O Inimigo Secreto

Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Jimmy Deyvid 24/11/2023

Bem diferente
Nunca tinha ouvido nem sequer falar desses personagens, Tommy e Tupence, que se tornaram muito cativantes desde a primeira página e mesmo sendo o segundo romance de Agatha Christie ja vemos aqui como eles estava destinada a brilhar, escrita coesa e admirável além disso a história é bastante interessante e a cada página o mistério vai ficando cada vez mais intrigante, recomendo a leitura mesmo sendo bem diferente do Poirot ou da Miss Marple por ser uma história de espionagem, entretanto mesmo assim esse é um grande triunfo da Rainha do Crime

Gabimodenezi 07/05/2021

Gostei da história, achei ela bem divertida. Gosto muito dos personagens Tommy e Tuppence, é o segundo livro que leio com eles, e foi bem interessante ver o começo de suas aventuras.
Feliz que consegui desvendar o mistério antes da revelação :)

Thaisa 06/06/2020

Em 1915, durante o naufrágio de uma embarcação, a jovem Jane Finn é abordada por um estranho que, achando que ela terá mais chances de sobreviver ao incidente, entrega-lhe importantes documentos de um possível acordo que poderia ser feito na Primeira Guerra Mundial.
4 anos depois, os amigos Thomas Beresford e Prudence Cowley (Tuppance), precisando de dinheiro, resolvem criar a agência "Jovens Aventureiros Ltda".
Depois de alguns acontecimentos estranhos, os jovens são contratados por Mr. Carter para encontrarem Jane Finn e recuperarem os documentos que podem ser usados contra a Inglaterra. Nessa aventura, também contarão com a ajuda de Julius Hersheimmer, um americano rico, primo de Jane, que quer descobrir o paradeiro da parente.
Além de toda a investigação, Tommy e Tuppence também enfrentarão um grande e incógnito inimigo, o Sr. Brown, que está à procura dos mesmos papéis...
Essa leitura foi simplesmente encantadora. Esta é a primeira história protagonizada por Tommy e Tuppance: apesar de não me afeiçoar muito com Tommy e ser fascinada por Tuppance, a dinâmica dos dois é incomparável.
Também é interessante notar como Agatha destaca as personagens femininas e pontua a misoginia de determinados indivíduos - isso sendo um livro escrito em 1922!
Além disso, a trama é altamente instigante, viciante e as reviravoltas aqui fizeram com que eu me sentisse totalmente enganada - e eu amei cada segundo!

"Nunca diga tudo o que sabe - nem mesmo para a pessoa que você conhece melhor."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Maelly.Oliveira 30/07/2022

Estou lendo as obras da Agatha por ordem cronológica, então só consigo comparar com o misterioso caso de Styles (por enquanto). A história é boa, os personagens são envolventes e divertidos, o mistério de mr. Brown capta a curiosidade e os plot twists durante a narrativa são bons.
Mas em comparação com caso de Styles, achei que alguns acontecimentos foram um pouco forçados e convenientes, o que frustra um pouco. Também não sou muito fã da trama política, mas continuou sendo um mistério legal de acompanhar.

Maah 25/11/2023

Surreal
Agatha Christie vc é uma deusa!! Confesso que demorei um pouco pra realmente ter interesse no livro, o começo é meio chato e eu me perdia muito com o nome dos personagens. Mas dps que a história começou a ficar interessante eu nn parava de ler, passei o livro inteiro tentando adivinhar qual era o plot e no final nn acertei, juro que era a última coisa que eu esperava, esse livro tem muitas partes engraçadas mas fiquei muito nervosa com esse suspense

Vitor 14/05/2021

Daria um filme
É impressionante como a autora reproduziu esta história num formato diferente,não é exatamente uma investigação de um homocídio,onde você tem que analisar as pistas e descobrir o assassino,é como os personagens dizem:"Uma aventura conjunta",onde dois jovens sem grana "acidentalmente pulam dentro de uma bola de neve que descia a montanha".Carregada de humor e personagens marcantes,essa história é perfeita pra quem esta procurando algo mais light e divertido...

Tommy ja tinha pensado no problema.
-Tem algum dinheiro com você?
Julius sacudiu a cabeça e Tommy ficou desolado.O americano explicou:
-Acho que não tenho mais que 300 ou 400 dólares comigo neste momento.
Tommy deixou escapar uma exclamação de alívio.
-Oh,Deus,você esta milionário! Acho que não falamos a mesma língua!

