O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Joao.Almeida 16/01/2023

Decidi ler esse livro após a maravilhosa experiência que tive com O Mar Sem Estrelas da autora. Vale dizer que pude sentir um pouco da diferença entre eles, principalmente em relação a organização e desenvolvimento, pois aqui é um pouco mais confusa a ordem cronológica e pude perceber que a leitura não foi tão fluida como esperava ocorrer. Entretanto, temos algumas marcas de Erin bem evidentes, podendo citar a forma como ela brinca com os nossos sentidos constantemente. Neste enredo acompanhamos dois jovens, Celia e Marco, que foram designados como oponentes em um misterioso desafio em que as regras não estão bem estabelecidas, assim, foi criada uma espécie de “ringue” onde ocorrem as demonstrações de suas habilidades que no caso é o próprio “Le Cirque des Rêves”. Achei um pouco pesado que os integrantes foram designados apenas como personagens secundários ao redor dos protagonistas, gostaria que a história de todos fossem melhor desenvolvidas, ainda mais a de Tsukiko. É um livro muito interessante que desafia o ato de ler ao estimular nossos outros sentidos.

@literalaura 28/01/2023

história genial.
Eu estava muito ansiosa pra começar essa leitura, porque via muitas pessoas falando super bem dela. Confesso que, até uns 50% do livro, não estava fluindo como eu achei que fluiria e eu pensei, realmente, em abandonar a leitura por hora e retornar depois. Que bom que não fiz isso. Depois dessa primeira metade, foi como se eu entrasse de cabeça mesmo na história e não conseguia mais parar de ler. Acho que demorei 8 dias pra chegar em 50% e só 2 pra acabar, de fato, o livro. O que acontece aqui é que acredito que ?O Circo da Noite? é uma daquelas leituras 8 ou 80: ou você vai amar muito ou vai detestar. A história tem uma escrita que me lembrou muito Addie Larue e Tiger Lily, dois livros que favoritei, e acho que por isso eu insisti tanto nela, eu acreditava que podia gostar muito e foi isso que aconteceu. Depois que me afundei na história, pude perceber que toda ela é de uma genialidade fenomenal, o que a autora escreveu aqui, pra mim, foi incrível demais e de uma inteligência sem tamanho. Quando você percebe como as coisas se encaixam, o que é o circo da noite e como ele existe, você fica de boca aberta e perplexa com tudo. Acho que é por isso que leio, aliás, pra sentir o que senti lendo esse livro e vendo o quão genial foi toda a história, me questionando como alguém conseguia escrever algo tão bom. Ele não foi favorito porque, como eu disse, num primeiro momento, eu tive muita dificuldade em me prender na história e acho que isso pode ter ser pelo momento que decidi lê-la, já que não lia livros de fantasia e afins há um bom tempo. Mas eu acredito que, numa futura releitura - que vai rolar, com certeza -, ele tem muito pra se tornar um favorito da vida ??

Aline @maesliterarias 21/09/2020

O circo da noite
Li esse livro num único dia, não sei se movida pelo desespero em saber se tudo ia aficar bem, apesar de saber que ainda não temos um fim dessa guera, mas de qualquer maneira é uma leitura rápida já que se trata de um diário que não era escrito com uma frequência muito regular, ate porque ela escreve nele por 6 anos.
É uma leitura dolorosa em que Miryam na sua inocência de uma criança consegue nos passar o panico, o desespero e ate a calma, enquanto seu bairro é bombardeado. Contando gradativamente como seu bairro foi dominado, como sua escola acabou sendo usada como abrigo para muitas famílias que perderam ou tiveram que abandonar suas casas.
Ela fala muito sobre os pais e a situação econômica da família, e me admirou muito a coragem deles em apesar de tudo, tentarem fazer com que Miryam e a irmã levassem uma vida quase normal, até indo a escola, apesar de tudo estar ruindo a sua volta.
Sempre vejo comparações com Anne Frank, mas como faz uns 8 anos que fiz a leitura dele, não me sinto no direito de comparar as duas histórias. Mas pelo que me lembro vagamente de Anne, são histórias com realidades diferentes, acredito eu, e também pela diferença da época também em que os dois conflitos aconteceram.
E se vocês como eu, ficam confusos com os motivos que fizeram com que se iniciasse esse conflito, o autor fez um resumo bem detalhado no final no final do livro que esclarece bastante coisa.
E vocês o que acham de livros com essas temáticas reais? Gostam de ler ou preferem fantasias para fugir da realidade?Achei também que faltou um pouquinho mais de emoção, surpresas durante a história, tem uma narrativa muito boa mas não houve nenhum plot twist, nenhuma cena chocante, a não ser no final da história.
Se tiver oportunidade leiam, acho que não tem um tipo de leitor especifico para indicar esta história, somente se você gosta de uma fantasia sutil, vai gostar, e não gosta pode ser o livro ideal para começar.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Nicole.Ferraz 25/10/2020

