O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

SaBCouto 16/09/2023

Aleluia
Vou começar pelos elogios e terminar com as críticas.
Livro extremamente bem escrito, extremamente bem ambientado, personagens extremamente bem construídas... tudo extremamente detalhado, até demais, eu diria. O universo que a autora cria, não consigo nem usar "criar" porque me parece tangível demais pra dizer que foi algo inventado. Não consigo nem imaginar como uma história dessas, um enredo desses, surge do zero na cabeça de alguém. É fantástico parar e ouvir um "O circo chega sem aviso" e ai toda uma história fantástica de pactos e ""magias""" começa. Adoro livros bem escritos.
Agora vamos as críticas:
Enrolado, andar lento, digressão de passado presente me deixava perdidinha. Sem falar a enorme quantidade de personagens, era tanto nome misturado que me questionei várias vezes se não deveria ter começado a anotar quem era quem desde o início. Não conseguia me prender à historia, pensei em abandonar várias vezes. O romancezinho foi fofo, porém zero interação do par amoroso. Vi uma crítica falando "foi mais destino do que algo construído" concordo 100%. Parece que a Célia e o Marco não tiveram opção, foi tudo destinado e o leitor tem essa mesma impressão. Digo novamente, pensei em abandonar a cada página e as coisas só melhoraram depois dos 80%, ainda assim, o universo é fantástico quem tiver paciência e conseguir se forçar um tiquinho, a experiência de tentar imaginar como a autora conseguiu criar tudo isso.... me parece quase irreal.
Agora me sinto um tanto vazia de saber que nunca vou sentir o cheiro doce de caramelo das tendas, ver o brilho da fogueira mantendo tudo aquilo, nunca vou poder andar entre as tendas e conhecer os universos que se escondem atrás, dentro desse que é o enorme "tabuleiro". Nunca vou ver os "truques" da Célia, andar pelo labirinto, ler as cartas do meu futuro, nunca vou esperar ansiosamente junto com os demais, pelo horário de os portões se abrirem...Nunca vou ver o circo chegando sem aviso....

DantonM 24/03/2020

Eu quero morar nesse circo
Faltou pouquíssimo pra Erin Morgenstein ganhar minhas cinco estrelas com O Circo da Noite. Talvez a única crítica que eu tenha é a enrolação fudida do início. Tenho certeza de que poderíamos viver com menos de 365 páginas, né Erin?
Fora isso, que história mais linda! Queria entrar na cabeça dessa autora e imaginar esse circo da maneira como ela o imaginou, porque na minha já estava fantástico. Gostei muito dos detalhes que ela dá das tendas, do cheiro de caramelo e pipoca, das cores, das personalidades das personagens. Dos jantares da meia noite. A atmosfera que o livro constrói é mágica e fez eu me sentir abraçadinho pelo crush com um chocolate quente embaixo de um cobertor. Recomendo para que todos tenham essa sensação.

Giovany0 25/10/2023

O circo chega sem aviso.
O Circo da Noite, um dos livros mais extraordinários que já li. Este lhe fará inundar-se entre sentimentos, apreensão, medo, êxtase, alegria e muitos outros com o decorrer da história.

Poucos livros tem a capacidade de contar uma história de várias perspectiva e manter a essência dentre os lapsos de tempo. Aqui você não só é um leitor. Entre no circo e seja um personagem.

19/09/2022

Com certeza um dos melhores livros que li esse ano, foi direto para os favoritos já na metade da leitura. Amei a história, amei os personagens, amei a escrita e a forma como a autora conseguiu transmitir o mistério e o fascínio que é o "Le Cirque des Rêves".

Amanda.Contiero 22/09/2022

O Circo da Noite: Meu favorito do ano.
Como uma eterna apaixonada por circos, me emocionei por cada sutileza desse livro. Em virtude de tanto, não sei se tais detalhes seriam sentidos com a mesma intensidade a todos os gostos. Aqui, encontramos uma narrativa lenta. Relativamente densa. No entanto, acredito que esta se faz uma experiência imersiva para um mergulho calmo. Gradual. Permitindo-se sentir cheiros, sabores, cores? Um universo onírico deslumbrante! Profundamente recompensador em cada jornada. Belíssimas metáforas e contrapontos são delineados em jogos de palavras majestosamente delicados. Os personagens me cativaram em cada vertente da narrativa!! De todo meu coração, eu recomendo muito.

Larissa 09/07/2020

Resenha: O circo da Noite
"Será um circo diferente, uma experiência realmente única, um banquete para os sentidos. Teatralidade sem teatro, um entretenimento de imersão".

