O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Laura Gonçalves 13/12/2022

Mágico
Este livro te encanta desde de a ambientação aos personagens. É como de fato estar dentro do Le Cirque des Rêves. A narrativa é muito diferente de tudo que já li, tendo um quê de poético, misterioso e instigante. O livro e tudo nele só pode ser descrito com uma única palavra: Mágico, tudo nele exala magia

starry_night 04/02/2023

expectativas reduzidas a zero.
confesso que antes mesmo de começar a ler o livro, tinha muitas expectativas em relação à tudo. enredo, a premissa do livro, o desenvolvimento dos personagens?tudo isso eu achava que seria incrível e que acabaria dando uma ótima nota pra essa leitura que se tornaria prazerosa.

na mesma intensidade em que me iludi, se foi.

entendi que a autora quis fazer uma coisa MUITO mas MUITO clichê que é: inimigos que estão num jogo se apaixonarem.
ela poderia fazer isso, mas sem interromper na premissa que o livro tinha.

a história é linda, e assim que você começa a ler, lembra MUITO Caraval (pra quem já leu, vai entender)

autora vacilou muito neste. maior arrependimento de ter perdido o meu tempo lendo isso, mas a vida tem dessas ;)
Allyne 25/04/2023minha estante
Estou lendo neste momento, e estou tendo a mesma sensação. O livro tem a premissa interessantíssima, mas se perde em tanta enrolação, um romance que demora mais da metade pra acontecer. Se não estivesse em 70%, já teria abandonado.

Laisa.Ruiz 17/06/2023

O Circo Chega Sem Aviso
??????: O Circo da Noite
?????: Erin Morgenstern
???????: 365
??????????: 2012
???????: Intrínseca
????????????= 4.5 - MUITO BOM
??Não esperava gostar tanto.
?? Comecemos pelo fato de que a autora tem uma escrita bem especial, que te transporta para a história como se você fosse um dos personagens, mas especificamente, como se fôssemos um dos espectadores/admiradores do circo o que realmente acabamos por nos tornar depois de algumas páginas.
?? A trama se desenvolve de uma maneira que te prende e te leva a criar diversas teorias. E o ambiente em que ela é narrada é tão mágico que parece flutuar/ sair do papel criando vida própria.
?? Os personagens, assim como a história e o lugar, são encantadores.
??Apesar de serem destacados pela sinopse o romance e o duelo não são os prontos principais da trama. Ela é muito mais complexa e profunda do que o mero amor entre dois oponentes, deixando tudo muito mais interessante.
?? O único motivo para não dar 5 estrelas é que o final poderia ter sido desenvolvido de uma forma melhor, não sei. Na minha visão as coisas aconteceram tão rápido e algumas perguntas ficaram suspensas sem uma resposta. Gostaria de mais páginas rsrsrs.
?? Por fim gostaria de expor uma teoria? Alguns pontos da história me fizeram acreditar que Alexander é o Mago Merlin. Alguém mais ??

?? Classificação: +16 anos

?? Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
? Abuso infantil
? Morte
? Suicídio
? Sangue
? Abuso emocional
? Morte do pai (menção)
? Conteúdo sexual (menção)

?? Gêneros:
- Young Adult;
- Adult;

A geógrafa 06/02/2023

Podia ser ótimo, mas não foi
Tinha tudo pra ser ótimo. A história é diferenciada, há um suspense que poderia ser bem envolvente se a autora tivesse trabalhado de outra forma. Gostei muito da narrativa, mas é devagar e chato em alguns momentos, vc fica esperando por algo que nunca chega, o que me fez abandonar a leitura por uns dias. Quero conhecer mais da autora, pois a ideia é original, só podia ser explorada melhor.

kamila 20/07/2020

Uma obra prima
Realmente Circo da Noite é uma experiência única. Esse livro não foi nada do que eu ouvi por aí. Ouvi que você não deveria ler a sinopse porque entrega demais, ouvi falarem que o romance era uma das coisas ruins ou algo parecido e também eu estava com muito medo desse livro não funcionar comigo.

Mas funcionou e funcionou muito bem. Não concordo com a questão da sinopse, a sinopse é só a ponta do iceberg que é esse livro. Esse livro e tão mais denso e intenso do que eu imaginava e no final não era nada do que eu estava imaginando.

Fico triste que esse livro não tenha funcionado para algumas pessoas, e olha que eu me esquivei de ler ele a todo instante, também a temática circo não é a minha coisa favorita, mas fui lá me arrisquei ainda mais depois de ter visto uma fanart e ter me apaixonado pelo desenho dos personagens.

A forma como a autora vai nos dando as peças para que a gente encaixa aos poucos e também detalhes fundamentais para entender a história (eu acho que ao longo da leitura você tem que prestar bastante atenção nos detalhes porque tudo está ali contado,
é só questão de perceber), tem cada coisa que eu achei absurdo de tão incrível, que cara me fez me apaixonar pelo livro.

E o casal, o que falar do casal? Eles são perfeitos e se você não gostar deles o problema é você, rs. Celia e Marco eternamente os meus pais, amo tanto eles.

É um livro incrível, é isto.

Giovanna 19/03/2023

Criei expectativas demais
Eu amei as descrições, a fantasia presente, e o poder/talento dos personagens. Mas não gostei da maneira que a história é desenvolvida, sem rumo, só dando detalhes dos elementos que compõem as apresentações e personalidade dos personagens.
O leitor fica queimando todos os neurônios que têm, tentando entender o significado (que é bonitinho, mas 🤬 #$%!& , quase 500 páginas?!) e acaba que ela não desenvolve de forma satisfatória o plot central?
Mas propõe metáforas, reflexões filosóficas, arte: a Erin descreve muito bem, dá para visualizar todas as cenas. Enfim, leiam aproveitando esses elementos e sem querer significa-los.

?Há tendas, sem dúvida, que não descobri em minhas muitas visitas ao circo. Embora tenha visto boa parte das atrações e percorrido um bom número dos caminhos disponíveis, há sempre cantos que permanecem inexplorados e portas que permanecem fechadas.?

?O bem e o mal são muito mais complexos do que uma princesa e um dragão, ou um lobo e uma garotinha vestida de vermelho. E o dragão não é o herói de sua própria história? O povo não está simplesmente agindo como um lobo deve agir??

Ju.Inácio 25/09/2021

Le Cirque des Rêves
Essa deve ser a segunda vez (não tenho certeza) que leio um livro com a temática de circo e confesso que achei muito legal. A história é muito interessante, porém é bem fácil de se perder porque eu, particularmente, não presto muita atenção nas datas, mas ainda sim consegui entender a linha temporal.
A forma como a magia foi tratada foi muito interessante, os personagens são muito interessantes também e acho que só o fato de mudar muito o tempo da narrativa que me deixou levemente atordoada, mas de geral gostei muito.

Ana 19/06/2020

Li duas vezes não por acaso..
Gosto da forma como a autora força a nossa imaginação. Ele te prende do começo ao fim, não por ser uma história super enigmática (apesar de ter seus enigmas), mas por que você quer imaginar tudo aquilo, e as vezes são tão irreais que tudo que você queria era poder estar no circo da noite para realmente ver com seus próprios olhos.
É um livro que eu realmente gostaria de ver uma adaptação em filma, mas e o medo de destruírem tudo que eu imaginei?

Lu F. 13/10/2021

O circo chega sem aviso?
Acho que eu nunca vou cansar de dizer o quão mágica é a escrita da Erin Morgenstern. Sério. O jeito que ela escreve é tão lindo, é quase como uma poesia. É um chá delicioso em um frio de inverno. Um cafezinho no meio de uma tarde ensolarada. O sorriso de uma pessoa amada. Eu leria até a lista de compras dela, sério.

Esse livro é mágico, em todos os sentidos da palavra. Não sei nem como explicar, é tão, tão lindo. Não é só um livro, é uma experiência.

Nas palavras do próprio livro: "? Contam como encontraram o circo, como aqueles primeiros passos passos pareceram mágicos. Como entrar num conto de fadas sob uma cortina de estrelas."

Apenas? leiam!

meowjess 11/10/2020

Que história, meus amigos...
Bom, a leitura é um pouco cansativa e confusa, PORÉM quando as peças começam a se encaixar o resultado de "deixar sem ar" é inevitável, que leitura meus caros...

