Baroak - A  Estrela

Baroak - A Estrela Cris Motta

Resenhas - Baroak - A estrela

Gisele 11/02/2012

Obra belíssima
Usando uma linguagem simples, Cris Motta consegue acessar em pontos muito profundos,principalmente em valores éticos, espirituais e familiares. Valores que estão meio esquecidos pela humanidade.A obra é belíssima, com um conteúdo que vai além da ficção, proporcionando ao leitor uma reflexão sobre o mundo no qual estamos vivendo e como as nossas atitudes podem ajudar a mudar muita coisa errada.Lindo demais!Parabéns!

Raiane 14/02/2012

Excelente Obra!
Parabenizo a autora pela obra que criara. A história é uma junção de sentimentos e aventuras nas quais são transpassadas o mundo dos djinns para o mundo real, ou seja, a obra é atual e transmite realismo mesmo que contada de forma lúdica.
O livro não possui uma faixa-etária,pois todos nós passamos por situações parecidas durante a vida.
Quando lia sobre Bia, me via em sua pele. Bela personagem és! Sensível, mística e confusa. Para mim, Pietroh é o seu par ideal, pois é o oposto dela. Explosivo, ciumento e descontrolado; daí dá-se a graça, dá-se o ponto de equilíbrio nessa relação. Mas como a autora disse que a obra não termina aqui, tenho que esperar(ansiosamente) para saber o seu desfecho no segundo livro. Recomendo a todos!

jacdeoliveira 17/03/2012

E se sua vida mudasse completamente graças a uma estrela?

Beatriz Comarin era a garota perfeita. Pelo menos aos olhos de seus pais. Ela sempre foi uma ótima filha e tirava as melhores notas, algo que para um pai é realmente importante. Mas apesar de ser perfeita aos olhos de seus pais, ela não era uma garota popular e tinha apenas um amigo, um grande amigo chamado Rodrigo (Só amigo? Acredito que não...). Graças a isso Bia sempre conversou muito com as estrelas, suas grandes amigas.
Certo dia o Pai de Bia recebe um convite de ir trabalhar nos Emirados Árabes e ela obviamente vai junto. Durante está viagem Bia amadurece muito e vira uma moça muito bonita. Um ano após sua partida, Bia volta a sua cidade e trás consigo um presente muito especial que havia comprado de uma senhora, uma estrela de cristal. Antes da venda a senhora avisou Bia: "Só abra a estrela quando mais precisar", mesmo sem entender o que aquilo significava ela levou a estrela.
Quando voltou de viagem todos ficaram muito curioso para saber as novidades e Rodrigo ficou muito feliz, até surgiu um certo brilho em seus olhos. Apesar de ter feito grandes amigos, Bia tinha uma certa "inimiga", Liana. Então, Liana acabou armando para cima de Bia, o que deixou a menina mais sozinha do que nunca.
Desesperada com a situação, Bia decidiu abrir a estrela e ver o que realmente acontecia pois ela realmente estava precisando.

Com um final surpreendente Baroak - A estrela é um livro que todos deveriam ler. Um livro com uma história muito emocionante e surpreendente.
Não imagina que a história levaria o rumo que ela levou. Cris Motta realmente superou as minhas expectativas quanto a história. Sem contar que a escrita do livro é bem limpa e divertida, o que deixou o livro ainda mais surpreendente.
E não posso deixar de falar: Que capa linda!!! Com certeza mereceu as minhas 5 estrelas.

MILA 15/02/2012

Nessa história marvavilhosa somos apresentados a Beatriz Comarin, posso dizer que no inicio não gostei muito dela, achei Beatriz muito recatada, obediente ao extremo, não se indispõe com ninguém e nem com quem a machuca, prefere ficar na sua, num canto sozinha a enfrentar alguém que esta sempre implicando e fazendo covardias com ela. Esta sempre com seus pais ou acompanhada pelo motorista particular. Bia, não saía sozinha, e quando tinha festa não podia ir de carona com ninguém, sempre com o motorista.

“Para evitar desentendimentos, a jovem preferia deixar a vaidade de lado e se esconder em seus óculos e cabelos penteados comportadamente.”

