Delírio

Delírio Lauren Oliver

Resenhas - Delírio

Kétrin 14/07/2014

Primeiro livro da Trilogia.
Imagine um mundo onde o amor é diagnosticado como uma doença, algo terrível de se contrair. É nesse mundo que Lena Haloway vive.
“Claro que essa é umas das razões que o tornam tão perigoso: afeta nossas mentes, impedindo-nos de pensar com clareza ou tomar decisões racionais sobre nosso próprio bem-estar.”
“É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.”
Lena é um garota de quase dezoito anos que vive com seus tios e primas, já que seu pai faleceu antes dela nascer, e sua mãe contraiu a doença do amor deliria nervosa.
A cura para o amor foi encontrada, é um processo em que as pessoas passam quando completam dezoito anos, que se chama Intervenção. O que acontece? O amor é tirado das pessoas, aparentemente, elas vivem sob um mecanismo, onde as pessoas são escolhidas por compatibilidade para se casarem e formarem uma família. E quem tem o amor e não consegue ser curado é denominado como simpatizante, são mortos; jogados nas Criptas ou fogem para a Selva (lugar onde vivem os Inválidos) para viverem suas vidas longe da sociedade contra o amor.
“Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo ao mesmo tempo.”
Lena está contando as horas para que chegue o dia da sua Intervenção, afinal, ela não quer ser infectada pela doença do amor deliria nervosa. Até que um dia, ela conhece Alex e sua vida vira de ponta cabeça, ela descobre que nem tudo é o que dizem.
Delírio é um livro maravilhoso, com uma história encantadora! É incrível acompanhar a vida de Lena, tudo que ela passa, tudo que ela está descobrindo e quando ela começa a se questionar sobre o certo e o errado, e sem contar que não deve ser fácil viver em um mundo onde tudo é regulado e proibido.
A autora criou personagens fantásticos, como por exemplo a melhor amiga de Lena, a Hana, é uma garota linda, simpática e totalmente fiel a amizade com Lena. E Alex, o mocinho perfeito, com palavras e gestos doces, que nos deixa suspirando.
Lauren Oliver criou um mundo extraordinário na medida do possível, muito intrigante e cheio de ação. E tudo isso nos leva a um final desesperador e muito envolvente, onde o leitor fica ansiando loucamente pela continuação, eu só posso dizer uma coisa: essa trilogia promete muito!
“É preciso seguir em frente, independentemente do que aconteça. É a lei universal.”

site: http://keetring.blogspot.com.br/2014/07/resenha-delirio.html

gabriel 28/06/2014

Lena está pronta para aceitar ser curada, mas não esquece da mãe que morreu com essa doença deixando ainda pequena com sua irmã que ficaram morando na casa de sua tia, mas as unicas pessoas que importam realmente na sua vida são sua melhor amiga Hanna e graci sua prima.
No dia da sua avaliação ou melhor no meio dela, o laboratorio e invadido por vacas e é la que ela ve pela primeira vez Alex no meio da confusão. As avalições desse dia foram todas suspensam e tendo que refazelas em outra data dando a Lena mas tempo antes de ser curada e nesse tempo ela vai descobrir coisas que vão mexer com sua cabeça começando com Alex.
Ao ir em uma festa ilegal depois do toque de recolher, a procura de Hanna ela se encontra com Alex sem querer e bem la eles começam a conversar e começa a rolar um sentimento uma atração mas Lena não quer ser infectada e esconde o que sente.
Alex mostra a Lena um mundo sem regras o mundo dos selvagens um lugar onde os não curados vivem livres. Cada vez Lena se envolve mais com Alex quando percebe está completamente apaixonada por ele e um não consegue viver sem o outro mas a cada dia que passa Lena está mais perto de ser curada.
O relacionamento com Alex a trouxe uma pista de sua mãe que pode não estar morta e deixando Lena em uma dificil escolha viver uma vida facil sendo curada ou ir para as terras selvagens com Alex e viver seu amor e poder procurar sua mãe.

