Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Anderson.Santos 07/03/2018

Um Homem célebre
"Um Homem Célebre" conta a história pianista compositor de polca (estilo musical) que busca criar obras sérias, profundas, trabalhadas, inspiradas em grandes compositores como Mozart Ele sofre por não conseguir criar grandes obras, só polcas, Ele tinha muito quadro de retratos de compositores clássicos Mas Depois que sua mulher foi enterrada, se preocupou em compor um Requiem e depois largar carreira de músico
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Bruna.Alcantara 07/03/2018

Bom, confesso que inicialmente a história de um homem insatisfeito com suas obras musicais não me agradou um pouco, achei muito comum, porém o livro nos trás uma visão diferente da fama, uma visão que só quem vivência sabe.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Acho que todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede

Renata lavine 2A 06/03/2018

Um homem célebre
Um conto bem envolvente, o fato do pianista n conseguir ter inspiração para ser um grande clássico e agonizante. A história vai tomando grandes rumos, o pianista morava com seu criador um velho negro que o servia. O rapaz olhava para os quadros na parede e ficava triste pois ele n estava conseguindo fazer nada. Um belo dia chegou perto porém os compositores clássicos os fizeram ter remoso de sua criação, E então ele ficou com muita raiva. Casou com uma viúva com uma linda voz achando que conseguiria... mas nada dava certo a sua mulher morreu, se encheu de dívidas e ainda sim o pianista morreu "bem com todos e mal consigo mesmo".

Gisele.Costa 06/03/2018

O livro Um Homem Célebre é um conto do Rio de Janeiro de 1875 tem como protagonista,Pestana um homem rico e famoso e compositor de musicas.Depois da fama Pestana começou a odiar as suas músicas,porque o seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica.
Pestana tem buscado inspirações em Monart e Beethoven, mas quando começaram a tocar,compõem sempre uma música,e esta acaba fazendo grande sucesso.Pois a satisfação de Pestana leva-o à falência,ao ponto de seus bens para pagar dividas.
A fama e prestígio não garante a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue uma ideia de perfeição que não alcança e acaba em desiquilíbrio.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Joseane da Hora 06/03/2018

Reflexão...
O livro traz o questionamento do limite entre a ficção e a realidade. Esse conto também foi importante para mostra uma sociedade desigual e apresentar a música como objeto de mobilidade social. O conto também nos faz refletir sobre as possibilidades de relações afetivas e isso me fez gostar ainda mais do livro.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante

Roberto.Matheus 05/03/2018

O livro é muito interessante pois, fala de um sonhador ambicioso, Pestana, um personagem que era compor de musicas de polcas, no entanto ele queria mudar isso, e compor musicas clássicas, no qual ele não possuía nenhuma habilidade ao contrario do outro estilo que era muito habilidoso.Pestana tinha o desejo de se imortalizar e deixar um legado na música, por conta disso ficava dias e noites acordado com suas partituras tentando melhorá-las cada vez mais. o conto acaba com uma pequena historia de amor triste na qual os dois acabam falecendo em momentos diferentes, Pestana e Maria seu amor jovem.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana... É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Lil Rafa Brooo 05/03/2018

Um homem célebre
Conta a história de Pestana, um homem famoso que estava infeliz pois não conseguia criar uma música clássica.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
É um conto ambientado no Rio de Janeiro de 1875 e tem como protagonista, Pestana, um homem famoso e rico, compositor de polcas. Mas apesar da fama, Pestana odeia suas músicas, porque seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica, uma sonata. Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, mas quando começa a tocar, compõe sempre uma polca, e esta acaba fazendo grande sucesso. A insatisfação de Pestana leva-o à falência, a ponto de desfazer-se de seus bens para pagar dívidas. Fama e prestígio não garantem a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue um ideal de perfeição que não alcança e acaba em desequilíbrio. Machado de Assis fala da essência humana, da aniquilação dos sonhos, do sentimento de impossibilidade, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências numa sociedade dominada pelo capitalismo.
Grace 27/03/2018minha estante
ok

Joao.Vitor 04/03/2018

Um Homem Célebre
O livro é forte, traz sentimentos profundos que são vivenciados por todos nós. Achei o livro interessante pois assim como outras obras de Machado, traz características humanas e as materializar em palavras... No livro, a ambição de Pestana de criar uma o leva ao descontentamento de todas suas conquistas. Gostei do livro porém assim como O Alienista, achei meio complicado para entender.
2° ANO B

Juliana.Almeida 04/03/2018

Um homem célebre
Eu gostei bastante da ideia do livro,Machado conscientiza de maneira um tanto indireta como a obsessão arruina o emocional do ser humano.Faz com que este personagem esteja em eterno conflito com seu trabalho,consigo mesmo,nunca achando suas composições dignas...sempre em busca da perfeição. É realmente triste ler algo assim e saber que realmente existem casos iguais.No geral eu gostei do livro ,porém achei a leitura um tanto cansativa .
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Baiano 04/03/2018

O conto muito interessante e legal de ler. A historia gira em torno de um pianista e compositor muito triste por não conseguir compor um clássico mas o livro destaca um ponto muito importante que é você nunca desistir do seus sonhos.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem! "Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Podemos ler a obra de Machado de Assis trezentas mil vezes e sempre observaremos novas nuances, novas possibilidades de interpretação. Então, ler é a melhor maneira de descobrir que Machado nunca terminou de dizer tudo o que tinha para dizer.

Celle.Barreto 04/03/2018

Interessante
É um dos contos de Machado de Assis que relata sobre um músico que vive em conflito com suas próprias composições e com ele mesmo pelo fato de achar que não ele não é bom o bastante.

É um livro com uma temática bastante interessante e incomum, que retrata situações que acontecem até os dias de hoje. Mas novamente por causa da linguagem usada no livro, o torna um pouco desgastante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Como Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade a temática foi recorrente em vários contos, devido a importância da música erudita para o século XIX.

Beatriz 04/03/2018

Um homem célebre
Neste livro, Machado trás na leitura fatos sobre a essência humana, onde viaja sobre o sentimento e a impossibilidade, os sonhos, onde o homem é forçado a abandonar o que acredita para viver no mundo das aparências quanto tudo parece ser dominado pelo capitalismo. Machado trás esses sentimentos ao ler quando, por exemplo, a fama não garante a Pestana uma vida feliz, porque ele persegue um ideal de perfeição que não alcança e acaba em caos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir". Machado de Assis