Delírio

Delírio Lauren Oliver

Resenhas - Delírio

GreiceLague 12/11/2021

?Você pode construir paredes até o céu, mas eu encontrarei uma maneira de voar por cima delas. Pode tentar me prender com cem mil braços, mas eu encontrarei um jeito de resistir. E há muitos de nós por aí, mais do que você imagina.? Ansiosíssima para ver o crescimento da Lena.

Ana Luiza Silva 27/01/2021

Delírio é uma das minhas distopias favoritas, e esse ano finalmente vou poder relê-la. O primeiro livro apresenta muito bem o mundo no qual a história se passa, em que é aceito que o amor é uma doença contagiosa e que ameaça a ordem social, precisando ser erradicado por meio de uma cirurgia feita quando o indivíduo completa 18 anos. Depois de ser curada, a pessoa é pareada com outra e vive o resto da vida em um casamento sem fortes emoções, apenas cumprindo seus deveres como cônjuge, mãe/pai e cidadão. Há uma grande vigilância para que isso se cumpra e nada fuja do controle - tanto por parte do governo quanto por parte das pessoas. E essa vigilância social é um dos elementos mais característicos das distopias, e que é um elemento sociológico, inclusive. Determinar que algo é uma doença e utilizar isso para controlar uma população, chegando a criminalizar quem está "doente" (ou seja, contrário à norma estabelecida) é a base para muitos regimes autoritários.
Mesmo sendo uma distopia "adolescente", Delírio possibilita muitas reflexões sobre as arbitrariedades do poder e as motivações para uma resistência.

Nathália 06/06/2020

Se eu amei? Amei mesmo
Já tinham inventado de tudo, mas uma realidade em que o amor é uma doença foi uma coisa extremamente nova para mim. Adorei o livro de todas as formas e engoli a trilogia em um piscar de olhos. Foi um livro que nos faz repensar muitas coisas, fora que sou apaixonada por uma distopia. Fica melhor a cada página, por isso, sério, leiam esse livro

Pollyanna Reis 02/06/2012

Delírio
"Para erradicar definitivamente o amor e garantir o bem-estar da população, todos os cidadãos, ao completar dezoito anos, passam por um tratamento obrigatório fornecido pelo governo. Depois, livres do mal, jamais irão experimentar o gosto amargo do sofrimento e tampouco os sabores fortes da euforia, do arrebatamento, da paixão."

Isso é o que dizem... E Lena Haloway não vê a hora de passar pela intervenção e se tornar uma pessoa considerada normal. Ficar livre da doença do amor e livre dos comentários e olhares, pois Lena carrega nas veias o sangue de uma mulher que passou 3 vezes pela intervenção e resistiu a cura. Sua mãe preferiu morrer ao ter que passar pela quarta intervenção, deixando Lena e sua irmã aos cuidados dos tios.
Lena não desgruda de sua amiga Hana, juntas elas dividem segredos, sonhos e medos. E agora Lena começa a imaginar como será suas vidas depois da intervenção.

"Nós seremos diferentes. Seremos adultas, curadas, marcadas, rotuladas, emparelhadas, identificadas e colocadas decisivamente em nossos caminhos para a vida, bolinhas de gude perfeitamente redondas preparadas para descer rampas lisas e bem-definidas." Pág. 76

No momento que Lena está sendo analisada no laboratório, para poder passar pela intervenção e finalmente ficar curada, um incidente acontece e sua vida começa a tomar outros rumos. No início não é fácil, mais com os passar dos dias a verdade de muitas coisas são reveladas e muitas mentiras também, deixando Lena com muita raiva e se sentindo traída por aqueles que ela achava está protegendo a sociedade.

Delírio é uma das primeiras distopias que leio. Não me decepcionei com delírio, mas confesso que estou traumatizada com séries. (Quando termino um livro, não me aguento de curiosidade pelos próximos).
Lauren Oliver conseguiu me deixar triste, confusa, ansiosa e curiosa ao mesmo tempo, na última página do livro. Sem contar que a autora sabe escrever de uma forma sensacional, ela usa as palavras de um jeito que o leitor fica hipnotizado pela história. Eu peguei Delírio na estante por curiosidade, não ia começar a lê-lo, pois havia outros livros na fila de leitura, mas a verdade é que, quando comecei a ler a primeira página só parei quando estava na última (risos).
Com uma narrativa envolvente e emocionante, Delírio é um livro que te prende a atenção do início ao fim. Os personagens são cativantes e apaixonantes. Lena é uma garota forte, que consegue ser medrosa em alguns momentos, e corajosa quando precisa. Hana é uma amiga confiável, alegre, desinibida e super confiante, o que me fez gostar muito dela no decorrer da história.
A diagramação do livro é perfeita, desde a capa até os detalhes das folhas amareladas. A editora Intrínseca fez um belíssimo trabalho.
Com um final eletrizante, só posso dizer que estou super ansiosa pela continuação que será "Pandemônio" e dizer a vocês que recomendo Delírio com certeza.