Um livro otimo com um tema dificil mas que a autora conseguiu desenvolver muito bem. Quando li o livro eu fiquei em seguro por o que eu ia encontrar pois muitas pessoas falavam dele mas com opinióes diversas mas depois de muito tempo decidi ler e o que eu encontrei foi uma historia simplismente fantastica

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

Tali @letrasmaislivros 24/06/2014

O Amor e a Indiferença
A estória se passa nos EUA, em um tempo em que o amor foi diagnosticado como a doença deliria nervosa, e o governo passa a oferecer a cura para o "mal" aos jovens quando completam 18 anos. A personagem principal, Lena, conhece bem os males da doença, já que sua mãe suicidou-se por estar infectada. Tudo o que Lena quer é passar pelo procedimento que eliminará qualquer chance de sofrer por deliria.
Depois da intervenção cirúrgica, a pessoa muda seus hábitos: não sofrerá mais, porém não será a mesma de antes... Seus hobbies e amigos poderão ser alterados drasticamente. Um forte exemplo de como a falta do amor afeta a personalidade de alguém é a própria irmã de Lena, Rachel. Mas então, ao longo do livro, Lena começa a descobrir coisas sobre o governo... Que a proteção do governo também era uma forma de manipulação, que escondiam a verdade da população. Lena conhece Alex, um garoto que fará Lena descobrir o que é deliria nervosa... E então ela terá de se decidir: Eliminar o amor, ou sofrer por ele?
Os personagens são muito bem construídos... Hana, é a melhor amiga de Lena. Ela é rica, e tem uma atitude "rebelde" para os padrões de Lena, porém ninguém é apenas o que seu estereótipo determina. Alex é o cara que mudará a visão de Lena em relação ao mundo em que vivem e por fim a pequena Gracie.
A autora terminou o livro com um gancho daqueles para o segundo livro da série... Na verdade foi mais uma bomba!

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

Ana Beatriz 23/06/2014

Delírio
O amor é considerado uma doença , ela corre dentro de suas veias e você só será curado dela quando completar dezoito anos e passar pela intervenção e nunca mais sentirá nada.

Lena está contando os dias para sua intervenção para estar segura para não ficar doente só 95 dias.

Ela tem que fazer a avaliação e receber uma boa nota para ser pareada com alguém bom que será seu companheiro para a vida toda depois da intervenção.

Ela faz sua avaliação, recebe uma boa nota só que ela não contava com um detalhe, ela ia conhecer Alex.

Alex um garoto misterioso que faz que Lena se envolva com ele e se apaixone.

Um livro maravilhoso, mal posso esperar para ler Pandemônio.

site: anabeatrizmirandafernandes.tumblr.com

Lore 21/06/2014

Amor ou nao
Sinceramente eu gostei desta distopia, mesmo que você ao ler o primeiro livro goste mais da personagem secundaria ''Hannah'' do que da própria protagonista e do seu amor pelo Alex não sei porque a relação deles de amor e meio fraca eu acho , quando li a sinopse esperava mais desse amor do casal principal , algo bem mais forte contudo o enrendo da historia sobre a cura move nossa curiosidade , e sobre o fim tao comentado do livro , era de se esperar eu acho foi previsível , mas não deixa de ser uma tortura pro leitor que fica com o sentimento de desespero por aquele fim .

Laura Bernardes 13/06/2014

Delírio - Lauren Oliver (Editora Intrínseca)
Li "Antes que Eu Vá" da Lauren Oliver ano passado e me vi com uma enorme decepção nas mãos. Aí quando comecei a ler Delírio (comprei depois de ler uma resenha bem positiva num blog), já fiquei com o nariz meio torcido. No início me parecia uma história bobinha e cliché, e fiquei achando que teria mais um livro cansativo e chatinho pra ler. Mas eis que o livro me deu um tapa na cara e mandou-me calar a boca. Talvez até não fuja muito dessa ideia de cliché bobinho e tal, mas não sei, realmente me surpreendi com o desenvolver da história. Gostei do enredo, da dinâmica com que tudo acontece... os personagens um tanto quanto pobrinhos, mas no fim a balança ficou de fato positiva! É um tema interessantíssimo para se pensar sobre, e com um fim tão vago como esse, óbvio que fiquei naquela expectativa pra ler Pandemônio.
Quanto à estética do livro: letras e páginas bem boas de ler, mas essa capa, apesar de bonita, suja e marca muito fácil ):

