A Sucessora

A Sucessora Carolina Nabuco

Resenhas - A Sucessora

Geovana114 28/07/2022

O livro me ganhou pela sinopse! Nunca havia lido nada do gênero e me empolguei já de início. A autora constrói muito bem toda a trama com frustração da protagonista e o cenário por trás, ao ponto que até eu mesma me senti afetada pela Alice (talvez um spoiler hihihi), porém esperava MUITO mais do final. Para um livro que fala justamente de um tormento psicológico que aparenta não ter fim o desfecho, ou solução, foi muito medíocre, até chato, senti como se toda a tensão tivesse ido embora sem mais nem menos, como se o problema desenvolvimento ao longo de vários capítulos nem fosse grande coisa.

Luisa 03/07/2022

me parece descrever muito bem o rio de janeiro da época. ponto alto desse livro realmente é a forma como carolina constrói sua personagem principal, marina, e todo o terror psicológico que a assombra. é um livro sem nenhuma grande reviravolta (inclusive gostaria que ela tivesse jogado alguma mesmo que na última página).

Brina 03/07/2022

As 200 páginas mais longas da vida rsrsrsrs
Que livro longo, arrastado, mas a história é legal. Apesar do final ser bem +/-, achei uma narrativa original.

Jéssica 24/05/2022

Elegante
Carolina mostra os sentimentos de Marina, moça introspectiva, da aristocracia rural, ao ocupar o espaço deixado por Alice, mulher impetuosa, acostumada à sociedade carioca dos anos 1930.

Apesar de retratar bem a época, é atemporal pelos temas tratados (papel da mulher na sociedade, identidade brasileira, interior x litoral, racismo).

Contudo, não espere acidez ou ironia. É uma história simples, escrita de uma forma elegante. As poucas críticas são bem sutis. Lembrou-me de Jane Austen.

Também não espere romance, nem mistério. Não é a proposta da obra.

E vale a ressalva: há passagens que podem ser consideradas racistas, as quais, a meu ver, não refletem o pensamento da autora.

Abeener 02/05/2022minha estante
Ótima resenha ! Fiquei curioso par ler ?

bryanskiller 01/05/2022

Uma leitura sensível e repleta de elegância
Confesso que esperava um romance arrebatador, com reviravoltas e uma pitada de suspense psicológico. Talvez eu tenha me baseado na adaptação do Manoel Carlos para telenovela ou até mesmo nas premissas e resenhas que li sobre o livro.

De fato, o romance entre Marina e Roberto não desponta de maneira grandiosa. É morno e pouco envolvente. Contudo, nas entrelinhas, é envolto de certa sensibilidade que a autora deposita através de uma escrita fluida, instigante e com passagens bem reflexivas sobre a época em que se passa a história.

O destaque sem dúvida está na elegância com que é descrita a moda e o padrão de vida dos anos 1920/30. E sobretudo a Marina, uma personagem que está muito a frente do seu tempo. Além de sensível e inteligente, sabe se impor diante de padrões ditados por uma sociedade machista e opressora.
Jossi 28/10/2023minha estante
Você vai encontrar os ingredientes de um romance arrebatador, dramático e ao mesmo tempo, sensível e comovente, no livro "Chama e Cinzas", da Carolina Nabuco. Não tem muitos indícios de sociedades "machistas e opressoras", nem de feminismo, nada que a esquerda moderninha gosta de proclamar hoje... Mas tem coisas melhores: Uma belíssima história de amores não correspondidos, de amores que perduram apesar de vários obstáculos... tem duas irmãs que amam o mesmo homem, sendo que uma delas (Nica) renuncia a ele, mesmo sofrendo. E ao longo do livro conheceremos muitos personagens curiosos, cativantes, emblemáticos... faremos grandes reflexões sobre a vida e a brevidade dela, da passagem do tempo e de como tudo, ao final, se resume a chama e cinzas. É um livro profundo.

Karoline67 12/04/2022

Adorei!
Eu amei demais a escrita de Carolina Nabuco. De verdade, acho que ela merecia mais destaque na literatura brasileira. Eu gostei da história, que é envolvente, gostosa de ouvir e de um drama psicológico refinado. Só o final que me deixou meio ???, mas não consegui pensar em outro final melhor que isso. Recomendo a leitura!

@thereader2408 04/04/2022

Alice, Rebecca e Julieta
A sucessora, Rebecca e Encarnação...o que eles têm em comum? O plot e muita polêmica. No entanto, existem outras obras que tem como enredo a história da mocinha que se casa com o viúvo rico, isso não é novidade. “A Sucessora” (1934) esteve fora de catálogo desde 1996 e foi publicado pela Editora Instante em 2018, o que deu visibilidade ao trabalho de Carolina e a polêmica que a envolve, permitindo que façamos nossa avaliação.

O livro conta a história de Marina que se apaixona por um viúvo rico, Roberto Steen, e vai morar com ele em sua mansão no Rio de Janeiro. Entretanto, o que era para ser um conto de fadas, vira um pesadelo, pois a presença da primeira esposa, a falecida Alice, é quase física. Alice está em todo lugar, na casa, nos amigos e até nos pensamentos do marido...