Bia.Ribeiro 12/01/2021

7/10
Confesso que estava animada pra ler esse livro ao saber que os detetives fariam par romântico. Estava muito curiosa pra ver como Agatha ia desenvolver um romance durante investigações e eu particularmente gostei bastante do resultado. É claro que eu acho que podia ter um pouquinho mais de melação mas considerando que a autora não trabalha com o gênero me dou por satisfeita.

O mistério em si foi bem confuso pra mim, não consegui entender vários elementos que passaram durante a narrativa. Tenho a impressão que isso tornou a leitura mais massiva em certos pontos. A construção dos personagens principais é muito boa e o mistério também , só este último que poderia ter sido mais esclarecido.

Elisa 25/06/2021

Resenha "O adversário secreto"
Foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e indico. É um livro que prende muito a atenção e surpreende no final. É uma leitura gostosa e cheia de surpresas.

Maisa @porqueleio 18/06/2021

Um casal de detetives apaixonante
Segundo livro da Rainha do Crime, O Inimigo Secreto é a primeira aventura dos detetives Tommy e Tuppence, lançado originalmente em 1922.

Thomas Beresford e Prudence Cowley, também conhecidos como Tommy e Tuppence, são dois jovens vivendo no pós-guerra sob uma forte recessão, sem muitas perspectivas de trabalho. Quando se reencontram, decidem que poderiam ganhar dinheiro como detetives particulares, e acabam esbarrando em um caso que nem a polícia conseguiu desvendar.

Tudo começou há alguns anos, quando Jane Finn, que aparentemente portava documentos importantes que determinariam o rumo da guerra, desaparece. Na busca pela jovem desaparecida, os dois detetives amadores conhecem o primo estadunidense da jovem, um garoto muito curioso e poderosos aliados – mas nunca se sabe quem é o verdadeiro inimigo!

Imagine ser um jovem no pós-guerra, sem perspectiva de trabalho. Claro que a ideia de virar detetive parte de Tuppence, que se declara a mais inteligente e de raciocínio rápido. Cabe a Tommy ser a pessoa da ação – mesmo que em alguns momentos seja bastante impulsivo. No final, os dois formam uma boa dupla, que vai dar as caras novamente em outras estórias da autora.

Diferentemente do primeiro livro, aqui temos uma trama política, com espionagem, suspense, gotas de humor e uma insinuação de romance. Os dois erram – claro, não têm formação para o que se propõem, mas são inteligentes e se jogam no mistério.

Confesso que em dado momento, dois personagens me deixaram com suspeitas – nos livros da Dama do Crime, uma referência qualquer pode ser o fio da meada. Nesse caso, acertei, mas isso não tira o brilho da estória e do seu desenvolvimento.
Teve adaptação para a TV, uma série de 6 episódios, que infelizmente foi cancelada!

Desafio #readchristie2021 cumprido, um livro com uma história de amor!

site: https://www.instagram.com/p/CP6YkomDHAM/

PabloBiel 05/06/2023

AGATHA, A MELHOR
O livro ?O Adversário Secreto? é o segundo romance escrito pela Agatha Christie, nele, se acompanha a história de Tommy e Tuppence, um casal de amigos, detetives novatos, investigando o desaparecimento de papeis importantes, os quais podem definir a continuação da Primeira Guerra Mundial. Estes papeis, perdidos no navio Lusitana, foram dados de um jovem, encarregado a transportar estes papeis para a Inglaterra, para uma moça, chamada Jane Finn.
Na minha opinião, o livro é excelente! De todos os livros que já li de Agatha, este é o melhor que já li! O livro é muito bom, intrigante e surpreendente.

Maria 09/06/2020

Ainda não tinha lido nenhum livro da Agatha em que os detetives eram Tommy e Tuppence. Gostei demais! Ainda mais porque é o primeiro livro em que eles aparecem, então é muito legal ver como eles entraram nessa vida de detetives. O enredo bem Agatha como sempre, prende, dá vontade de ler sem parar. Amo!

Juli 17/07/2021

Gostei mas nem tanto
Bom, como todo livro da Agatha Christie esse também foi cheio de mistério, nesse livro a premissa da trama se passa na primeira guerra mundial, então fala sobre espionagem, governo, revoluções e etc.

Eu realmente gostei, porém, não tira o fato de que esse livro foi o mais explícito em relação a xenofobia entre outros preconceitos, além do cansado achismo como o fantasma do comunismo kkllkk, então não baseiem a vida real por favor.