Difícil
Esse livro é... complicado. Se você ler rápido demais a essência se perde, se ler muito devagar você esquece a cronologia dos fatos e no emaranhado de acontecimento.
Essa fantasia foi eleita uma das 100 melhores pela TIMES, podemos dizer no mínimo que é bem escrita e rica em detalhes.
É uma história complexa, com um romance demorado e quase nulo, com personagens excêntricos, com figurantes que desempenham papéis importantes.
Não é um livro para emocionar, para falar a verdade, não dispersa qualquer emoção palpável, também é difícil se conectar com os personagens, você se sente só um observador lógico tentado colorir um mundo, o qual você apenas observa apaticamente.

sant 30/11/2020

4.8

É uma história que tem como personagem principal um circo chamado de Le Cirque des Rêves, já que toda a história se concentra mais nesse lugar e ele que move as coisas, não é inteiramente nele, com outros ambientes, mas o desafio em si é colocado lá. Como se fosse o palco para todo o combate. Celia e Marco passaram o longo da infância sendo treinados com a arte da magia para poderem se enfrentar como oponentes.

O que eu gostei muito nesse livro é como a magia é tratada como algo natural. Como se o mundo fosse algo mágico, só que apenas algumas pessoas querem enxergar isso ou querem partilhar disso. Onde qualquer pessoa com um pouco de estudo e aprendizado pode aprender essa habilidade. Claro, alguns são natos, onde acabam por aprender sozinhos e outros precisam de professores para dar início, o que é a rixa entre o Hector e o Sr. A H... (os professores) e é isto que os fazem abrir esse desafio. E como influência disso, a escrita da autora é muito boa para criar isso. Você se pega pensando se realmente tudo aquilo não é real por ser tão palpável. O mundo que a Erin Morgenstern criou é tão mágico e preciso, que você sente as coisas a sua volta. A descrição fez com que eu fechasse os olhos e criasse tudo perfeitamente.

A única coisa que eu fiquei um pouco incomodado foi como que a autora não deu um desenvolvimento grande aos personagens. Eu queria saber mais sobre os protagonistas, da onde eles vieram, quais eram as motivações deles, saber o que ocorreu no seu passado. Sei que são questionamentos bem pertinentes, mas eu acabava por esquecer de tão encantado que eu estava com esse circo. É um livro lúdico, com magia e reflexões incríveis, recomendo a leitura.
Laís 06/12/2020minha estante
Oi, sabe onde posso encontrar o PDF desse livro?

Ana Gouvêa 13/01/2021

O livro é bem bacana. Nada surpreendente, mas gosto de fantasia em livro único. Gostei bastante de imaginar as atrações do circo.

Hellen.Biehl 18/01/2021

Uma magia longa
Pra mim o ponto forte do livro é: a ambientação.
Acho que ajudou muito as cenas de transição em que o leitor faz parte da história, como se realmente estivéssemos em uma noite naquele circo, aproveitando as atrações e suplicando que as horas correcem mais devagar. O que dizer? É muito bem escrito, descrito e criativo, tem momentos que chega a ser quase transcendental, disso não tenho dúvida.
Mas em contra partida... O resto do livro é um marasmo. O início é bem interessante, a sinopse empolga e os primeiros capítulos (10% mais ou menos) te dão aquela sensação de quem "Vem coisa boa". Infelizmente depois daí vamos de "nada" pra "lugar nenhum". O livro simplesmente não anda. Não acontecem coisas interessantes, o tal duelo não passa nenhum emoção de perigo (na verdade, quando enfim descobrimos do que se trata... É só isso?), os personagens não são carismáticos (não sabemos bem suas motivações, quem são de verdade, foram bem mal construídos e desenvolvidos), na verdade, a única coisa que eu gostava neles eram os "poderes", inclusive, tbm preciso comentar que foi legal o fato da magia ser algo natural onde as pessoas simplesmente estão alheias, mas tudo é muito jogado, não é explicado as regras desse mundo, nem como funciona os poderes dos protagonistas. O final achei corrido e bem qualquer coisa (apesar do último capítulo ser poético).
A cronologia da história só deixou tudo mais confuso, o que só fez o romance parecer corrido e forçado.
Talvez no fim o problema seja só que esse livro não foi pra mim, esperava algo diferente (pois tinha muito potencial, ao meu ver).

mariacarolinalins 22/01/2021

Mágico
Livro bom, porém o enredo é extremamente arrastado...Fica mais interessante do meio pro final, mas valeu a pena a leitura.

Milena | @aspaceforbooks 31/03/2023

Se eu fosse mais jovem?
Tenho certeza que se tivesse lido na época que lançou, eu teria adorado, mas não rola mais pra mim, hora o circo parece o protagonista como um personagem, mas ao mesmo tempo em segundo plano pq tem umas histórias ofuscando aquele q deveria ser só o cenário, as partes mais interessantes pra mim foram se perdendo com o desenvolver do livro, o que deveria ser o contrário, e um romance surge do nada como a coisa mais profunda do mundo.
Sei lá, acho que a autora se perdeu na própria história e mesmo o começo sendo bem planejado, ela não soube desenvolver e unir muito bem ?as vidas?.

É isso.

Crissie 12/12/2021

Maravilhoso e intrigante
A premissa do livro me atraiu e me deixou bastante animada para ver o que a autora havia escrito nas páginas. Acho que a única coisa que me desagradou, foi a confusão de personagem e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. E achei o romance meio corrido demais, apesar de achar fofo, não consegui me conectar com o casal em si.

Ana Carolina Andrade 29/11/2022

O circo não promete nada e entrega tudo. O livro, o oposto.
O começo desse livro é impecável. Premissa diferente, ambientação inovadora, romance proibido, narrativa não linear com potencial de grandes surpresas. Estava adorando o livro mesmo sem entender como nada se relacionava.
No entanto, conforme o livro avança, ele deixa de ser inteligente e se torna apenas pretensioso, e tudo vira uma grande encheção de linguiça.
A história promete um grande duelo de habilidades mágicas com consequências avassaladoras para os oponentes e todos ao redor, mas o tal combate nunca se materializa. A história promete um romance épico entre esses supostos inimigos que pode colocar o jogo em risco, mas os dois não se conhecem até metade do livro e então todo o amor acontece correndo (além de os dois personagens serem extremamente sem sal e um deles ser um grande boylixo). A história promete um desfecho grandioso para todas as histórias paralelas amarrando todas as pontas soltas, mas os personagens secundários não desempenham nenhum papel na conclusão do livro.
Ou seja, o livro promete, promete e promete, e não cumpre nenhuma de suas promessas, entregando uma história mediana e frustrante por ter parecido tão promissora no início.

letty biachi 21/02/2021

achei imersivo, mas não muito fluido
minhas primeiras impressões, depois de colar os post its nos capítulos para não me perder na linha temporal nem nos personagens, foi de que adorei a ambientação e o figurino, consegui imaginar muito bem e isso me deixou bastante imersiva.

a história em si não tem muita ação (não que isso seja um problema, pelo menos nesse livro não foi), deixando o caos apenas para os últimos 40% da história, que mesmo assim obteve um final morno, mas nem por isso eu achei parado ou cansativo de ler; gostei da experiência como um todo.

é meio complicado dizer o que achei sobre o desfecho do desafio, porque a expectativa foi total minha, mas eu realmente pensei que os protagonistas fossem se envolver mais (e mais cedo) para encaminharem para um filme emocionante, mas talvez eu só seja dramática demais, por isso me decepcionei APENAS um pouco com o rumo simples que essa história épica dos dois acabou tomando; tinha potencial sabe? mas gostei da maneira poética que a autora usou para conduzi-los; foi um bom fim, afinal

cada personagem é bem desenvolvido e caricato depois que você se familiariza com eles, mas eu gostaria de mais aprofundamento entre eles no decorrer do mesmo ano, pois os anos iam se passando gradualmente e parecia que eles não tinham muita interação entre si além daquele capítulo, mas tudo melhorou depois do capítulo Treze.

Sabrina - @linhaposlinha 21/02/2021

"As pessoas veem o que querem ver. E, na maioria das vezes, o que dizem para elas verem."
Adorei a ambientação desse livro, mas infelizmente não consegui me sentir envolvida pelos personagens. E o romance construído aqui também não me cativou. O início é incrível, adorei ler as primeiras cenas da infância de Celia e sua rotina no circo. No entanto, depois disso, achei algumas partes muito lentas e o excesso de descrição acabou atrasando um pouco a leitura. Mas ainda assim, não deixa de ser uma ótima fantasia e muito bem ambientada. Acho que acabei criando muitas expectativas e me frustrei um pouco quando não me vi cativada pelos personagens e por suas relações.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha