Um homem célebre

Um homem célebre Machado de Assis




Resenhas - Um Homem Célebre


308 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Mina.Rocha 23/02/2018

O conto faz uma crítica sobre as pessoas que buscam a fama e quando a encontram se dizem estar insatisfeitas,pois sempre querem mais.Mas e a fama ? Ela vale mesmo todo esse sacrifício?
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Olá, Nina
Acho que todos temos um pouquinho do Pestana (personagem do conto). É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,




Larissa.Cristina 23/02/2018

Livro indicado pela professora Ana Paula. Não gostei. Final chato
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Fernanda 2°C 23/02/2018

"Bem com os homens e mal consigo mesmo"
A história retrata sobre Pestana, compositor famoso de polcas, mas que odiava as suas músicas, pois queria ser que nem os grandes artistas clássicos, como Beethoven e Mozart (suas inspirações). Porém, sempre que ia compor, nunca conseguia alcançar tal nível, produzindo polcas, as quais faziam muito sucesso.
Esse conto machadiano mostra que, a perfeição nem sempre é tudo, a busca pela aparência pode nos levar a fins indesejáveis, como nessa história, querer agradar aos outros sem estar bem consigo mesmo, não nos leva a um caminho de sucesso.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.




Raquel.Santana 23/02/2018

Um Homem Célebre - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
No geral, o conto fala de como Pestana sempre correu atrás de algo que nem ele mesmo sabia o que era.
Por não ter a certeza do que queria, nunca pôde se sentir realizado.
Pestana é um pianista compositor que sonha em crescer no mundo da música com obras bem trabalhadas como as de Beethoven e outros compositores, mas que sofre por só conseguir criar polcas simples.
Em uma manhã em que estava pronto pra sair, conseguiu ter inspiração para compor uma verdadeira polca. A música fez sucesso, mas durou pouco.
Quando se casou com uma mulher que viu cantando em uma festa, ele achou que conseguiria compor obras sérias dali em diante. Com tantas frustrações, nunca desistiu de compor. Nem mesmo após a morte de sua mulher. Passou anos sem compor, cheio de dívidas, ele vendeu a casa, mas após receber uma oferta de emprego, ele compôs várias polcas inspiradoras. Conseguiu o que queria mas nunca foi o suficiente. Nunca se sentiu realmente realizado como compositor. Adoeceu e no leito de morte, prometeu compor suas duas últimas polcas. Após a brincadeira, a única em sua vida, morreu de madrugada. Mal consigo mesmo, pela frustração de nunca se sentir realizado.


Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J
Professora: Grace Cristiane
Grace 01/03/2018minha estante
OK




Railane Martins 23/02/2018

Conta sobre uma história de Pestana, um compositor de polcas mesmo com a fama ele odeia suas músicas, porque o sonho dele era compor músicas clássicas, com essa insatisfação ele vai a falência e chega ao ponto de se desfazer de seus bens, ate que um dia ele alcançou o sucesso mais dessa vez com a música clássica que ele tanto queria fazer.
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Olá, Railane

Pestana era conhecido compondo canções populares. Ele desejava ser reconhecido, aclamado e exaltado pelas composições clássicas e eruditas. Nunca conseguiu compor um único clássico, mas morreu tentando, afinal "Candongas não fazem festas". Vamos que vamos! Abraços,




Bruno Roma 23/02/2018

" Um Homem Célebre "
O conto de Machado de Assis, traz a tona a história de Pestana, um músico, pianista e compositor que vive um dilema(entre a sua carreira e ambição) que não condiz com a realidade vivida pelo mesmo.

Sua pretensão era compor músicas eruditas, porém sua fama era de um compositor de polcas(genêro popular trazido pelos portugueses na epóca da colonização) o que o deixava irritado e inconformado.Ao sentar-se ao piano para compor, Pestana se esforçava ao máximo para compor alguma obra erudita, porém, a inspiração lhe faltava com frequência nesses momentos.

Podemos perceber que Machado de Assis, relata algo (no conto) que é muito presente na vida dos músicos até hoje, que é a questão de estudar a música erudita, mas ser " obrigado " a viver da música popular por conta da sociedade.

No apanhado geral, a obra " Um Homem Célebre " vale a pena ser lida, pois retrata varios conflitos vividos por um músico que perduram até os dias de hoje, além é claro do conhecimento que ela nós proporciona
Grace 01/03/2018minha estante
ok




Juniorr.Santana 23/02/2018

O homem célebre. Ano:2¤J Aluno:josailson Junior.
Esse conto nós relata a história de Pestana,um compositor de polcas famoso e rico.Mais ele não gosta de suas músicas por que seu maior sonho é compor uma peça clássica.
A inspiração dele para que suas músicas façam tanto sucesso vem de duas pessoas chamadas Mozart & Beethoven.
A insatisfação com suas polcas e tanta que te leva a falência e tem a necessidade de vender todos os seus bens,para poder pagar todas as suas dívidas.
A fama não fazia a vida de Pestana Feliz, pois ele queria um ideal de perfeição que não conseguiu alcançar.
Grace 25/02/2018minha estante
ok




