Poesia de Florbela Espanca

Poesia de Florbela Espanca Florbela Espanca




Resenhas - Poesia de Florbela Espanca


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Homelia 06/05/2022

Florbela e seus questionamentos existenciais em forma de arte. Não é delicado, mas ao mesmo tempo passa uma sensação de fragilidade, de calma, reconheço suas interrogações. Sinto que pertenço a sua dilaceração constante da vida.
comentários(0)comente



Eni Miranda 18/04/2012

Texto sobre "Florbela Espanca" no doseliteraria.com.br
http://www.doseliteraria.com.br/2012/03/semana-da-mulher-florbela-espanca.html
comentários(0)comente



Alberto 26/12/2021

Beleza triste ou tristeza bela, a poesia de Espanca é toda em tom menor (parte 1)
Poesia triste e muito bela falando de amores perdidos ou impossíveis, da fugacidade e falta de sentido da existência. A atmosfera é sempre sentimental, pessimista e fúnebre, mas os elementos da natureza, o cenário e os adereços são manejados com muita perícia para representar ou enfatizar o estado de espírito do eu lírico. Os temas são quase sempre os mesmos, mas as variações em torno deles sempre envolvem imagens muito criativas e um uso muito apurado dos recursos estilísticos. Há altos e baixos, alguns sonetos são evidentes ensaios para uma versão mais polida que vem logo depois, mas de modo geral é sempre uma leitura prazerosa e enriquecedora. Os poucos poemas que saem dos temas habituais (os que rememoram pessoas reais cuja morte a poetisa lamenta) são melhores que o conjunto. Minha peça preferida é um desses sonetos que fogem dos temas usuais, "Rústica", uma exceção contemplativa, doce e quase otimista no conjunto da obra de Florbela. O soneto mais conhecido de Florbela é provavelmente seu melhor, foi musicado por Raimundo Fagner e se chama "Fanatismo". Os poemas desse primeiro volume, correspondendo à fase mais precoce da obra, são menos bons que os do volume segundo.
comentários(0)comente



Dayane| @portas_de_papel 20/12/2021

Poesias de Florbela Espanca
É de uma profundidade infinita , poemas emocionantes , verdadeiras carícias a alma , a autora tinha um olhar tão intenso sobre a vida e sobre tudo .
Observava cada pedacinho da natureza e da vida .
Os versos vão contando histórias e nos transporta para a época em que a autora viveu , parece que estamos caminhando com ela nas ruas observado as mesma paragens e vivendo os mesmos romances ! É daqueles livros que todos devem ler durante a vida !
comentários(0)comente



Itsmaivis 11/03/2021

Poemas muito bonitos! De amor, sofrencia e solidão. Tem uma sensibilidade enorme!
comentários(0)comente



Narry 26/08/2020

Uma inspiração.
Os poemas de Florbela Espanca me maravilharam como nenhum outro. Fico feliz de algum dia ter tido o privilégio de conhecer a obra dessa mulher incrível. Para sempre vai ser uma inspiração para mim, pois tatuei na pele uma de suas frases, "Sê em Vênus sempre Marte", que possui tantas interpretações, que se encaixam na minha vida de diversas formas. Assim como seu poema, que é meu favorito, "Mulher I".

Recomendo seus poemas, e inclusive, espero que quem os leia tome seu tempo. É muito importante reconhecer a expressão da arte na nossa vida, e isso exige uma mudança de perspectiva as vezes.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Piu 06/04/2020

A poesia do amor
Aos apaixonados e aos românticos. Poemas e poesias que ultrapassam as barreiras do tempo.
comentários(0)comente



Ana Elisa 16/02/2020

Essa mulher
Eu amo tanto as poesias dessa mulher, não tenho nem como descrever ou mostrar o quanto seus textos me marcam a vida. Há anos procurava algum livro sobre ela, assim com vários compilados.
Seu texto é repleto de dor e sofrimento, os seus sentimentos parecem ser palpáveis, como se fosse possível retirar a dor das páginas e coloca-las em nós. Os sentimentos transbordam, me coloco no lugar dela, sinto por ela e sofro com ela. Suas dores são minhas, seus medos, desejos.
Enquanto ia lendo, ia marcando com post it os poemas que achasse mais bonitos ou marcantes, não me surpreendi quando estava quase tudo marcado.
comentários(0)comente



Laura Regina - @IndicaLaura 22/07/2019

um Livro de Sofrência
A poesia da portuguesa reunida em dois volumes - este é o primeiro, com as escritas iniciais da poetisa.

Dá pra perceber a evolução na escrita de Florbela: o tema é mais profundo, as palavras são mais delicadas.

Eu não sou tão próxima de poesia, ainda não leio tanto, mas é bem perceptível, quase palpável, a dor que Florbela sentia - toda sua vida sofrida é vista aqui, desde a infância com a morte da mãe até os casamentos acabados e os abortos ocorridos. Como diria uma amiga, é uma sofrência do século XX.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura
comentários(0)comente



Valdeir 11/12/2018

Ótimo livro
Difícil não gostar dos sonetos da Florbela. Ela consegue transmitir seus sentimentos de maneira profunda.

Em seus poemas, a autora fala sobre seus amores (de modo geral) e desilusões amorosas.

É um livro triste, porém belo.

Obs.: Para quem quiser ler os poemas de Florbela Espanca, basta acessar o site Domínio Público

site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=39
comentários(0)comente



Mari 29/03/2017

Uma das minhas autoras favoritas
Amo Florbela Espanca. Sempre tocante. Achei alguns sonetos repetitivos, mas ainda assim muito bons. Meu livro favorito é livro de mágoas.
comentários(0)comente



ricardovnf 16/05/2016

Um livro viciante
Um livro simplesmente viciante , a maneira como a autora descreve as emoções e sentimentos é incrível
comentários(0)comente



Lord Eduardo 11/10/2014

Uma boa obra
A autora como sempre tem belos poemas, eu conheço bem mais poemas porque sigo e gosto muito dos poemas dela. Ela descreve bem em belas palavras poéticas vários sentimentos e emoções e para mim é isto que faz seus poemas serem tão cativantes aos leitores.
comentários(0)comente



André Goeldner 19/08/2014

A autora aborda o amor sobre sua visao pessoal, a desilusao de um amor nao correspondido. O livro acaba sendo triste e depressivo em alguns momentos, mas tem a sua beleza.
Vale a leitura.
comentários(0)comente



Lacerda 03/05/2010

Florbela busca todos os elementos que um soneto precisa ter: métrica, rima e sentimento. Consegue expressar tão bem a sua dor que o leitor chega a sentir no peito a sua própria.
Os versos sobre saudade são os mais bonitos, nos dão a impressão que Florbela era só saudade, viveu para ter saudade. E o amor, gravado nas 'quadras d'ele' eternizam sua paixão e sua vontade de ser só amor.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR