O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Larissa @daestantepromundo 03/06/2020

Universo incrível!
? Ás vezes a vida nos leva a lugares inesperados. O futuro nunca está gravado em pedra, lembre-se disso.?

Não é segredo para ninguém que Caraval é meu amorzinho da vida, e desde que li uma crítica sobre ele onde dizia ? O circo da noite encontra o Jogos Vorazes?, pensei, preciso conhecer esse livro que compararam ao meu bebe kk, até porque já tinha lido Jogos vorazes e sou uma grande fã.

Com isso minhas expectativas com esse livro estavam lá em cima, mas não foi tudo isso.

Entendam, o livro não é ruim, não mesmo, o universo criado é maravilhoso e incrível, sem contar no quanto é inteligente, os personagens são cativantes, ainda mais os gêmeos Murray.

O jeito que autora descreve o circo dos sonhos te faz sentir totalmente imerso naquele lugar, até as descrições de cheiros e sabores são de dar água na boca, me senti dentro daquele circo a cada capítulo, e isso é incrível. Realmente me tornei uma Rêveurs durante a leitura (termo usado para descrever os amantes e seguidores do circo).

Porém, não sei dizer o porquê, quando terminei não tive aquela satisfação com a história toda, sabe? Eu acho que faltou um pouco de sal no objetivo principal do livro. Tudo gira entorno do desafio e muito tempo foi passado descrevendo ele, mas no fim das contas faltou aquele ápice do confronto, foi meio relax e ?fácil? demais.

A narrativa também é arrastada em alguns momentos, mas tudo, TUDO, no livro tem um porque, até o mínimo detalhe.

Larissa 09/07/2020

Resenha: O circo da Noite
"Será um circo diferente, uma experiência realmente única, um banquete para os sentidos. Teatralidade sem teatro, um entretenimento de imersão".

O circo dos sonhos ou o circo da noite como é conhecido, é um circo diferente, que funciona somente à noite e termina ao nascer do dia, mas mais do que isso é Mágico! Completamente diferente dos outros, com truques e ilusões que desafiam os sentidos humanos e faz questionar a própria realidade. No entanto por trás de todo o encantamento e magia, ele carrega mistérios consigo. Célia é a famosa ilusionista que trabalha no circo enquanto Marco faz parte da area que Administra o local. Ambos adotados por dois homens misteriosos que os ensinaram desde cedo os truques e nuaces das ilusões, estarão ligados a um desafio que desafiam ate mesmo a si proprios e terá que ser realizado e somente um sairá vitorioso.

"Quando ela abre os olhos, os dois estão no convés de um navio no meio do oceano.
Só que o navio é feito de livros, as velas são milhares de páginas sobrepostas, e o mar em que navega é de tinta preta e densa.
Diminutos pontos de luz estão pendurados no céu, como pacotinhos de estrelas brilhantes como o sol".

O livro é repleto de cenas de magia, o que trás um encantamento e uma aura toda mágica e misteriosa ao livro, um verdadeiro banquete aos olhos. Além disso o livro explora questões como até onde sabemos separar o que é real do que é ilusão? Como não se embriagar na magia que é a ilusão? Como sair dela?

"Os detalhes sensoriais da ilusão são muito sedutores, quase inebriantes".

Eu gostei muito do livro, ele é Mágico, envolvente, misterioso, nos trás muitas reflexões interessantes. Embora a parte do desafio tenha se estendido e as causas dele existir não tenham ficado claras, o livro mesmo assim é incrível, gostei muito!!

"As pessoas preferem acreditar que magia é apenas uma ilusão inteligente, porque achar que é algo real não as deixaria dormir à noite, de medo da própria existência".

arabella 17/11/2022

o circo chega sem aviso
Mediano, é essa palavra que descreve O Circo da Noite. Ele não é ruim ao ponto de ser detestável, mas também não é bom ao ponto de ficar marcado na minha memória.
A questão presente aqui é que esse livro se torna pretensioso a medida que a história avança. O começo é essencial para nos ambientar no circo, e o final é essencial para fechar a história. Porém, a narrativa promete um grande embate, um duelo de vertentes de diferentes de magia, e não cumpre. Ele promete um suspense e um mistério que vão se resolver no final, e não cumpre. Também promete um relacionamento proibido e avassalador, e não cumpre. Era, de fato, uma história que tinha muito potencial, mas se perdeu, e isso é uma pena, porque provavelmente daqui a um mês eu já nem vá mais lembrar o que aconteceu nela.