Luiza.Lima 23/02/2018

Saber se valorizar
Gostei muito do livro, fala de um sonhador e um otimista que ao mesmo tempo é ambicioso chamado Pestana, que tinha talento para compor músicas de polcas, era muito bom no que fazia, porém ele queria compor músicas clássicas , estilo do qual ele não possuía nenhuma habilidade.
O conto me fez refletir sobre algumas situações do cotidiano, pois por trás da ironia,conflitos trás a mensagem de que não podemos nos espelhar no que os outros acham que devemos ser, e devemos sempre agradecer pelo que somos.
E é possível correr atrás dos sonhos, porém sempre mantendo o equilíbrio.
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana (personagem do conto). É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Mergulhe nos próximos contos com a mesmo estado de espírito! Abraços




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.




frances 23/02/2018

A vida e os seus sonhos
A narrativa conta a história de Pestana, um músico aos seus 30 anos, que inspirado por artistas como Beethoven e Mozart, fazia das mais belas composições. Porém mesmo tendo ganhado seu reconhecimento com o trabalho, achava-se insuficiente, queria fazer algo a ser comparado às canções dos seus ídolos, mas nunca ficava satisfeito com o resultado, chegando a quase tirar a própria vida.

Compunha uma polca e a adorava, mas depois de alguns dias, já não a achava tão boa assim, e foi seguindo vivendo essa rotina . Casou-se com uma também amante de música, mas esta faleceu em pouco tempo, tendo ele a isso se afundado mais ao descontentamento, e decidindo parar de compor por dois anos.

Com o pedido do seu público e editor, Pestana volta a fazer canções, agora pela necessidade de saldar as suas dívidas. Logo após as primeiras composições ganhou o primeiro lugar entre os compositores de polcas, mas isso ainda não o contentou, queria mais.

Nesse mesmo ano, teve a notícia de que estaria com uma doença e prontamente faleceu, prometendo duas novas polcas ao editor e estando bem com os homens, mas mal consigo mesmo.

Essa história trouxe dois grandes pontos importantes inseridos até hoje na sociedade: a busca pela perfeição e a aceitação perante a sociedade. Para qualquer um dos caminhos que Pestana seguisse ele ficaria insatisfeito com o seu trabalho, porque em ambos ele não encontraria o que sempre procurou, a busca por algo que o completaria.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.
Excelente! Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita??




Carlos.Eduardo 23/02/2018

Siga o seu sonho
Um homem célebre é uma obra escrita por Machado de Assis. O livro retrata a vida de um compositor de polcas chamado de pestana,que no auge de sua carreira decide abandonar a sua vida de músico, pois acredita que suas músicas são horríveis. O verdadeiro sonho de pestana e se tornar um diretor de peças teatrais (sonata). Para tentar realizar o seu sonho pestana decide busca inspirações (Mozart e Beethoven)grandes compositores de obras clássicas. Quando pestana decide tocar novamente acaba gerando uma polca, uma polca de sucesso que mesmo assim o faz ter uma grande insatisfação por ele mesmo,que o faz ir a falência para pagar as diversas dividas de sua fama. Isso o faz decidir esquecer a sua fama para seguir seu sonho.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Um bom conselho, devemos seguir e buscar o que acreditamos! É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,




John Juan Bastos 23/02/2018

Não desista de seus sonhos.
O livro desperta o interesse do leitor pois mostra a historia da vida de Pestana, um pianista compositor de polca que era famoso e rico, mas não era feliz porque não conseguiu realizar o seu sonho de fazer musica clássica. Esse livro mostra a realidade de varias pessoas ricas e populares que são tristes, pois não conseguiram realizar seu sonho e desistirão de ser felizes porque a sociedade restringe o sonho dessas pessoas.
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Olá, John
Não desista dos seus sonhos, porque eles podem se tornar realidade! Todos temos um pouquinho do Pestana (personagem do conto). É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!




Fernanda aleluia 23/02/2018

O livro Um homem célebre de Machado Machado de Assis, conta a história de Pestana, um pianista e compositor que não conseguia produzir novas músicas do seu estilo, depois de um tempo ele conseguiu compor novamente.
Casou-se com Maria, uma jovem viúva de 27 anos.
Não gostei muito do livro, não achei a leitura legal nem divertida, mas cansativa, mesmo assim, vale a pena para quem se interessa por esses tipos de contos.
Ana Paula Paim 02/03/2018minha estante
Não desista dos seus sonhos, porque eles podem se tornar realidade! Todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!




Andre.Sousa 23/02/2018

Análise
Conta a história de Pestana, pianista, famoso por suas polcas, mas, que não é feliz por isso!
Uma leitura curta, mas, que aborda várias críticas feitas por Machado de Assis.
Minha visão e que Pestana queria ser lembrado por suas polcas, gostaria que elas fossem eternizadas, tentava se inspirar em seus ídolos, mas, falhava, a ponto de ficar a madrugada toda acordado. E quando conseguia, era pra ser popularizada, algo que depois de um tempo viria a ser esquecido. Buscava assim o óbito social e a eternidade psicológica.
Mais um conto em que Machado de Assis aborda a consciência humana, deixando para ô leitor ótimas reflexões.
comentários(0)comente



308 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR