O Inimigo Secreto (The Secret Adversary)

O Inimigo Secreto (The Secret Adversary) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

@leiturasdadudis 28/02/2023

Adorei!
Aquele em que Agatha nos entrega um casal de detetives!

Tommy e Tuppence são um casal de amigos que conhece há muito tempo.
Eles possuem personalidades bem diferentes. Enquanto ela é mais ousada e pensa além de seu tempo, ele gosta de se manter na zona de conforto.

Mas, ambos são dois pobretões e após anos sem se ver Tuppence sugere um negócio em conjunto: os dois aceitariam qualquer tipo de serviço que pudessem render uma boa grana (inclusive cometer crimes, mas essa parte provavelmente era só piada da Tuppence).

A primeira missão dos dois: após um navio ser bombardeado, uma jovem salvou documentos importantes para o governo que ao cair nas mãos errados arruinariam o país. Cinco anos depois, a jovem está desaparecida e ninguém sabe onde ela escondeu o documento. O papel deles é encontrar a jovem e/ou o documento e evitar que uma quadrilha perigosa fique em posse.

Acostumada a ler apenas as histórias com Hercule Poirot, imaginei que sentiria certa dificuldade em embarcar nessa aventura. Enquanto Hercule trabalha diretamente com isso e tem essa visão investigativa, os protagonistas aqui são apenas dois jovens imaturos que precisam de dinheiro. Mas, suas personalidades logo me cativou e a leitura se tornou rápida e fluída.

É narrado em terceira pessoa, apontando vários pontos de vistas importantes para o leitor desvendar a história junto com os protagonistas. Também é cheio de ação e, no final, romance (para fãs de friends to lovers).

Adorei o desenvolvimento do mistério. Não dei muita bola pra ele no início, mas quando fiquei envolvida... minha mente explodiu. Quanto à resolução do mistério, fui enganada junto com os protagonistas e errei o verdadeiro culpado.

P.s.: Data da primeira publicação: janeiro de 1922

Wellington Carneiro 28/02/2023

Mr. Brown
Gostei bastante do livro. Até então, só havia lido os livros protagonizados por Poirot ou Miss Marple, a dinâmica do casal Tommy e Tuppence é bem interessante.
O mistério sobre quem é o Mr. Brown e quais são seus planos foram coisas bastante instigantes.

Ramon.Farias 12/02/2023

Adorei Conhecer Tommy e Tuppence
Não sei se é por ele ser o segundo livro lançado de Agatha mas adorei a experiência da leitura desse livro , já é um dos melhores livros da Agatha pra mim. Comprei sem expectativa , na época ele estava bem barato então inclui no meu carrinho. Mas amei muito. As imperfeições do casal de detetive faz você se apaixonar de cara por eles , a leitura é super fluída e prende a atenção do começo ao fim . Possui muitos momentos de tensão, aventura e humor que eu nunca vi tanto nos livros da Agatha . Sobre o principal culpado , você consegue descobri fácil em um momento do livro, mas no fim você vai achar que tá errado , depois que tá certo , depois que tá errado de novo....tipico de Agatha . Recomendo a leitura !!!

Luana.Scardini 12/02/2023

O adversário secreto
Primeiro livro que eu leio da dupla Tommy e Tuppence e já me apaixonei.
É bem diferente dos outros livros da Agatha Christie que eu já li. Esse tem um clima de aventura muito divertido.
Eu amei a Tuppence! Uma personagem feminina forte, mas sem parecer algo forçado.
Recomendo muito essa leitura.

Thuany.Amaral 06/02/2023

Não esperava, mas me surpreendeu!
Durante o início da narrativa confesso que nas primeiras páginas enrosquei um pouco, por que talvez não esperava tanto do livro. Mas após isso, a autora Agatha Christie me surpreendeu de uma maneira tremenda, que me fez a cada página lida me interessar mais e mais, a descobrir todas as suspeitas e criar novas suspeitas ao longo da história. Nos últimos capítulos fiquei surpresa que as suspeitas que foram levantadas eram outras, ao saber quem realmente era o adversário secreto, a autora soube muito bem trabalhar ao esconder as suspeitas verdadeiras.

