O Segredo de Chimneys

Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Ghuyer 14/01/2021

A Rainha do Crime não tem esse título à toa
Antes deste mistério tipicamente inglês, o único livro que eu havia lido da Rainha do Crime havia sido A Mão Misteriosa, estrelado pela eterna Miss Marple. Lá, eu já tinha sido conquistado pelo charme narrativo da autora, e agora ainda mais. O Segredo de Chimneys apresenta uma situação peculiar que vai ficando mais intrincada e complexa à medida que as páginas viram. Por vezes, eu me perguntava se aquilo tudo ia chegar em algum lugar e fazer sequer uma nesga de sentido e… Ao final, não é que tudo se explica quase maravilhosamente bem? Digo “quase” porque há um elemento da trama, revelado apenas nas últimas páginas, que não me pareceu bem costurado ao resto da história. De certa forma, soa até como um deus ex machina que a autora tirou da manga no último instante, pois praticamente nada até então dava a indicar a possibilidade daquele detalhe. Mas, apesar disso, a trama é esclarecida satisfatoriamente, e todas as voltas e piruetas dadas até se mostram justificadas.

Ana Luiza 12/01/2021

Uma releitura muito divertida
Acho que gosto desse estilo de mistério que envolvem problemas internacionais. Tenho lido a obra em ordem cronológica e o avanço que a autora tem feito em seus enredos é notável.

Claro que não se pode ler, sem por a mão na consciência. Infelizmente a autora era uma mulher branca e inglesa. Fruto de uma pais com preconceitos enraizados. Mesmo que forneça personagens femininas muito divertidas e fortes, ainda escorrega mostrando o racismo de sua época.

Rafa 04/12/2020

O jovem Anthony Cade volta à Inglaterra depois de mais de 20 anos, com a missão de entregar os manuscritos com as memórias do Conde Stylptich a uma editora e cartas de um chantagista à bela Virgínia Revel. Só que os originais e as cartas são roubadas. Na mesma noite, há um assassinato no palácio de Chymneys, onde está escondido um valioso diamante!!

Outra história muito bem escrita por Dona Agatha Christie!! Apesar de um começo um pouco confuso em que ela apresenta os personagens e as tramas, depois que tudo se encaixa e todo mundo se encontra, a trama fica bem mais intrigante!! Adoro como Agatha consegue desfazer os nós de suas histórias!!

Aqui temos uma gama de personagens dos mais interessantes. Mas a cada página a gente se pergunta: eles realmente são quem dizem que ser? E isso acaba sendo fundamental para manter o suspense durante a leitura. É esse jogo de "em quem eu posso confiar" em que os personagens são inseridos que mantém a tensão da história!!

Num final típico dos livros da autora (o que é ótimo!), temos revelações e reviravoltas que ajudam a finalizar o livro muito bem! Fazendo de O Segredo de Chymneys mais uma ótima experiência com Agatha Christie!!

Lendo e Cantarolando 02/12/2020

Livro bom
Um livro da Agatha para quem curte dramas políticos e investigações secretas. Eu prefiro as histórias de Poirot mas ainda sim é ótimo.

Julia.Piscitelli 30/11/2020

Se tiver paciência, pode se surpreender
O início do livro é lento, sem a introdução de muitos personagens importantes, inclusive um dos dois apresentados some durante toda a história, mas com um bom propósito. O meio da história em diante é quando começa a ficar interessante, com muito mais ação, é apresentado ao leitor personagens duvidosos, mas isso é o que os torna divertidos, você não sabe se estão de um lado ou de outro, mas as atitudes que eles tomam faz você pesar sua opinião para um lado e logo depois ser surpreendido. Particularmente, quando eu estava lendo, acompanhei as investigações da polícia e do outro agente como leitora, claro, mas fiz minha própria investigação de fora, tentando descobrir quem era o culpado, juntando as duas investigações, que as vezes um não sabia da informação que o outro possuía. Foi interessante, pois no final, "eu estava redondamente enganada", como diria Anthony Cade (um dos personagens) e nada do que eu supus era verdade e fui completamente surpreendida ao final do livro.

