O Segredo de Chimneys

Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Ágata Borges 29/06/2020

Fascinante!
O Segredo de Chimneys conta a História da saga de um homem chamado Anthony Cade em cumprir uma "pequena tarefa" a pedido de seu amigo Jimmy. Ele teria que entregar um pacote de manuscrito do conde Stylptitch e um pacote de cartas para Virginia Revel, de um suposto homem que a chantageava, ele só não contava que quando chegasse à Inglaterra ia ser tão difícil cumprir tal tarefa, já que muitas pessoas estão atrás do tal manuscrito. Nessa confusão ele perde tanto o manuscrito quanto as cartas e resolve ir atrás delas, nisso acaba se envolvendo em um crime que de tal modo o leva a Chimneys, a casa de um lorde que ocorre varias festas e reuniões importantes, onde ocorre um assassinato e ele acaba virando um dos principais suspeitos. Daí vem o superintendente Battle fazer a investigação do que ocorreu e quem cometeu o crime, trazendo grandes reviravoltas.

MEU DEUS DO CÉU, eu fico impactada em como a Agatha Christie consegue escrever mistérios tão maravilhosos e com finais totalmente inesperados que nos pegam totalmente de surpresa. Primeiro que a história não parece ser de quase a um século atrás, é muito atemporal e segundo que o final desse livro me impactou de um jeito totalmente inesperado...
eu me peguei pensando até que o mistério do livro era um mistério (não sei se vai fazer sentido pra vocês kkkk), mas eu indico esse livro pra qualquer um que goste de mistério e que goste de se surpreender. Maravilhoso, dei 5 estrelas muito bem merecidas!

Janaina 25/06/2020

Mtas reviravoltas...
... como todo livro de Agatha Christie, mas tiradas machistas, como "não aprovo as mulheres na política, pois só Deus sabe os prejuízos que podem causar", e racistas, como "- Oh, Deus misericordioso! Ele casou com uma mulher negra na África!!
- Ora, barão, não é tão ruim assim -  disse Anthony, rindo. Ela é branca o bastante... em todos os sentidos, graças a Deus!", estão realmente me irritando na obra da autora.
É um livro de 1925, escrito por uma inglesa branca, então há que se guardar as devidas reservas, mas ainda assim.
O mistério em si foi mto bom, apenas gostaria que Agatha e uma galera contemporânea a ela pudessem ... Ah, vc sabe.

Ana Clara R Boffelli 23/06/2020

O SEGREDO DE CHIMNEYS - POR: PENSAMENTO LITERÁRIO (ANA CLARA)
Resumo

Anthony Cade recebe de um velho amigo uma proposta; ir para a Inglaterra e executar duas tarefas. A primeira é entregar para uma editora um manuscrito das memórias de um falecido conde e a segunda é entregar cartas comprometedoras para uma mulher que foi chantageada. Anthony aceita a proposta com a intenção de viver aventuras, porém ele se depara com expectativas que superaram a sua imaginação e, acaba parando no palácio histórico de Chimneys. No entanto, não é só isto, neste palácio acaba acontecendo um assassinato de um príncipe da Herzorlosvaquia somando-se a essa informação o desaparecimento dos manuscritos e a existência de um diamante escondido em algum lugar de Chimneys.

Sobre os personagens

Anthony é bem esperto e algumas vezes até sarcástico, já Virginia Revel é uma mulher muito inteligente e temperamental. Lorde Carterham é o proprietário do castelo e só quer, inutilmente, que o deixem em paz, todavia em alguns momentos ele é bem engraçado. O superintendente Battle é um agente da Scotland Yard e aparenta saber mais do que parece, além disso, é muito pouco expressivo. Mr. Hiram Fish é desconfiado e dentro da trama suspeita do americano o achando muito misterioso e um leigo em se tratando de livros. Ainda nessa avaliação dos personagens, temos Mr. Isaacstein o financista que é imperturbável e inteligente. George Lomax é um alto funcionário do Foreign Office sendo esperto e discreto e Bundle é a filha mais velha de Lorde Carterham tendo como característica ser corajosa e às vezes lança frases com um humor ácido. Há também personagens coadjuvantes que aparecem pouco, mas são interessantes e misteriosos como, por exemplo; Mademoiselle Brun, o Barão e Bóris o servo do príncipe assassinado.

Sobre a narrativa e a trama

Como sempre, nos livros de Agatha, a narrativa é corrida com bastantes diálogos. Achei em alguns momentos que a estória nos enrola um pouco para ficamos confusos propositalmente. A trama fluí bem, algumas vezes nos desenvolvimento há um determinado suspense para enganar o ledor, por conseguinte não é um particularidade ruim, visto que isso deixa a trama mais surpreendente. Em relação ao final, toda a perspectiva foi contrária ao pensamento dedutivo, já que a autora nos faz acreditar em um cenário que não condiz com o final.

site: https://pensaliterario.blogspot.com/2020/06/resenha-o-segredo-de-chimneys-sem.html#more

Gonçalez_ 11/06/2020

Rainhaaaa
Gente essa mulher me surpreende a cada livro, que livro incrível! Com certeza entrou para o meu top 3 dos livros dela. A história te prende do início ao fim e o final n chega a ser super surpreendente mas é bem repentino. Confesso que não dava mt para esse livro por conta do último que eu li dela que era ?O homem do terno marrom? que foi completamente parado, mas esse livro não, ele está sempre acontecendo alguma coisa.