O circo dos sonhos ou o circo da noite como é conhecido, é um circo diferente, que funciona somente à noite e termina ao nascer do dia, mas mais do que isso é Mágico! Completamente diferente dos outros, com truques e ilusões que desafiam os sentidos humanos e faz questionar a própria realidade. No entanto por trás de todo o encantamento e magia, ele carrega mistérios consigo. Célia é a famosa ilusionista que trabalha no circo enquanto Marco faz parte da area que Administra o local. Ambos adotados por dois homens misteriosos que os ensinaram desde cedo os truques e nuaces das ilusões, estarão ligados a um desafio que desafiam ate mesmo a si proprios e terá que ser realizado e somente um sairá vitorioso.

"Quando ela abre os olhos, os dois estão no convés de um navio no meio do oceano.
Só que o navio é feito de livros, as velas são milhares de páginas sobrepostas, e o mar em que navega é de tinta preta e densa.
Diminutos pontos de luz estão pendurados no céu, como pacotinhos de estrelas brilhantes como o sol".

O livro é repleto de cenas de magia, o que trás um encantamento e uma aura toda mágica e misteriosa ao livro, um verdadeiro banquete aos olhos. Além disso o livro explora questões como até onde sabemos separar o que é real do que é ilusão? Como não se embriagar na magia que é a ilusão? Como sair dela?

"Os detalhes sensoriais da ilusão são muito sedutores, quase inebriantes".

Eu gostei muito do livro, ele é Mágico, envolvente, misterioso, nos trás muitas reflexões interessantes. Embora a parte do desafio tenha se estendido e as causas dele existir não tenham ficado claras, o livro mesmo assim é incrível, gostei muito!!

"As pessoas preferem acreditar que magia é apenas uma ilusão inteligente, porque achar que é algo real não as deixaria dormir à noite, de medo da própria existência".

arabella 17/11/2022

o circo chega sem aviso
Mediano, é essa palavra que descreve O Circo da Noite. Ele não é ruim ao ponto de ser detestável, mas também não é bom ao ponto de ficar marcado na minha memória.
A questão presente aqui é que esse livro se torna pretensioso a medida que a história avança. O começo é essencial para nos ambientar no circo, e o final é essencial para fechar a história. Porém, a narrativa promete um grande embate, um duelo de vertentes de diferentes de magia, e não cumpre. Ele promete um suspense e um mistério que vão se resolver no final, e não cumpre. Também promete um relacionamento proibido e avassalador, e não cumpre. Era, de fato, uma história que tinha muito potencial, mas se perdeu, e isso é uma pena, porque provavelmente daqui a um mês eu já nem vá mais lembrar o que aconteceu nela.

Aline @maesliterarias 21/09/2020

O circo da noite
Li esse livro num único dia, não sei se movida pelo desespero em saber se tudo ia aficar bem, apesar de saber que ainda não temos um fim dessa guera, mas de qualquer maneira é uma leitura rápida já que se trata de um diário que não era escrito com uma frequência muito regular, ate porque ela escreve nele por 6 anos.
É uma leitura dolorosa em que Miryam na sua inocência de uma criança consegue nos passar o panico, o desespero e ate a calma, enquanto seu bairro é bombardeado. Contando gradativamente como seu bairro foi dominado, como sua escola acabou sendo usada como abrigo para muitas famílias que perderam ou tiveram que abandonar suas casas.
Ela fala muito sobre os pais e a situação econômica da família, e me admirou muito a coragem deles em apesar de tudo, tentarem fazer com que Miryam e a irmã levassem uma vida quase normal, até indo a escola, apesar de tudo estar ruindo a sua volta.
Sempre vejo comparações com Anne Frank, mas como faz uns 8 anos que fiz a leitura dele, não me sinto no direito de comparar as duas histórias. Mas pelo que me lembro vagamente de Anne, são histórias com realidades diferentes, acredito eu, e também pela diferença da época também em que os dois conflitos aconteceram.
E se vocês como eu, ficam confusos com os motivos que fizeram com que se iniciasse esse conflito, o autor fez um resumo bem detalhado no final no final do livro que esclarece bastante coisa.
E vocês o que acham de livros com essas temáticas reais? Gostam de ler ou preferem fantasias para fugir da realidade?Achei também que faltou um pouquinho mais de emoção, surpresas durante a história, tem uma narrativa muito boa mas não houve nenhum plot twist, nenhuma cena chocante, a não ser no final da história.
Se tiver oportunidade leiam, acho que não tem um tipo de leitor especifico para indicar esta história, somente se você gosta de uma fantasia sutil, vai gostar, e não gosta pode ser o livro ideal para começar.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/

