro para se passar o tempo. Se você for viajar ao Chile, talvez vá querer lê-lo pra saber onde ir pra poder dar uns pegas em alguém.

Lidianyab 20/09/2012

Insatisfação
sinceramente .... eu esperava bem mais ... foi frustrante =(
Interessante em poucos momentos .... uma mulher louca e desvairada.

Joana 01/06/2012

O Livro me enganou, mas cativou
Em várias parte, achei que aquele podre coração desesperado iria ser arrebatando. Acho que faltou um "boom", mas não. Me fez enteder (não acreditar) que final feliz é ser solteira.