O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Flavinha 10/11/2021

Que escrita linda!
Não é uma resenha, só um sentimento :)

Que história linda e triste. Uma escrita muito gostosa, bem poética, me lembrou Zafón, e por um momento me senti nas ruas de Barcelona.

Os únicos pontos que me incomodaram aqui foi a demora pra revelar qual era o jogo e as variações na linha do tempo. Mesmo assim, não tive como não me sentir cativada pelos personagens.

As cenas de romance são muito bonitas, bem narradas. As tendas do circo, o clima e o espetáculo em si também. Foi um livro muito imersivo.

Vou sentir falta especialmente de Poppet, Widget e Bailey, que deixaram a história mais leve.

Definitivamente é um livro pra ser lido quando se está no clima de algo mais tranquilo, de um ritmo mais lento, mais descritivo. Recomendo essa leitura pra esses momentos mais calmos da alma.
Pedro 10/11/2021minha estante
Excelente resenha. Parabéns!

Flavinha 11/11/2021minha estante
Obrigada ?

Bia 22/12/2022

O circo chega sem aviso...
Esse livro encanta qualquer leitor não só pela história que propõe mas também pelo modo como é contada. Comecei essa história como uma simples visitante do circo e terminei me sentindo uma completa rêveurs que seguiria o circo por onde ele fosse.

Ana Carolina Andrade 29/11/2022

O circo não promete nada e entrega tudo. O livro, o oposto.
O começo desse livro é impecável. Premissa diferente, ambientação inovadora, romance proibido, narrativa não linear com potencial de grandes surpresas. Estava adorando o livro mesmo sem entender como nada se relacionava.
No entanto, conforme o livro avança, ele deixa de ser inteligente e se torna apenas pretensioso, e tudo vira uma grande encheção de linguiça.
A história promete um grande duelo de habilidades mágicas com consequências avassaladoras para os oponentes e todos ao redor, mas o tal combate nunca se materializa. A história promete um romance épico entre esses supostos inimigos que pode colocar o jogo em risco, mas os dois não se conhecem até metade do livro e então todo o amor acontece correndo (além de os dois personagens serem extremamente sem sal e um deles ser um grande boylixo). A história promete um desfecho grandioso para todas as histórias paralelas amarrando todas as pontas soltas, mas os personagens secundários não desempenham nenhum papel na conclusão do livro.
Ou seja, o livro promete, promete e promete, e não cumpre nenhuma de suas promessas, entregando uma história mediana e frustrante por ter parecido tão promissora no início.

Paula 06/11/2013

“...Os mais finos prazeres são sempre os inesperados...”
"Eu gostaria muito de interpretar as reações, as observações de cada uma e de todas as pessoas que passam pelos portões do Le Cirque des Rêves, para saber o que elas veem e ouvem e sentem. Saber como suas experiências coincidem com as minhas e quanto diferem delas."

artemis 18/07/2021

Única coisa boa é quando acaba
eu já tinha minha tbr toda preparada e do nada pq eu ia ler o mas sem estrelas decidi ler antes esse pq é a escrita anterior da autora e [*****] merda que decisão horrível. tô até com medo do outro ser ruim como esse, pior livro que eu li até julho de 2021
SPOILERS??????
E ESSA MERDA DE COMPETIÇÃO??????? gente não é nada demais era só ele construindo um tenda pra ela e ela pra ele até um dos dois morrer de exaustão mas eles se apaixonam? que saco viu
sério eu achei que ela tenha uma escrita bonita quando se tratava do circo mas depois ficou tão cíclico e exaustivo que até isso deixou o livro chato e os personagens eu não me apeguei a nenhum, se todos tivessem morrido eu não estaria nem aí!!!!!!!! até o Bailey que gostei um pouco o final dele foi tão!!!! só isso??????? tornou-se dono do circo UAU
assim pessoal falando que ela começa confuso mas depois você vai amar!!!!!
mas é uma mentira ele é confuso e fica mais confuso ainda e o que era pra ser o grande plot NÃO ACONTECEU NADA O LIVRO INTEIRO!!!!
a cada 10% não aconteceu nada demais e eu sempre com esperança de ficar bom mas não ficou e foi 388 páginas de sofrimento!!!!
é tão confuso e maçante que da vontade de rebolar esse droga de kindle?
quando uma coisa que era um pouco mais emocionante acontecia acabava bem na hora do clímax e ia pra perspectiva chata de um coadjuvante QUE NINGUÉM LIGA!!!! e depois de 30 páginas voltava pra POV da coisa emocionante mas a gente nem se lembra mais do que foi!!!!!!!!!
Camila 19/07/2021minha estante
Eu adorei o livro, e mesmo assim concordo com a sua resenha. Tem todos esses pontos negativos, pelos quais alguém poderia não gostar haha.