Bia passava por diversas provações, implicâncias na escola e sempre lanchava sozinha e sentava bem ao fundo da lanchonete.
Ela pedia proteção toda noite, apelava para os luminosos pontos da Via Láctea e abria seu coração, ela queria ser diferente, ela queria transformar sua vida.
Um belo dia, o pai de Bia foi designado a trabalhar um ano e meio apresentando um projeto nos países árabes, e toda sua família se mudou.
Bia só sentiu falta de uma pessoa, Rodrigo, a quem em seus pensamentos chamava de Principe Salvador.

Agora a história fica boa, Bia se transforma nesta nova fase de sua vida, fica mais experiente, mais cheia de si, espontânea, ela experimenta comidas exóticas, conhece as arquiteturas, os hotéis indescritíves, as indumentárias árabes fazem parte do seu guarda-roupa, como saias coloridas e bordadas, véus, jóias e até um traje de dança do ventre, Bia se sente com mais auto estima nesta cidade desconhecida do que em sua cidade.
Sua família conheceu alguns lugares e um desses lugares foi Belém na Palestina, foram visitar a Igreja da Natividade, Basílica construída em cima do local onde Jesus nasceu.
Foi lá que Bia comprou uma linda estrela de cristal, que a velha mercadora a advertiu para só abrir quando realmente precisar.

Bia voltou outra para sua cidade, cheia de histórias para contar, com sua alto estima alta, porém uma pessoa não estava feliz com isso, Liana, que sentia muita inveja de Bia, por ser a mais inteligente da turma, por ter a atenção de Rodrigo, e bolou um plano para acabar com a felicidade de Bia, e assim o fez, se fez de coitada e pediu para ser amiga de Bia e chamou para sua festa de aniversário, e deixou um bilhete para Bia no armário como se fosse de Rodrigo, se fazendo de apaixonado, Liana estava noiva de Rodrigo, e ia anunciar no aniversário, e fez isso para machucar Bia e armou para ela um terrível escândalo, Bia ficou muito machucada e foi para casa aos prantos, e então Bia abriu a Estrela, e de lá saiu uma fumaça luminosa que cintilava todas as cores do Universo em forma de espiral, e aos poucos tomou forma de uma humana, cabelos cacheados, olhos cintilantes e o corpo coberto de pó mágico. Bia a chamou de Clair, e se tornaram amigas, foram á escola juntas, Clair mostrou muitas coisas a Bia, e a ajudou bastante, bom, muitas coisas aconteceram, Bia desmascarou Liana, começou a namorar Rodrigo, fez projetos importantes para escola, foi baleada, ficou em duvidas sobre o futuro, sobre seu compromisso com o Rodrigo, e resolveu fazer uma viagem com Clair, conhecem vários lugares especiais, Museo do Louvre, Paris e então Clair resolveu levar Bia até seu mundo... Onde tudo é muito lindo!!
E meus amigos, quando eu digo que a partir daqui a estória fica mais emocionante, é por que fica mesmo, caliente!! E eu gosto!! Hehe e eu não conseguia mais largar o livro...

"Beatriz ficou apreensiva ao ver a silhueta de um homem. Ele se aproximava devagar e aos poucos a luz revelava seu dorso nu. O corpo parecia uma pintura dos mestres do renascimento, tamanha a perfeição dos talhos de seus músculos."

"Os desejos intensos de mulher se apossaram de Bia. Seu corpo aqueceu-se, sua cabeça ficara confusa, não sabia se a sensação era de peso ou de flutuação. Seu coração batia descompassadamente e ela só tinha uma vontade: beijar aqueles lábios e sentir o entrelaço dos braços daquele... Deus?.."

Amiguinhos, daí para frente as emoçoes estão á flor da pele, muitas coisas acontecem, muitas emoções, Bia aprende muita coisa no mundo dos djins e vive muitas emoções,. e se vcs quizerem descobrir essas emoções, e digo que vale muito a pena, vão ter que comprar o livro!!! ^^
Cris, obrigada pelo livro, eu amei me aventurar com Beatriz Comarin e aguardo anciosamente por uma continuação, e vou ser a "primeira" a comprar, me avise quando lançar, tá?!
Beijos!!

Amigos e amigas, me desculpem por uma resenha tão longa!! é que o livro é muito bom... ^^

Vanessa Meiser 06/02/2012

Beatriz Comarin, a Bia, esta com 13 anos e meio quando a história de Baroak tem início.
É uma pré-adolescente de classe média alta que vive cercada de todos os mimos, cuidados e atenções, inclusive uma proteção exagerada por parte de seus pais que parecem ter um medo constante de que algo possa acontecer a ela. Bia não pode ir à escola sozinha, não pode usar maquiagem, roupa curta, pintar as unhas...e por aí vai, nada do que uma adolescente normal de 13 anos gostaria de fazer.
Seu pai sonha com uma carreira bem sucedida de médica pediatra para sua filha que, é claro que não é o desejo de Beatriz.
Bia é uma menina bastante solitária e reclusa, na escola seu único amigo é Rodrigo, o garoto por quem ela secretamente tem uma paixão desde sempre. Sua maior rival é Liana Adna, uma menina invejosa que faz de tudo para ridicularizar Bia em frente aos colegas e que também gosta de Rodrigo.
As amigas de Bia são as estrelas, sim, as estrelas mesmo, as do céu. A menina costuma contar seus segredos e desejos para os astros e sente-se muito bem assim pois, ela tem a impressão de ser ouvida e compreendida somente pelas estrelas.
As coisas começam a mudar para ela quando seu pai recebe uma oferta de trabalho nos países Árabes e vai morar com toda a sua família em Dubai. É lá que Bia ‘desabrocha’, onde ela finalmente encontra amizades verdadeiras e até mesmo onde ela dá o seu primeiro beijo. Mas o acontecimento maior mesmo esta por conta de uma certa estrela de cristal que a menina comprou no mercado popular nas vésperas de sua volta ao Brasil que continha a seguinte descrição: “Abra quando realmente precisares”. Curiosa com este objeto, Bia resolve abrir somente quando precisar mesmo o que vem acontecer quando a família já esta de volta ao Brasil.
Qual não é a sua surpresa ao descobrir que aquela misteriosa estrela é a morada de uma djinn, ou seja, uma gênia. Uma gênia de verdade que concede a ela não apenas os três desejos mas também uma grande e fiel amizade. Clair é o seu nome e ela e Bia tornam-se inseparáveis e a partir daí o livro vira uma aventura só.
O livro é uma graça, chega a ser fofo de tão meiguinho. Bastante diferente do que tenho lido ultimamente. Foi uma leitura muito prazerosa e eu agradeço a autora Cris Motta pela oportunidade de poder conhecer seu trabalho.
Obrigada Cris!

Elis 23/03/2012

Beatriz Comarin é uma filha e aluna exemplar, não desaponta seus pais, vai bem na escola, não entra em confusões. Tão exemplar que parece perfeita. Mas todos sabem que nada é perfeito, por isso no decorrer das páginas notamos que antes da personagem reagir ela aguenta calada tudo que Liana apronta para ela, somente porque Rodrigo um dos gatos a admira por sua inteligência. E pelo que notaram Liana quer o rapaz somente para ela. E além dessa rival ela tem um pai super protetor que não a deixa fazer quase nada sozinha, por isso está sempre acompanhada de seu motorista.

Mas não se preocupem, porque tudo irá mudar, depois que Bia passar um ano fora e voltar para casa linda, com um brilho no olhar e mais madura. Clair uma nova amiga aparecerá em sua vida e modificará por completo tudo que ela conhece, com ela se sentirá mais segura e conseguirá tomar muitas decisões importantes. Como em nossa vida o mundo da voltas, não poderia ser diferente com Bia a quem vemos amadurecer, se transformar e despertar para uma vida além da imaginação. Lá ela encontrará alguém que vai balançar o seu coração e a deixará numa situação desesperadora.

