Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Olá, Brena

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Thaise Rocha 24/02/2018

resenha
O que fala da obra "Um homem célebre" , um "conto" que simplesmente fala da essência humana , onde vivemos de aparencia e acabamos deixando de lado os nossos sonhos !!

site: MINHAS PALAVRAS POW !!
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!

John Juan Bastos 23/02/2018

Não desista de seus sonhos.
O livro desperta o interesse do leitor pois mostra a historia da vida de Pestana, um pianista compositor de polca que era famoso e rico, mas não era feliz porque não conseguiu realizar o seu sonho de fazer musica clássica. Esse livro mostra a realidade de varias pessoas ricas e populares que são tristes, pois não conseguiram realizar seu sonho e desistirão de ser felizes porque a sociedade restringe o sonho dessas pessoas.
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Olá, John
Não desista dos seus sonhos, porque eles podem se tornar realidade! Todos temos um pouquinho do Pestana (personagem do conto). É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!

Shelton 10/03/2018

Pra mim a obra mostra que mesmo com o Sucesso o homem não é feliz. No caso do livro Pestana fazia um estilo de musica chamado "Polca", que fazia sucesso, porem não era o que ele queria de verdade, não vinha do coração, pois ele queria entrar no mundo da musica clássica.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Guilherme.Pereira 31/03/2018

" Um Homem Célebre "
Em Um Homem Celebre, Machado conta a historia de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico.Porém, mesmo com a fama, Pestana odeia suas musicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica. Ao meu ver, a história de Pestana, que ocorreu por volta de 1875, ainda é muito presente na vida de músicos atuais. Ainda hoje é possível notar que diversos músicos vivem o dilema entre estudar música erudita e viver de música popular.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Alisson Maia 2°C 07/03/2018

De incio achei o livro bem clichê e comum, falando sobre um homem que não estava satisfeito com a vida que tinha. Depois de ter lido percebi que o livro nos faz refletir sobre o que é fracasso e o que é sucesso. Para as pessoas Pestana é um grande compositor de polcas, rico e de sucesso, mas o compositor não se sentia um sucesso, muito pelo contrario se sentia um fracasso por não conseguir sua inclusão no mundo clássico. O livro é cansativo e não me agradou
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado discute o valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.

Felicidade
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivas, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,

Julia.Neves 22/02/2018

Um Homem Célebre
Um homem célebre fala de uma história de Pestana um pianista compositor de estilos musicais que iria atrás de obras trabalhadas que tinha inspiração em Mozart e Beethoven gostei bastante de contexto do livro .
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Isso mesmo, Julia! Esse conto se aplica a nossa realidade mercadológica. Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade. Viva Machado e continue suas leituras!! Abraços,

Vitor 23/02/2018

inspiração é uma coisa difícil de se ter, e quando você consegue ter você tem que soltar logo ela em forma de ideias ou da pratica. Com pestana n foi diferente, fez uma musica q fez sucesso mas depois ela foi meio que perdendo o encanto. Depois do seu casamento com Maria, ele pensou que as suas composições pudessem sair melhor mas .... Depois q sua mulher morreu e nos seus braços ainda por cima ele teve a ideia de criar um requem e... enfim, não vou falar muito se não vou acabar dando spoiler, mas é um livro ótimo com uma boa historia, fala muito sobre o arrependimento, o arrependimento de não ter conseguido compor nada durante onze meses depois do enterro de Maria e, quando ele morreu, morreu mal consigo mesmo. bom né pelo menos ele foi consagrado o maior compositor de polcas
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Pelo menos...No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade. Continue suas leituras! Abraços,

Celso Gandarela 03/03/2018

Celso Gandarela 2°E
O conto "Um homem célebre" se trata de um desejo ambicioso de se tornar reconhecido como um compositor clássico. Ele é narrado em terceira pessoa, não segue uma ordem cronológica, não apresenta inicialmente a história de pestana e isso acaba deixando o conto muito interessante.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.

João Brito 2 ano E 22/02/2018

Um homem célebre
Olha para ser sincero Não gostei nada desse conto pois nele está presente muito drama e eu achei que ficou faltando coerência no decorrer da escrita do livro não achei muito bom esse conto 😕 eu o classifico como mediano ruim pelo fato de conter um gênero que eu não sou muito chegado se fosse de ficção científica seria melhor 😀
Oi, João.

Ludmila.Esquivel 25/02/2018

Um homem Célebre
Um homem Celebre, história contada por Machado de Assis. Ele era uma pessoa considerada ter muita fama, mas estava insatisfeito com o estilo de suas musicas. Ele gostava do estilo classico. Sua insatisfação foi tão grande que ele teve que se desfazer de tudo que tinha conquistado para fazer pagamentos de dividas.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto ?Um homem célebre? permite variadas análises. É extremante contemporâneo discutir sobre o que é vendável e sobre as exigências do mercado. O importante não é o conteúdo, mas se o produto é facilmente vendido.

frances 23/02/2018

A vida e os seus sonhos
A narrativa conta a história de Pestana, um músico aos seus 30 anos, que inspirado por artistas como Beethoven e Mozart, fazia das mais belas composições. Porém mesmo tendo ganhado seu reconhecimento com o trabalho, achava-se insuficiente, queria fazer algo a ser comparado às canções dos seus ídolos, mas nunca ficava satisfeito com o resultado, chegando a quase tirar a própria vida.

Compunha uma polca e a adorava, mas depois de alguns dias, já não a achava tão boa assim, e foi seguindo vivendo essa rotina . Casou-se com uma também amante de música, mas esta faleceu em pouco tempo, tendo ele a isso se afundado mais ao descontentamento, e decidindo parar de compor por dois anos.

Com o pedido do seu público e editor, Pestana volta a fazer canções, agora pela necessidade de saldar as suas dívidas. Logo após as primeiras composições ganhou o primeiro lugar entre os compositores de polcas, mas isso ainda não o contentou, queria mais.

Nesse mesmo ano, teve a notícia de que estaria com uma doença e prontamente faleceu, prometendo duas novas polcas ao editor e estando bem com os homens, mas mal consigo mesmo.

Essa história trouxe dois grandes pontos importantes inseridos até hoje na sociedade: a busca pela perfeição e a aceitação perante a sociedade. Para qualquer um dos caminhos que Pestana seguisse ele ficaria insatisfeito com o seu trabalho, porque em ambos ele não encontraria o que sempre procurou, a busca por algo que o completaria.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.
Excelente! Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita??

Nara 23/02/2018

O conto se passa no rio de Janeiro, e tem como seu principal personagem, o Pestana que era compositor de polcas, mais ele não gostava de suas canções apesar da fama, pois tinha um sonho de criar uma peça clássica. Pestana tinha tudo, mas por causa da sua insatisfação teve que se desapegar dos seus bens para pagar o que devia. Fama e dinheiro não quer dizer que pestana tinha uma vida feliz, por que ele persegue um ideal de perfeição. Mais tem que abandonar esse ideal, para viver um mundo de aparências numa sociedade capitalista. E ajuda a sociedade perceber que o dinheiro não traz felicidade a ninguém e nem a fama quer dizer tudo na vida.
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Machado tem uma capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada). Abraços

Gabriela.Maria 15/03/2018

Resenha de Um Homem Célebre por Gabriela Maria
O livro fala de um rapaz, que é compositor de polcas rico e famoso e que não gosta das suas musicas. Seus inspiradores são Mozart e Beethoven. Sua linguagem é de fácil entendimento mesmo com palavras de vocabulário antigo. Demonstra que a fama e a riqueza não significa felicidade, pois ele não é feliz com as composições que o traz fama e dinheiro.