A sucessora

A sucessora Carolina Nabuco

Resenhas - A Sucessora

Jane.FAlix 25/12/2022

Uma boa leitura nacional
Clássico nacional que conta a história de amor entre Roberto e Marina, um casal que se apaixona a primeira vista.
O problema é que Roberto é viúvo e aparentemente sua primeira esposa era uma perfeita dama da sociedade carioca e que Marina jamais conseguiria superá-la.
Alice, a primeira esposa assombra a vida de Marina quase a ponto de enlouquece-la. Mas nada que uma viagem a Europa com muito luxo não resolva. Rsrsrsrs

Carolina 14/03/2020

Bom...
Confesso que quando comecei a ler este livro, não imaginei que iria gostar tanto dele. É com certeza um livro que te prende a leitura.

Anderson 25/03/2020

Um bom livro.
Em alguns momentos da leitura, imaginei que faltou algo na história, mas nos últimos capítulos passei a perceber a importância de cada fato narrado, fatos que vão construindo a situação emocional e psicológica da protagonista.

Indico o livro para pessoas que já tenham um hábito de leitura, pois o livro é bem lento e a leitura é um pouco difícil, usando um vocabulário que claro, é da época em que o livro foi escrito, decada de 30. Mas enfim, foi uma ótima leitura.

Larissa Canêjo 26/03/2020

Ciúmes e drama
Em "A Sucessora" temos uma trama basicamente baseada no ciúmes e, no drama da personagem principal, Marina.
O desenrolar do livro se mostra mais interessante do meio ao final, o que nos faz querer ler mais e mais. Contudo, esperava mais do "desfecho"/final da história.
Nas entrelinhas da leitura - e, por vezes, explicitamente - percebemos a transição de uma sociedade escravocrata, recheada de preconceitos e preceitos para um novo mundo, "moderno" e evoluído. O papel da mulher na sociedade - para a época - é muito bem representado.

Manuela.Caldas 29/06/2020

Sucesso?
A Sucessora fez sucesso na TV. É uma história interessante, de uma mulher que se vê ocupando o lugar de outra e se questiona a respeito disso todo o tempo. Porém, nada muito além disso.

Nine 02/07/2020

Simples....
É um livro com uma história interessante, sobre o psicológico, como podemos nos perder em nossa própria mente, mas achei uma leitura arrastada.

Enimar 07/08/2020

Obra clássica brasileira, cheia de referências ao estilo de vida burguês do início do século XX. Esse livro da Nabuco está envolvido em uma polêmica literária. Ele teria sido plagiado por uma escritora inglesa cujo plágio foi adaptado ao cinema por Hitchcock com o filme Rebecca. A Netflix lançará um remake dele em outubro. No Brasil A Sucessora virou novela.

Giu 28/12/2020

O livro retrata uma eterna dicotomia entre cidade e campo; nacional e estrangeiro; simplicidade e exuberância nas figuras da primeira esposa de Roberto Steen, Alice, e de sua sucessora, Marina.

Carolina Nabuco criou com maestria uma prosa psicológica que te prende nos sentimentos mais íntimos da protagonista, criando uma sensação de empatia que se manifesta independentemente das suas convicções pessoais.

A autora questiona, através de sua narrativa, o papel da mulher na sociedade burguesa: até que ponto Marina deve abrir mão de sua individualidade por seu esposo? Por que a figura da esposa perfeita - que sabe cuidar da casa, receber amigos, se arrumar e maquiar, escolher menus, agradar ao marido... - a oprime tanto? Talvez por ser inalcançável e, no fim das contas, não trazer a felicidade absoluta.

Verona 12/01/2021

Ótimo
Li esse livro por causa do filme Rebeka. Gostei bastante do enredo, me surpreendeu.

Polliana 01/02/2021

⁣A sucessora (Carolina Nabuco)
Publicado: 1934
Numa narrativa intimista e psicológica, Carolina Nabuco dá vida a Marina, uma menina criada numa fazenda, que vive na calmaria do campo, onde se divide entre a literatura e a companhia da mãe e os escravos, numa época (pós) abolição. Marina mantém uma terna relação com seu primo, que após a imposição da sua mãe o jovem casal noiva. O destino de Marina muda, após a visita de um rico industrial, o Roberto Steen. Marina se apaixona pelo viúvo, e logo se casam.
Após a lua de mel, o casal retorna para a mansão na rua Paissandu, ao entrar Marina é surpreendida pelo quadro com a pintura da falecida Alice, uma bela mulher, ícone da sociedade carioca, admirada por todos, um sentimento de insegurança invade Marina, ao pedido de Roberto o quadro é retirado da sala principal, mas Marina não consegue viver naquele ambiente, acredita que a presença da falecida é muito viva por toda casa, tudo tem um pouco de Alice.
Mariana se sente sufocada com o estilo de vida dos amigos do marido, com as expectativas de preencher o lugar da falecida, tão esperado por todos, com a futilidade, se sentindo inadequada, acredita que nunca chegara ao mesmo patamar de Alice, procura um defeito na falecida, mas para todos, Alice era um exemplo de mulher, anfitriã e esposa, uma mulher bem resolvida, feliz e sem defeitos.
Gradualmente a Marina desenvolve uma obsessão pela figura da Alice, acredita ser observada pela morta, que a todo instante a falecida a julga e recrimina suas atitudes, lentamente percebemos uma tensão psicológica, que oprime a Marina, e sua vivência na mansão se torna insuportável.
A sucessora é um retrato da sociedade do seculo XIX, além das questões psicológicas, podemos ver uma crítica aos padrões imposto as mulheres e esposas, a situação das ricas famílias que declinaram com a abolição, e a situação dos escravos pós abolição, percebemos que a vida dos escravos ainda é desumana, tem uma crítica da influência da moda francesa, e uma tentativa de firmar uma cultura puramente brasileira.
Esta obra foi adaptado novela por Manoel Carlos, e foi exibida pela Rede Globo em 1978.
Recomendo, um excelente livro.
#tourpelobrasil

site: https://www.instagram.com/p/CKusK7mjjXQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Fabiana 19/03/2021