E por fim, as reviravoltas foram na medida certa e teve poucos personagens, a investigação conduzida por Tuppence e Tommy(foi meu primeiro contato com o casal) é bem feita, e eu gostei de ambos, mas achei o plotwist bem básico e eu já sabia quem era o tal em 60% do livro, a experiência foi boa mas poderia ter sido melhor.

Indico para maiores de 14 anos.

edineideo 01/04/2021

As Paredes têm ouvidos
Livro: O Adversário Secreto
Título Original: The Secret Adversary
Autora: Agatha Christie
1ª Edição, Editora Globo, 2014, 380 páginas.
Literatura: Inglesa, Gênero: Ficção Policial

Publicado em 1922, esse é o 2º romance de Agatha Christie, por ordem cronológica.
Diferente do experiente detetive belga, Hercule Poirot, apresentado no livro “O Misterioso Caso de Styles” (pub. em 1920), nesta obra somos apresentados à duplinha de investigadores Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley ).

“Ele é lento para resolver problemas, e quando enfia algo na cabeça, não arreda o pé e nunca muda de opinião. A moça é bem diferente. Mais intuição e menos bom senso. Juntos, formam um belo par trabalhando juntos. Cadência e vigor.” P. 303

“...só se arrisca a emitir uma opinião quando está muito seguro.” P. 303

Amigos de infância, Jovens, inexperientes, sem dinheiro, corajosos, inteligentes, ambiciosos... e um mistério para desvendar. Onde foi parar Jane Finn e o pequeno pacote de oleado?

Os “Jovens Aventureiros LTDA.” são contratados por Mr. Carter e “as aventuras começaram.” P. 48

“Precisa-se de qualquer informação a respeito de Jane Finn. Encaminhar correspondência à J. A.” P. 66

Tudo começou em 07 de maio de 1915, quando O Lusitania foi atingido por dois torpedos. Por causa do “mulheres e crianças primeiro”, documentos sigilosos e muito importantes foram parar nas mãos de Jane Finn.

“Sou senhor do meu próprio tempo.” P. 45

Contendo a minuta/tratado de um acordo secreto, redigido nos Estados Unidos, despachado para a Inglaterra através do jovem emissário especial Danvers, deveria ser entregue ao embaixador norte-americano. A missão foi dada, mas será que foi cumprida?

“O amanhã estava pleno de possibilidade.” P. 49

“Essa é a parte curiosa de dizer a verdade. Ninguém acredita.” P. 60

Narrativa bastante fluida, um misto de aventura, mistério e drama, ambientada em Londres, com protagonistas carismáticos e personagens bem construídos. Foi divertido ir descobrindo as pistas, recebendo alguns spoilers e também ir quebrando a cara junto com Tommy e Tuppence.

“Acredito na sorte, sabem, sempre acreditei...” P. 72

“Toda revolução tem seus homens honestos. Depois eles são logo descartados.” P. 119

Sim, Agatha conseguiu me enganar mesmo tendo apenas 2 suspeitos de ser mr. Brown: Julius P. Hersheimmer (primo de Jane Finn) e James Peel Edgerton (famoso advogado, conselheiro do rei para assuntos de Justiça, passatempo criminologia). É incrível a capacidade de fazer o leitor de gato e sapato.

“Um de nós é mr. Brown, mas quem?” P. 104

“É capaz de descobrir um criminoso pelo cheiro.” P. 142

Achei interessante que, na página 89, Agatha faz referência ao cartão de visita do Inspetor Japp do Departamento de Investigações Criminais – DIC (Scotland Yard), que apareceu no livro “O Misterioso Caso de Styles”, porém foi apenas essa parte e no final do livro, com a entrega da surrada caderneta de capa marrom.

“A má fama do tipo certo é o melhor meio de desarmar as suspeitas.” P. 141

“Às vezes uma mudança não faz mal a ninguém.” P. 146

Em uma sequência de pistas falsas, armadilhas, cativeiro e sequestros, vamos sendo levados de um lado para o outro.

“Já reparei que quando as coincidências começam a acontecer elas continuam acontecendo da maneira mais extraordinária.” P. 93

“Mansão dos Mortos... esta frase é boa, possui um sabor evidentemente literário.” P. 98

Porém, tenho uma pergunta que não quer calar... quando Tommy recuperou os sapatos que ele deixou atrás da cortina? Ele saiu do banho turco e foi comer ovos, bacon e café, em uma loja A.B.C., descalço? Qual a importância disso? Nenhuma, apenas curiosidade mesmo. Hahahahaha

“O rapaz se agachou e tirou os sapatos; deixando-os atrás da cortina, caminhou de meias...” P. 115

Na hora que Tommy é descoberto, eu quase tive um enfarto, mesmo já sabendo, através do spoiler na página 108, que ele iria sobreviver para contar a história.