Viviane 04/06/2020

Mais um da Rainha concluído
Uma estória cheia de surpresa, mais um livro da Aghata que levei a maior resteira kkkkk.

Rodriguinho @literario.rojo 25/05/2020

Um show de coincidências meu povo, confesso que fiquei pouco desnorteado em partes do livro kkkkkkkkk um livro com pano de fundo mais político. Os personagens são divertidos principalmente o Sr Caterham que só queria um pouco de sossego, porém seus convidados não permitiam isso e junto a sua filha a Bundle os dois se vêem submetidos aos acontecimentos que acontece em Chimneys.

Regiane @agentejaleu 29/04/2020

Agatha a frente de seu tempo sempre!
Anthony Cade , um inglês que está a trabalho na África, recebe uma proposta de seu amigo Jimmy McGrath para levar um manuscrito, as memorias do Conde Stylptich para a Inglaterra e receberá uma parte das mil libras que Jimmy receberia. .

O que Anthony não esperava é que essa simples missão se tornasse uma conspiração internacional, com perseguições, assassinatos, várias partes políticas querendo dar fim a essas memórias. .

No meio dessa confusão, Anthony conhece Virgínia, uma viúva bem peculiar, que adora uma aventura. É nesse encontro ele acaba ajudando Virgínia a se livrar de um enorme problema. .

Anthony, ou melhor o que acham ser Jimmy McGrath, é convidado para uma festa na mansão Chimneys, onde o príncipe Michael, um dos convidados e futuro rei da Herzoslovaquia foi morto com um tiro e dias depois a mansão é invadida no meio da noite, onde procuram , provavelmente um diamante histórico dos príncipes que residiam em Chimneys muitos anos antes.

A situação fica cada vez mais complicada, então é necessário pedir ajudar ao detetive Battle da Scotland Yard , para tentar prender esses supostos ladrões e identificar o assassino. .

Com vários personagens interessantes divertidos e marcantes como Bundle, a jovem filha de Lorde Caterham que ama dirigir em alta velocidade, Virgínia uma viúva independente e aventureira . Agatha criou mulheres muito a frente do seu tempo , o livro é de 1925.

Macys 05/04/2020

Suspense surpreendente
Primeiro livro da Agatha Christie que li, fazia tempo que estava na minha lista, mas tinha medo de criar grandes expectativas e me decepcionar. Porém foi totalmente o oposto, quando comecei a ler, consegui parar apenas quando cheguei na última página! Com um toque envolvente de mistério a autora consegue envolver totalmente os leitores, com certeza irei ler mais livros dela, e não é por menos que ela leva o título de ?rainha do crime?!
Raul 05/04/2020minha estante
Haha tenho ele na minha estante há anos e ainda não li... o único que li de mesma autoria foi "E Não Sobrou Nenhum "

Heloísa 03/04/2020

Crime na realeza
Um príncipe assassinado e um montão de reviravoltas. Todo mundo é suspeito. Ou seja, sensacional!

Alisson 15/03/2020

Coincidências demais na história, o livro é um pouco confuso e o detetive Battle é praticamente um personagem secundário na trama.

Carol 12/03/2020

Lento no começo, mas depois...
Achei o início desse livro bem devagar e com muitos nomes, histórias... bem confuso na verdade. Os primeiros três capítulos eu precisei reler umas três vezes (coisa que nunca tinha me acontecido lendo Agatha). Porém, passado esse início a história fui como qualquer outra e todas as histórias se encaixam no final.
Não me incomoda as partes inverossímeis, apesar de preferir os que são mais críveis.
No final, adorei este livro, assim como todos os outros da autora! Estou tentando ler todos os livros dela e me diverto e adoro cada um deles!

Mariana Rocher 09/03/2020

Início meio morno
Foi o livro mais enrolado pra mim, bem morno no começo, mas com um final surpreendente.

Beto | @beto_anderson 26/02/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 6
"O segredo de Chimneys" tem uma trama quase improvável de acontecer, com várias situações que precisariam uma conspiração intergalática para que se desenvolvesse. Mas a Agatha Christie consegue desenvolver uma história que nos prende, que é engraçada, às vezes, e que se desenrola de forma muito empolgante. Gostei. Mas não é o melhor da autora.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Carol Nery 20/02/2020

Mas quem diria?
Confesso que mesmo a literatura policial sendo meu gênero preferido de leitura, eu vivo sendo pega desprevenida...
Fui passada para trás mesmo. Não fazia ideia de nada no fim das contas. Até desconfiei de uma pessoa que no fim das contas, era uma das mais fiéis. hahahahhaa
Ou seja: papel cumprido. A rainha do crime me enganou direitinho!!!