A obra foi bastante elogiada, mas só ficou mais conhecida com a publicação, e adaptação cinematográfica (Hitchcock, 1940), de Rebecca (1938) pela inglesa Daphne Du Maurier. Preciso salientar que até hoje Rebecca é alvo de especulações, pois além do plot ser muito parecido com "A sucessora", há algumas semelhanças nas duas histórias e muitas coincidências que envolvem a publicação do livro. É possível que Daphne tenha tido acesso A sucessora por cause de Victor Gollancz, seu editor. Foi Victor quem recebeu e rejeitou a o livro da Carolina, que sonhava ver seu livro publicado no exterior.

Victor e Daphne negaram o plágio, mas o processo veio em 1941, mas não foi a Carolina. Edwina MacDonald publicou Blind Windows em 1927, que conta a história de Wilda, que se casa com um viúvo rico, mas não se encaixa na sociedade de Nova Orleans. Segundo os herdeiros de Edwina, existiam 46 paralelismos entre as duas publicações e ainda assim não foi confirmado o plágio. O filho de Daphne afirma que sua mãe teve essa ideia devido ao ciúmes que ela tinha da primeira noiva de seu marido.

“Encarnação", de José de Alencar (1893) tem um plot semelhante, é improvável que Daphne tenha lido Encarnação, mas é possível que Carolina sim. Se foi plágio ou não, talvez nunca saberemos com certeza já que não temos prova, só convicção.

@thereader2408

Malu 20/03/2022

não tem como sair ileso de um clássico
a autora foi vítima de plágio inescrupuloso, e é muito triste que alguém tenha feito sucesso e sido recompensada no lugar dela, sem merecer. ela merecia todo o reconhecimento do mundo por essa obra

a Carolina Nabuco escreve MUITO bem. muito, mas muito bem. floreado na medida certa, muito sensível e de uma capacidade incrível de transmitir sentimentos através das palavras e das descrições, coisa muito importante em uma obra que é mais psicológica do que qualquer coisa

a premissa da história já cativa, mas a forma como o enredo desenrola e como os personagens se desenvolvem e crescem perante os problemas superam todas as expectativas (que já eram altas)

vou panfletar esse livro pro resto da vida sim
LuaTeresa 03/04/2022minha estante
Você pode me dizer sobre o conteúdo? Se tem algum gatilho? Se tem hot(Não gosto quando tem)?

Malu 04/04/2022minha estante
oiiii não tem hot, nem gatilhos

LuaTeresa 04/04/2022minha estante
Obrigada por avisar!!!

Hugo 01/05/2022minha estante
Nossa, como é maravilhoso ler a sua opinião. Esse é um dos meus livros favoritos da vida, fico na dúvida se fica em 1 ou 2 lugar. Mas fiquei triste quando fui ver que muitas pessoas pensam ao contrário de mim e acham a Marina chata. Eu respeito, porque Literatura é assim, muito subjetiva. Mas eu venero esse livro de uma forma que não consigo explicar. Ótimo encontrar alguém que também curtiu bastante

Malu 03/05/2022minha estante
a Marina é uma personagem muito real, ela tem suas insegurança e suas angústias, isso tira ela do papel e torna ela uma pessoa que é como qualquer outra! por isso ela é especial, muitas pessoas buscam livros que retratam situações e pessoas impossíveis, e a Carolina Nabuco fez diferente e isso que faz com que o livro seja bom na minha opinião!

Thayna Cursino 14/03/2022

3,5 ?
Fui para esta leitura, já esperando uma historia mais "monótona", tendo em vista sua data de publicação, e realmente, o livro entregue aquilo que foi proposto para sua época.

Todavia, gostei da forma como a Mariana é retratada, e seus interesses e atitudes um pouco excêntricos para uma mulher na década de 30. Não gostei muito do desfecho da personagem, mas acho que condiz com o momento em que a história se passa.

O livro flui e não possui uma linguagem difícil. Vale a pena a experiência, mas vá para essa história sabendo que é um livro publicado em 1934.

Ratinha de Biblioteca 14/02/2022

Uma leitura diferente! É um romance romântico, mas também extremamente psicológico. Além de falar do Brasil do início do século XX e compará-lo ao Brasil Império, amos vivenciados pela autora Carolina Nabuco, filha de Joaquim Nabuco, diplomata e amigo da família real.
LuaTeresa 03/04/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem gatilho? Ou hot? Não gosto quando tem

Ratinha de Biblioteca 04/04/2022minha estante
Olá, o livro foi publicado na década de 30; trata-se de um romance romântico com um quê de suspense psicológico.

LuaTeresa 04/04/2022minha estante
Que interessante. Obrigada!

Bruna 09/02/2022

Este livro realmente me surpreendeu com sua fluidez. Além de não ser de difícil compreensão, a autora constrói uma trama complexa e personagens tridimensionais em poucas páginas. Ela não deixa faltar detalhes que são importantes para o andamento da trama e ignora outros detalhes menos importantes. Mas isso não faz o livro ser corrido. Ao contrário, ele é bem completo para 200 páginas. E tem um final diferente do que imaginei, mais otimista do que dá a entender o leitor de primeira vista.