A Sucessora
A obra de Carolina Nabuco relata a história de Marina que ao casar com o viúvo Roberto, se vê assombrada pela presença da falecida Alice. A casa, os amigos, as lembranças, tudo está empregnado por sua presença...

Karlinha 02/06/2021

Um livro que me ganhou pela ambientação
O início desse livro é muito cativante e a escrita da autora é riquíssima, apesar de ser um livro escrito em 1938 não encontrei grades dificuldades na leitura.
Comecei a ler principalmente pelo escândalo que gira em torno do livro e a situação de plágio que a autora sofreu, logo depois descobri que além da polêmica, o livro também havia sido adaptado por Manoel Carlos para ser uma novela da Globo, todo esse burburinho que gira em torno dele só me deixou mais curiosa.
Sobre a história em si, preciso dizer que foi mágico acompanhar um Brasil diferente e poder vivenciar aquela época através da história é muito enriquecedor. A coisa que eu mais amei do livro foi a época retratada, os costumes, a ambientação, tudo isso me deixou emocionada.
O livro já começa com a volta do casal da lua de mel e logo já percebermos a grande influência da Alice na vida de TODOS, realmente é incrível o quanto tem pessoas que naturalmente tem essa presença de espírito. Com o passar da história, nos é mostrado através de flashbacks momentos importantes da relação de Roberto e sua falecida mulher, assim como é apresentado quem foi Marina antes de seu casamento e essa foi uma das minhas partes preferidas, acompanhar a vida dela na fazenda e as descrições das comemorações e todo o clima daquele lugar me remeteu muito a ambientação que é mostrada em novelas de época, que eu adoro, por sinal.
O livro descreve bem todas as emoções da Marida, isso ajuda na identificação do leitor com o personagem, porque apensar de alguns medos dela serem irracionais eu acabei justificando isso por conseguir entendê-la tanto.
Eu achei que esse livro iria ser um favorito, tinha esperança, mas o final foi meio decepcionante pra mim porque simplesmente não aconteceu nada, acabou e eu fiquei ?sim, é só isso ?! Cadê o resto da história ?!?. Esperei algum plot, alguma dificuldade ou tensão mas não foi o caso, infelizmente, mas vale a pena conhecer uma obra que foi tão acalmada em uma época e pouco conhecida hoje em dia da literatura nacional.

Geovana114 28/07/2022

O livro me ganhou pela sinopse! Nunca havia lido nada do gênero e me empolguei já de início. A autora constrói muito bem toda a trama com frustração da protagonista e o cenário por trás, ao ponto que até eu mesma me senti afetada pela Alice (talvez um spoiler hihihi), porém esperava MUITO mais do final. Para um livro que fala justamente de um tormento psicológico que aparenta não ter fim o desfecho, ou solução, foi muito medíocre, até chato, senti como se toda a tensão tivesse ido embora sem mais nem menos, como se o problema desenvolvimento ao longo de vários capítulos nem fosse grande coisa.

gabriel.a.brumatto 26/11/2022

O peso de ser a sucessora.
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso, que é A Sucessora, de Carolina Nabuco.
Já começo dizendo que achei o enredo muito interessante. O livro conta a história de Marina, uma moça que veio do interior para a cidade do Rio de Janeiro, para casar-se com seu noivo, Roberto. Roberto é dono de um palacete belíssimo na Rua Paissandu, onde se instala a high society carioca. Marina será sua segunda esposa. Sua primeira esposa, Alice, havia morrido precocemente, à pouco tempo, deixando várias memórias boas e objetos dela própria na casa, que foi projetada do modo como ela queria. Quando Marina chega, a irmã de Roberto, Germana, se encarrega da arrumação da casa para a vinda da nova esposa. Mas, logo de início, Germana não gosta muito de Marina, por achá-la simples demais. Então, propositadamente, ela começa a relembrar os tempos de Alice naquela casa, deixando Marina desconfortável com toda aquela situação.
E o que mais causa espanto, é que quando ela chega na casa, ela dá de cara com um quadro gigantesco de Alice pendurado na parede, como se tivesse sido esquecido de ser retirado, ou, não retirado propositadamente. Roberto fica muito sem jeito quando percebe que aquele quadro ainda está ali, e manda tirá-lo imediatamente. Mas, o quadro é colocado em um quarto, que se tornaria o quarto de Marina, que toda vez que entra no cômodo, logo vê o quadro à sua frente. Então, ela vai ficando incomodada com o quadro, com os parentes de Roberto, com a energia da casa, que sempre remete aos tempos em que Alice ainda vivia naquela casa. E aí...você terá que ler para descobrir o que ocorre.
Enfim, é um livro maravilhoso, com um ótimo enredo, personagens interessantes, uma escrita muito bonita, cheia de detalhes e poesia. Recomendo à todos a leitura.