JuliaK 13/11/2020

Valeu a pena continuar a leitura
A história é muito interessante e complexa, é cheia de detalhes que vão se encaixando conforme tudo vai acontecendo. Eu demorei um mês para ler, e confesso que quase abandonei a leitura, pois já estava em 50% e nada de grandes acontecimentos, porém resolvi dar uma última chance e quando estava quase em 60% tudo começou a fazer sentido e se encaixar e passei quase o dia inteiro lendo de tão bom que estava, então se você não gosta de histórias paradas e principalmente detalhes (descrevendo as tendas e mágicas do circo), que tem muitos que apesar de serem incríveis porque você se sente dentro do circo, uma hora cansa de ler, talvez você não vá gostar de ler. Porém se você gosta disso e de mistérios, vai adorar o livro. Os personagens são incríveis, cada um da sua maneira, Célia e Marco são tão fortes, tudo o que eles construíram e fizeram é de se admirar. Amei o personagem Beiley e os gêmeos e a amizade que eles criaram, e principalmente caminho que construíram. Amei o final, com tudo encaixado e explicado (o que aconteceu com Marco e Célia e onde eles ficaram me deixou ?) e foi tão bom ver que tudo deu certo, e que o circo continuou para levar alegria e magia para as pessoas ao redor do mundo. Ainda bem que não abandonei a leitura pois valeu muito a pena continuar e ver como tudo acabou.

Luarthia 16/03/2022

Mágico!
O livro é mágico! Sério do início ao fim você se prende uma forma tão grande que quando acaba você se sente triste por não ser real. Um dos meus livros favoritos da vida! Não importa quantas vezes eu o leia é e sempre será Mágico!

Emilia 01/06/2020

Confuso, mas bom
Comecei esse livro super animada com todo esse universo mágico do circo... Com o andamento da leitura, não consegui evitar me sentir desapontada com como a autora estava conduzindo a história. Achei a narrativa excessivamente confusa, com saltos no tempo e no espaço muitas vezes desnecessários. Também há um foco em personagens que, apesar de legais, não contribuem tanto para leitura, o que a torna cansativa e ainda mais confusa... Achei que a autora, para abranger todo esse UNIVERSO que era o circo e para construir um ar de mistério, deixou a narrativa superficial em alguns aspectos, o que também foi um ponto negativo para mim. Mas é um livro legal, diferente do que estamos acostumados a ler por aí :)

distritodoslivros 15/11/2022

O circo sem sentido
Quanto mais livros eu leio mais saudades eu sinto de quando eu marcava tudo com post it aí podia voltar e revisar as partes que marquei.

Como eu não faço mais isso, da pra perceber que minhas resenhas ficam cada vez pior kkkkkk mas enfim?

Eu demorei muito pra terminar esse livro, poderia ter terminado em menos tempo se eu tivesse com mais vontade de ler ele, mas vamos lá!

O livro alterna em vários cenários e pontos da linha do tempo, ele fica indo e voltando e se você não prestar atenção na data de cada capítulo vai se perder mais que o normal.

Uma coisa que me deixou com pouca vontade de ler é essa aura de mistério exagerada, que chega em um ponto que o livro não faz sentido e você fica lendo por pura obrigação pra descobrir tudo nas últimas 20 páginas.

É um universo bem escrito? Sim, demais! É tudo bem detalhado e você consegue se sentir dentro do circo, e pra mim isso foi o único ponto que salvou o livro e fez ele merecer 4 estrelas, pela atenção aos detalhes.

Os personagens são bem desenvolvidos? Meeeeh, tem tanto personagem que eu acho que a autora meio que se perdeu na lógica e não desenvolveu 100% os protagonistas e o romance do livro (mesmo o romance não sendo o foco, ele tinha um papel importante).

A história em si é boa? Tinha tudo pra ser, mas não me ganhou. O cerne da história é um desafio que aparentemente nem os responsáveis entendem direito, e ninguém se digna a explicar o livro inteiro, então o motivo principal de tudo fica de lado. Eu entendo que nem os ?jogadores? sabiam o que tava acontecendo, mas a gente perde um pouco a vontade de ler quando fica perdido.

Então, de novo, o circo em si e a construção dele, os detalhes, são o que salva a história. Da vontade de entrar lá e dar um passeio, sentir a magia. Queria muito que a história tivesse acompanhado o tamanho dessa obra prima, mas foi tão lindo que carregou o livro inteiro!

lenazenik 10/08/2021

4,5 mas talvez eu tire meia estrela porque passei um fucking mês tentando ler por causa da ressaca literária, mas é um livro incrível e provavelmente se eu não estivesse nessa fase ruim eu teria até favoritado, quem sabe eu releia em breve