Baroak - A  Estrela

Baroak - A Estrela Cris Motta

Resenhas - Baroak - A estrela

Carol 27/01/2012

Estou na página 60 e estou gostando muito!!!

Just Livros 20/05/2012

Resenha Just Livros
Mais resenhas em http://just-livros.blogspot.com.br/

Beatriz Comarin, ou simplesmente Bia, é a filha perfeita. Madura para sua idade, tem excelentes notas e sempre obedecia as regras impostas por seus pais.
Na escola ela sempre se sentiu deslocada, sem amigos e tendo que aturar as maldades de sua “rival” Liana. Esse começo parece clichê certo? A garota boazinha que se sente o patinho feio da escola e a garota má e seus planos, mas calma! A história vai mudar com uma viagem que a Bia vai fazer com a sua família.
Seu pai recebeu uma oferta de trabalho nos Emirados Árabes e sua família se muda para lá. Em contato com uma nova cultura, com novas amizades, Bia começa a transformar se sentindo mais segura para enfrentar seus problemas. Antes de voltar para o Rio de Janeiro Bia resolve sair para comprar algumas lembrançinhas e se encanta com um pote em forma de estrela de cristal e resolve comprar. A vendedora misteriosamente diz “Abra quando realmente precisares.” Pág. 19.
Após retornar de viagem e passar por uma grande humilhação causada por mais um plano de Liana, Bia resolve pedir as estrelas (suas confidentes) ajuda e resolve abrir o pote em formato de estrela e para sua surpresa de lá saiu uma fumaça que cintilava todas as cores do Universo e essa fumaça aos poucos tomou forma humana. Era Clair Baroak, uma djinn, um gênio para os ocidentais.

Com esse acontecimento surge uma amizade verdadeira entre as duas que se tornam inseparáveis, com a ajuda de Clair a vida de Bia da uma reviravolta e tudo começa a dar certo da maneira que ela sempre quis. Quais serão os três pedidos de Bia? Isso você vai descobrir lendo.

A capa é simples, mas chama atenção e desperta curiosidade. Nela tem uma estrela em relevo, pena que quase não da para notar esse detalhe que tem tanto significado na história.
O livro conta com uma diagramação ótima e começa com um prólogo lindo, te passa a mensagem positiva para não desistir de seus sonhos, pois o destino te reserva algo especial. A leitura das primeiras páginas do livro pode te enganar, pensando que é apenas mais uma história clichê para adolescente. Mas conforme a leitura tudo muda e você descobre que é um livro para qualquer idade, envolvendo valores familiares, culturais, éticos, amorosos e você ainda pode acompanhar o amadurecimento da protagonista. Além disso, o livro tem um toque especial de humor, imagine Clair Baroak tentando se adaptar ao mundo dos humanos falando gírias.
A autora Cris Motta escreve de tal maneira que a leitura flui e é envolvente te prendendo ao ponto de te fazer perder a noção do tempo lendo. O final vai te deixar querendo muuuito mais!
Recomendo a todos, uma história criativa e diferente.

Rotina Agridoce 08/10/2012

original e muito bom!
A protagonista da história é Beatriz Comarin, de 13 anos, estudante da escola CDF, filha única, e seus pais Carlos e Helena a super protegem, juntamente com a sua babá Jô, que cuida dela como uma segunda mãe.

No colégio ela sofre bullying direto de Liana, que tem inveja da sua inteligência, já que Beatriz é a garota mais inteligente da escola, e também inveja de toda atenção de Rodrigo, o garoto mais desejado da escola, por quem Bia é perdidamente apaixonada desde que o conheçeu.
Rodrigo é o melhor partido da escola, bonito, inteligente, educado, rico e com um futuro brilhante pela frente. Ele se importa muito com a Beatriz, mas Liana não mede esforços para tornar a vida de Bia um inferno.

"Toda noite, após rezar o pai-nosso, a jovem apelava para os luminosos pontos da Via Láctea e abria seu coração: Meu céu, minhas amigas estrelas, gostaria tanto de ser diferente do que sou. Na realidade, não tão diferente, mas livre para mostrar minhas outras faces. Gostaria de transformar a minha vida" pág 13

Tudo muda depois que o pai de Bia recebe uma proposta para trabalhar nos países árabes. Então Beatriz se muda com a família para lá. Nesse novo mundo, totalmente diferente, ela se adapta muito bem, faz novas amizades, fica mais vaidosa e segura de si.

