O jardim de cimento

O jardim de cimento Ian McEwan

Resenhas - O Jardim de Cimento

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata | @am0r_p0r_livr0s 15/04/2024

Foi o segundo livro do autor que li. O primeiro, A Balada de Adam Henry, foi espetacular; esse, me deixou incomodada, mas foi um incômodo que me fez pensar.
O Jardim de Cimento foi o primeiro livro escrito pelo autor, em 1978 (ano que nasci) e, minha gente, que livro que mexe com o nosso psicológico. Tive a mesma sensação de quando li Misto Quente, de Bukowski. Uma história forte, impactante, e que me fez sentir um pouco enojada no final.
É uma história mórbida, de quatro irmãos que se vêm sozinhos, para cuidar dos próprios narizes. Julie, Jack, Sue e Tom precisam sobreviver e seguir com suas vidas em meio à sua situação de luto. Jack é o narrador, que descreve os acontecimentos dentro da situação mental de seus irmãos, sob seu olhar. Após a morte da mãe, ele vive quase como um animal em cativeiro, não toma banho, não troca de roupa e fica com suas fantasias sexuais e seus heróis de ficção científica. E diante de sua descrição a respeito dos irmãos, vamos percebendo a forma como cada um está lidando com a situação em que vivem.
No texto, não há menção sobre o lugar nem o tempo em que as coisas acontecem e, pela descrição, eles vivem em uma casa com um jardim em ruínas, em meio a uma paisagem decadente. O leitor sente a tragédia e a tristeza desses quatro irmãos e a doença psíquica que estão vivendo.
É um livro que não entrou para minha lista de favoritos, mas vai me fazer refletir sobre ele por um bom tempo. Recomendo sua leitura, até porque é um livro curto, que prende o leitor e é possível terminar em um dia.

Manoela138 27/03/2024

Um livro desconfortável
Como muitas pessoas que também escreveram resenha sobre esse livro, eu também não sei muito bem o que dizer ou sentir sobre a história.
É um livro curto, mas impactante. Impacta no sentido de contar uma história sem censura, sem medo de explorar assuntos que são tabu e que mostra as personagens da forma mais sem filtro possível. Afinal, os protagonistas são jovens ingênuos.
É o primeiro livro que li do autor e gostei do estilo de escrita, a forma de construção dos personagens e o jeito honesto de conduzir a história. Me lembrou muito o livro Espere a primavera, Bandini do John Fante.
Tem algumas partes desconfortáveis no livro, mas o último capítulo é quase intragável kkk sério, não sei o sentido daquilo no final, mas é o que é.
Está longe de ser um livro favorito, mas com certeza o autor conseguiu prender minha atenção e vai me deixar pensando nele.

Érica 26/03/2024

Nem sei oq comentar
Eu estava lendo umas resenhas aqui sobre esse livro e é engraçado como quem nunca leu nada do autor fica horrorizado com a crueza com que ele traz as histórias.
Essa, em particular, bem curtinha, mas riquíssima de sensações. Sentimos tudo: a ausência, a perda, o abandono, o descontrole, a união, as descobertas, a dor e o amor.
E, ainda que eu sempre saiba o que esperar do Ian McEwan, a versatilidade do autor faz com que ele sempre pareça algo novo e diferente a cada livro que pego para ler.
E, pelos comentários, parece que vou ter que ler O Senhor das Moscas ainda esse semestre.

thaissa__ 26/02/2024

Sufocante
O tipo de livro que lemos um capítulo e paramos para respirar de tão mórbido que é. O que eles fizeram com o corpo da mãe foi demais para mim, precisei dar uma pausa. É um livro nojento, mórbido, estranho e bem incestuoso. O último capítulo é um absurdo, não entendi bem o propósito dessa obra e penso que não era necessário ter tantos detalhes em certas cenas, apesar de tudo, Ian McEwan escreve de uma forma que vicia e quando vemos já não queremos mais parar.

DayS.J. 16/01/2024

Eu tinha uma ideia do que esperar do livro, mas passou longe do que o imaginado.

Embora a escrita seja muito boa, a história não me prendeu. A negligencia, a descrição do ambiente, do personagem, os comportamentos - como cada um lidou com o trauma -, me deram agonia. Eu me sentia parada no tempo, Mas talvez esse seja o objetivo do livro.

