Sócios no Crime

Agatha Christie

Resenhas - Sócios no Crime

Milke 18/09/2012

Sócios no Crime
Um jeito diferente de escrever um livro. Não é apenas uma história, mas são vários mistérios que precisam ser desvendados. Mistérios envolventes, que fazem do leitor também um detetive, um sócio no crime. Só espero que Tommy e Tuppence não queiram realmente se aposentar...

Lili Machado 11/05/2012

Tommy&Tuppence se divertem adotando os métodos dos famosos detetives da ficção, como Sherlock Holmes, e até mesmo, a própria criação de Christie, Hercule Poirot.
Essa é uma coletânea de contos, publicada em 1929, que reúne Tommy Beresford e Prudence “Tuppence” Cowley, dupla de detetives amadores criada por Agatha Christie em O inimigo secreto (The secret adversary).
Eles agora estão casados e felizes, embora um pouco entediados com a rotina cotidiana.
O desejo por novidade é alcançado quando o agente Mr. Carter faz uma proposta: uma firma de detetives de Londres foi envolvida em espionagem com os russos, e seu dono foi preso – mas as autoridades do governo querem manter a firma funcionando, para rastrear suas atividades ilegais. Será que Tommy&Tuppence aceitam o trabalho?
Essa é a base para uma série de contos em que Tommy&Tuppence lidam com contratos reais para trabalho como detetives, enquanto mantém contatos para desbaratar os espiões.
Lawrence St. Vincent tem uma namorada que concorda em se casar com ele... mas somente se ele conseguir resolver um enigma. Pérolas roubadas e alguns assassinatos – sempre com o pano de fundo da espionagem.

Thays 08/02/2012

Que Dame Agatha é brilhante, já sabíamos, mas que além dela existem dois brilhantes detetives prontos a desvendar pequenos(e grandes) mistérios era uma novidade pra mim. Em Sócios no Crime, Sr e Sr.ª Beresford um jovem casal que anda achando a vida maçante demais acabam por dirigir a Agência Theodore Blunt onde desvendam crimes e mistérios no melhor estilo de Padre Brown (com suas artimanhas), Hercule Poirot (com sua fina metodologia) e com Sherlock Holmes(munidos de sua inteligência, ironia e cultura). O livro é um prato cheio para quem quer deliciar-se com o estilo de desvendar mistérios de Agatha Christie, Sir Arthur Conna Doyle e G. K. Chesterton nos contos que formam o livro.

Fernanda 07/12/2011

Perdi o interesse
Tommy e Tuppence são personagens carismáticos. Afinal, não é a toa que aparecem em 5 livros da dama do crime. No entanto, achei as histórias narradas em "Sócios no crime" muito fraquinhas.

Neste livro o casal Beresford vai trabalhar em uma agência de detetives de fachada. Seu objetivo é desvendar para a Scotland Yard uma quadrilha que usava a falsa agência de detetives para ocultar seus crimes. Enquanto seu alvo real não aparece o casal vai desvendando os casos dos clientes que aparecem no escritório.

Para resolver os casos, Tommy e Tuppence inspiram-se em famosos detetives da literatura, adotando em cada caso os trejeitos e o modo de agir destes personagens. E é aí que reside o problema. A maioria dos detetives dos grandes 'clássicos' copiados pelo casal caiu no esquecimento. Sem conhecer a fonte de inspiração fica difícil entender as sutilezas da autora (neste ponto devo fazer a ressalva de que a edição da L&PM pocket é excelente e traz ótimas notas explicativas).

Sem entender as sutilezas ficam apenas os casos em si, que, na minha opinião, são muito fraquinhos. Alguns se salvam, mas a maioria é composta de tramas bobas, aquém da maestria da autora.

Perdi meu interesse no meio do livro e me arrastei na leitura. Aliás, só não abandonei o livro porque sou fã incondicional da autora e sempre acho que o que ela escreveu merece ser lido, mesmo que não seja tão bom assim.
Samara 18/08/2013minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Também só não abandonei por ser muito fã dela.

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Sócios no Crime é um coletânea de 23 pequenas história intercaladas cronológicamente que narra todas as intrépidas aventuras do, agora casal, Tommy e Tuppence. A grande sacada do livro e que o faz tão divertido de ler é fato de que a cada conto, o casal assume o estilo de algum grande detetive das histórias de ficção para solucionar seus casos. Padre Brown, Sheerlock Holmes e até Hercule Poirot são alguns dos detetives que servem de inspiração para Tommy e Tuppence.

Leitura leve, gostosa e divertida com o toque de suspense maravilhoso de Agatha Christie. Recomendo!

site: randomicidades.wordpress.com/

Cristina Tronco 02/11/2010

Já li livros bem mais empolgantes da agatha. Este é monótono e entediante em diversos momentos. É dividido em diversos "casos" e poucos dos casos são interessantes. Apenas um ou dois realmente prenderam a atenção.
Renata 06/02/2011minha estante
Concordo plenamente com vc. Muitas das histórias acabaram se tornando cansativas...

Fabio Shiva 27/08/2010

Agatha Christie se diverte!
Esta série de aventuras detetivescas é estrelada por Tommy e Tuppence Beresford, o casal-simpatia que aparece em diversos outros livros da Dama. Os dois são convidados para assumir uma agência de detetives que pode ser a fachada de uma perigosa rede de espionagem internacional. Enquanto os sinistros estrangeiros não aparecem, a dupla vai elucidando os misteriosos casos que batem à sua porta. Esperteza para tanto os dois têm de sobra. E experiência também não falta: afinal eles já leram praticamente todas as histórias policiais já publicadas.

“Sócios no Crime” (“Partners in Crime” no original) é uma doce brincadeira da mocinha Agatha, um passatempo, uma homenagem bem humorada aos clássicos das histórias de detetive.

Tudo bem que uma boa parte desses “clássicos” seja hoje desconhecida (desconfio que algumas das histórias citadas não são publicadas há décadas). Isso não tira o frescor das ingênuas aventuras de Tommy e Tuppence.

Uma diversão leve para fãs.

(04.08.08)

Lucia Sousa 25/07/2010

Tommy e Tuppence de volta!
Ao mesmo tempo que você se diverte lendo Agatha com Tommy e Tuppence em sua melhor forma,você também observa a homenagem que ela faz a vários de seus colegas escritores(alguns eu infelizmente não conheço ainda),citando seus famosos personagens,como os irmãos Okewood,Desmond e Francis; Denis Riordan e Mackarty; Sherlock Holmes e até mesmo Hercule Poirot.O livro é dinâmico e tem bastante humor.Eu recomendo!

Luiza Machado 18/12/2009

Tommy e Tupence são incríveis, alguns dos meus detetives ''Agathachristivescos'' preferidos. Maravilhoso, fascinante!