"Beatriz Comarin conseguiu se sentir mais feliz naquele país estranho, com pessoas tão diferentes dela, do que no seu de origem." pág 15

Depois de um ano e meio, a família Comarin tem que voltar ao Brasil, mas antes ela e a mãe resolvem fazer compras e Bia compra uma linda estrela de cristal, onde a vendedora lhe informa que só poderia usar a estrela em caso de necessidade.

Bia volta para a escola cheia de novas histórias para contar, todos querem falar com ela para saber como é a vida no oriente. A única pessoa que não havia ficado feliz com a volta dela foi Liane. Ela se finge de amiga e a convida para sua festa, e depois a humilha. Bia vai correndo para casa e pega a estrela de cristal e de lá sai uma linda menina, Clair Baroak, um gênio. Elas acabam se tornando melhores amigas, e Clair vai ajuda-la a enfrentar Liane, a conquistar Rodrigo e entre outras coisas.

"Meu nome é Clair Baroak, sou uma djinn ou, para vocês ocidentais, um gênio. Tenho sabedoria de muitos séculos e de todos os lugares. Estou me apresentando na minha forma original, mas vou me adaptar conforme seus desejos. Como todo gênio, vou lhe conceder apenas três pedidos, mas pode demorar o tempo que quiser para concretizá-los. A eternidade é o meu tempo. " pág 32

"- Jura? Sua adorável fofoqueira! Eu te amo, te amo, te amo!!! Aiii, quer saber de uma coisa? Acho que estou verdadeiramente apaixonada pelo Rodrigo... E mais? Não quero mais ficar solteira! - confessou Bia à amiga, sorrindo.
-Sabia, sabia! Adoro romances... O amor é belo! Ai ai! - suspirou. - Trate de sair logo daqui, Bia. Nada de incorporar a doentinha! Sebo nas canelas! " pág 88

O começo do livro eu achei meio parado, com dramas adolescentes, mas o livro fica bom mesmo lá pelo meio e até o fim, o livro te prende e você não consegue para de ler. Li em dois dias, e do meio para o final li em uma tarde, foi incrível como me fez ficar grudada nas páginas até o fim.

O livro mostra a vida de Bia de seus 13 anos até seus mais ou menos 20 anos, e durante esse tempo foi mostrado todo o seu processo de amadurescimento, da adolescencia para a fase adulta. De patinho feio, a uma mulher decidida e forte, com muita personalidade.

Fiquei fascinada com as descrições da terra dos gênios, e tambem sobre mitologia árabe. Queria morar na casa dos Baroak, um lugar fascinante e lindo.

" Algumas sensações reafirmavam as indecisões quanto ao que seguir em sua vida : ao entrar na biblioteca, livrarias ou museus, Bia tinha a impressão de ser puxada para dentro de histórias longíquas. " pág 129

O livro tem uma linguagem simples, dinâmica, flui bem, tem um tema totalmente original, nunca tinha lido um livro com gênios, amei.

Os personagens são cativantes, como também em alguns momentos irritantes. Bia e Pietroh são meus personagens favoritos. Bia, me identifiquei totalmente, assim com ela, tive pais super protetores, que não me deixavam sair sozinha, era tímida e não tinha muitos amigos, e sofria bulling na escola. Também tinha uma inimiga que fazia da minha vida um inferno, foi terrivel.
Como a Bia amadureceu com o passar dos anos, o mesmo aconteceu comigo, por isso gostei tanto dela.
Pietroh é incrível, apaixonante, lindo, mas também ciumento e "esquentadinho", mesmo assim adorei esse personagem, só é uma pena que ele apareça tão pouco na história, espero que no próximo livro tenha mais!
Clair também é admirável, muito divertida, queria ela como amiga.

"- Não sei se isso que vou dizer vai melhorar ou piorar essa situação, mas eu sonhei com você antes mesmo da minha irmã encontrá-la. É você Bia, o rosto que via nos meus sonhos e de certa forma tive medo de vê-la tão real. Desde o primeira dia que você chegou não consegui disfarçar o que sentia", pág 196

Gostei muito também das referências e legendas nos rodapés das páginas, vemos que a autora fez muitas pesquisas para o livro.
A capa do livro é bonita, porém muito simples, queria que fosse mais trabalhada.
O final para mim foi um pouco apressado, queria que tivesse sido mais desenvolvido. Bem, como será uma trilogia, espero ansisosa pela continuação. Super recomendo!! Leiam.
4 estrelas

leia em meu blog

Dreh 08/09/2016

Baroak
Vim fazer uma resenha sobre estes dois livros incríveis! É aquele tipo de livro que você não sossega enquanto não souber o final da história.

Beatriz é uma menina como qualquer outra. Mas após morar por um tempo na Arábia por causa da transferência de emprego do pai, ela conhece um pouco da cultura de lá, e ao voltar para o Brasil, decide trazer uma lembrança do local. A estrela que Bia compra por lá, veio com um conselho da vendedora: abra quando estiver realmente precisando.

Ao abrir a estrela, conhece Clair Baroak. Uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais. Como todo gênio, Clair tem a missão de realizar três desejos de Beatriz, mas as duas acabam virando grandes amigas. Bia vai descobrir muitas coisas sobre sua vida.

Não quero falar demais para não dar nenhum spoiler, mas a vida de Bia vai mudar num sentido em que ela nunca imaginou.

Quem gosta de romance misturado com magia, vai adorar!

site: https://coracoesjovens.wordpress.com/

Laritza Oliveira 17/09/2016

Com uma dose de magia, romance e muitas aventuras, Baroak foi um livro que me apresentou uma cultura completamente diferente. A história de Beatriz Comarin é daquelas que merecia virar filme de sessão da tarde sabe? Bem, deixando de lado meu lado cinéfila/cineasta... Ao começar o livro acabei enfrentando o problema de não me acostumar muito com a passagem de tempo mais rápida, mas com a chegada ao “ponto alto” da história, acabei nem lembrando desse detalhe. A Cris conseguiu colocar seu carisma em suas personagens e me encantei por cada um. Estou muito ansiosa para comprar e ler o segundo!

Natália 09/07/2017

Confuso
A história começa narrando o cotidiano de Beatriz Comarin, protagonista da história. Nascida em família de alta classe social, a menina vive literalmente em um mundinho: o condomínio onde vive possuí escola e mercado e ela não sai daquele espaço. Com o decorrer da narrativa, percebemos que o núcleo da história está formado: ela, a menina estudiosa e que sofre com as maldades dos colegas, principalmente Liana - que parece ter ódio gratuito da mocinha - e Rodrigo, paixão platônica da heroína. Núcleo esse que se perde antes da metade do livro.
Ficando um ano fora do país, Beatriz muda e retorna ao Rio de Janeiro surpreendendo todos, deixando Liana tão incomodada que planeja humilhar a menina em seu aniversário de quinze anos, por alguma razão completamente banal. Plano concretizado, Beatriz volta para casa aos prantos e abre o misterioso frasco em formato de estrela que ela adquiriu nessa longa viagem, de onde sai o gênio Clair Baroak, que lhe garante três pedidos que podiam ser feitos quando a ama julgasse necessário. Ou seja, ela não tinha nenhum prazo para fazer valer seus desejos.
Se a história começa com a protagonista somando treze anos (e meio) de idade, termina com ela praticamente uma mulher de vinte. Nesse meio tempo, diversas coisas acontecem e creio esse ter sido o problema. É muita informação acontecendo rápido demais. Rodrigo, namorado da antagonista e amor platônico da mocinha desde as primeiras páginas, começa a retribuir seus sentimentos e depois de um tempo eles engatam um namoro que se estende durante os anos seguintes. E Liana? Ela desaparece da história de forma tão simplória que me deixou perdida.
Nessa passagem, Beatriz cresce, ganha outras amizades, leva um tiro (!) sempre com Clair ao seu lado, até que com seus dezoito anos, ela não tem mais certeza de nada. Não sabe se deseja mesmo cursar faculdade, se casa ou compra uma bicicleta... Decidida a viajar pelo mundo a fim de reorganizar suas vontades, Clair acaba por levá-la ao mundo dos djins, ou gênios. E lá acontece a maior reviravolta da história, a paixão instantânea que ela e Pietroh - irmão de Clair - sentem um pelo outro. Paixão essa que desafia as leis do mundo dos djins, mas cujo a força rompe até mesmo barreiras espirituais.
Infelizmente, o decorrer da história foi entediante e o final igualmente vago. A história prometia muito, por querer abordar crenças árabes e exaltar a excentricidade dos djins, porém, não convenceu... E a protagonista narrada repetidas vezes como simples, desapegada do material e desligada de coisas triviais, frequentemente é encontrada fazendo compras, se irritando e tratando Clair mal, chegando a repreender o gênio e discutir com os pais, parecendo egoísta, ingrata e extremamente mimada. Rodrigo, o mocinho inicial, é instável e apelativo e Pietroh explosivo de tal forma que não acho que deveria ser retratado como um príncipe belo e apaixonante. Certas situações deixam buracos enormes no enredo e suas resoluções são simplórias demais. Infelizmente, um livro que não me cativou...
Talvez valha a leitura para seu público alvo, mas acredito que existam outras obras que atendam melhor ao leitor juvenil.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/06/2012

Em uma estrela de cristal...
Baroak - a estrela, Cris Motta, Barueri, SP: Novo Século, 2011, 312 pág.

“Baroak – a estrela” foi escrito pela carioca Cris Motta. A autora é formada em jornalismo e já trabalhou em emissoras de rádio e TV. “Baroak” trata-se de uma série fantástica arraigada na contemporaneidade.

No livro acompanhamos a história de Beatriz Comarin, ou simplesmente: Bia, uma adolescente insegura e solitária. Seu pior pesadelo é a escola onde ‘as patricinhas’ lhe tratam muito mal e sempre encontram um jeito e oportunidade para humilhá-la. A pior garota do colégio é Liana, que sempre sentiu inveja de Bia, pois esta era a melhor aluna do colégio e o garoto mais popular da escola, Rodrigo, sempre procurou se aproximar da jovem. Bia apesar de achar impossível Rodrigo amá-la, sempre o amou.

Tudo começa a mudar quando Bia e sua família vão para os países árabes, por conta do trabalho do pai. Lá Bia se desenvolve, fica mais vaidosa e adquire um pouco mais de autonomia, apesar de seus pais ainda a superprotegerem. Os anos passam e Bia volta ao Brasil, mas antes ela acaba comprando um artefato árabe em forma de uma estrela de cristal. A vendedora informa à Bia que a estrela só pode ser aberta quando a jovem mais precisar.

De volta ao Brasil, Bia retoma sua vida anterior e sua perseguidora Liana volta à ativa, pois a inveja somente aumentou. E Bia se vê diante de uma terrível e humilhante situação, desolada ela decide que chegou o momento de abrir a estrela. Eis que surge uma djinn (gênio) chamada Clair Baroak. A gênia concede três desejos à Bia, mas Bia não os faz imediatamente, pois prefere cultivar a amizade da gênia.

Tudo muda na vida de Bia, os anos passam e as mudanças são cada vez mais salientes, principalmente quando Bia conhece o mundo mágico dos gênios e a família de Clair, incluindo aqui seu lindo irmão Pietroh – o típico Deus Grego. Mas a história não para por aí, mistérios mágicos e quebras de regras se configuram numa hybris, em que todos sofrerão as consequências.

A linguagem utilizada por Cris Motta é simples e cativante. A história traz um tema bastante interessante que apesar de fantástico não envolve a moda vampírica e sim gênios em estrelas de cristais! Os personagens são cativantes e às vezes, irritantes. Clair a gênia se tornou minha personagem favorita. Bia já não me cativou tanto, achei-a muito insegura, no livro todo foi exaltada sua inteligência, mas senti que a garota apesar de inteligente não sabia lidar com muitas coisas e tinha atitudes muito infantis. Rodrigo, cativou-me demasiadamente, ele é o típico príncipe encantado, o rapaz mais apaixonado do mundo. Já Pietroh é lindo, sexy e maravilhoso, com uma aura mágica e cheio de crueldade também, realmente ele me deixou na dúvida entre amor e ódio: eu me encantei com ele, mas em alguns momentos eu tive muita raiva.

Quero também salientar que a capa do livro tem um encantamento maravilhoso, envolve qualquer leitor. Se eu indico a obra? Sim! Ela é muito boa e envolvente. Já espero ansiosamente pela continuação, pois o final deste volume deixa o leitor numa curiosidade incrível. Então fica aqui a dica: Leiam Baroak - a estrela!

Camila Márcia