Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis


Compartilhe


Um Homem Célebre (Coleção Machado de Assis)





Tipicamente machadiano, Um Homem Célebre, conto publicado, primeiramente, no periódico "A Estação", em 1883, e, posteriormente, no livro Várias Histórias, em 1896, aborda o tema da incompatibilidade entre os ideais e a realidade, constituindo, uma quase parábola, a parábola da existência humana.

Nele, Machado de Assis mais uma vez não se atém somente ao aspecto historicista do Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX, invadido que foi pela música, ouvida nas ruas, advinda das casas, onde havia saraus, ou mesmo assobiada por transeuntes que passeavam nelas.

É a história da frustração de um compositor de polcas cujo maior desejo era criar obras clássicas. Conto repleto de humor, mostra a cruel ironia do destino, que persegue o pobre Pestana com as composições efêmeras de gosto popular, imediatamente "consagradas pelo assobio". Morre "bem com os homens e mal consigo mesmo".

Contos / Contos

Edições (3)

ver mais
Um Homem Célebre
Um Homem Célebre
Um Homem Célebre

Similares

(4) ver mais
Um homem célebre e outros contos imortais
Os Melhores Contos de Machado de Assis
Memórias Póstumas de Machado de Assis
Un Hombre Célebre y Otros Cuentos

Resenhas para Um Homem Célebre (300)

ver mais
O que a fama há de nos dar?
on 23/2/18


Um Homem Célebre é um dos melhores contos de Machado de Assis, onde é contado a vida de um compositor de polcas chamado Pestana. O conto não é muito longo, mas uma série de eventos bem narrados dá a impressão de que é uma história extensa. Não tarda ao leitor se infiltrar na história e desejar intensamente descobrir a essência do conto e como Machado de Assis irá surpreender-te. O final se mostra um pouco triste, mas o leitor é inundado por perguntas que aparecem em sua mente ao fazer ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.6 / 244
5
ranking 29
29%
4
ranking 25
25%
3
ranking 30
30%
2
ranking 13
13%
1
ranking 3
3%

25%

75%

alex
cadastrou em:
26/12/2013 23:42:29
Mr. Jonas
editou em:
03/04/2020 18:44:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR