Ortodoxia

Resenhas - Ortodoxia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Reno Martins 13/02/2015

Deslumbrante

Quando comecei a ler as primeiras páginas de "Ortodoxia", fui preparado pelo autor para uma leitura leve, informal, como um papo de bar. De fato, sobre certo aspecto, o livro é realmente isso.

Contudo, G. K. Chesterton, por meio de sua exposição aparentemente despretensiosa, bem humorada, por vezes demasiadamente sintética, aborda questões profundas e complexas, que abrem para um horizonte tão amplo que nos empurra para além do Universo.

Sua inteligência indiscutível, sua lógica cristalina, sua eloquência na defesa do cristianismo são, de fato, deslumbrantes. Einstein dizia que a mente que se abre para uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original. Chesterton nos mostra que uma mente que se abre para a ortodoxia cristão jamais conseguirá parar de crescer.

Leitura obrigatória para quem quer compreender melhor o cristianismo.

Hérico 09/02/2015

Chesterton, com uma ironia refinada, faz uma defesa do Cristianismo contra as filosofias anticristãs do séc. XIX. Afirma que a fé não deve ser uma virtude esquecida pela humanidade, pois só ela pode dar sentido a tudo. (comentário de 14/03/2011, encontrado agora).

F. Henrique 31/10/2012

Iconoclasta Chesterton
Dos muitos livros que li, esse com certeza merece estar num top 05; não só pelo assunto abordado, mas pela desenvoltura com que o conteúdo é tratado.

Chesterton faz piada de si mesmo, se compara a um navegante que deixou o litoral britânico, e, num ato de coragem e total falta de senso, desembarcou numa outra praia do mesmo litoral britânico, achando ter descoberto outro continente. Ele depois se dá conta que ainda está na Inglaterra, mas Chesterton dá a este fato um ato de grandeza heroica. E num gesto ousado, porém de muita humildade, ele revela que este é seu grande orgulho, e parte para o fechamento da metáfora numa leveza e harmonia singela, que só os grandes são capazes de exprimir.

Uma das passagens singulares: "Aceitar tudo é um exercício, entender tudo é uma tensão. O poeta apenas deseja a exaltação e a expansão, um mundo em que ele possa se expandir. O poeta apenas pede para pôr a cabeça nos céus. O lógico é que procura pôr os céus dentro de sua cabeça. E é a cabeça que se estilhaça."

Adoraria dar esse livro de presente à todas as pessoas de inteligência razoável que já convivi.

Jether 16/09/2012

Autobiografia sentimental
Esse livro foi uma grande decepção pra mim, daí a nota baixa que dei pra ele, pois esperava encontrar uma "desconstrução" de alguns pontos-de-vista tidos como opostos ao ponto-de-vista chamado aqui ortodoxo, e o que encontrei foi mais trechos autobiográficos de como o autor se sente em relação à sua suposta religião.
Arthur.Valenca 18/04/2013minha estante
É pra isso existe aquela bela coisa chamada "sinopse", não? Essa suposta "resenha" me faz lembrar o dito de Ortega Y Gasset: "...mas [atualmente] o escritor, ao tomar da pena para escrever sobre um tema que estudou intensamente, deve pensar que o leitor médio, que nunca se ocupou do assunto, se o lê, não é com o fim de aprender algo dele, mas, pelo contrário, para sentenciar sobre ele quando não coincide com as vulgaridades que este leitor tem na cabeça"

Evilas 26/08/2012

Livro um pouco chato, mas interessante em alguns momentos.
‎"Se me perguntarem, num sentido puramente intelectual, por que acredito no cristianismo, só posso responder assim: "Pela mesma razão que faz um agnóstico inteligente não acreditar nele". Acredito no cristianismo de modo totalmente racional, com base na evidência. Mas a evidência no meu caso, como no caso do agnóstico inteligente, não está nesta ou naquela alegada demonstração; está num enorme acúmulo de fatos pequenos, mas unânimes."