“Os mortos não contam histórias.” P. 220

Outro personagem que eu amei foi o Albert, garoto que trabalhava como ascensorista do Edifício que Rita Vandemeyer (Marguerite) morava. Muito espertinho, fiel, aliado valioso de Tommy e Tuppence.

“A juventude é um defeito do qual é bastante fácil se livrar.” P. 166

O livro é bastante cômico e me fez rir algumas vezes, principalmente quando Julis P. Hersheimmer caiu da árvore. Parecia que eu tinha me transportado para aquela cena, os detalhes me deram um frio na barriga, medo e depois gargalhadas.

“Lembre-se de que as férias nem sempre são apenas divertimento. Às vezes servem também para trabalhar um pouco.” P. 210

Outra personagem que me surpreendeu foi Jane Finn. Afinal, ela conseguiu enganar o supercriminoso Mr. Brown (advogado James Peel Edgerton), fingindo perda de memória por anos. Nem ele acreditou que fosse uma farsa.

“Falar demais é um grave erro. Lembre-se disso. Nunca diga tudo o que sabe.” P. 210

“É horrível quando a gente sente que foi desleal com nossos próprios princípios.” P. 215

Quadros tortos representando cenas do Fausto. Margarida com o estojo de joias, a cena da igreja, Siebel e suas flores, e Fausto e Metistófeles. Tommy retirou o quadro do Diabo e Fausto da parede para usar como arma.

“Os bons morrem cedo.” P. 250
“Coincidências são coisas curiosas.” P. 272
“O tempo é misericordioso.” P. 296

Contudo, eu só desconfiei que os papeis estavam escondidos no quadro, quando a garota Annette (Jane Finn) soltou um grito ao vê-lo encostado na parede próximo à porta. E mesmo com essa pista, eu errei de quadro, pois os papeis estavam no quadro da Margarida e o Estojo de Joias.

“Nunca subestime seu adversário.” P. 284

E também outras pistas na página 234... “Inexplicavelmente, o olhar aterrorizado deu lugar a uma expressão de alívio”. E na 242, quando Annette (Jane Finn) grita: “Quero voltar para Marguerite. Para Marguerite. Para Marguerite.”

“O dia 29... próximo demais...” P. 373

Para fechar com chave de ouro, a surrada caderneta de capa marrom de James Peel Edgerton...ou deveria dizer Mr. Browm, contando detalhes de sua vida dupla. Uma mente genial, mas perversamente doente... na minha opinião o ponto alto da história.

“Muitos homens notáveis são loucos, e ninguém sabe.” P. 373
“Gênio ou loucura, quem é capaz de dizer?” P. 374

Nota máxima para mais uma obra de Agatha Christie, com gostinho de quero mais, muito mais.

“O casamento é... um divertimento danado de bom.” P. 380

Alicia 23/11/2022

Este é o segundo livro escrito da autora Agatha Christie.
Nossos protagonistas são Tommy e Tuppence que são um casal de amigos que tornam-se detetives e vão investigar todos os fatos ocorridos. De todos os inúmeros livros escritos pela autora, temos cinco deles que são protagonizado por esses dois personagens.
O livro foi escrito logo depois da Primeira Guerra Mundial e trata-se de uma aventura de espionagem. A primeira passagem da leitura se passa na Primeira Guerra com o naufrágio do navio lusitania e vai dar o tom de toda a trama.
Na sequencia temos o encontro dos personagens Tommy e Tuppence que são amigos de infância e se encontram depois de um longo tempo. Os dois foram voluntários na guerra e agora encontram-se desempregados. Nesse encontro eles tem uma ideia de trabalho e decidem fazer um anúncio no jornal. Após o encontro, uma pessoa segue Tuppence e oferece um trabalho.
O nosso adversário secreto, ou seja, o nosso grande vilão da trama é o Mr. Brow, que ninguém sabe quem é. Somos apresentados a personagens que contextualizam a história e que dão margem ao leitor para suspeitar quem deles pode ser o Mr. Brow.
Confesso que fiquei desconfiada e acertei quando o vilão de apresentou.

Trata-se de uma leitura gostosa, fluida, leve e rápida.
Existe um mistério, porém temos mais um toque de bom humor e sintonia entre os personagens, que são muito carismáticos e que nos envolve muito na trama e em suas aventuras.
Adorei o romance entre o casal e a forma como eles percebem que se amam.
Vale a pena!!