Joy 21/11/2022

ERIN MORGENSTERN É GENIAL
O Circo da Noite é um livro sobre pessoas que sonham com o extraordinário, que se encantam com a beleza de uma boa história e seguem a magia onde quer que ela esteja.

Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) é o palco de um duelo entre dois ilusionistas.

Celia e Marco são unidos por um vínculo em uma disputa de habilidades mágicas... eles acabam se apaixonando, mas esse amor é proibido.

O circo chega sem aviso. Abre ao cair da noite e fecha ao amanhecer.

Na entrada do circo há um relógio feito por um homem que tem a alma de um sonhador, e que será o líder de tantos outros sonhadores.

Em algum lugar no circo há uma garota que vê o futuro nas estrelas e um garoto que guarda pedaços do passado em garrafas.

Quando não se sabe para onde ir o circo é sempre a melhor opção, é uma escolha fácil para um garoto que ama explorar.

Bem longe dali em uma casa no centro de Londres um idealizador se prepara para jantar, enquanto um homem sem sombra e um homem sem corpo conversam na rua.

Eu nunca vou superar a beleza dessa história (assim como nunca vou supera O Mar Sem Estrelas), Celia e Marco são sem dúvidas um dos melhores casais que eu já li, as migalhas desses dois entregam mais do que livros inteiros, eu terminei essa história com o coração apertado de me despedir desse universo, de cruzar os portões do Circo e "não ter mais tanta certeza de qual lado da cerca é o sonho."

Ana Carolina Andrade 29/11/2022

O circo não promete nada e entrega tudo. O livro, o oposto.
O começo desse livro é impecável. Premissa diferente, ambientação inovadora, romance proibido, narrativa não linear com potencial de grandes surpresas. Estava adorando o livro mesmo sem entender como nada se relacionava.
No entanto, conforme o livro avança, ele deixa de ser inteligente e se torna apenas pretensioso, e tudo vira uma grande encheção de linguiça.
A história promete um grande duelo de habilidades mágicas com consequências avassaladoras para os oponentes e todos ao redor, mas o tal combate nunca se materializa. A história promete um romance épico entre esses supostos inimigos que pode colocar o jogo em risco, mas os dois não se conhecem até metade do livro e então todo o amor acontece correndo (além de os dois personagens serem extremamente sem sal e um deles ser um grande boylixo). A história promete um desfecho grandioso para todas as histórias paralelas amarrando todas as pontas soltas, mas os personagens secundários não desempenham nenhum papel na conclusão do livro.
Ou seja, o livro promete, promete e promete, e não cumpre nenhuma de suas promessas, entregando uma história mediana e frustrante por ter parecido tão promissora no início.

Joao.Almeida 16/01/2023

Decidi ler esse livro após a maravilhosa experiência que tive com O Mar Sem Estrelas da autora. Vale dizer que pude sentir um pouco da diferença entre eles, principalmente em relação a organização e desenvolvimento, pois aqui é um pouco mais confusa a ordem cronológica e pude perceber que a leitura não foi tão fluida como esperava ocorrer. Entretanto, temos algumas marcas de Erin bem evidentes, podendo citar a forma como ela brinca com os nossos sentidos constantemente. Neste enredo acompanhamos dois jovens, Celia e Marco, que foram designados como oponentes em um misterioso desafio em que as regras não estão bem estabelecidas, assim, foi criada uma espécie de “ringue” onde ocorrem as demonstrações de suas habilidades que no caso é o próprio “Le Cirque des Rêves”. Achei um pouco pesado que os integrantes foram designados apenas como personagens secundários ao redor dos protagonistas, gostaria que a história de todos fossem melhor desenvolvidas, ainda mais a de Tsukiko. É um livro muito interessante que desafia o ato de ler ao estimular nossos outros sentidos.