Joao.Almeida 16/01/2023

Decidi ler esse livro após a maravilhosa experiência que tive com O Mar Sem Estrelas da autora. Vale dizer que pude sentir um pouco da diferença entre eles, principalmente em relação a organização e desenvolvimento, pois aqui é um pouco mais confusa a ordem cronológica e pude perceber que a leitura não foi tão fluida como esperava ocorrer. Entretanto, temos algumas marcas de Erin bem evidentes, podendo citar a forma como ela brinca com os nossos sentidos constantemente. Neste enredo acompanhamos dois jovens, Celia e Marco, que foram designados como oponentes em um misterioso desafio em que as regras não estão bem estabelecidas, assim, foi criada uma espécie de “ringue” onde ocorrem as demonstrações de suas habilidades que no caso é o próprio “Le Cirque des Rêves”. Achei um pouco pesado que os integrantes foram designados apenas como personagens secundários ao redor dos protagonistas, gostaria que a história de todos fossem melhor desenvolvidas, ainda mais a de Tsukiko. É um livro muito interessante que desafia o ato de ler ao estimular nossos outros sentidos.

Lady 11/12/2013

Há um bom tempo atrás, quando vi uma entrevista com a autora Erin Morgenstern na Revista Época, junto com uma breve resenha do livro, lembro de ter pensado duas coisas: primeiro, em como essa capa era bonita; e segundo, como era original alguém ter pensado em fazer um livro de fantasia usando o circo como ambiente. Até hoje, nunca tinha lido nada parecido.
A ideia de ler Circo da Noite ficou no limbo até que eu conseguisse adquiri-lo, e depois um pouco mais, enquanto ele esperava na fila. Aí um dia, numa enquete de leitura, várias pessoas me imploraram que ele fosse o escolhido. Lá fui eu.
Cara. Que ótima escolha.
Desde o primeiro capítulo, percebi que o circo é apenas um dos vários diferenciais ao longo da narrativa. Tudo, desde a abertura de capítulos, a escolha de palavras e até os entreatos são completamente diferentes do que eu esperava. Não é um romance sobrenatural água com açúcar, toneladas de dramas amorosos e crises adolescentes; é uma história que definitivamente engloba muito mais do que apenas o casal principal. Por muito tempo, eles sequer são o centro da narrativa. Há tantos grupos de personagens, e todos eles são tão importantes e bem construídos, que não precisa existir uma encheção de linguiça pra história funcionar a longo prazo - ela simplesmente funciona.
Num ritmo não-linear (e que, confesso, é bastante confuso a princípio) acompanhamos o nascimento e o desenvolvimento do circo e de seu elenco, assim como o crescimento não apenas de Marco e Celia, mas de muitos personagens cuja relevância não fica exatamente clara até chegar a hora certa. O Circo da Noite é aquele tipo de livro que, a princípio, parece estar te dando muito mais informações do que você realmente precisaria saber, mas que costura cada detalhe sem deixar nenhuma pontinha solta.
Como o enredo não se concentra exclusivamente no casal de protagonistas, dando espaço pro desenvolvimento de vários personagens, arrisco dizer que, embora tenha gostado muito de Marco e de Celia, eles não são meus preferidos. Além de eu ter criado um amorzinho especial por Fredrick Thierssen (o relojoeiro que se transforma no maior fã do Cirque des Rêves, e um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso), me encantei principalmente pelos gêmeos Murray, Poppet e Widget, que demoram a aparecer de maneira memorável, mas são o epicentro de muitos dos acontecimentos finais.
Terminei de ler O Circo da Noite com aquela impressão de que poderia falar sobre ele por horas e horas, e me perguntando por que nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Sério, é um livro tão bom! Cadê as pessoas que leram? Quero conhecer vocês!!

site: http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-circo-da-noite-erin.html

júh 04/07/2021

Fascinante
Que história LINDA! Completamente diferente de tudo o que eu já li. Não sei dizer se é devido a atmosfera mágica que faz com que toda a experiência pareça ter saído direto de um sonho, ou ao estilo de narrativa único e intrigante, ou por causa da clareza com que você consegue imaginar e sentir todas as cenas, sendo inserido na história como se você fosse um observador presente. É uma experiência ÚNICA.
Ele é emocionante de uma forma mais sutil, construindo a expectativa desde a primeira página, pra aquele momento decisivo da história que você sabe que uma hora ou outra vai acontecer, mas fica receoso de passar a página e descobrir o desfecho.
É necessário prestar muita atenção na leitura, porque a autora deixa muitas coisas implícitas ali. Algo me diz que se um dia eu ler ele de novo eu vou descobrir coisas que eu deixei escapar, o que só me deixa mais ansiosa pra releitura.
E eu precisava comentar que a Erin deu um SHOW naquele penúltimo capítulo! E no último então, a saudade que bateu foi quase insuportável. Eu só queria dar meia-volta e voltar pro circo...