Chris 10/04/2021

Encantador
“Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ououtdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá,quando ontem não estava.”
Respeitável público ocirco chegou à cidade. E o melhor não, é qualquer circo, e sim o misterioso LeCirque des Rêves, imagine um circo preto e branco que só funciona quando o solse esconde.
Surge nos lugares da noite pro dia como um passede mágica. O circo possui um espetáculo incrível, diferente, cheio de magias.Mas na realidade esse circo foi projetado para ser palco de um duelo onde doisamigos, treinaram desde a infância dois jovens mágicos para competir em umadisputa que somente um viverá.Aqui você irá conhecer ummundo repleto de magias e segredo O circo da noite chega de repente e tbm vaiembora da mesma forma então não perca a oportunidade de entrarHá! Mas já vou avisandouma vez que você o conhece dificilmente você vai esquecê-lo.Comecei esse livro semmuita pretensão, no início pensei que a história não ia me envolvergrande engano, a história vai crescendo e ganhando forças e quando você percebejá está absorvida e encantada por ela. Você deseja estar lá vivendo com ospersonagens, na vdd vc tem essa sensação ao passar as páginas. A escrita de Erin Morgenstern é poética, sensível a um convite delicioso a uma viagem notempo. O livro se revelou uma obra refinada e me apresentou algo raríssimo: umahistória profundamente original. Já que se tratando de fantasia conhecemosalgumas fórmulas e ela foge delas. O Circo da Noite traz uma históriafantástica, com personagens únicos e peculiares numa atmosfera mágica e sem dúvidas essa leitura foi uma experiência única. Recomendadíssimo

site: https://www.instagram.com/vivendomilvidasliterarias/

Ana Carolina Andrade 29/11/2022

O circo não promete nada e entrega tudo. O livro, o oposto.
O começo desse livro é impecável. Premissa diferente, ambientação inovadora, romance proibido, narrativa não linear com potencial de grandes surpresas. Estava adorando o livro mesmo sem entender como nada se relacionava.
No entanto, conforme o livro avança, ele deixa de ser inteligente e se torna apenas pretensioso, e tudo vira uma grande encheção de linguiça.
A história promete um grande duelo de habilidades mágicas com consequências avassaladoras para os oponentes e todos ao redor, mas o tal combate nunca se materializa. A história promete um romance épico entre esses supostos inimigos que pode colocar o jogo em risco, mas os dois não se conhecem até metade do livro e então todo o amor acontece correndo (além de os dois personagens serem extremamente sem sal e um deles ser um grande boylixo). A história promete um desfecho grandioso para todas as histórias paralelas amarrando todas as pontas soltas, mas os personagens secundários não desempenham nenhum papel na conclusão do livro.
Ou seja, o livro promete, promete e promete, e não cumpre nenhuma de suas promessas, entregando uma história mediana e frustrante por ter parecido tão promissora no início.

Nicole.Ferraz 25/10/2020

Difícil
Esse livro é... complicado. Se você ler rápido demais a essência se perde, se ler muito devagar você esquece a cronologia dos fatos e no emaranhado de acontecimento.
Essa fantasia foi eleita uma das 100 melhores pela TIMES, podemos dizer no mínimo que é bem escrita e rica em detalhes.
É uma história complexa, com um romance demorado e quase nulo, com personagens excêntricos, com figurantes que desempenham papéis importantes.
Não é um livro para emocionar, para falar a verdade, não dispersa qualquer emoção palpável, também é difícil se conectar com os personagens, você se sente só um observador lógico tentado colorir um mundo, o qual você apenas observa apaticamente.

Joy 21/11/2022

ERIN MORGENSTERN É GENIAL
O Circo da Noite é um livro sobre pessoas que sonham com o extraordinário, que se encantam com a beleza de uma boa história e seguem a magia onde quer que ela esteja.

Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) é o palco de um duelo entre dois ilusionistas.

Celia e Marco são unidos por um vínculo em uma disputa de habilidades mágicas... eles acabam se apaixonando, mas esse amor é proibido.

O circo chega sem aviso. Abre ao cair da noite e fecha ao amanhecer.

Na entrada do circo há um relógio feito por um homem que tem a alma de um sonhador, e que será o líder de tantos outros sonhadores.

Em algum lugar no circo há uma garota que vê o futuro nas estrelas e um garoto que guarda pedaços do passado em garrafas.

Quando não se sabe para onde ir o circo é sempre a melhor opção, é uma escolha fácil para um garoto que ama explorar.

Bem longe dali em uma casa no centro de Londres um idealizador se prepara para jantar, enquanto um homem sem sombra e um homem sem corpo conversam na rua.

Eu nunca vou superar a beleza dessa história (assim como nunca vou supera O Mar Sem Estrelas), Celia e Marco são sem dúvidas um dos melhores casais que eu já li, as migalhas desses dois entregam mais do que livros inteiros, eu terminei essa história com o coração apertado de me despedir desse universo, de cruzar os portões do Circo e "não ter mais tanta certeza de qual lado da cerca é o sonho."