Gabriela 09/06/2014

Acabei de ler Delírio e estava muito animada para esta leitura, além da sinopse prometer uma distopia totalmente inovadora eu já tinha lido outro livro da autora e tinha adorado, esperava que o mesmo acontecesse com esse, mas não foi como eu esperava, às vezes grandes expectativas geram grandes decepções.

"É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele."

Delírio é uma distopia totalmente diferente, onde o amor é proibido e visto como uma doença, após vários estudos foi criado uma cura e a maioria dos adolescente passa pela intervenção aos 18 anos, quando eles são pareados de acordo com a sua média e depois escolhem seu futuro pretendente.

"Noventa e cinco dias, e então estarei segura. Estou nervosa, é claro. Fico imaginando se a intervenção vai doer. Quero acabar logo com isso. É difícil ter paciência. É difícil não sentir medo sabendo que ainda não fui curada, apesar de até agora eu não ter sido acometida pelo deliria."

Tudo estava indo bem, Lena estava contando os dias para finalmente se ver longe dessa terrível doença e finalmente do seu passado, quando um sorriso muda tudo que ela imaginava e acreditava, e ela se vê cada vez mais dividida entre esquecer tudo e viver sem a dor ou se permitir sentir, porque afinal a dor que nós transforma em quem realmente somos, que nós faz mais humanos.

“Às vezes sinto que se simplesmente ficasse observando o mundo, simplesmente ficasse quieta e deixasse o mundo existir, às vezes juro que, por apenas um segundo, o tempo congela e o mundo para. Apenas por um segundo. E se de alguma forma fosse possível dar um jeito de viver naquele segundo, eu viveria para sempre.”

O enredo em si tinha tudo para dar certo, mais na minha opinião não deu, talvez por causa da protagonista ou da maneira como a autora conduziu a história, eu estava cansada de ficar o tempo todo na cabeça da Lena, o livro inteiro não tem muito diálogos e nem ação, isso me incomodava demais, ela não decidia o que realmente queria e o que sentia.

“ Agora o lugar está cheio dele: tão próximo que não consigo respirar, não consigo me mover, falar ou pensar. Toda vez que seus dedos me tocam, o tempo parece parar por um segundo, como se pudesse se desfazer. O mundo inteiro está se desfazendo, concluo, exceto nós. Nós. ”

Eu entendi que ela viveu a vida inteira acreditando que amar era errado mas conforme ela convivia com isso e não aceitava, ficava voltando atrás em cada atitude que tomava me desanimou muito. E o que mais me irritou é que eu já estava abandonando essa série e nas últimas 30 páginas a autora joga um bomba que não tem como não ficar curiosa para o próximo livro, mais isso não apaga as outras 300 páginas de enrolação, não é um livro que eu odiei, só não funcionou comigo, infelizmente as partes boas do livro não superou as ruins.

"É tão estranho como a vida funciona: você quer alguma coisa e espera por ela, espera, espera, espera, e parece que está demorando uma eternidade para acontecer. Então, ela acontece, acaba, e tudo o que você quer é voltar àquele instante antes que as coisas mudassem."

Vou ler sim o próximo livro da série, pois já tinha comprado(consumismo) mais não tão cedo e no próximo com certeza sem muitas expectativas.

"Eu te amo, lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós."

Dany39 29/05/2014

Amor, a mais perigosa doença
Esse livro nos mostra um futuro onde o Amor e considerado uma doença e todas as coisas ruim do passado aconteceram por sua causa.Todos aprende desde cedo a ter medo de amar pois o amor faz com que as pessoas façam coisas violentas e perigosas e quem vai contra esse pensamentos e reprimido duramente.
Lena conta ansiosamente os dias que falta para sua intervenção(uma operação que faz a pessoa não se apaixonar mais)mais antes dessa operação ela tem que passar por um teste que decidira seu futuro. Porém no dia do teste algo inusitado acontece e a vida de Lena nunca mais sera a mesma.
Eu gostei desse livro por que nos faz pensar que e melhor amar do que passar a vida inteira em uma zona de conforto, sem se arrisca ,sem viver de fato.