Dalton 12/02/2012

Indispensável
Com absoluta certeza esse é um dos melhores livros que li em minha vida. Bem humorado,inteligente e profundamente espiritual, embora para muitos possa ser desconcertantemente racional e lógico, ao terminar sua leitura cheguei a conclusão que o pseudo-conhecimento de cristianismo que tenho é muito menor do que as perspectivas mais negativas que pude fazer a respeito. Como um sopro de esclarecimento e riqueza este é um livro que sei, sem a menor sombra de dúvidas, que terei de reler muitas vezes para ser capaz de absorver tantos conceitos. De fácil leitura e compreensão, consegue ser tão eficiente em passar um ponto de vista que este escorre entre nossos dedos, desliza por nossa mente, mas, não necessariamente se fixa. Motivo? Para que tanto esclarecimento ganhe um espaço digno, é necessário muito arar e preparar o solo para tais raízes. Espero estar no caminho certo, pois se um dia, tal compreensão florescer em minha mente, como aconteceu para Chesterton,estarei, talvez, pronto para entender a complexidade do cristianismo e compartilhar, com algum grau de plenitude, da alegria que o faz vivo e incomparável. Se você ainda não leu esse livro, tem que lê-lo, é indispensável.
Hérico 10/05/2013minha estante
A melhor resenha até agora.

DANIEL 20/03/2014minha estante
Concordo quando você conde diz:"Como um sopro de esclarecimento e riqueza este é um livro que sei, sem a menor sombra de dúvidas, que terei de reler muitas vezes para ser capaz de absorver tantos conceitos. De fácil leitura e compreensão, consegue ser tão eficiente em passar um ponto de vista que este escorre entre nossos dedos, desliza por nossa mente, mas, não necessariamente se fixa."Ótima resenha.

Vanderley Batista 26/02/2016minha estante
Ótima resenha! Daquelas que te leva a querer ler logo o livro.

Talita Silva 27/01/2018minha estante
Melhor resenha ??? estou louca para ler o livro!!

j_almansa 13/07/2011

Livro genial, nele Chesterton prova que o cristianismo é um equilibrio de forças antagonicas e que a oposição a Igreja está baseada em dogmas e não na análise racional.

MasHein? 03/07/2010

Para sair do conformismo
O livro consegue mostrar o cerne do pensamento cristão, que a fé não se firma no vazio e que o Deus cristão não criou o intelecto humano para ficar acorrentado.

Seja você cristão ou não, deve ler esse livro para descobrir que há razão por traz da "irracionalidade" da fé. Sua linguagem é acessível e bem humorada, não no sentido de fazer piada, mas por permitir perceber a leveza de espírito de Chesterton, que impressionava outros pensadores da época a ponto de receber declarações como "a pessoa mais feliz que já conheci".

A sociedade atual é tão ou mais preconceituosa em relação ao cristianismo quanto era no século XIX, só que menos idealista. Embora hoje o comunismo, o anarquismo e outros ismos não estejam na moda, ainda há um rancor para com a religião, baseado em idéias preconceituosas que confundem a mensagem com o mensageiro, que colocam a culpa de todas mortes e destruições provocadas por fanáticos, na bíblia.

Leia Ortodoxia em um esforço para abrir a mente e abandonar a visão de cristianismo como um mal absoluto, porque essa é uma idéia que deturpa a visão de quem a carrega. Ironicamente, foi o próprio cristianismo que a introduziu, mas mesmo isso não o torna merecedor desse preconceito.

E se você for cristão, leia para saber que o seu Deus quer que você use a cuca, não apenas acreditar por comodismo.
Marcelo Dias 13/01/2016minha estante
Ótima resenha :-)

Vanderley Batista 26/02/2016minha estante
Ótima resenha!

Rodrigo 09/02/2017minha estante
O gordo manjava das coisas, além disso tinha bom humor na escrita.

Brilhante, um livro para ser lido várias vezes.

Daisy 28/05/2020minha estante
Ótima resenha !!!! ??????

pedropassos1 11/04/2021minha estante
Que resenha!

Paulo 30/12/2022minha estante
Estou tendo dificuldade na leitura,algumas coisas compreendo outras fico boiando ,ja li 3 vezes maníaco amanhã tendo ler mais uma kkk

Lah Ribeiro 09/01/2023minha estante
Resenha perfeita ! Tô "louca" pra iniciar a leitura.

Larissa 06/07/2023minha estante
Ches sensacional ...

Danielli 09/06/2009

Para compreender o Cristianismo sem placas!

Giselle Carioca 26/04/2009

Aconselho á quem for ler este livro, que pesquise sobre as idéias contestadas nele( socialimmo ,cetisismo etc),no mais é aproveitar ,Chesterton foi um gênio ,compreendeu e descreveu muito bem a essência do cristianismo. Leia e comprove porque ortodoxia tornou-se um clássico
Dan 05/01/2018minha estante
Sua dica é muito boa, Giselle.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6