O Inimigo Secreto (The Secret Adversary)

O Inimigo Secreto (The Secret Adversary) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Gleice.Fernandes 21/02/2024

Muitas aventuras e reviravoltas!!!
O livro é muito bom! Uma leitura agradável e que prende sua atenção o tempo todo. Parece até uma série em que você fica ansiosamente aguardando pelo próximo episódio.
Primeiro livro da Agatha Christie que leio em que os "detetives" são personagens que ainda não conhecia, Tuppence e Tommy. Dois amigos, desempregados e com dificuldades para viver no pós-guerra decidem publicar um anúncio no jornal oferecendo seus anúncios. Assim começa os "Jovens Aventureios". Espere muita diversão, aventura, momentos de tensão, mistério e reviravoltas.

Fabiana 17/02/2024

Aventura
Esse livro da Agatha pendente pra um lado mais de aventura do q de descoberta de crimes por meio de pistas escondidas, que é seu estilo mais marcante. Ainda assim, a leitura me agradou bastante e foi bem fluida.

trizisreading 15/02/2024

Achei que era sorvete, era feijão congelado
"O Adversário Secreto" é mais uma trama escrita pela Rainha do Crime. Diferente dos demais livros que li dela, neste se desenrola uma reviravolta em que temos como principais personagens, dois detetives amadores. Embora um tanto divertido, infelizmente, não conseguiu cativar meu interesse como outros trabalhos da autora.

A narrativa se desenrola de forma bastante elaborada, porém, senti que a trama se perde em uma sucessão de reviravoltas que, ao invés de instigar, acabam por tornar a leitura cansativa. A resolução do mistério, apesar da habitual astúcia de Christie, revelou-se previsível, não proporcionando o impacto surpreendente que costumo associar às suas obras.

Em suma, "O Adversário Secreto" não alcançou as expectativas, deixando-me com a sensação de uma trama intricada demais para um desfecho que não conseguiu compensar o investimento na leitura.

Geise @leiturasdageh 14/02/2024

Meu primeiro livro sobre espionagem
Esse é o primeiro livro da Agatha que nos apresenta uma peculiar dupla de detetives: Tuppence e Tommy.

Eles se conhecem desde a infância. E agora adultos e desempregados, estão pensando num jeito de ganhar dinheiro. Pois Tuppence não nega que ama dinheiro ( e quem não ama? ). E enquanto eles estão planejando como vão fazer isso, nem imaginam que alguém está escutando essa conversa. E esse alguém vai oferecer uma oportunidade a Tuppence. E a partir disso , a carreira de detetives deles começa.

Esse foi o primeiro livro de espionagem que eu li. Confesso que não é algo que me atrai muito em livros, porque quando a história envolve governo/política, meu cérebro não consegue acompanhar o raciocínio e acabo ficando perdida haha. Mas nessa história o negócio é mais simples. E as conversas sobre o assunto é de fácil compreensão. E isso me deixou animada. Enfim, entendi!

E as aventuras de Tuppence e Tommy para descobrir o desaparecimento de uma personagem e descobrir onde está um documento importante que pode causar grandes problemas para a Inglaterra, nos proporciona pequenas doses de tensão e grandes doses de risadas. Sim, meus amigos, O adversário secreto é uma leitura muito divertida. Dei muitas risadas com esses detetives amadores e suas atitudes atrapalhadas. E tem um personagem milionário aqui, que tem cada pensamento, que me arrancou boas risadas também.

Em resumo, O adversário secreto é uma história que amei ler. Com um desfecho que só Agatha Christie consegue fazer. Um desfecho que por mais que você suspeite e adivinhe quem é o culpado, ainda te surpreende.

Jão 11/02/2024

O primeiro livro que li na vida
Não é um livro extraordinário, nem acho que mereça 5 estrelas, mas foi esse livro que me trouxe para o mundo da leitura. Tem mistério, perigo, romance, comédia, assassinato e a dupla Tommy e Tuppence que são icônicos. É uma história que ao mesmo tempo é tensa é engraçada. Vale a pena ler!

Weverton.Diias 04/02/2024

O adversário secreto foi meu segundo livro que eu li ga Agatha e que livro incrível , perfeito desde a primeira página até a última.
Daqueles que se você bobear não te deixa nem respirar rsrs ...
Aprovo e recomendo , maravilhoso demais!

Cartola de Bigode 02/02/2024

Top
Bom demais, Tommy e Tuppence são carismáticos pra dedéu, a trama é muito divertida. É um bom livro pra aliviar a cabeça com um mistério gostoso de ler e surpreender. Livrinho top, a gatinha triste manda bem demais.

