Um Brinde de Cianureto

Um Brinde de Cianureto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Carolana 08/01/2023

Em geral eu gostei do livro, mas não é um dos meus favoritos da Agatha, a história no começo é meio parada visto que fala inicialmente sobre um crime que já aconteceu, mas é muito bom ver a impressão dos personagens principais sobre a falecida Rosemary Barton e como cada um tinha um motivo pra querer ela morta.
A melhor parte do livro com certeza é o final, que começa a ter mais ação e investigação, que é o que eu gosto nos livros da Agatha, e a solução do crime é muito boa, e jamais passou pela minha cabeça.
Esse caso é a cara do Poirot, seria ótimo se ele fosse o detetive da história. E outra coisa, o motivo do suicídio da Rosemary foi meio forçado, depressão pós gripe? O que a falta de evidências não faz né.

Loly Camilo 04/01/2023

Quase acertei o palpite
Tava louca para ler este, pois a ideia de ser um livro onde os personagens voltam ao passado, para resolver algo inacabado, sempre me pega, foi assim com o livro Punição para Inocência. Todos os personagens na minha opinião tinha motivo, para querer Rosemary morta, e depois de sua morte, vem à tona as verdadeiras faces. Um livro muito bom, e o final é sensacional...

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #221: RELAÇÕES PERIGOSAS
Os mistérios de Christie sempre são recheados de personagens com motivos para matar a vítima, sendo assim, sempre ficamos na dúvida de quem pode ter cometido o crime. No entanto, em O brinde de cianureto, a escritora trabalha com afinco as relações problemáticas entre as pessoas.

Não que em outros romances não se tenha, mas, aqui, todos os relacionamentos entre todos os personagens (ou quase todos) denotam problemas ou toxicidade. Há sempre uma mentira, há sempre traições e problemas estruturais. Então, o primeiro ponto desse romance é toxicidade nas relações e como essas relações tóxicas podem levar a diferentes crimes.

Por exemplo, as irmãs Iris e Rosemary foram criadas em uma família completamente desestruturada; o mesmo vale para Victor, o primo, criado somente por Lucilla que, muito mais velha e sem o marido, negligencia partes da criação dele e o coloca em um pedestal imaginário; Ruth também tem problemas com Rosemary, que a maltrata; a vítima tem um caso com outro homem, o que mostra que George, seu marido, também, além de motivos, possui uma relação complexa com Rose; os pais de Alexandra – pelo menos, a mãe – fariam de tudo para encobrir um crime, usando jogos políticos etc. Dessa maneira, Agatha Christie brinca com diferentes possibilidades de crimes, desde assalto e tráfico até assassinato e negligência política.

Todos são plausíveis e possíveis, porque ela brinca, de uma forma mais complexa e acentuada, com as relações – muito perigosas – desse romance. Não obstante, há o desprezo entre classes sociais, questões sobre maternidade, desestrutura familiar, problemas psicológicos etc.

Mas, ao meu ver, o mais interessante no título da autora é a maneira como os crimes acontecem, bem como os jogos de poder. Ao levantar suspeita de membros de uma família de políticos, a escritora aborda como as pessoas usam e abusam do poder – ou podem fazê-lo – em benefício próprio. Mesmo quando dizem que não estão fazendo isso.

Assim, a crítica, para além das relações e das possibilidades dos crimes, denota a desestrutura familiar, principalmente, no que tange ao acobertamento de crimes feitos pelos filhos. Então, uma pergunta brilhante é suscitada pela autora: se você ama seu filho, você faz com que ele pague ou não pelos seus crimes?

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-221-relacoes-perigosas/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-221-relacoes-perigosas/

saatanas 03/01/2023

amei
Amei muito, 2° livro q li da Agatha e nao me arrependo, fique triste quando acabou. Recomendo muito, uma leitura rápida e muito interessante, nunca me deixou entediada. Tem um suspense incrível e em nenhum momento eu consegui adivinhar o final

obs: terminei o livro amando a rosemary e a sandra, minhas favs ??

francelps 03/01/2023

desenvolvimento ótimo
deu pra suspeitar de absolutamente todo mundo durante o livro, porém o final é muito corrido. se não fosse isso seria perfeito

Paula 01/01/2023

Última leitura de 2022?
Amo finalizar o ano lendo Agatha, me transmitindo conforto e prazer em ler. Gostei muito da trama, que me deixou curiosa e desconfiada de todos até o final. Por amar ler livros de romance histórico, comecei lendo este como se fosse uma dessas histórias e achei o ritmo foi muito bom. Gostei de um plot em particular, que me surpreendeu demais. Como sempre estava tudo debaixo do meu nariz e não prestei atenção aos detalhes, mas é isso que torna os livros da Rainha do Crime tão especiais e encantadores para mim.

Wen 27/12/2022

Mais um vez essa velha me surpreendeu, apesar de ter desanimado um pouco no meio adorei o desfecho e a última página me deixou emotivo

Marcos 26/12/2022

No luxuoso restaurante Luxembourg?, a aniversariante Rosemary Barton comemora mais um dia de vida com saúde e prosperidade.
Envolta de seis convidados que são bem próximas porém não querem o seu bem, Rosemary ingere uma taça ? de cianureto ao brindar seu aniversário e em seguida, quando as luzes acendem, Rosemary se encontra morta.

Anos se passaram e Iris Marle descobre o ocorrido com a irmã, e decidida a solucionar esse caso, ela buscará encontrar quem foi o responsável e o porquê fez aquilo com sua irmã.
O caso é envolvente, onde a autora dissemina cada história dos suspeitos de maneira intrigante, levando o leitor a levantar suspeitas de acordo com o comportamento de cada personagem, e é claro, ela consegue nos ludibriar legal.
Folheando o livro, eu achei uma folha que na época eu escrevi. A listinha trata-se dos suspeitos e o que cada um representava no caso. A irmã, a vítima, a secretária, o amante e entre outros... Devido o caso ser bastante preciso e inusitado; o desfecho é impressionante e o verdadeiro assassino inimaginável, eu considero esse livro com ????? pois além de ser um caso incrível, sem a presença de detetives como na maioria das história da Agatha Christie, a história realmente tira o fôlego de quem a lê.

Luana 25/12/2022

Eu estava achando o livro maravilhoso, até chegar ao desfecho. Achei que deixou muito a desejar pra quem está acostumada com os desfechos surpreendentes da Agatha.

Suh 23/12/2022

Não tem jeito: é da Agatha Christie, eu vou gostar. A história é bem interessante. O final, pra variar, eu não tinha adivinhado ? E acredito que tenha sido meu primeiro livro dela em que ela não usou nenhum dos famosos detetives (Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence, etc).

Mafer 23/12/2022

Top demais
O livro é dividido em 3 partes, a primeira foi um pouco arrastada mas necessária, pq foi a introdução dos personagens e a relação deles com o crime. Já o resto do livro foi bem fluído e interessante, com muitas reviravoltas. Adorei a história, achei muito bem elaborada. O final é surpreendente e muito bom. E novamente a Rainha conseguiu.

Livro número 30 da minha maratona Agatha Christie.

Andresa 21/12/2022

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li. Achei bem interessante, gostei da história, do enredo, de modo geral de como q história foi sendo construída. Indico a leitura!

Marina.Guerra 14/12/2022

Glup
Eu gostei, mas nn amei.
Acho que minha expectativa tava alta de mais ou esse simplesmente não é tão bom, mas eu não senti mt coisa, foi só um "uou" não um "UOU, CRLH Q INCRIVEL, MDS DO CEU"