Cris, a autora, aborda diversos temas em seu livro, como por exemplo: família, ciúme, inveja, amor, paixão, amizade, sobrenatural, fé, adolescência, amadurecimento, até momentos históricos entre outros. Enquanto vamos conhecendo a vida e as decisões que a personagem toma, nos damos conta que passamos por algumas delas e nos identificamos. O modo como ela foi escrita nos faz viciar em suas páginas e por isso lemos rapidamente e já aviso que ficamos com o gostinho de quero mais. Sim virei uma fã da escritora e como ela disse na entrevista que está escrevendo mais sobre essa personagem, que pelos menos pra mim me encantou, já estou esperando para saber o que vai acontecer. Pois o final é diferente e intrigante.

Recomendo....Nota 10!!!
Beijokas Elis

Just Livros 20/05/2012

Resenha Just Livros
Mais resenhas em http://just-livros.blogspot.com.br/

Beatriz Comarin, ou simplesmente Bia, é a filha perfeita. Madura para sua idade, tem excelentes notas e sempre obedecia as regras impostas por seus pais.
Na escola ela sempre se sentiu deslocada, sem amigos e tendo que aturar as maldades de sua “rival” Liana. Esse começo parece clichê certo? A garota boazinha que se sente o patinho feio da escola e a garota má e seus planos, mas calma! A história vai mudar com uma viagem que a Bia vai fazer com a sua família.
Seu pai recebeu uma oferta de trabalho nos Emirados Árabes e sua família se muda para lá. Em contato com uma nova cultura, com novas amizades, Bia começa a transformar se sentindo mais segura para enfrentar seus problemas. Antes de voltar para o Rio de Janeiro Bia resolve sair para comprar algumas lembrançinhas e se encanta com um pote em forma de estrela de cristal e resolve comprar. A vendedora misteriosamente diz “Abra quando realmente precisares.” Pág. 19.
Após retornar de viagem e passar por uma grande humilhação causada por mais um plano de Liana, Bia resolve pedir as estrelas (suas confidentes) ajuda e resolve abrir o pote em formato de estrela e para sua surpresa de lá saiu uma fumaça que cintilava todas as cores do Universo e essa fumaça aos poucos tomou forma humana. Era Clair Baroak, uma djinn, um gênio para os ocidentais.

Com esse acontecimento surge uma amizade verdadeira entre as duas que se tornam inseparáveis, com a ajuda de Clair a vida de Bia da uma reviravolta e tudo começa a dar certo da maneira que ela sempre quis. Quais serão os três pedidos de Bia? Isso você vai descobrir lendo.

A capa é simples, mas chama atenção e desperta curiosidade. Nela tem uma estrela em relevo, pena que quase não da para notar esse detalhe que tem tanto significado na história.
O livro conta com uma diagramação ótima e começa com um prólogo lindo, te passa a mensagem positiva para não desistir de seus sonhos, pois o destino te reserva algo especial. A leitura das primeiras páginas do livro pode te enganar, pensando que é apenas mais uma história clichê para adolescente. Mas conforme a leitura tudo muda e você descobre que é um livro para qualquer idade, envolvendo valores familiares, culturais, éticos, amorosos e você ainda pode acompanhar o amadurecimento da protagonista. Além disso, o livro tem um toque especial de humor, imagine Clair Baroak tentando se adaptar ao mundo dos humanos falando gírias.
A autora Cris Motta escreve de tal maneira que a leitura flui e é envolvente te prendendo ao ponto de te fazer perder a noção do tempo lendo. O final vai te deixar querendo muuuito mais!
Recomendo a todos, uma história criativa e diferente.

Carol 27/01/2012

Estou na página 60 e estou gostando muito!!!

Re Souza 07/10/2013

Cativante e surpreendente. Preciso urgente da continuação!

Lizianesg 23/10/2012

Baroak - A estrela
Beatriz é uma adolescente que estava crescendo em volta de uma redoma criada pelos pais e acredita que isso faz com que não saiba como reagir em certas situações que acontecem em sua escola.

“Sua mãe desistiu da carreira de musicista para se dedicar ao casamento e vivia mais sozinha do que ao lado do marido, que viajava a trabalho constantemente.” Pág. 11

Ela está quase sempre só e se sente como se não se enquadrasse nesse mundo e é uma estudante dedicada.