"Amor, a mais mortal das coisas mortais: Mata quando você tem e quando você não tem."

"Achavam que amar era algo sublime. Mas isso foi antes de encontrarem a cura."

@sobreli.vros_ 16/05/2022

PONTOS FORTES:
O tema que a Lauren Oliver criou é impactante, uma sociedade onde denomina o amor como algo maléfico e encontra uma forma de “erradicar” esse mal é surpreendente e empolgante, o tempo do livro é bem atual, facilitando a compreensão da mensagem que a autora que passa e que a protagonista enfrenta, a forma como a autora misturou elementos do nosso cotidiano, com um poder totalitário, me proporcionou comparar o que eu li, com o que eu vivo e isso me fez ter uma experiência boa. Outra coisa que gostei bastante foi a forma que ela mostrou, de como é fácil enganar o ser humano, basta prometer uma falsa felicidade, sem dor e sem problemas, em nome dessa vida “perfeita” o ser humano, se submete a tudo, mas a mensagem que ela passou criando os inválidos e simpatizantes é que nem tudo que é "fácil e perfeito” é bom.
PONTOS FRACOS
A resistência não força ativa contra a sociedade que tentam derrubar, na verdade, não fica claro qual é o papel da resistência, outra coisa que é meio sem explicação, sabemos que existem outras cidades no mundo que a Lauren criou, até pq o cenário é atual, mas os "inválidos" vivem na selva, não faz sentido, como o poder totalitário é presente apenas em Portland, essas pessoas poderiam migrar para outras cidades e o que pesou muito é a narração,o tema criado é incrível, mas a autora quis encher muita linguiça, não soube passar emoção para a escrita, fez a protagonista muito confusa, eu entendo tudo que faz a Lena ser tão insegura, todos os traumas que a cerca, mentiras e a obrigação de vestir sempre uma máscara, sei que tudo isso contribui para a insegurança, mas a forma que a Lauren passou isso, foi lenta, enfadonha e sem emoção.
OPINIÃO SOBRE A ESCRITA:
A narração do livro é muito chata e me fez pensar abandoná- lo vária vezes, a Lauren quis encher muita linguiça, pareceu que ela queria uma quantidade maior de páginas no livro, então acabou dando voltas desnecessárias e não sendo objetiva, a linguagem usada é de fácil compreensão, com termos atuais, mas foi um pouco massante a narrativa.
AVALIAÇÃO GERAL:
Pelo tema abordado e pela sociedade criada, o livro é ótimo, tem um final impactante que me emocionou muito, mesmo com todas as voltas que a autora deu, com a narração marcante, gostei muito do crescimento da protagonista, consegui sentir a força que ela estava ganhando no passar de cada capítulo, gostei do Alex, mesmo que muitas dúvidas, não tenha sido preenchidas em relação a ele, mas ele foi essencial para o crescimento da Lana, a Hanna me surpreendeu muito, a força e a coragem que ela tem, no final ela foi um pião muito forte para a fuga da Lana, mas a melhor de todas com certeza é a Grace, ela já mostra a força que tem e acredito para revolução ela será um carro chefe, o final me abalou muito, mas foi justamente ele que fez valer a pena insistir na leitura, minha avaliação é 3, pois mesmo que eu tenha amado o final, a leitura num todo não foi boa, a narração me desestimulou muito, mas é uma leitura relevante, por conta do tema que aborda. 3 estrelas.

Paulo 16/06/2020

Reler livro que marcou sua adolescência nem sempre é uma boa
Li o pela primeira vez na adolescência e gostei bastante na época, tornou-se meu livro favorito até então. Eu estava começando meu hábito de leitura e talvez por isso tenha gostado bastante.
Hoje, ao relê-lo, reconheço algumas falhas no livro, mas continua me agradando em vários sentidos.
Para um adolescente, creio que é um prato cheio, principalmente para os apaixonados ou que gostam de histórias românticas. 3,5 / 5 ??

natacha 20/06/2022

meh, é ok ig
eu acho a sinopse deste livro GENIAL mas não gostei tanto da concretização... Eu não me cativei muito pela personagem principal nem o seu interesse amoroso (não os amei mas também não os odiei lol)
uma das coisas que mais me incomodou foi a falta de desenvolvimento em tudo e o facto de achar que o plot deveria ter sido mais explorado. a história tem demasiadas coincidências extremamente forçadas e o final foi muito corrido. amei a grace e espero que ela ganhe mais destaque nos próximos livros, assim como a hanna
mas eu gostei (achei ok) e pretendo ler o próximo da triologia ;)

manon 06/09/2021

Um livro de ensinos
"Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós"

Em um mundo onde o amor é uma doença, Lena Halloway está prestes a fazer a sua intervenção quando conhece alguém que vai virar sua vida de ponta-cabeça.