ELB 16/05/2014

Fiquei com receio de ler delírio por que realmente odiei Antes que eu vá, mas mesmo assim li e amei. Acho que por eu gostar de distopicos, ajudou né!
Delirio conta a história de Lena que vive com a tia, pois seu pai morreu e sua mãe se suicidou por ter contraído amor deliria nervosa. Até os dezoito anos meninos não podem conviver com meninas de forma alguma, é proibido por lei, todos tem um toque de recolher, porque tudo pode ser sintoma da deliria. Aos dezoito anos todos passam por avaliações para depois se sujeitarem a um procedimento, tornando-os imune a deliria. Claro que existem os rebeldes, que vivem na selva, mas ninguém afirma a existência deles. Depois da sua avaliação Lena conhece Alex, segurança do laboratório onde as avaliações são feitas (que supostamente está imune) e ai eu não consigo explicar mais sem soltar spoilers.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lala, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/01/resenha-delirio.html

Jéssica Peixoto 09/05/2014

Muito bom, e com direito a um final surpreendente.
Sempre tive a curiosidade de ler esse livro, mas nunca comprei porque sempre achei muito caro, hehe. Mas quando foi anunciado que a Emma Roberts participaria da série baseada neste, não resisti e comprei assim que achei com um descontinho. Mas como alegria de pobre dura pouco, o piloto da série não foi aceito pela FOX e adeus Emma como Lena. Isso me desanimou super, mas depois que a Paula leu e disse que o final e a sequência eram maravilhosos, tomei vergonha na cara e peguei pra ler. E não é que me surpreendi?

Lena é uma garota de 17 anos que conta os dias para alcançar a maioridade, data em que poderá ser Curada. A história de sua família foi marcada pela doença (Amor Delíria Nervosa), tendo afetado várias mulheres da família inclusive sua mãe, que se matou ao pular de um penhasco pois não aguentava mais a ausência de seu marido, que havia falecido anos antes.

Mas tudo isso está no passado, um passado que Lena acaba sempre remoendo. A morte de sua mãe e o medo de contrair a doença dominam sua mente durante boa parte do dia.

Tudo começa a mudar quando os Inválidos (aqueles que moram na Selva e nunca foram curados) realizam um ataque no dia de sua avaliação para a Cura e Lena vê um rapaz, provavelmente membro do grupo, observando-a e não para mais de pensar nele.

Para agravar a situação, sua melhor amiga Hana sempre interessou-se pelo assunto e teve muita curiosidade com relação aos Inválidos. E ao que Lena constata, quando mais próxima sua avaliação, mas esta age de modo estranho, ouvindo músicas proibidas, saindo depois do toque de recolher e frequentando festas de gosto duvidoso. Apesar do medo, Lena tenta ajudar Hana e acaba tornando-se parte deste "mundo" até então desconhecido por ela.

Devo parar por aqui porque gostei TANTO do livro que tá difícil não soltar alguns spoilers, haha. O negócio é que a partir de certo ponto os acontecimentos se tornam completamente inesperados e surpreendentes. O final então... Minha nossa! Estou louca de curiosidade para saber o que aconteceu com o Alex, se aconteceu o que eu acho que aconteceu com ele.

Pra agravar a situação, li o comecinho de Pandemônio que veio junto com o livro... Sinceramente achei decepcionante o que aconteceu com a Lena. Mas mesmo assim, preciso desse livro o mais rápido possível!

Ah, uma coisa que gostei muito também foi a narração da Lauren Oliver. Sua maneira de transmitir os sentimentos da Lena através da escrita chega a ser incômoda de tão boa! Por exemplo, no começo do livro eu fiquei extremamente agoniada! Mas acho que era mais ou menos isso que a personagem sentia. E quando ela estava feliz, a escrita da autora também transmitia essa felicidade... Ai ai, adorei!