Aline @maesliterarias 21/09/2020

O circo da noite
Li esse livro num único dia, não sei se movida pelo desespero em saber se tudo ia aficar bem, apesar de saber que ainda não temos um fim dessa guera, mas de qualquer maneira é uma leitura rápida já que se trata de um diário que não era escrito com uma frequência muito regular, ate porque ela escreve nele por 6 anos.
É uma leitura dolorosa em que Miryam na sua inocência de uma criança consegue nos passar o panico, o desespero e ate a calma, enquanto seu bairro é bombardeado. Contando gradativamente como seu bairro foi dominado, como sua escola acabou sendo usada como abrigo para muitas famílias que perderam ou tiveram que abandonar suas casas.
Ela fala muito sobre os pais e a situação econômica da família, e me admirou muito a coragem deles em apesar de tudo, tentarem fazer com que Miryam e a irmã levassem uma vida quase normal, até indo a escola, apesar de tudo estar ruindo a sua volta.
Sempre vejo comparações com Anne Frank, mas como faz uns 8 anos que fiz a leitura dele, não me sinto no direito de comparar as duas histórias. Mas pelo que me lembro vagamente de Anne, são histórias com realidades diferentes, acredito eu, e também pela diferença da época também em que os dois conflitos aconteceram.
E se vocês como eu, ficam confusos com os motivos que fizeram com que se iniciasse esse conflito, o autor fez um resumo bem detalhado no final no final do livro que esclarece bastante coisa.
E vocês o que acham de livros com essas temáticas reais? Gostam de ler ou preferem fantasias para fugir da realidade?Achei também que faltou um pouquinho mais de emoção, surpresas durante a história, tem uma narrativa muito boa mas não houve nenhum plot twist, nenhuma cena chocante, a não ser no final da história.
Se tiver oportunidade leiam, acho que não tem um tipo de leitor especifico para indicar esta história, somente se você gosta de uma fantasia sutil, vai gostar, e não gosta pode ser o livro ideal para começar.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Isabella 15/12/2022

descritivamente incrível e insatisfatoriamente raso
são quase 450 páginas, onde a autora descreve um cenário incrível: eu consegui me imaginar perfeitamente dentro do circo e sentir o aroma como se eu realmente estivesse ali. Eu, que sempre tive dificuldade de visualizar os cenários fantásticos desse universo da fantasia, finalmente enxerguei cada detalhe desse mundo criado pela autora

mas essa é a única genialidade do livro.

Na sinopse, prometem um romance avassalador? na realidade, eles se falam la para uns 60% do livro e em questões de 5 páginas ja estão apaixonados.

cada capítulo se passa em um tempo diferente, ?sob a ótica de um personagem diferente, então nada faz muito sentido e nenhum personagem é desenvolvido totalmente.

Basicamente, nos é apresentado um cenário mágico onde dois competidores passam 20 anos dentro de uma competição na qual eles (e a gente) não fazem ideia de como é, quais são as regras e como faz para vencer. Depois de umas 300 páginas de pura descrição meticulosa sobre o circo, eles finalmente se conhecem e se apaixonam perdidamente (?)

o final faz jus ao livro: inconsistente, desconexo e completamente insatisfatório.
lele 15/12/2022minha estante
amiga super achei que vc ia adorar esse livro, parece mt seu gênero literario! mas as vezes acontece da gnt se decepcionar cm algumas leituras

Nicole.Ferraz 25/10/2020

Difícil
Esse livro é... complicado. Se você ler rápido demais a essência se perde, se ler muito devagar você esquece a cronologia dos fatos e no emaranhado de acontecimento.
Essa fantasia foi eleita uma das 100 melhores pela TIMES, podemos dizer no mínimo que é bem escrita e rica em detalhes.
É uma história complexa, com um romance demorado e quase nulo, com personagens excêntricos, com figurantes que desempenham papéis importantes.
Não é um livro para emocionar, para falar a verdade, não dispersa qualquer emoção palpável, também é difícil se conectar com os personagens, você se sente só um observador lógico tentado colorir um mundo, o qual você apenas observa apaticamente.

sant 30/11/2020

4.8

É uma história que tem como personagem principal um circo chamado de Le Cirque des Rêves, já que toda a história se concentra mais nesse lugar e ele que move as coisas, não é inteiramente nele, com outros ambientes, mas o desafio em si é colocado lá. Como se fosse o palco para todo o combate. Celia e Marco passaram o longo da infância sendo treinados com a arte da magia para poderem se enfrentar como oponentes.

O que eu gostei muito nesse livro é como a magia é tratada como algo natural. Como se o mundo fosse algo mágico, só que apenas algumas pessoas querem enxergar isso ou querem partilhar disso. Onde qualquer pessoa com um pouco de estudo e aprendizado pode aprender essa habilidade. Claro, alguns são natos, onde acabam por aprender sozinhos e outros precisam de professores para dar início, o que é a rixa entre o Hector e o Sr. A H... (os professores) e é isto que os fazem abrir esse desafio. E como influência disso, a escrita da autora é muito boa para criar isso. Você se pega pensando se realmente tudo aquilo não é real por ser tão palpável. O mundo que a Erin Morgenstern criou é tão mágico e preciso, que você sente as coisas a sua volta. A descrição fez com que eu fechasse os olhos e criasse tudo perfeitamente.