Lena começa a questionar seus ideais e começa a perceber que talvez, no fim das contas, aquilo a qual ensinaram para ela desde a sua juventude esteja errado.

Um livro marcante e que me ensinou muitas coisas sobre amor.

sarah587 23/10/2020

"O amor transforma o mundo inteiro em algo maior" "De todas as coisas o amor é a maior"

não é uma resenha mas li esse livro por indicação sem nem ler a sinopse, é mto bom. a história é muito envolvente e tem umas coisas que realmente acontecem na nossa vida. nesse livro o amor é uma doença, que se chama delíria. a história é muito legal de acompanhar eu fiquei muito curiosa no que ia dar e agr vou ter que ler os próximos livros.
sem o amor nos seríamos como robôs, sem emoções. seria tudo muito mais fácil, em partes. ver esse parte do mundo tão cheio de regras so para não ter dor, foi mto interessante, me fez ficar presa na história msm.

quinta lua de netuno 26/06/2021

"Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós."
"Há sessenta e quatro anos o presidente e o Consórcio identificaram o amor como uma doença, e faz quarenta e três anos que os cientistas descobriram uma cura."

Só por essa primeira frase do livro, eu já sabia que ia amar ele.
A escrita é perfeita, é um romance-distopico, eu não to acostumada a ler coisas que tenham tanto romance assim, então estranhei um pouco, sério tem muito romance kkkkkk eu prefiro migalhas.
A protagonista é um porre, sério gente ela é insuportável, mimada, hipócrita mas no final do livro eu senti que pelo o que ela passou, ela vai acabar tendo um amadurecimento.
O final foi tão-
Que eu não sei nem o que falar sobre ele kkkkk.

"Você pode constuir paredes até o céu, mas eu encontrarei uma maneira de voar por cima delas."

Mila 18/09/2021

Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo, ao mesmo tempo
Criei bastante expectativas sobre esse livro, porém me decepcionei um pouquinho. O livro é fast burn e isso me incomodou, e o livro é um pouco parado.

Apesar dessas coisas foi MT bom ver o crescimento da Lena, ela é uma personagem incrível, por mais que em uma parte do livro ela aparenta ser um pouco indecisa (mas isso é por conta dos ideais que ela foi criada e confrontar isso deve ser difícil), mas na verdade ela é MT corajosa. Quero acompanhar desenvolvimento dela nos outros livros acredito que ela tem potencial muito grande.

Os outros personagens são incríveis a Hana, Alex e Grace, espero que nos outros livros eles tenham um pouco mais de destaque.

O Alex é incrível, nunca vou superar ele. O desenvolvimento do relacionamento dos dois é lindo

O livro me mostrou como o amor é essencial, algo que é preciso que emanar da gente

Vale a pena ler até o final, ele vai te destruir e surpreender, e promete que os próximos livros terão mais ação

Summy 04/03/2020

Diferente
Sei que é uma saga antiga mas gostei muito da ideia de considerar sentimentos como o amor uma doença e mostrar o lado sem amor que também não gera outros sentimentos como empatia.

Bruna.Liandra 04/01/2022

Julieta e Romeu
Uma distopia bem interessante. No começo é uma leitura bem lenta,mas ao avançar dela vai acontecendo várias ações o que te prende até o final.

liiv 14/08/2021

eu tô em prantos.
não sei o dizer. esse livro é realmente uma obra de arte.
a autora conduz a história TÃO bem. a contagem de dias pra intervenção, as frases no início dos capítulos, o tempo. TUDO é MUITO bom!!
chorei muito com esse final. não sei nem como expressar como eu quero começar logo o segundo livro, como já sinto falta do Alex.
falando nele, cara, que personagem PERFEITO. o livro todo tem personagens em que vc se envolve muito e ama muito. realmente perfeito
esse resenha não tem nem pé nem cabeça, mas reflete exatamente os meus sentimentos agora kkkk
é isso, esse livro é mt bom.