Ah pessoinhas, desculpem o sumiço. Estou planejando algumas mudanças para o blog mas precisava postar essa resenha antes, então vocês podem notar que ela foi meio que feita ás pressas, hehe.

site: http://obsessivejerk.blogspot.com.br/2013/12/resenha-delirio-lauren-oliver.html

Bia Medeiros 07/05/2014

Deliciosamente delirante
"Há sessenta e quatro anos o presidente e o Consórcio identificaram o amor como uma doença, e faz quarenta e três anos que os cientistas descobriram a cura." página 7

E é assim que inicia o livro da Lauren Oliver, essa incrível distopia que me encantou e me deixou presa dentro da história ainda depois de ter terminado de lê-lo.

Lena é uma garota de 17 anos, que mora com seus tios, Carol e William, e suas primas Gracie e Jenny. Ela leva uma vida normal, frequenta a escola, ajuda em casa, trabalha, etc. Em breve, Lena passará pela intervenção, um tipo de cirurgia que todos os jovens da cidade de Portland fazem assim que completam 18 anos com o objetivo de curar (caso a pessoa esteja ~infectada~) quem está com amor deliria nervosa (sim, o lindo sentimento chamado amor) e prevenir pra que ela não se ~contagie~ futuramente. Existe um controle na cidade pra obrigar todo mundo a passar por essa cirurgia? Sim, existe um controle, é uma cidade do futuro (com cercas ao redor dela), onde cada cidadão é controlado e meninos e meninas não podem ficar juntos, após a intervenção é feito um pareamento e então é decidido com quem você vai passar o resto da sua vida e formar uma família. Apesar da sociedade seguir à risca todas as regras impostas pelo governo, ainda existem os "simpatizantes", "resistentes" (alguns destes vivem na cidade ilegalmente) e os Inválidos, estes vivem na Selva (do lado de fora de Portland, depois das cercas). São os que acreditam que o amor não é uma doença e sim a cura para o mundo.

Lena tem uma melhor amiga, Hana, linda, loira e ryca $_$ Elas são amigas desde criança. Lena está super empolgada com a intervenção (não quer ficar como sua mãe, que suicidou-se por conta dessa ~doença~), já Hana nem tanto. No começo ela parece ser o tipo de menina vida loka, que sai de madrugada escondida e vai pra festas proibidas onde meninas e meninos ficam juntos, visita sites proibidos pelo governo, enfim. Antes da intervenção, as pessoas passam por um tipo de teste de aptidão (chamado no livro de avaliação). No dia da avaliação de Lena, acontece um incidente (onde vacas vestidas com camisolas e perucas e a frase "CURA, NÃO. MORTE." está estampada nelas invadem os laboratórios). E é no meio dessa confusão toda que ela vê pela primeira vez Alex.

Alex trabalha no laboratório e eles se tornam amigos, mesmo sendo proibidos de serem amigos.

"- Isso é poesia - diz ele.
- O que é poesia?
Nunca ouvi essa palavra antes, mas gosto de como ela soa. Parece, de alguma forma, elegante e simples, como uma bela mulher rodopiando em um vestido longo." página 232

