Sócios no Crime

Agatha Christie

Resenhas - Sócios no Crime

leticiabaez 15/09/2021

??????
Eu amo um suspense policial e sou fã da Agatha, mas esse aqui, apesar de ter histórias legais, foi um livro bem arrastado

Jéssica 09/09/2021

Divertido
O livro é bem dinâmico, separado por contos rápidos e divertidos e com bastante referências sobre outros detetives.
Além da incrível notícia de Tuppence, a referência escolhida pro final do livro fecha com chave de ouro, se é que vocês me entendem, mon ami.

Cris 30/08/2021

Ameeeei as referências
O casal Beresford me conquistou em Adversário Secreto e também nesse livro! O fato dele ser dividido em contos deixou a leitura super dinâmica.
Algumas referências eu peguei, outras não! ??????
Quero ler todos os livros com Tommy e Tuppence!

Luísa Toresan 21/08/2021

Sócios no Crime acompanha Tommy e Toppence disfarçados em um escritório de detetives. O livro não tem um mistério geral, mas sim, diversos pequenos mistérios que duram um ou dois capítulos e são logo resolvidos. O casal de detetives tem uma dinâmica perfeita, mas os casos não me envolveram tanto por serem muito curtos.

Thaisa 28/07/2021

Tuppence e Tommy Beresford já estão casados há alguns anos. No entanto, Tuppence não aguenta a monotonia de ser uma dona de casa e sente falta das aventuras em que ela e o marido se meteram anteriormente, mostradas no livro "O Adversário/Inimigo Secreto"; até que um personagem dessa obra reaparece, pedindo que o casal tome conta de uma agência de investigação, retomando suas habilidades e solucionando os mais diversos casos.
Em "Sócios no Crime", temos 17 contos que, em ordem cronológica, narram as múltiplas maneiras que Tommy e Tuppence encontraram para investigar crimes e assassinatos. De uma forma divertida, em cada uma dessas histórias o casal resolve se inspirar em algum famoso detetive literário... E é claro que até Hercule Poirot será inspiração para eles!
Como essa é uma coletânea de contos, é claro que algumas tramas me agradaram mais do que outras: enquanto certas histórias desenvolvem os protagonistas e surpreendem, outras são clichês e não agregam na construção dos personagens.
Apesar de não ver tanto o protagonismo de Tuppence, por quem sou apaixonada é que é uma das minhas criações favoritas de Agatha, esse livro fez com que eu começasse a gostar de Tommy - nas histórias que li com ele, sempre o achei detestável; aqui, por sua vez, ele faz coisas tão absurdas que eu me peguei rindo constantemente com suas loucuras.
É verdade que não gostei tanto de como muitos dos casos são solucionados ao acaso, ou como coisas muito extraordinárias precisam acontecer para que os detetives descubram os culpados. Mas também preciso mencionar que adorei ver mais de Albert, personagem secundário que os protagonistas conheceram na trama anterior e agora virou seu mordomo e assistente, e que teve momentos cruciais na narrativa - seu humor e sua inocência me renderam boas gargalhadas.
No geral, "Sócios no Crime" está longe de ser minha obra favorita da Rainha do Crime (ou mesmo de ser minha coletânea de contos preferida dela), mas foi um bom entretenimento!

Nágela 26/06/2021

Bom!
O livro é bom, os contos são muito divertidos, eu tenho afeição pelo casal Beresford, gosto de como eles se completam. O fato de Agatha usar os grandes detetives da ficção como inspiração do casal foi muito interessante, e deu uma pegada diferente no livro.
No mais, levei quase dois meses para terminar o livro, ele não me prendeu, mas isso não significa que é ruim, como já disse, o livro é bom, só que por ser a Agatha, as expectativas ficam sempre lá em cima, e essa não é uma história brilhante igual a outras da autora.

Uiara 24/06/2021

Narrativa leve
Bem bobinho, como todos os livros com Tommy e Tuppence - são os detetives que menos gosto da Agatha.

Consiste em um conjunto de contos que fazem parte de uma narrativa maior, que envolve o casal como infiltrados em uma agência de detetives para chegarem à um criminoso russo. Como as narrativas não são muito exploradas, se torna uma leitura leve, ideal para quem não está afim de quebrar a cabeça.

belligna 10/06/2021

Bem divertido e rápido de ler. Alguns contos melhores que os outros, claro, mas valeu a pena. Gosto muito da Tuppence e adorei o casal incorporando um detetive diferente a cada conto.

DEA 10/05/2021

São vários contos, muito rasos, não tem aquele suspense gostoso. Embora o casal até seja legal e a leitura rápida, não curti não.

Clau Melo 26/04/2021

Várias histórias curtas
Neste livro o casal Tommy e Tuppence resolve vários casos:
Uma fada na sala
Um bule de chá
O caso da Pérola Rosa
A Aventura do Desconhecido Sinistro
Passando o Rei
O cavalheiro vestido de jornal
O caso da moça desaparecida
Jogo de cabra-cega
A casa vermelha
As botas do embaixador
O homem de nº 16

Lendo e Cantarolando 21/04/2021

Os contos da Agatha não são os melhorea
Agatha é incrível mas p contos é bem mais ou menos. Senti falta de desenvolver melhor o conto principal, mas
Alguns foram muito bons tb

Antonio.Alvaro 20/04/2021

Agora casados, Tommy e Tuppence estão entediados com a vida monótona que levam e comentam que sentem saudades das aventuras e da resolução de mistérios, até que o chefe da inteligência lhes propõe a tomar conta de uma agência de detetives chamada "Os brilhantes detetives de Blunt", pois suspeita-se que se relacionem com uma organização criminosa russa que se comunicam por meio de códigos relacionados ao número 16. Antes de resolver e se encontrarem com verdadeiro número 16, Tommy e Tuppence enfrentam casos de sequestros, assassinatos, desaparecimentos, roubos e álibis falsos. Sendo fãs de histórias policiais e de mistério, os dois conseguem resolvê-los ao estilo de diferentes detetives da literatura como Padre Brown, Sherlock Holmes e próprio Poirot. Agatha, diferente de Conan Doyle, não é muito boa com contos e a maioria é bem previsível para quem é leitor assíduo da autora, mas nem por isso desmerece seu trabalho e brilhantismo.

Maratriza 08/04/2021

Este foi o primeiro livro que li que tem os personagens Tommy e Tuppence e onde tem vários casos.
Simplesmente amei, como eu falei tem vários casos que eles resolvem, mas é tudo tão bem organizado que você não se confundi.
Em minha opinião foi bem escrito e bem feito e se você gosta de livros do gênero romance policial, certeza que esse é um bom livro pra ler.
Espero que gostem e peço perdão por que não sou muito boa de escrever resenhas kkk.
Elionai 08/04/2021minha estante
Gosto muito de Agatha. Já li vários, são bem leves e de fácil compreensão, além de nos proporcionar uma boa aventura. ??

luan_dal 04/04/2021

*voz do vilão de scooby doo* Eu teria conseguido, se não fosse por essa garota com o nível de moralidade deploravelmente baixo, e esse garoto que pensa que é Holmes, Thorndyke e os irmãos Okewood reunidos todos numa só pessoa!
Publicado originalmente em revistas, "Sócios no Crime" traz de volta Tommy e Tuppence (agora com uns 30 anos, casados e dedicados à nova profissão de detetives), em 17 contos - que mais parece um romance, pois tem coisas que aparecem em várias histórias.

Em cada conto, Tommy e Tuppence assumem a identidade de um policial literário famoso da época, como Thorndyke, Sherlock Holmes, inspetor Hanaud, e até Poirot (este citado várias vezes, e ainda é falado que Hasting era bobo).
Gostei muito disso, e como eu não conheço a maioria desses detetives, não posso dizer se os casos são parecidos, ou se só foi uma citação dos nomes aleatórios, e eu deixei anotado esses livros pra ler no futuro.

Como são histórias do Tommy e Tuppence, você tem que ler sabendo que vão ser um pouco cômicas, às vezes absurdas ou irreais; mas é assim mesmo. São livros - como a Agatha fala em sua autobiografia - divertidos e rápidos de escrever (e de ler).
Mesmo nos casos que parecem ser simples, a Agatha dá seu toque especial e deixa eles um pouco mais complexos, mas não é nada muito elaborado e difícil.

Além das referências aos detetives, dá pra pegar coisas de outras obras, como uma muito possível da Shirley Jackson e sua casa mal-assombrada, uma alfinetada nas crenças do Arthur Conan Doyle, e uma auto-puxação de saco feita pela Agatha sobre o Poirot (que eu amei).

Alguns contos são bem diferentes das outras obras da Agatha, outros são o seu estilo clássico; uns são um banho de água fria na expectativa (tipo "o caso da dama desaparecida", ou "um bule de chá"), mas a maioria é legal e interessante.

E agora, um momento histórico: EU ACERTEI O QUE ACONTECEU EM UM CONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 Eu fiquei muito feliz, porque isso nunca aconteceu (que eu lembre), e aí eu fiquei pensando que era muito óbvio, mas e dái? eu acertei e isso é o que importa. (conto: "o álibi perfeito")

Essa edição, da Globo Livros, tem uma boa tradução de José Carlos Volcato e ótimas notas de rodapé, explicando as referências dos detetives, e capa lindíssima, então eu indico bastante ela (Globo Livros, me patrocina :) )