Monyke.Ribeiro 26/11/2020

Talvez o que eu menos gostei da AC. Me surpreendi mt com um plot, mas tirando isso, achei algumas coisas previsíveis

Antonio.Alvaro 24/11/2020

Agatha em sua melhor forma sobre tramas que envolve segredos!
Uma trama envolvendo assassinatos, chantagens, negociações e o futuro diplomático entre a Inglaterra e uma nação chamada de Herzoslováquia, leva o auspicioso Anthony Cade, depois de encontrar seu amigo Joe McGranty na África do Sul, de volta a sua terra natal. Em posse de memórias de um diplomata Inglês e cartas comprometedoras de uma tal Virginia Revel para seu amante, ele parte para a Inglaterra afim de entregar as memorias a uma determinada editora e as cartas a tal mulher. Nesse processo, existe algumas pessoas e determinados grupos interessados em se apossar dessas memórias. Após 2 tentativas mal sucedidas de se apossar dos documentos, ele decide investigar por conta própria e parte do principio: A mansão de Chimneys.

ANDER CELES 02/11/2020

Um gênero incomum para a Rainha do Crime
Um dos primeiros livros da Agatha Christie. Não segue o estilo no qual a autora se popularizou, aquele em que uma pessoa da família morre e tem que se descobrir quem matou, o famoso "who did it?". Assim como "O Homem do Terno Marrom" e "O Mistério dos Sete Relógios", ele segue mais uma pegada política e de conspirações.

*Pontos Positivos:
Os personagens. Assim como a maioria dos títulos da autora, você não demora pra se acostumar com eles. Além disso, são muito carismáticos.

Ainda sobre personagens, destaque para Battle, Caterham, Bundle e Bill, que voltam no "Mistério dos Sete Relógios". Uma pena a Agatha não ter usado mais o Detetive Battle em outros livros, pois ele tem uma personalidade bem diferente do Poirot e da Miss Marple, bem única. É bem sérião, mas com uma pitada de humor. Parece muito o detetive do filme "Entre Facas e Segredos", rsrs.

A Agatha tem uma escrita muito bem humorada, e aqui não é diferente. Você dá risada sozinho às vezes.

*Pontos Negativos:
A história desse livro é muito complexa e comprida, são muitos fatos acrescentados o tempo todo, e você fica um pouco perdido na ordem dos acontecimentos. Alguns momentos ficam um pouco perdidos e sem importância na narrativa. Às vezes, ela vai para pontos diferentes, mas sem linkar com o anterior.

É importante, primeiro, entender que o livro foi publicado em 1925. Nessa época, a Inglaterra tinha algumas colônias na África, como a própria África do Sul, por exemplo. Então, a visão preconceituosa sobre as colônias fica evidente na fala de alguns personagens. Você vai ler falas que, hoje, são preconceituosas, em relação a raça e a gênero. Não é nada gritante, mas pode incomodar algumas pessoas, mas lembrem -se da época e lugar em que o livro foi publicado.

Rafael 19/10/2020

Surpreendente
Agatha Christie demonstra nesse livro sua versatilidade e sua capacidade de surpreender nesse livro.
Um bom livro pra quem quer buscar uma história diferente.

Suellen vieira 11/10/2020

O SEGREDO DE CHIMERES
Um caso que envolve o assassinato de uma pessoa muito importante, um pessoa do alto escalão da monarquia, um crime que envolve jogo político, jogo de poder e claro dinheiro.
Um livro com viradas interessantes e uma investigação que nos levar a achar que o caminho da verdade é um, quando na realidade é outro.

B. A Silva 23/09/2020

Amo ser feita de boba pela Agatha
Eu adorei demais essa leitura, amo quando sou enganada pela Agatha Christie, porque por algum motivo sempre acho que estou no caminho certo e sempre eu erro.

Os personagens em algum momento sempre vão ser culpados, até você perceber que você não pensou naquele ali, bem escondido, que você nem parou para olhar mais atentamente.

Ser feita de boba nunca foi tão maravilhoso.

Recomendo muito

Raul 14/09/2020

Uma Obra Aventuresca e Fluida
Não se trata de uma pérola moldada pela autora, mas mantém em si seu valor! Uma história com narrativa simples e fluida, guarda seus mistérios e suas soluções são apresentadas em momentos oportunos, evoluindo com a trama. É uma boa opção de leitura.

Vitória 30/06/2020

Final surpreendente
Nesse caso misterioso, o superintendente Battle, da Scotland Yard investiga um assassinato ocorrido na propriedade Chimneys. Como de costume, muitos personagens são suspeitos, mas o final guarda uma grande surpresa. Assim como o anterior na ordem cronológica, esse livro da Agatha conta com um toque de romance.