Depois que eles se tornam amigos, há uma mudança no pensamento de Lena em relação a sociedade em que vive e as regras impostas pelo governo. Poderia Lena ser uma pessoa influenciável ou realmente tudo o que lhe foi passado desde criança sobre o amor deliria nervosa é pura mentira?

~~~~~~

Desde que li a sinopse desse livro eu me encantei e depois que li a resenha da Jeh me apaixonei mais ainda pelo livro. Eu tinha que lê-lo imediatamente. Foi quando, passeando pelo "shopín" aqui da minha cidade, encontrei o livro na vitrine da Saraiva. Fiz um drama básico pra minha mãe comprar e ela cedeu. Não comecei a lê-lo logo de imediato porque ainda estava lendo outro livro. Comecei a ler esse livro dia 16 de outubro e vim terminar ontem (21/10). A verdade é que no começo achei o livro entediante e fiquei desanimada, acabei deixando ele de lado. Mas depois que fiz o meme sobre ele, comecei a lê-lo no mesmo dia e fui me envolvendo na história a cada página que eu passava. A escrita da Lauren é ótima, até o momento nunca tinha lido nada tão envolvente. Os fatos são descritos em primeira pessoa e eu me senti a própria Lena, sério, sem brincadeira. Primeiramente eu pensei em fazer um vídeo-resenha porque sinto que não consegui expressar aqui tudo o que o livro me passou, mas como sou uma pessoa muito envergonhada ou, melhor dizendo, matuta, achei melhor descrever o máximo que eu pudesse sobre o que achei do livro. Li várias resenhas negativas sobre Delírio e fiquei me perguntando "WHAT???? COMO ASSIM ELA NÃO GOSTOU???" Mas enfim, cada um tem sua opinião :) A minha vocês já sabem, indico a todo mundo!!1

site: http://mundodeflorence.blogspot.com.br/2012/11/resenha-delirio-1.html

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf

Há 60 anos classificaram o amor como uma doença: amor deliria nervosa. E como doença, desenvolveram uma cura. Aos 18 anos, todos passam por ela, calmamente ou não. Lena espera ansiosa por esse dia, o dia em que terá certeza de que não vai poder mais ficar doente, que não vai sentir a angústia e a dor que sente. Que tudo vai desaparecer. Entretanto, alguns acontecimentos começam a perturbá-la, e memórias antigas começam a retornar. Será que ser curada seria a coisa certa?

Lena vive em um mundo em que o amor é uma doença, um problema. E existe uma cura para isso, que deixa a pessoa imune ao amor, mas também aos outros sentimentos. Não existe irritação, raiva, nada, só uma indiferença emocional. Antes da cura, existe uma entrevista, que rankeia as pessoas num sistema de pares, e decide com quem o cidadão irá se casar. E ela tem uma passado misterioso, que luta para esquecer.

Tudo muda quando conhece Alex, um rapaz misterioso que estava em um lugar onde não deveria estar. Desse dia em diante, acabam se encontrando mais e mais vezes, em lugares diferentes. Sua amiga Hana é uma forte presença em sua vida, e traz desafios inesperados, a levando a pensar se realmente conhece a melhor amiga.

Alex traz uma nova direção para sua vida, e a ajuda a descobrir segredos que fazem com que reavalie tudo no que acredita. Mas será que Lena conseguirá lutar contra tudo o que aprendeu e finalmente se render ao amor?

Gostei dos personagens, e da forma como a história foi construída. A família de Lena traz uma aproximação de como as pessoas curadas se comportam, e ela mesma revela alguns problemas causados pela cura. Hana é adorável, acho que toda menina que ler terá vontade de tê-la como melhor amiga. E Alex é um fofo também, achei suas atitudes bem coerentes.

Me peguei ansiosa para saber o final, e da metade do livro para o final entrou bastante ação, me deixando aflita. Por outro lado, não sei se pego a continuação logo, ou espero sair o final da trilogia em português antes. Dependendo do segundo livro, vou ficar aflita para ler o final. A trama é muito interessante, e traz questionamentos importantes, então super recomendo!

site: http://www.sincerando.com/2013/10/delirio.html

Ana 22/04/2014

Até que ponto vc está disposto a ir pelo direito ao seu livre arbítrio? Até onde iria por amor?
Apesar de ser um livro teen, é uma distopia interessante e que nos faz pensar e valorizar sentimentos como amor, amizade, companheirismo, e acima de tudo, o direito ao livre arbítrio. E o que estamos dispostos a fazer, que preço estamos dispostos a pagar para sermos livres e termos o direito de escolher nosso próprio futuro.
**(Acho interessante essa leitura, pois faz um paralelo perfeito com a opressão de muitos governos e seus métodos de alienação em massa - e a forma como tratam os que resistem a esses métodos).