Amanda.Contiero 22/09/2022

O Circo da Noite: Meu favorito do ano.
Como uma eterna apaixonada por circos, me emocionei por cada sutileza desse livro. Em virtude de tanto, não sei se tais detalhes seriam sentidos com a mesma intensidade a todos os gostos. Aqui, encontramos uma narrativa lenta. Relativamente densa. No entanto, acredito que esta se faz uma experiência imersiva para um mergulho calmo. Gradual. Permitindo-se sentir cheiros, sabores, cores? Um universo onírico deslumbrante! Profundamente recompensador em cada jornada. Belíssimas metáforas e contrapontos são delineados em jogos de palavras majestosamente delicados. Os personagens me cativaram em cada vertente da narrativa!! De todo meu coração, eu recomendo muito.

Cris 02/03/2017

Mágico embora cansativo ao extremo.
"Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer."

'O Circo da Noite' tinha tudo para ser uma leitura perfeita, todos os ingredientes que me enfeitiçam estão ali, porém por alguns detalhes Erin Morgenstern não me convenceu. Ela chegou a apresentar uma história interessante e com grande potencial e, embora não tenha deixado pontas soltas em sua conclusão, não conseguiu despertar em mim metade do que achava que despertaria.
Tudo começa quando dois velhos e misteriosos amigos se encontram e decidem, mais uma vez, iniciar um torneio intermediado por dois aspirantes à ilusionistas escolhidos curiosamente por eles. Próspero, treinaria a filha, e o enigmático amigo, Marco, um menino recém-adotado de um orfanato. Havia apenas uma única regra, ambos não poderiam se conhecer até que o treinamento fosse concluído, eles teriam que ser treinados separadamente e quando avisados duelariam em prol de algo totalmente desconhecido por eles e pelo leitor. Com o passar do tempo os dois oponentes começaram a desconfiar que não eram apenas duas pessoas escolhidas aleatoriamente, eles sentiam que estavam de alguma forma presos a um feitiço, presos àquele Circo.
Qual a magia envolta de tudo? Que desafio eles teriam de enfrentar?

"Às vezes a vida nos leva a lugares inesperados. O futuro nunca está gravado em pedra, lembre-se disso."

Sempre tive muita vontade de ler este livro, sua capa chamava minha atenção e lá no fundo tinha a sensação de que viveria uma mágica e envolvente experiência. Bem, hoje posso dizer que me sinto um tanto frustada, não que o livro seja de todo ruim, ele apenas prometeu demais e acabou não superando minhas expectativas. O fato da história percorrer o século XIX apenas enalteceu minha vontade de amá-lo, adoro livros de época, sendo assim, é sempre interessante saber como um determinado autor destrincha esse lado.

A construção da história é bem orquestrada. Me sentia dentro daquelas mágicas tendas que, inexplicavelmente, davam um show a todos os espectadores que nada sabiam da origem do "Le Cirque des Rêves", ou melhor, "O Circo da Noite". Ao ponto que tudo é mágico e curioso, Erin ousou no mistério, ousou tanto que tornou o enredo um pouco cansativo. A falta de pistas acerca do que seria o desafio e a origem do circo infelizmente me brocharam, senti falta daquelas dicas jogadas ao vento a fim de roubar a atenção do leitor. Sim, ele é bem escrito! Sim, tem começo, meio e fim redondinhos, no entanto, acho que a autora pecou e muito nesse quesito. Se eu pudesse descrevê-lo em 3 palavras, seriam: mágico, intrincado e maçante.

