Bartleby, o Escrivão (eBook)

Bartleby, o Escrivão (eBook) Herman Melville

Resenhas - Bartleby, o escriturário

Oliveira208 25/03/2024

Mais moderno do que parece.
Bartleby refletiu tanto sobre o que fazia que parou de fazê-lo. Será que nós, após reflexão sincera sobre nossas atividades, não teríamos o mesmo ímpeto?

Carol749 23/03/2024

Livro que trata sobre capitalismo tardio e mecanização da mão de obra e precarização do trabalho, traz um personagem principal apático que por meio da sua recusa em participar do teatro da vida em sociedade como um todo expõe a fragilidade da mente dentro de um sistema falido como o capitalismo

Clarissa.Rodrigues 15/03/2024

Um escrivão diferenciado
Bartleby trouxe uma reflexão muito importante, mas prefiro não explaná-la! Kkkkk
Brincadeiras à parte, é um livro curto, porém curioso, por vezes engraçado e às vezes reflexivo. É de tudo um pouco.

Juliane.Teixeixa 12/03/2024

Muito bom, conseguiu contar a história toda, bem clara e explicativa, mesmo sendo apenas um conto curtinho.

FernandaPagidis 01/03/2024

Prefiro não fazê-lo
O livro Bartleby é muito mais que uma história de um escritório de advocacia. A ideia de um personagem que se recusa a fazer o trabalho, com a frase " prefiro nao fazê-lo", e como isso impacta na vida dos seus colegas e seu empregador, no início, é revoltante. Mas ao longo da história percebemos que seu protesto pacífico vai muito além de uma simples revolta.

O mais interessante da história não é somente o comportamento de Bartleby, mas também de todos as sua volta e como seu comportamento, apesar de ser apático, os influência.

"Nada irrita tanto uma pessoa ansiosa quanto uma resistência passiva."

Alexandra 29/02/2024

Ah, Bartleby! Ah, humanidade!
Uma novela rica, repleta de referências e com tantas possibilidades de reflexões. Um história que nos instiga a um olhar para outro. Amei!

Tainara.Carvalho 23/02/2024

Enigmático
Bartleby é um mistério. Esperava encontrar um trabalhador revoltado contra o injusto sistema em que está inserido, mas só vi um homem escandalizado com a maldade do mundo.

Minha interpretação levou-me a acreditar que o comportamento de Bartleby deve-se a crueldade do mundo, ao teor do seu antigo trabalho que consistia em lidar com as esperanças alheias frustradas. Tão ferido ele optou por evitar novas dores. Sem fazer qualquer coisa, até se alimentar, ele tentava fugir da humanidade, buscando um certo equilíbrio.

Esse aspecto bate um pouco com o mundo de hoje, onde tentamos fugir a todo custo dos problemas, buscando distrações. Bartleby seguiu o caminho mais complicado, preferiu se abster de qualquer coisa que pudesse lhe gerar mais sofrimento. Se isolar em si mesmo.

Natália 22/02/2024

Prefiro não...
A escrita é de fácil leitura, e apesar de no começo ter demorado para entender os acontecimentos, ficou claro conforme avançava.

Imagino que esse texto tem como principais destaques a situação psicológica do funcionário, a monotonia e opressão em que a atividade e o ambiente de trabalho podem causar. Em como fica condicionada a mente humana em uma atividade repetitiva e pouco instigante, em um ambiente desumanizado/recluso. Estas aqui em um grande centro de comércio.

Recomendo, uma leitura rápida e reflexiva.

Bea 18/02/2024

Odiei...
Odeio histórias com advogdos, traumas da faculdade kkkk

Odiei mas é bom kk

?A Mariposa Fantasma
?Bartleby, o escrivão

Marcelo 02/02/2024

Excelente
Um conto muito divertido e agradável de ler. Não conhecia este lado do autor e foi uma surpresa muito boa. Recomendo a leitura.

rookvalente 01/02/2024

Depressão e apatia
O mesmo mal que afligiu Mendel, que abalou Merilyn e que não recebe a atenção devida até os dias de hoje.

Mas tratado de uma forma leve, capaz de levantar boas conversas sem atiçar nem ignorar o elefante na sala.