Enfim, realmente gostei muito do livro, única crítica que tenho a dizer é que, durante a leitura faltou certos intervalos de tempo. Ex: Durante um capítulo a história pode se passar em um ou mais lugares e ao invés de localizar onde cada personagem se encontra no livro, a autora acaba colocando toda informação junto, o que muitas vezes pode confundir o leitor, mas que aos poucos você se acostuma.

Por fim, é o meu primeiro livro que lembro lido por esta escritora, e só tenho a dizer que não esperava mas me surpreendeu.

Lidiany.Mendes 06/02/2023

Pura diversão
Exatamente como proposto pela autora, o livro é pura diversão.
Personagens cativantes e bem desenvolvidos.
Um mistério interessante é envolvente e um final de tirar o fôlego.
Uma excelente diversão para um final de semana sem graça.

Nicolle.Viviani 04/02/2023

Divertido
Apesar de amar agatha christie esse livro não me pegou. Não sei se não tava no momento de ler esse gênero, mas achei massante e meio forçado. Muitas coincidências, umas reviravoltas meio obvias e um final pouco surpreendente. Falo isso comparando com os outros livros da diva, então acho que esse não é ruim, só não é um dos meus favoritos.

Renata 03/02/2023

Um toque histórico delicioso
Agatha Christie vai nos levar ao primeiro caso de Tommy e Tuppence, dois personagens tão cheios de vida e muito divertidos. Amei a forma como a história foi contada, a escrita da Agatha é muito fácil. Como é comum nos livros dela (é uma opiniao minha, eu que sinto isso), fiquei um pouco em dúvida de como algumas cenas aconteceram, não acho que as descrições são tão detalhadas, ela procura ser bem objetiva. Mas eu amei tanto a Tuppence e o Tommy que não poderia dar uma nota menor que 5. O final foi muito inesperado, jurava que era outro personagem, então fui feita de trouxa, como eu amo! ????

duda 02/02/2023

maestria
Agatha christie consegue, de fato surpreender a todos, o Adversário Secreto foi o quarto livro da autora que li e é favoritado, sem dúvidas!

O Adversário secreto foi publicado em 1922 e é o segundo livro publicado da autora e tem como contexto histórico a Primeira Guerra Mundial, o mistério inicial se dá a partir do momento em que um navio inglês é naufragado por um submarino alemão, Agatha executa com maestria seu dom de construir camadas extremamente coesas no enredo nesse livro, constrói muito bem todos os personagens que protagonizam o mistério, além de ter referências à filosofia e, claramente, à história.

É um livro com uma narrativa rápida, haja vista que cativa de forma instantânea os leitores, principalmente os leitores que, assim como eu, tem como seu gênero favorito, o suspense. Quero dar um destaque especial a protagonista desse livro Miss Tupencce, que prestou um papel espetacular, colocando-se em lugares e assumindo uma personalidade de teimosia e inteligência (particularmente, fenomenal) que mulheres dos anos 20 não ?deveriam?, segundo a instituição social da época.

À luz disso, quero dizer que é proposital as lacunas que deixo nessa resenha, já que almejo que tenham a mesma experiência que eu, leiam, sabem que sou extremamente crítica com o que indico, mas vale a pena, livro bem construídos, personagens bem desenvolvidos, mistério resolvido majestosamente, coisas que só Christie consegue unir tão bem, ainda rola um romance em último plano, definitivamente, um livro excelente.

Any 31/01/2023

O livro é bem legal, fácil de ler e estimulante, não tem o detetive famoso, mas somos apresentados para outros que são bem divertidos, é uma leitura leve.

Rê Vaz 31/01/2023

É sempre assim...
Sempre que começo a ler o reler algum livro da Agatha Christie não consigo parar. Essa foi mais uma releitura que me deixou extasiada e feliz por não me lembrar do final da estória. Sempre vou amar demais os protagonistas Tommy e Tuppence. Eles tem um lugar muito especial nas minhas memórias afetivas.

Sakurazuka 27/01/2023

É tanta coincidência que fica até chato. Muita coisa forçada, a mais forçada é o romance de um certo personagem. Não tem nada de surpreendente e chega a ser bobo.