“Flora, a professora mais exigente d turma, admirava Beatriz. Pois, além de aplicada e inteligente, Bia era dócil e prestativa.” Pág. 12

Um belo dia seu pai dá a noticia de que irá passar um tempo fazendo projetos em países árabes e a família iria junto. Lá Beatriz se torna uma garota diferente, se sente normal, faz amigas, conhece um garoto no qual ela gosta, mas não a ponto de esquecer o rapaz que gostava e estava no RJ, conheceu a cultura e comidas de um pais diferente.

“Experimentou comidas exóticas, aprendeu a dançar graciosamente, viu pela primeira vez o mar de areia que só via em filmes – o deserto era encantador.” Pag. 14

Beatriz completa 15 anos e sua festa foi maravilhosa, embora gostasse muito daquele país sentia falta do Brasil, da sua casa e da governanta com quem se sentia a vontade para conversar.

Antes de voltar para casa ela resolveu comprar alguns itens para guardar de recordação e entre os itens comprados esta um frasco em forma de estrela.

“Abra quando realmente precisares.” Pág. 19

Quando volta para sua escola, ela pensa tudo estar diferente, mas logo irá descobrir que nada mudou.

“O jardim, as pessoas, tudo ali parecia girar. As vozes ressoavam em sua mente, sua cabeça formigava. Desnorteada, Bia só conseguiu correr e correr.” Pág. 30

“Era uma mistura de revolta por se achar tola, fraca, e de raiva por todos aqueles que a faziam sofrer.” Pág. 31

Então ela resolve abrir o frasco que trouxe como lembrança e a partir daí sua vida não será mais a mesma.

“Meu nome é Clair Baroak, sou uma djinn ou, para vocês ocidentais, um gênio.” Pág. 32

Bia consegue se impor diante de sua rival Liana de uma maneira que nem ela mesma acredita que foi capaz.
Sua mais nova amiga promete mostrar coisas que no mundo dela são mais perceptíveis que no mundo da Bia. A amizade das duas se torna cada vez mais forte.
Será que Bia irá conseguir conquistar o seu amor? E sua amiga será que encontrará alguém interessante também?
“Seus pensamentos a levam a qualquer lugar. Se trabalhá-los bem, souber controlá-los, conseguirá se conectar aos seres invisíveis deste e de outros mundos.” Pág. 52

“Perderam a noção do tempo e do lugar onde estavam. Eles se afastavam para recuperar o fôlego, se olhavam e se beijavam novamente.” Pág. 69

“Clair estava sendo pedida em namoro. As mãos do rapaz traziam o rosto da djinn pra junto do seu. Os olhos estavam fechados e Clair era puro nervosismo. Quero beijá-lo, quero beijá-lo, pensava.” 101

Através de um projeto que Bia e alguns de seus colegas estão participando, faz com que eles conheçam um lado diferente da cidade onde vivem, eles veem de perto a pobreza e a violência.

“Beatriz sabia que existia muita pobreza em seu país, mas nunca vira a miséria de perto.” Pág. 74

“Meus Deus! – Beatriz gritou ao sentir uma ardência nas costas, próximo ao pulmão. – Não consigo respirar...” Pág. 84

A jovem acredita estar tudo muito bem entre ela e o amor de sua vida, mas vários acontecimentos fazem com que Bia pense em sua vida de uma forma diferente e então percebe que ela está mudando e que tudo que parecia ser o que ela mais queria agora não era sua maior prioridade, ela quer se conhecer, crescer e decidir o que realmente irá fazer em sua vida adulta.

“O que durante muito tempo tinha sido o seu mais profundo desejo, agora era um enorme ponto de interrogação. Beatriz sentia que estava mudando profundamente.” Pág. 127

“Clair, eu sei que tem algo estranho comigo, mas sei que não estou louca. Tenho uma ligação profunda com tudo que se refere ao Oriente; aliá foi lá que ei me curei e a trouxe para perto de mim.” Pág. 148

Bia tinha certeza de que algo estava acontecendo com ela e então resolveu fazer uma viagem com sua melhor amiga a fim de descobrir o que estava acontecendo. Durante essa viagem ela é convidada a descobrir um mundo completamente diferente, e nesse mundo um novo amor irá surgir. Será esse o seu amor verdadeiro?