Carolina.Gomes 27/12/2023

Bizarro
Esse livro não estava na minha TBR, aliás, já tinha excluído o autor, das minhas futuras leituras. Nada contra, mas também nada a favor.

O clube de leitura, lançou o projeto e topei, mas não gostei.

A premissa é semelhante a do Senhor das moscas: uma sociedade formada por crianças sem ingerência de estado ou pátrio poder. Imagine o caos instaurado: é o que se vê.

Impossível tecer maiores considerações sem dar spoilers, mas a conclusão foi a seguinte: não gosto da escrita do autor, detestei o livro e o final.

Uma trama macabra. Para os adeptos do gênero: boa viagem.
Eliza.Beth 27/12/2023minha estante
Hahhahahahaha
1 estrela
Socorrooooo

Dito isso: tô fora!

Carolina.Gomes 27/12/2023minha estante
Kkkkkkkk nem pegue

Nath 28/12/2023minha estante
O livro Reparação, desse autor, é maravilhoso, Carol! Foi um favorito pra mim. Esse aí eu não li. Mas o Senhor das Moscas eu tb adorei. ?

Carolina.Gomes 28/12/2023minha estante
Nath, pode ser q vc goste.

Alê | @alexandrejjr 29/12/2023minha estante
É da fase do Ian "Macabro" mesmo.

Carolina.Gomes 29/12/2023minha estante
Isso mesmo, Ale!

Junior Rodrigues 21/12/2023

Uma densa e impactante história
A trama desse livro me remeteu à do O Senhor das Moscas, nesse caso sem a parte da ilha e sim em uma casa e com a particularidade de ter um núcleo familiar como protagonistas dessa jornada.

Ian McEwan consegue em um livro que poderia ser um conto, já que possui poucas páginas, captar a atenção de quem está lendo com uma história que poderia acontecer em qualquer lugar com qualquer pessoa, em um drama que vai se intensificando com os acontecimentos que mudam toda a estrutura que os personagens estão inseridos e isso faz com que a experiência de leitura seja alterada.

O autor mostra uma visão nua e crua de tudo o que acontece com os personagens e alguns diálogos fazem refletir sobre a vida e tudo o que cerca essa experiência única que cada um de nós temos e como uma situação pode alterar nossa visão sobre nossas vivências. Ainda mais em uma fase que costumeiramente é de aprendizado e crescimento.

Realmente, O Jardim de Cimento é um livro que traz uma trama bem peculiar e que faz com que haja uma reflexão sobre sobrevivência em um ambiente desestruturado. Ian McEwan consegue em poucas páginas prender a atenção e ainda por cima nos questionar sobre várias questões inseridas na história dessa família.

Com um desfecho digno dos contos de Raymond Carver, esse é um livro intrigante e surpreendente.

Recomendo!

Andrea 27/10/2023

Sinceramente, não sei o que pensar sobre esse livro. Tem a narrativa principal a respeito dos adolescentes e uma criança crescendo numa casa sozinhos, sem pais, sem autoridade, fazendo o que querem e quando querem, mas ao mesmo tempo, senti que as coisas foram meio que jogadas lá, sem muito propósito, pq mesmo subentendido, o final ficou aberto de uma forma esquisita. Sei lá, não curti muito.

Mia 12/10/2023

Bizarro
Bizarro, estranho, doido, você começa o livro se perguntando o que tá acontecendo e termina do mesmo jeito, nem por confusão , mais pelo absurdo mesmo. Num geral gostei muito e é um bom entretenimento, é curioso acompanhar a mente do personagem principal enquanto ele vive as descobertas da infância/adolescência dele, por mais estranhamento que cause. A escrita é o melhor ponto e o que mais me conquistou, definitivamente quero ler outras obras do autor.
PAULINHO VELOSO 12/10/2023minha estante
Tem escritor f... mesmo. Imprime ritmo e cores que nos prendem.

Mia 12/10/2023minha estante
sim!!! isso mesmo

Cleany 21/09/2023

Nenhum livro que eu tenha lido até então retrata tão bem a sensação de descontrole, abandono e sujeira da negligência quanto esse. foi meu primeiro livro do mcewan e desde então me pego pensando de onde ele tira as ideias para os livros dele.

Gabi1568 24/07/2023

Não sei bem o que dizer
É um livro esquisito, meio mórbido e nojento, mas ao mesmo tempo a escrita é tão viciante que eu não conseguia parar de ler.

A degradação só ia aumentando cada vez mais, o protagonista, Jack, é o tipo de filho que eu não gostaria de ter, e é muito estranho o tipo de pensamento que ele tem em relação a ambas as irmãs. Muito estranho mesmo.

E a irmã dele também não fica por baixo, já que também tem umas atitudes muito suspeitas em relação a ele. Principalmente no último capítulo!!

As mortes dos pais foram cenas que me incomodaram muito pela forma como foram descritas, com frieza pelo narrador, sei lá, mórbido.

O pequeno Tom, pobre criança, nem sei o que falar sobre ele. Parecia um menino doce e que merecia todo o carinho do mundo, mas ao mesmo tempo traumatizado e perturbado.

O Derek, não sei o que pensar sobre ele. Não parecia ser uma pessoa ruim, mas ao mesmo tempo não era das melhores. Me incomodava toda vez que ele estava em cena.

Outra coisa que me incomodou foi o descuido em relação à higiene, mas essa foi a intenção do autor, então é claro que não conta como ponto negativo para o livro.

A falta de banhos, limpeza da casa, pensando bem, acho que não estaria tão distante da realidade, caso três irmãos adolescentes e uma criança precisassem morar sozinhos.

O Jack é o típico garoto adolescente com hormônios à flor da pele, ele vai descobrindo a sua sexualidade ao longo do livro, e em várias partes isso é bem bizarro também.

E aquele final em aberto, fiquei curiosa por saber o que vai acontecer, como as coisas iriam se desdobrar a partir dali, enfim, ele terminou o livro de uma forma chocante e sem dar uma continuação.

Isso não foi ruim, mas me deixou curiosa.

No geral, eu gostei da leitura. Mais pela escrita do autor (que é viciante) do que pelo enredo em si. Eu não esperava isso quando comecei a ler, é algo que eu não pensaria em ler caso soubesse, mas acabou me prendendo muito.

Enfim, se você tem problemas com cadáveres e incesto, não leia.
A Leitora Compulsiva 30/07/2023minha estante
Aaaah, foi aquele livro lá que você falou no grupo!

Eu até fiz download, porque quanto mais o livro é bizarro, melhor pra mim KKKKKKK

Gabi1568 30/07/2023minha estante
Amiga a história te prende desde a primeira página, acho que vc vai gostar. Eu gostei, também. Achei tão bizarro e mesmo assim dei 4,5 estrelas kkkk

A Leitora Compulsiva 30/07/2023minha estante
Percebi, e vou ler justamente pela sua nota: confio em seus apontamentos!

Espero que seja tão bizarro que me choque, afinal, estamos aqui para isso KKKKKKK

Daniela.Montan 12/07/2023

Um livro muito diferente do que costumo ler. Os capítulos são bem longos mas são bem separados. É basicamente um livro com temas bem diferentes e me trouxe muito desconforto lendo, a narrativa e algumas falas me deixaram meio assim, sem reação. Mas foi um bom livro, bem diferente.

larissaplath 31/05/2023

Doideira
Esse livro me lembrou muito the dreamers, a relação entre os irmãos... uma loucura total, não esperava por nada disso. tiveram umas cenas que me deram um nojo

Jaqueline349 29/04/2023

Bem esquisito
É uma leitura rápida,porém os personagens não me cativaram em nenhum momento,além de ser uma história politicamente errada e estranha.
EddyBrown 13/08/2023minha estante
Quando é asssim, a leitura se torna árdua!

Luan 21/03/2023

Bizarro
Simplesmente não pude lidar com esse livro da forma que gostaria. Li relativamente rápido, mas em nenhum momento me senti realmente preso à leitura. Além disso, em vários momentos, o horror das ações das personagens e a estética do nojo apresentada durante toda a obra me fizeram sentir angústia.
Dessa forma, acho que o autor conseguiu me influenciar da exata forma que gostaria, mas a leitura, grotesca e bizarra, não me levou a apreciar o estilo da obra. Como estou avaliando a experiência como leitor, não só a qualidade da escrita em si (muito boa por sinal), darei 3 estrelas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5