A contagem do tempo e separação dos capítulos neste livro também podem confundir um número considerável de leitores pois não existe uma linha cronológica para os acontecimentos, a trama é intercalada entre o passado e presente, ou seja, a leitura acaba exigindo uma atenção maior para que nenhum detalhe ou fato importante fique ao Deus dará ou passe despercebido.
Com uma trama rica embora enrolada, seus personagens não poderiam ficar para trás, não é mesmo? Errado. Erin nos trouxe personagens chatos e bem desinteressantes, lamentavelmente não consegui me envolver com nenhum. Os próprios protagonistas Célia e Marco ficam em segundo plano perante a importância que a autora dá ao Circo, este sim é o personagem principal, sentia que todos estavam sendo tratados como peças de xadrez, todos eram dispensáveis e passíveis de xeque-mate.

A escrita de Erin Morgenstern é fina, rica e levemente rebuscada. Já sua narrativa é arrastada, tenho certeza de que 'O Circo da Noite' não é um livro para ser devorado, os próprios acontecimentos durante a trama seguem uma demorada linha de chegada. Portanto, não espere grandes saltos na história, tudo é delicadamente explicado, tenha paciência rs!
Enfim, ainda quero ler um outro livro da autora para ter uma opinião melhor acerca de sua escrita, por ora posso dizer que li um bom livro. Ela teve uma ótima ideia embora seja um pouco mal executada. Se eu indico? Depende. Se você ama livros de fantasia eu até posso arriscar, mas aviso: não crie expectativas. Este livro é o que ele é. Nada mais!

" - A magia não é a razão suficiente para viver? - pergunta Widget.
- Magia - repete o homem de terno cinza, transformando a palavra numa risada. - Isso não é magia. É a forma como o mundo é, só que poucas pessoas arranjam tempo para parar e observar. Olhe ao redor - diz, indicando as mesas em volta. - Ninguém aqui tem a menor noção das coisas que são possíveis neste mundo, e o pior é que ninguém prestaria atenção se você tentasse elucidá-las.
As pessoas preferem acreditar que magia é apenas uma ilusão inteligente, porque achar que algo é real não as deixaria dormir à noite, de medo da própria existência."

Bia Alper 12/09/2018

É um livro sobre a jornada
Eu tenho esse livro há anos e hoje que terminei de ler me peguei pensando se eu realmente iria gostar dele nesses anos atrás. Esse livro me cativou de várias formas, a principal delas é ter um circo e um duelo como personagens principais e seus integrantes e colaboradores como motivações e reviravoltas. O livro tem um tom mágico para falar de todas as coisas e isso é cativante. Em alguns momentos vc se pega sentindo coisas e fechando os olhos e visualizando cenas porque é realmente tudo muito palpável. O livro é essencialmente descritivo e com o passar das páginas a necessidade de tal artificio se torna clara. Não é um livro que te entrega nada de bandeja mas a cada capitulo vc deseja profundamente conhecer esse lugar, e essas pessoas e descobrir onde o circo vai estar e comprar um cachecol vermelho.

site: https://www.instagram.com/p/BnmIWypHK8h/?taken-by=bulletdaalper

Ronan 19/08/2021

A história é muito envolvente e todo o mistério do desafio me manteve preso ao livro, tiveram personagem incríveis e outros que não eu não entendia o motivo de estarem na história, até o final chegar e mostrar o papel desse personagem e que decepção gigantesca, é um livro muito bom, mas com um desfecho horrível, talvez isso tenha muito haver com as altas expectativas que eu alimentava sobre esse livro, mas mesmo com esse final a jornada valeu a pena.

JuVicentini 09/02/2020

Fantástico
Um livro lindo que me envolveu no universo lúdico de fantasias que tanto amo!
Achei a história meio lenta e senti que demorou um pouquinho para deslanchar mas nada que me atrapalhou, mesmo porque os detalhes são tão envolventes e a fantasia é tão instigante que me prendeu dentro do livro! Uma historia linda que valeu a pena conhecer! Merece mais destaque!

DantonM 24/03/2020

Eu quero morar nesse circo
Faltou pouquíssimo pra Erin Morgenstein ganhar minhas cinco estrelas com O Circo da Noite. Talvez a única crítica que eu tenha é a enrolação fudida do início. Tenho certeza de que poderíamos viver com menos de 365 páginas, né Erin?
Fora isso, que história mais linda! Queria entrar na cabeça dessa autora e imaginar esse circo da maneira como ela o imaginou, porque na minha já estava fantástico. Gostei muito dos detalhes que ela dá das tendas, do cheiro de caramelo e pipoca, das cores, das personalidades das personagens. Dos jantares da meia noite. A atmosfera que o livro constrói é mágica e fez eu me sentir abraçadinho pelo crush com um chocolate quente embaixo de um cobertor. Recomendo para que todos tenham essa sensação.