A única coisa que eu fiquei um pouco incomodado foi como que a autora não deu um desenvolvimento grande aos personagens. Eu queria saber mais sobre os protagonistas, da onde eles vieram, quais eram as motivações deles, saber o que ocorreu no seu passado. Sei que são questionamentos bem pertinentes, mas eu acabava por esquecer de tão encantado que eu estava com esse circo. É um livro lúdico, com magia e reflexões incríveis, recomendo a leitura.
Laís 06/12/2020minha estante
Oi, sabe onde posso encontrar o PDF desse livro?

Ana Gouvêa 13/01/2021

O livro é bem bacana. Nada surpreendente, mas gosto de fantasia em livro único. Gostei bastante de imaginar as atrações do circo.

Hellen.Biehl 18/01/2021

Uma magia longa
Pra mim o ponto forte do livro é: a ambientação.
Acho que ajudou muito as cenas de transição em que o leitor faz parte da história, como se realmente estivéssemos em uma noite naquele circo, aproveitando as atrações e suplicando que as horas correcem mais devagar. O que dizer? É muito bem escrito, descrito e criativo, tem momentos que chega a ser quase transcendental, disso não tenho dúvida.
Mas em contra partida... O resto do livro é um marasmo. O início é bem interessante, a sinopse empolga e os primeiros capítulos (10% mais ou menos) te dão aquela sensação de quem "Vem coisa boa". Infelizmente depois daí vamos de "nada" pra "lugar nenhum". O livro simplesmente não anda. Não acontecem coisas interessantes, o tal duelo não passa nenhum emoção de perigo (na verdade, quando enfim descobrimos do que se trata... É só isso?), os personagens não são carismáticos (não sabemos bem suas motivações, quem são de verdade, foram bem mal construídos e desenvolvidos), na verdade, a única coisa que eu gostava neles eram os "poderes", inclusive, tbm preciso comentar que foi legal o fato da magia ser algo natural onde as pessoas simplesmente estão alheias, mas tudo é muito jogado, não é explicado as regras desse mundo, nem como funciona os poderes dos protagonistas. O final achei corrido e bem qualquer coisa (apesar do último capítulo ser poético).
A cronologia da história só deixou tudo mais confuso, o que só fez o romance parecer corrido e forçado.
Talvez no fim o problema seja só que esse livro não foi pra mim, esperava algo diferente (pois tinha muito potencial, ao meu ver).

mariacarolinalins 22/01/2021

Mágico
Livro bom, porém o enredo é extremamente arrastado...Fica mais interessante do meio pro final, mas valeu a pena a leitura.

@literalaura 28/01/2023

história genial.
Eu estava muito ansiosa pra começar essa leitura, porque via muitas pessoas falando super bem dela. Confesso que, até uns 50% do livro, não estava fluindo como eu achei que fluiria e eu pensei, realmente, em abandonar a leitura por hora e retornar depois. Que bom que não fiz isso. Depois dessa primeira metade, foi como se eu entrasse de cabeça mesmo na história e não conseguia mais parar de ler. Acho que demorei 8 dias pra chegar em 50% e só 2 pra acabar, de fato, o livro. O que acontece aqui é que acredito que ?O Circo da Noite? é uma daquelas leituras 8 ou 80: ou você vai amar muito ou vai detestar. A história tem uma escrita que me lembrou muito Addie Larue e Tiger Lily, dois livros que favoritei, e acho que por isso eu insisti tanto nela, eu acreditava que podia gostar muito e foi isso que aconteceu. Depois que me afundei na história, pude perceber que toda ela é de uma genialidade fenomenal, o que a autora escreveu aqui, pra mim, foi incrível demais e de uma inteligência sem tamanho. Quando você percebe como as coisas se encaixam, o que é o circo da noite e como ele existe, você fica de boca aberta e perplexa com tudo. Acho que é por isso que leio, aliás, pra sentir o que senti lendo esse livro e vendo o quão genial foi toda a história, me questionando como alguém conseguia escrever algo tão bom. Ele não foi favorito porque, como eu disse, num primeiro momento, eu tive muita dificuldade em me prender na história e acho que isso pode ter ser pelo momento que decidi lê-la, já que não lia livros de fantasia e afins há um bom tempo. Mas eu acredito que, numa futura releitura - que vai rolar, com certeza -, ele tem muito pra se tornar um favorito da vida ??