Poesia de Florbela Espanca

Coveiros, sombrios, desgrenhados,
Fazei-me depressa a cova,
Quero enterrar minha dor
Quero enterrar-me assim nova

Coveiros, só o corpo é novo,
Que há poucos anos nasceu;
Fazei-me depressa a cova
Que a minha alma morreu.
[...]

Uma poesia divina, sendo sentido cada sentimento depositado ali.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Não lembro desses versos na edição que eu li, mas a temática é bem comum, a morte como redenção.

lAdia4 17/10/2022

?só quem embala no peito dores amargas e secretas é que em noites de luar pode entender os poetas?.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Linda metáfora para definir os amantes de poesia.

Eni Miranda 18/04/2012

Texto sobre "Florbela Espanca" no doseliteraria.com.br

karina 26/02/2010

Florbela espanca é uma poetisa FODONA.soube transpor toda sua dor ,e inadequação social nos poemas que escreveu. os poemas dela são ótimos pra quem não procura apenas rimas, quem quer rima também encontra.para quem não sabe do que eu tô falando, leia o poema dela EU.

Lacerda 03/05/2010

Florbela busca todos os elementos que um soneto precisa ter: métrica, rima e sentimento. Consegue expressar tão bem a sua dor que o leitor chega a sentir no peito a sua própria.
Os versos sobre saudade são os mais bonitos, nos dão a impressão que Florbela era só saudade, viveu para ter saudade. E o amor, gravado nas 'quadras d'ele' eternizam sua paixão e sua vontade de ser só amor.

André Goeldner 19/08/2014

A autora aborda o amor sobre sua visao pessoal, a desilusao de um amor nao correspondido. O livro acaba sendo triste e depressivo em alguns momentos, mas tem a sua beleza.
Vale a leitura.

Lord Eduardo 11/10/2014

Uma boa obra
A autora como sempre tem belos poemas, eu conheço bem mais poemas porque sigo e gosto muito dos poemas dela. Ela descreve bem em belas palavras poéticas vários sentimentos e emoções e para mim é isto que faz seus poemas serem tão cativantes aos leitores.

ricardovnf 16/05/2016

Um livro viciante
Um livro simplesmente viciante , a maneira como a autora descreve as emoções e sentimentos é incrível

Mari 29/03/2017

Uma das minhas autoras favoritas
Amo Florbela Espanca. Sempre tocante. Achei alguns sonetos repetitivos, mas ainda assim muito bons. Meu livro favorito é livro de mágoas.

Valdeir 11/12/2018

Ótimo livro
Difícil não gostar dos sonetos da Florbela. Ela consegue transmitir seus sentimentos de maneira profunda.

Em seus poemas, a autora fala sobre seus amores (de modo geral) e desilusões amorosas.

É um livro triste, porém belo.

Obs.: Para quem quiser ler os poemas de Florbela Espanca, basta acessar o site Domínio Público

site: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=39

Laura Regina - @IndicaLaura 22/07/2019

um Livro de Sofrência
A poesia da portuguesa reunida em dois volumes - este é o primeiro, com as escritas iniciais da poetisa.

Dá pra perceber a evolução na escrita de Florbela: o tema é mais profundo, as palavras são mais delicadas.

Eu não sou tão próxima de poesia, ainda não leio tanto, mas é bem perceptível, quase palpável, a dor que Florbela sentia - toda sua vida sofrida é vista aqui, desde a infância com a morte da mãe até os casamentos acabados e os abortos ocorridos. Como diria uma amiga, é uma sofrência do século XX.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Sthéfane 29/04/2024

A poesia humana, a poesia de o Florbela Espanca...
"É só teu o meu livro; guarda-o bem;
Nele floresce o nosso casto amor
Nascido nesse dia em que o destino
Uniu o teu olhar à minha dor."

Tanta melancolia.

Com esse livro entrei em um empasse muito grande: seria bom romantizar a tristeza dessa forma? Seria bom acreditar que estar triste pode ser algo proveitoso? Aquele mito que a arte vem da dor deve continuar ecoando nas novas gerações de artistas e consumidores da arte?

Refleti muito sobre até por fim concluir que não somente este livro não erra ao fazer isso, como também, sua leitura é necessária a todos.
A tristeza de fato faz parte da vida e fugir dela é mais nocivo que encará-la, por isso tirar beleza desse sentimento na verdade é acolhedor, para nos permitirmos senti-la. A Florbela expõe o que sente na forma que sente: exageradamente, sem hipocrisia.

O meu livro preferido nessa coletânea, entre os três apresentados (Trocando Olhares, O Livro D?Ele, Livro de Mágoas), é o último citado. Me identifiquei com muitos pontos dele e agradeço por ela tê-lo escrito pois me senti representada em sentimentos que às vezes são muito solitários. Não sou muito ligada à poesia, mas essa obra me deixou à vontade.

"Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!"

Piu 06/04/2020

A poesia do amor
Aos apaixonados e aos românticos. Poemas e poesias que ultrapassam as barreiras do tempo.

Narry 26/08/2020

Uma inspiração.
Os poemas de Florbela Espanca me maravilharam como nenhum outro. Fico feliz de algum dia ter tido o privilégio de conhecer a obra dessa mulher incrível. Para sempre vai ser uma inspiração para mim, pois tatuei na pele uma de suas frases, "Sê em Vênus sempre Marte", que possui tantas interpretações, que se encaixam na minha vida de diversas formas. Assim como seu poema, que é meu favorito, "Mulher I".

Recomendo seus poemas, e inclusive, espero que quem os leia tome seu tempo. É muito importante reconhecer a expressão da arte na nossa vida, e isso exige uma mudança de perspectiva as vezes.

Boa leitura!

Itsmaivis 11/03/2021

Poemas muito bonitos! De amor, sofrencia e solidão. Tem uma sensibilidade enorme!