“Bia, não sei mesmo o que dizer a você sobre seus sonhos, mas acho que você tem alguma ligação com o mundo místico, por isso vou lhe fazer uma pergunta: quer conhecer a morada dos djinns?” Pág. 150

“Eu me sinto abençoado também. Sempre tive tudo, mas meu coração parecia incapaz de amar. De certa forma, existia um vazio em mi. Agora não existe mais.”Pág. 177

Gostei da história do livro, porém achei um pouco cansativo, pois ela descreve vários anos da vida de Bia e é muita informação.
Adoraria ter uma amiga djinn, mas também quem não gostaria né. E com relação ao Rodrigo às vezes tinha vontade que ela desse um pé na bunda dele porque em algumas ocasiões eu o achei muito chato.

Bruno Adler 21/01/2012

O livro é simplesmente fantástico, passadas as 311 páginas o livro deixa ao leitor uma certa sensação de saudade; As páginas passaram, mas deixaram comigo o gosto de querer o quanto antes uma continuidade. Gostaria de parabenizar a escritora por tamanha criatividade e inteligência.Se tivesse como classifica-lo como 10 estrelas eu o classificaria.

Recomendadíssimo, boa leitura garantida a todos!

Laury 14/10/2012

[Resenha] Baroak, a estrela – Cris Motta
Estou fazendo essa resenha com o maior receio do mundo. Por quê? Porque o livro é grande, não de páginas, mas de conteúdo, conta mais de cinco anos da vida da Bia, ou seja, é extremamente difícil falar sobre ele. Morro de medo de dar spoiler. Morro! Por isso li sinopse, vi book trailer, fui no site da autora, vi tudo que existe sobre o livro para saber o que eu posso falar e o que não posso. Então, se por acaso eu falar de mais, desculpe.

Agora vamos conversar sobre o livro. O primeiro ponto que tenho para ressaltar é a criatividade. Em um mundo cercado por vampiros e lobisomens (adoro eles, mas uma hora cansa!), os gênios chegam com uma luz diferente. Enquanto lia, não consegui me impedir de viajar pelo mundo do Aladim, mas confesso que o mundo dos Baroak é mais interessante.

Enfim, o livro conta a história de Beatriz Comarin, filha única com pais mega protetores. Ela é inteligente, meigasinha e perseguida. A velha história do bullying. Ela sofre um bocado e a primeira parte do livro é sobre a escalada dela para se tornar alguém mais forte. Bem inspirador, diga-se de passagem. E nessa fase (e em quase todas) ela tem a ajuda da sua amiga e “gênia”, Clair Baroak. A Clair chegou para ajudá-la com os famosos três desejos, mas acabou ajudando mesmo foi com a companhia, foi umas das primeiras amigas de verdade que Bia teve. Mas enfim, a primeira parte é como qualquer inicio de livro, meio monótona, apresentando os personagens, os lugares, construindo um fundo para a história, mas ainda assim tinha seus conflitos. Não era um hiper conflito que levaria o livro todo para se resolver, era breve, mas algumas vezes bem intenso. Gostei dessa primeira parte, mas só gostei. O up e destaque do livro veio depois.

Como um bom romance, a personagem se sente dividida entre dois amores. Só ela, porque eu não tinha duvida nenhuma de quem ela deveria escolher. Hehe Os dois amores dela eram parecidos, ambos bonitos, fortes, bem sucedidos a sua maneira… e ela tinha que escolher um. Não pude evitar, desde o inicio tive meu preferido, porque as atitudes os diferenciavam, e mesmo os dois sendo ciumentos e explosivos, um conseguia ser melhor que o outro a meu ver. Mas estou delongando de mais nos rapazes, vamos focar!

A autora descreve bem as relações ensino médio e achei isso interessante. Ela aborda também super proteção dos pais intercalada com um “abandono”, porque Bia é super protegida, mas seu pai passa a maior parte do tempo trabalhando e ela é praticamente criada pelos empregados da casa, o que é uma realidade cada vez maior no Brasil. Outra coisa que gostei muito foi que a Cris soube falar de beleza, mas também das partes tristes do nosso país. Pobreza, desigualdade e por ai vai. O livro consegue ser realista, ainda que cercado de fantasia.

Mas voltando ao que eu achei o up do up. O livro explora mitologia num grau mais elevado. Quem está acostumado a ler livros sobre mitologia, conhece o céu, o inferno e o purgatório, que às vezes mudam de nome, mas continuam com a mesma essência. Em Baroak não é assim! A mitologia árabe que sempre foi pouco explorada no nosso lado de cá do planeta cria divisões diferentes, acrescenta coisas. No inicio fiquei meio perdida, mas depois que aprendi, fluiu que foi uma beleza. Existem anjos, demônios, gênios, aquele bando de criatura mágica de floresta, almas… existe de tudo! E toda uma filosofia em cima disso. Foi um refresco para quem gosta de história antiga e mitologia, principalmente porque também explora aquelas coisas que estamos acostumados.

Bem, teve algumas coisinhas que achei nada haver com nada, mas são irrelevantes. Adorei a Bia e seu lado racional, gostei muito da Jô, queria ter a Clair como amiga para sempre, não consegui gostar de um dos amores da Bia e me apaixonei perdidamente por outro. Achei a família da Clair um amor! Gostei do livro, fim! E o que aprendi com a Bia foi: Recomeçar é bom, ainda que infinitas vezes, porque o importante é ser feliz.

Espero que tenham gostado da resenha, leiam o livro e não me batam por ter falado de mais. rsrs

Beijos.

Laury

Rose 30/10/2012

Betriz Comarin é uma adolescente que vive cercada pelo excesso de zelo e cuidado de seus pais. Mas nunca reclamou e sempre tirou por menos. O que a entristecia era a perseguição sofrida na escola. Ela se sentia um peixe fora d'água. Totalmente deslocada do mundo em que vivia. Bia sonhava com uma vida bem diferente, onde fosse querida, respeitada e ouvida.
Seu sonho começa a se realizar quando sua família vai morar 1 ano na Arábia por conta do serviço de seu pai. Lá a garota começa a se descobrir e crescer pessoalmente. Quando volta ao Rio de Janeiro, trás na mala muitas histórias para contar e uma estrela que sem ela saber guardava um grande segredo: um gênio, Clair Baroak.
Como todos sabem, que tem um gênio tem direito a realizar 3 desejos, mas Bia não chegou a pedir nenhum, ao contrário queria apenas a amizade e a companhia de Clair. E esta amizade foi tão forte e verdadeira que elas acabaram ficando inseparáveis e Bia acabou desabrochando ainda mais e iníciando um caminho que ela nem imaginava ser possível. Com muitas conquistas feitas, Bia acabou questionando o que realmente queria e decide partir em uma viagem de descobrimento de si mesma. Ao lado de sua amiga gênia, Bia foi conhecer outros países e culturas, e também acabou conhecendo o verdadeiro mundo de Clair e sua família. Encantada com o que estava vendo, acabou caindo de amores por Pietroh, irmão de Clair, noivo de Manuhela e futuro líder do mundo dos gênios.
Deu para notar como esta história promete muita confusão e sofrimento né? E nem mencionei o fato que Bia quando conheceu Pietroh estava noiva de Rodrigo, seu amor de infância.
Eu gostei da história, o que não gostei foi o fato da Bia para mim ser muito chata e cheia de "não me toque". Me lembrou a "Bella" da saga Crepúsculo em vários momentos, onde tudo acontecia com ela e ela se achava um zero à esquerda. Isso me dava muita raiva, sem falar que era muito certinha para o meu gosto. Mas isso claro, é meu ponto de vista em relação a protagonista, mas a história é gostosa de se ler.
Maristela 09/11/2012minha estante
Ainda não li esse livro e pela resenha dá para notar que é um livro leve, recheado de idas e vindas do personagem em busca de si mesma, confusões amorosas e muita ternura. Gostei da resenha. Parabéns.

Diego 05/01/2012

O livro é super maneiro e a história é para todas as idades! Homens ou mulheres dos 8 aos 80 anos vão gostar!