Matlemez 02/02/2024

Previsível, ainda assim, divertido
Adversário Secreto foi um livro bem tranquilo de ser lido. No começo, haviam menções sobre o contexto histórico e geográfico da época dos acontecimentos, o que eu - particularmente- não gosto mas entendo que é essencial para o entendimento do leitor para a história.
Ao desenrolar da narrativa, a partir do capítulo 11, mais ou menos, comecei a me interessar mais pelo trama. Pra mim os livros da Agatha Christie são assim: começam com um esforcinho, mas do meio pro final termino em um piscar de olhos.
Primeiramente li ?M ou N?? muitos, mas muitos anos atrás. Decidi ir atrás de todos os exemplares desde então. Só nesse ano consegui achar. E uma coisa interessante nesse livro é que eu já sabia quem era o mandante da coisa toda. Quem era o tal ?adversário secreto?, ou melhor, Sr. Brown. Saquei desde o primeiro deslize que ele cometeu. Depois disso só esperei até o final do livro pra confirmar minhas teorias.
Mesmo descobrindo o mistério antecipadamente, não deixou de ser um livro bom. Por esse motivo, uma nota alta.
~Also stan tommy&tuppence o casal mais fofo do mundo~

juliana. 31/01/2024

Divertido
Foi uma leitura leve, boa para se distrair dos problemas da vida. Voltarei a ler Agatha Christie para relaxar.

Caroline 31/01/2024

Divertido e instigante
Uma narrativa cativante! Tommy e Tuppence me fisgaram desde o início com sua conversa maluca e hilária! O desenrolar é tão bom que, mesmo sendo possível descobrir quem é o ?adversário secreto? a meio da história, você continua porque simplesmente precisa saber como!

Faby 31/01/2024

Tommy e Tuppence
Primeira aparição de Tommy e Tuppence, dois jovens em busca de dinheiro e de uma vida empolgante que decidem juntos abrir uma firma chamada ?Jovens Aventureiros LTDA.?

Os jovens são contratados para realizar uma investigação para encontrar Jane Finn, uma americana que desapareceu misteriosamente após receber documentos comprometedores do governo.

O inimigo secreto foi publicado em 1922, sendo o segundo livro da autora, conta com personagens cativantes e um história muito bem estruturada, mais uma vez, a rainha do crime não decepciona.

Esse ano decidi iniciar o projeto de ler todas as obras dessa célebre autora, e em princípio lerei pela ordem de lançamento, pulando as edições que não tenho, mas tentando observar a evolução dos personagens mais presentes de Agatha Christie ?
Borboleta Metafórica 06/02/2024minha estante
Amei a ideia de acompanhar a evolução dos personagens, muito interessante! Vou te copiar qq hora, miga kkkk

Faby 06/02/2024minha estante
Ahhh amiga, vamos?! ?

Thiago 30/01/2024

Prometeu e entregou
"Para todos aqueles que levam vidas monótonas, na esperança de que possam experimentar, em segunda mão, os prazeres e perigos da aventura."

Assim Agatha Christie inicia esse livro, e o que foi prometido foi cumprido.

Com personagens comuns, cidadãos normais como eu e você que me lê, a autora conduz uma trama relativamente simples em um ritmo agitado e constante, onde tudo poderia estar realmente acontecendo.

Ao longo do livro fui caindo igual um pato às iscas deixadas por ela, talvez pela inexperiência no gênero, mas que me despertou vontade de continuar lendo mais obras da autora, e agora, do gênero.

Recomendo a todos que buscam uma leve aventura.

Thamiris Flor 30/01/2024

Um divertimento danado de bom.
Um livro que eu suspeitei de um culpado e, no final, eu estava certa (fazia tempo que isso não acontecia, eu já estava pensando em largar minha função de investigadora hahaha). Esse livro é muito bom, tem uma pegada de comédia e mistério. Recomendo.

* p i e t r a* 23/01/2024

Uma delícia de livro!
"O adversário secreto" fugiu um pouco do estilo clássico da Agatha, mas não de uma forma ruim, eu adorei o livro, foi uma grande aventura com vários mistérios (orgulhosa de mim mesma, pois desvendei a maioria desse livro).
Eu me senti aflita, torci, ri, me emocionei... A construção dos personagens é incrível, por ter menos do que geralmente têm nos romances da autora, consegui me apegar e entender a maioria. Por algum motivo, a Tuppence me lembrou a Bundle, e o Hersheimmer o pai dela (ambos de "O mistério dos sete relógios"), que são dois personagens que eu adorei.
Agora mal posso esperar para ler o próximo desses jovens aventureiros. Obs: queria um romance tal qual Tommy & Tuppence.

hec 21/01/2024

O inimigo secreto
Esse livro é algo simplesmente surpreendente. A narrativa é convincente e a história consegue prender a atenção do leitor como qualquer outro livro da Agatha Christie.

Eu realmente não estava esperando por esse plot twist duplo, e quando a identidade do mr. Brown foi revelada eu fiquei levemente chocado.

Quando a tensão romântica entre os dois personagens principais começou a ser explorada eu não estava comprando, e até me irritou um pouco o fato de um homem e uma mulher não poderem ser simplesmente amigos. Entretanto, no final do livro, admito, eu achei a relação dos dois muito fofa.

Por fim, eu gostei bastante do enredo e a leitura foi bastante fluida, e os personagens eram cativantes e tinham personalidade.